Na república do golpe, não é demais pensar na loucura de Rodrigo Maia

reizinho

Em pontos muito distantes do universo da análise política – é muito dificil imaginar quem possa ser mais antípodas que Teresa Cruzinel e Merval Pereira – surgem comentários sobre o interesse de Rodrigo Maia, até agora candidato de si mesmo a Presidente da República, no eventual impedimento de Michel Temer, por conta da cada vez mais provável terceira denúncia criminal a ser apresentada à Câmara dos Deputados.

Cruvinel, no JB, diz que há a tentação da aventura:

“Temer já não tem um programa a executar. Depois que a reforma previdenciária foi para o arquivo, suas prioridades são a intervenção no Rio, a ênfase na segurança e a venda de ativos, como a Eletrobrás (cuja privatização o Congressos resiste em aprovar) e o leilão de novas áreas de exploração de petróleo. Mas o Democratas pode não resistir à tentação, e Rodrigo teria o apoio do mercado e do empresariado. Manteria a política econômica e disputaria a reeleição no cargo, vantagem que ninguém despreza. Nem Temer, que vinha pensando seriamente nisso. Convém, portanto, prestar atenção ao fator DEM/Rodrigo Maia.

Merval, em O Globo, vai além da suposição:

Há quem, no entorno do deputado Rodrigo Maia, considere que esta é uma oportunidade de ouro para ele, que poderia concorrer à presidência da República como presidente interino, eleito indiretamente pela mesma maioria que condenou o presidente Temer. Seria um desfecho surpreendente e lamentável, um vice-presidente sucedendo a outro, numa demonstração explícita da decadência da democracia brasileira.

Não acho absurdas as suposições tanto quanto são claramente abjetas as intenções.

Resultam, claro, do processo de judicialização da política, que fez das ações policiais e judiciais o sucedâneo do “marketing político” como ferramenta de ascensão ao poder.

A entronização do golpismo como método “legítimo” de conquista do Governo, afirmando que as decisões judiciais podem sobrepor-se ao voto popular, as portas se escancararam para todo tipo de abuso e esperteza.

Claro que Rodrigo Maia logo estará negando suas intenções de assumir desta forma a cadeira presidencial.

Mas um olhar objetivo mostra que não há outra maneira de tornar existente sua candidatura a presidente.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

36 respostas

  1. Acho que estou possuído por um espírito de porco metido a masoquista. Eu fico pensando nos analfabetos políticos que sempre fazem besteira e não consigo deixar de achar graça. Por estes dias mesmo, conversei com mais de uma pessoa que se disseram arrependidas de ter votado em dória. Perguntei a cada uma: “Você já conhecia o dória antes?” A resposta sempre foi “Não”. Então, o brazil só pode mesmo ser este país ridículo. Não sabiam quem era Collor, mas votaram no Collor. Não sabiam quem era Aécio, mas votaram no Aécio. Não sabiam quem eram temer e cunha, mas apoiaram o impeachment. Não sabiam o que era e nem quem eram os caras do MBL, mas vestiram camiseta amarela. Não sabiam quem era o dória, mas votaram no dória… Por aí vai. Este país está condenado a viver pra sempre na m rda, numa espécie de repetição da história da mesma maneira que o mesmo dia se repetia indefinidamente no filme “Feitiço do tempo”. SPOILER – E o personagem só conseguiu se libertar do ciclo quando se tornou uma pessoa melhor.
    Hoje é dia de “chorar” a execução de Cristo pelo império romano, amanhã é dia de criticar a malhação de Judas porque isso não está de acordo com os ensinamentos de Jesus, domingo é dia de celebrar a ressurreição do “Salvador”. Segunda feira é dia de torcer para que o STF mande prender Lula.
    Que venha o filho de César maia. A César, o que é de César…

    1. Existe uma globo para isso mesmo, para estas pessoas. Existe uma globo para destruir o que pode deste país.

    2. Povo inculto, que nunca lê, vive de televisão e de propaganda. Foi difícil enxergar o quanto o mecanismo facista Globo interferia na minha vida. É eu leio, critico, escuto, comparo. Já nossa horda de ignorantes são patos na panela para o mecanismo facista. Recalque, inveja, ganância, ódio. O mecanismo facista sabe que as hordas são manipuláveis. Apenas a Escola e Educação mudarão nosso país. Como diziam Brizola e Darci Ribeiro em 1985.

  2. Esse verme denominado Rodrigo Mais não tem noção do ridículo? Não se enxerga?
    E a bactéria instalada no poder? o tal de Temer? Esse ai já passou, há muito, do tempo de ir ao xilindró!

  3. Enquanto o PODER JUDICIÁRIO,não precisar de OUTORGA,para se auto investir de PODER,o que teremos sempre,será isso.Foi sempre assim,em todos os GOLPES DE ESTADO que assistimos aqui e alhures.O que se deveria propor e fazer,seria exigir que o JUDICIÁRIO,se submetesse aos mesmos critérios dos demais poderes.VOTO POPULAR.Talvez assim,tenham mais medo de fazer o que fazem.Claro esta,que os eleitos,fazem todo o tipo de VIGARICE ,mas sempre com os olhos,nas próximas eleições.

    1. Quem CONTROLA o controlador? O Judiciário PRECISA, e com urgência, de uma reforma GERAL, efetuada por uma Constituinte que lhe imponha limites e controles. Sempre foi a âncora que nos liga ao retrógrado, às máfias do Estado, às elites entreguistas e corruptas. Sem isso nada mudará.

  4. A globosta repetindo a atrevista do Fachin novamente acho que vai ser até às vespvésp das eleições se tiver eleições! O fascusfa chegou com toda carga! O bistsnabo já mostrou seu intuito de matar o gigante Lula! Já teve tiros na caravana do lula, já assassinaram a vereadora e seu motorista , a globosta está dissiminar um banho de sangue por ser incapaz de ganhar uma eleição democraticamente nas urnas não adianta fazer nada o Povao vai escolher o que é melhor para eles essa globosta vai perder e feio

  5. “Rodrigo Neves” foi um ótimo ato falho.
    O inexpressivo presidente da câmara e um aécio menos investigado.

  6. O Temer não decola.
    O jeito vai ser apropriar o tempo de TV do MDB para outro candidato da direita.

    1. É verdade, não tinha pensado nisso, no tempo de TV no primeiro turno. É melhor que o inútil do Temer o uso, assim algum candidato de direita com alguma chance ficará com menos tempo de TV. Pelo jeito, vai começar a caça desesperada ao Temer.

  7. DECADÊNCIA DO ESTADO BRASILEIRO, TOTALMENTE PATROCINADA E GUIADA PELA REDE GLOBO-MOSSACK …
    É PRECISO DESTRUIR A GLOBO, E RESGATAR A DEMOCRACIA PARA TODOS OS BRASILEIROS…

  8. A coisa tá é feia, ao ponto de ter MT e depois RM como presidente. Para vira merda só falta bostonaro e seu ministro da cultura. Ai vai ser foda! Seria vexame demais…

  9. “Tem que manter isso aí” diria Temer. Isso aí, nesse caso, seria a candidatura de Maia. Tomara que Maia se arisque a essa aventura.

  10. Merval, limpe seus óculos. Quem sabe você passe a enxergar sem uma cirurgia.Todos querem se candidatar, não para ganhar, mas para, através de chantagens e pressões, serem ministros. Assim mantêm o foro privilegiado. Está é a intenção do Temer, do Maia, do Aécio e etc.

  11. 6 minutos atrás
    “Primeiro tiramos a Dilma, depois …”.
    Bom, depois, “vamos limpar o Brasil”.
    Limpeza com lado, limpeza enviesada, limpeza de demonização da política, sem a qual não há democracia, que leva ao caos.
    Agora os engomadinhos do MP, de certa banda do Judiciário, mal sabem o que fazer diante do fascismo fora do armário. Ou tem eles espírito fascista além de claramente autoritário?

  12. E o Paulo Henrique Amorim continua vinculando de forma antiética, o nome do clube Botafogo a Rodrigo Maia. Este tipo de jornalismo marrom, ele certamente aprendeu na Globo. Como é que alguém que age de maneira tão antiética, tem moral para criticar a Globo ?

    1. Risos! Não é o PHA que associou o sr Rodrigo Maia ao Botafogo…Foi a Odebrecht….Mas não fique chateado, querido alvinegro, pois tenho que engolir o fato de que Alckimin e Doria são/dizem ser …Santistas!

  13. Fachin e Carmem Lúcia não contavam, em suas atuações (psicodrama) a respeito de pressão, com o atentado dos fascistas bolsominions no Sul.
    Queriam sair para a Páscoa posando de vítimas, quando, na verdade, Carmem (Engavetadora-Geral) procrastinou de modo proposital justamente para jogar com a pressão contra parte de seus colegas.
    Sendo que já havia (muito antes de Lula) outras ações sobre o mesmo tema da 2a instância aguardando julgamento. Ou seja, o oportunismo foi dela, em primeiro lugar.
    Fachin correu pra tentar salvá- la, na Páscoa, mas o “tiro saiu pela culatra”.

  14. Me dá nojo quando um micróbio político tem sua candidatura levada a sério só porque é bem aceito pelos ricos. Ora, o voto no Brasil não é por cabeça?! Rico não faz número pra eleger ninguém. Tá certo que ainda existem currais eleitorais e votos de cabresto. Mas mesmo assim… Eles são micróbios políticos porque não são lideranças regionais pra terem sequer um pequeno curral eleitoral. E é impossível emplacar a imagem desses sujeitos como de salvadores da pátria, a exemplo do Collor. Este sim teve números per capita, exigidos para uma eleição desse porte. Mas é preciso construirem outra farsa parecida para ganharem tantos votos, e está difícil. Não estou entendendo nada!! Alguém me ajude, por favor!! Me explique como isso funciona, Brito.

  15. Na real a situação começa a clarear. Temer “impichado”, entra Rodrigo Maia. O Etchegoyen não está nesta por acaso. Intervenção militar no Rio, recrudescimento da violência com o assassinato de Marielle Franco, atentados e ameaças a Caravana do Lula, ameaças ao Facchin. Cenário perfeito para alegar um clima de alta tensão e instabilidade política para aparecer um gaiato deste congresso podre e apresentar o velho projeto de unificar as eleições em todos os níveis, prorrogando os atuais mandatos em dois anos até 2020. Com Supremo e tudo e apoio da globo e seus satélites, que se encarregarão de convencer a todos que esta é a melhor solução, além é claro da amplificação de intervenções militares em outros estados, agora sob o comando do limpinho e cheiroso Maia. Posso estar viajando, mas anotem……

  16. Esta explícito outro GOLPE, ELEIÇÕES INDIRETAS E MAIA PRESIDENTE!
    A OPERAÇÃO SKALA É O TRAMPOLIM.

  17. Este comentário não tem relação com a matéria acima, mas, é que tentei algum contato com o blog através do “Fale conosco” que, infelizmente, não funciona, aliás, esta é a segunda vez que tento o contato por esse meio e não consigo, a primeira foi quando fiz uma contribuição através de transferência bancária e quis comunicar. Bem, vamos ao comentário: o articulista do blog do Nassif, José Carlos de Assis, através do artigo “O filho do fake news”, faz a seguinte afirmação “Os brizolistas que me perdoem, mas não houve nenhuma tentativa de manipular o resultado das eleições em favor de Moreira…”. O quê você me diz sobre isso?

    1. sinto muito pela dificuldade, é que sou um só para fazer tudo. Vou enviar um e-mail para o seu. Quanto ao comentário do Assis, os fatos o desmentem.E os fatos dispensam argumentos, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *