Quem politizou o julgamento de Lula? Por Paulo Pimenta

mani

Do deputado federal (RS) e líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, em artigo publicado em O Globo:

“A ação na arena política foi desde o início a opção do juiz e dos procuradores de Curitiba. O próprio Sergio Moro admitiu, sem recato, que considera legítimo e necessário buscar o apoio da opinião pública. E foi o que fez, com aparições públicas, recebimento de adulações da imprensa, palestras em que falava sobre os autos, pose para fotos com políticos, alguns dos quais acusados de corrupção, até com provas, num ativismo mais apropriado a um candidato.

Foram inúmeras as manifestações prévias, portanto precipitadas e interessadas, antecipando a condenação, por parte daqueles que deveriam zelar pela imparcialidade da Justiça.

Fazem parte deste contexto insólito rasgados elogios à sentença condenatória por um juiz do TRF, antes mesmo da interposição formal de recurso, assim como ilações de membros do próprio tribunal quanto ao possível momento de uma prisão que sequer poderia ser aventada antes do julgamento, marcado para o dia 24.

Politizar é mais do que inapropriado, é eticamente condenável. É permitir que altos funcionários do tribunal que vai julgar Lula façam campanha contra o réu nas redes sociais, sem que tal abuso gerasse qualquer censura dos magistrados ou medida disciplinar como determina o estatuto do servidor. Ao contrário, o gesto contou com apoio irrestrito da mais alta autoridade daquele tribunal, o seu presidente, Carlos Thompson Flores.

Politizar é bater recordes de apressamento do prazo de análise do processo e “furar a fila”, porque em outubro tem eleição, e a intenção é impedir o réu de concorrer.

Politizar é tentar revogar a democracia e proibir a livre manifestação e o sagrado direito de ir e vir, ao intimidar simpatizantes de Lula com ameaça de violência policial contra um ato público que sempre se propôs pacífico.

Politizar é orientar o voto dos eleitores e acusar toda a classe política de corrupta, tentando se credenciar como paladino da honestidade e da justiça.

Amanhã e quarta-feira, o PT e os movimentos sociais estarão de maneira pacífica acompanhando o julgamento. Esperamos da parte dos agentes públicos e governos a serenidade e a responsabilidade que o momento exige e, de parte do presidente do tribunal, isenção e moderação — qualidades essenciais de um magistrado.

O Partido dos Trabalhadores tem na democracia e no respeito às instituições um dos pilares desde a sua fundação. Não é a sigla que as têm desrespeitado. Portanto, não transfiram para o PT uma responsabilidade que não é sua.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

38 respostas

  1. CHEGA DE PAZ E AMOR. ISTO É PARA ALIENADOS NA MENTE E NAS RELAÇÕES COM O OUTRO. OU ABOLVE OU ABSOLVE. ESTE PROCESSO FOI VICIADO DESDE AS ORIGENS. A JURISDIÇÃO ERA SÃO PAULO. TODOS ABSOLVIDO MENOS LULA. MORO ESTAVA OBCECADO COM QUALQUER COISA PARA INCRIMINAR LULA.
    QUEM DEVE RESARCIR PREJUÍZOS SÃO LAVA-JATEIROS.VAMOS REMEXER O CASO TACLA DURÁN. QUERO VER ONDE ESTÁ TANTO DINHEIRO NA NOVA REPÚVLICA DE CURITIBA.

  2. Teremos um novo Brasil na quarta-feira, longe de esquerdismos e luvre do populismo messiânico.

    1. É melhor jair se acostumando: bolsonaro já era!
      E você, como sempre, escreveu merda. Me diga: já existia o emprego de troll há dezoito anos? O vermezinho, o capanguinha descartável será usado como escudo humano pela “elite”. Não se iluda: a República de Vichy brazileira também vai cair e você será marcado como colaboracionista.

      1. TIC TAC TIC TAC TIC TAC …………. O TEMPO NÃO PÁRA E O DESESPERO SÓ AUMENTA. CHOOORA VERMELHADA CANALHA !!!!kkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Cara você só pode ser um imbecil !
      Que trabalhinho mais fajuto esse seu. Esperando os post do Fernando Brito
      para querer desfazer dos mesmos , com frases infames e sem nexo.
      Coitado de você otário !

    3. Alícia/Lulinha/Kawarinha/qualquer Outra Porra

      Você só tem a dizer isso ?
      Tá faltando assunto, boneca vadia ?
      É triste sua sina, cadelinha no cio !
      Vagabundíssima

    4. “Longe de esquerdismos”

      Sua idiotia o trai. O que vocês sempre quiseram era a ditadura do pensamento único. Isso é típico das massas de manobra – se acreditam portadoras da única verdade, e que todas as outras não merecem sequer ser consideradas. Vocês querem Lula impedido judicialmente porque sabe que, no contraponto de ideias, a direita fascista e entreguista perde de lavada. Querem no tapetão o que não ganham no voto. Entre a sua torcida para o que já está vaticinado, e a imbecilidade mais profunda do desornesto, condenando a “massa ignara” a aceitar o destino escolhido para eles pelas elites, me pergunto quem é pior.

  3. Concordo plenamente. O POVO, independente do Partido, precisa se unir. Vejam o exclusivo: áudio bomba – das entranhas da Odebrecht – detona de vez a Lava Jato, mais conhecida como Farsa a Jato, no Cafezinho blog, GRANDE e MARAVILHOSOS Miguel do Rosário, Wellington Calazans e Romulus Maya.

  4. Esse Paulo Pimenta é cínico ao ridículo. Óbvio que a politização do julgamento foi e é estratégia da defesa (única aliás). Os discursos, inclusive da presidente do PT, Gleise, convocando as pessoas a matar para não aceitar o resultado do julgamento também provam o contrário. Aliás, o PT é o partido mais cínico do país, tudo que dizem não fazer ou pregam fazem o contrário. Querem tirar o povo da pobreza, mentira, precisam do povo pobre para obter fotos. Vejam que condenam a nova classe média por não votar neles. Pregam a paz social, mentira, vivem criticando a classe média e vivem jogando uns contra os outros e colocando a culpa na mídia, quando é só assistir no youtube qualquer discurso da corja. Dizem ser contra o racismo, mas vivem culpando os “brancos de olhos azuis” por tudo (declaração do Lula). Dizem ser contra a corrupção, mentira, institucionalizaram um dos maiores esquemas de corrupção do mundo. Acusam a mídia de lavagem cerebral na classe média, fazem exatamente o mesmo com os mais pobres e ignorantes. Enfim, o PT é uma grande mentira! Eu diria a maior dos séculos XX e XXI.

    1. Discurso típico de quem subestima a inteligência alheia. Você acha que vai conseguir alguma coisa escrevendo este tipo de bobagem num blog de esquerda frequentado por gente inteligente e bem informada? Volta pros comentários das vejas, G1, estadões da vida. Lá é o lugar de gente que sofreu lavagem cerebral e foi doutrinada pela mídia.
      E é melhor jair se acostumando: bolsonaro já era!

      1. Carlos, se este blog fosse frequentado por gente inteligente e bem informada (do seu ponto de vista, esquerdistas), não haveria tanta convergência de pensamento aqui. Qualquer fórum ocupado por mentes pensantes é um caos de ideias. E não sou eu quem está dizendo isso, na Grécia de Plantão já se tinha essa visão. Esse papinho redundante e doutrinado da esquerda, em uníssono, prova o quão idiotizados os frequentadores desses blogs são. Estou aqui para trazer um pouco de divergência e quem sabe dar algum sentido a uma conversa de uma pessoa só.

      2. Ah, e deixe de ser piegas, com seus clichês infantiloides: não sou eleitor de Bolsonaro. A princípio, pois vai depender do andar da carruagem, meu voto será de Ciro Gomes, que é o único candidato verdadeiramente de centro hoje e comprometido em retomar as rédias desse país, aparentemente sem rabo preso com ninguém.

    2. Correto, o cinismo dos lulopetistas é algo fora do comum. E outro aspecto dele foi visto na matéria anterior, com a tradicional (e falsa) reclamação de que a imprensa os persegue e não lhes dá voz. Onde esse artigo petista foi publicado? No Globo.

      1. E quanto mais eu rezo, mais midiota me aparece… Os ricaços vâo te cuspir depois que te usarem, é sempre assim que eles fazem com quem perde a utilidade. Vão é te usar como escudo humano. É melhor jair se acostumando: bolsonaro já era!

        1. Ao invés de alterarem suas crenças errôneas, eles apagam da mente os fatos que as contradizem. Daqui a pouco vão repetir que a Globo nunca dá espaço para o PT e o mimimi de sempre.

    3. A politização do julgamento vem do fato de que o judiciário de Curitiba é político. Isto é tão claro que cega alguns que preferem acreditar que o mundo é bom e o céu é azul. Trata-se de políticos que usam o judiciário para fazer prevalecer suas posições e seus objetivos políticos, frequentemente ultrajando a própria Justiça quando fazem prevalecer aqueles objetivos sobre os princípios constitucionais e o Estado de Direito. São políticos e são subalternos, sendo visível que obedecem a ordens superiores. A ordem que recebem é passar tentando respeitar as normas do direito, mas se não der, que passem de qualquer jeito.

    4. MARCO, ELEITOR DO AÉCIO,PORTANTO IMORAL E IGNORANTE.VC NÃO TEM NEM A MORAL NEM O CONHECIMENTO COMO PARA BRIGAR COM OS MALDITOS NÚMEROS QUE COLOCAM OS PTS COMO OS QUE GOVERNARAM A FAVOR DO BRASIL.
      SE ELES PODERIAM TER SIDO MELHORES ????SEM DÚVIDA,OS MOTIVOS PELO QUE NÃO FORAM PODERÃO SER DISCUTIDOS,MAS SEM DÚVIDAS NÃO EXISTE COMPARAÇÃO COM OS GOVERNOS ANTINACIONAIS E ENTREGUISTAS DO fhc.
      cala tua boca verme !!!!!!

    5. Caro Marco o PARTIDO DOS TRAMBIQUEIROS e uma mistura de NAZISMO e FASCISMO por este motivo os chamo de NAZIFASCISTAS só interessa o poder ditatorial se tiver que matar os pais por discordância de seita ou ideologia, eles matam qualquer um, e isso lembra quem? Nada mais nada menos que Hitler

    1. Walisnei e Moro mentem! Lula inocente!

      Esse vai ser o adesvio que vou fazer e por no meu carro.

      São tão burros que deixaram todas as patifarias contra Lula,PT,Dilma e a esquerda séria para 2018 dando muito na cara.

      Fora isso,não gostei do apoio corpo mole de Ciro Gomes ao Lula,achando melhor(eu falo por mim)ele ficar na dele.

      Hoje nos 96 anos do mito Leonel Brizola,22/01/1922,estava programada a filiação de Eduardo Paes no PDT,mas não sabemos se irá ocorrer.

      O PDT para voltar a ser partido de primeira qualidade,precisa se livrar de gente igual Amazonino Mendes que governa o Amazonas,deixar Eduardo Paes pra lá,devolver Ciro Gomes para Tasso Jereissati e como não se fábrica mais políticos como Brizola,Vargas,Juscelino Kubitschek,Lula,Dilma Rousseff,João Goulart,Darcy Ribeiro,eles conseguindo arrumar um grande líder como Guilherme Boulos para recomeçar do zero já está ótimo.

      1. Não se fábrica mais políticos também como Itamar Franco,José Alencar apesar no neto que é bom nem citar para não manchar o nome do avô Tancredo Neves e Miguel Arraes que também é bom nem citar a família.

  5. Pessoal uma critica que faço aos movimentos Sociais e ao partido dos Trabalhadores e porque não usam os cores da nossa Bandeira Brasileira fica muito estranho para o restante da população vocês usar so o vermelho fica a dica não deixem os vermes Nazifascistas se apropriarem das cores da nossa bandeira os que irão a Porto Alegre Também usem o verde Amarelo Azul e Branco

  6. Caro FB
    Ei troll Alves Raimundo Alves.
    Como você mente.
    Não seja tão cretino assim.
    Até se FB é fake.

    1. É um fake, talvez seja os proprios procuradores ou delegados da PF corruptos.
      Pode ser que ganho míseros trocados deles para falar asneiras e invadir blogs de esquerda.
      Bloquei esse idiota como eu fiz.

  7. TEM TODA RAZÃO O DEPUTADO PAULO PIMENTA. VIERAM A PARA O CAMPO POLÍTICO, QUE NOS ENFRENTEM NO MESMO CAMPO.

  8. Tudo o que mais os julgadores de Lula no TRF 4 queriam era um apoio popular maciço a uma sentença infundada e vexaminosa. Talvez agora se sintam traídos pela mídia que tanto os adulou, porque esta não conseguiu reunir as ansiosamente esperadas multidões que os aplaudiriam e levariam nos braços após a condenação de Lula. Como este sonho não acontecerá, agora se sentem ameaçados pela vizinhança de um terrível e inesperado pesadelo.

  9. Valeu SERGIO muito obrigado, tem alguns “cucarachas ” ou “baratas ” vagando por aqui, mas tú pegas elas, obrigado

  10. Pimenta não merece o sobrenome que leva,está mais pra “docinho” que pra pimenta.
    PORQUE NÃO ESCREVEU NO JORNAL DOS GOLPISTAS ,QUE A POLITIZAÇÃO DA CAUSA LULA OBEDECE A NECESSIDADE DE ENTREGAR O BRASIL A MÃOS ESTRANGEIRAS ???? E QUE O USO DA MÍDIA PELOS AGENTES AMERICANOS DA FARSAJATO SO COMPLEMENTOU O TIME PARA REALIZAR O JOGO PERFEITO.
    NESSA HORA QUE OS PTS SÃO MOLES,,E TOMAM NA BUNDA UMA E OUTRA VEZ E NÃO APRENDEM.

  11. Ei bolsonaristas, alckmistas, aecistas, hookistas, dorianas e outras porqueiras mais, suas horas estão chegando. Não adianta torcer pelo juiz, quem vai ganhar o jogo é a platéia e esta felizmente está com Lula. Depois não diga que eu não avisei. É melhor já ir se acostumando. O povo unido jamais será vencido e não será um juiz qualquer que vai ganhar este jogo no apito. Somos apenas quarenta por cento da torcida brasileira ou mais. Que tal?

  12. O correto é MANIPULITE. É uma enfermidade que faz juízes, promotores e policiais manipularem investigações e julgamentos.

  13. MARCO: você tem sérios problemas de cognição. A Gleise disse que “terão que nos matar” e não convocar para matar gente. Seu intelecto é amoral, pois só um imoral diria uma coisa dessas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.