Bolsonaro como ele é: lunático

Eu tinha 10 anos quando o homem chegou à Lua e, sem compreender muito bem como aquilo se encaixava no contexto da Guerra Fria, muito mais que no da ciência – “guerra diferente / das tradicionais / guerra de astronautas / nos espaços siderais, cantou Gilberto Gil – e, apesar de, como todos os guris ter feito um trabalho escolar sobre o “módulo lunar”, fiquei meio chateado por ver que Júlio Verne errara ao prever que selenitas a habitariam.

Mas já sabia, graças aos livros de Monteiro Lobato que era “selenita” o nome certo, porque lunático era “maluco”.

Agora, graças à ridicularia de Jair Bolsonaro indo fingir-se Neil Armstrong na embaixada norte-americana recordei de quando entendi porque “lunático” era maluco, muitos anos depois.

E aprendi que era uma das quatro classificações de Paracelso sobre a loucura: Lunatici, Insani, Vesani e Melancholici.

Os insani eram os “de nascença”, por hereditariedade ou trauma; os vesani eram os que bebida e substâncias tóxicas privavam da razão, os melancholici, como o nome indica, perdiam a razão por seu temperamento depressivo. Mas o lunatici enlouqueciam de acordo com as fases da Lua, por isso o nome.

Bem, anteontem veio a lua com força de eclipse, com poder até de tampar o Sol por uns minutos.

Foi, como se viu, demais para Jair Bolsonaro.

Vestiu o uniforme de papelão pintado e deixou-se arrastar para a fantasia como só uma criança o faria.

Ou não era fantasia e é mesmo um lunático?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. [Reaça mode ON]

    Tratamento para o tipo de sujeito que se faz de lunático mas não rasga dinheiro é na porrada.

    [Reaça mode OFF]

  2. Bolsonaro é um tipo de lunático desprovido de razão e bom senso em qualquer fase da lua. Talvez a lunatiquice dele varie de acordo com a fase da lua. Vai de louco no armário na lua nova, a louco ostentação na lua cheia.

  3. Essa fotografia retrataria mais a realidade se ele vestisse, no lugar da roupa de astronauta, uma CAMISA DE FORÇA.

  4. O BOLSOBOSTA é desprovido de qualquer vestígio de senso de ridículo.
    Como é triste ser brasileiro nesses tempos cólera.
    FODA MESMO !

    1. Ele não perde oportunidade para exercer o ridículo e expor sua indigência intelectual. Tenho notado, nos filmes e nas fotos que ele tem apresentado sinais, cada vez mais evidentes de apodrecimento mental e, sobretudo, físico. Isto quase chega a ser um alento. Excelente, Brito! Colocaste o dedo numa das chagas mais infectas, que nem a assessoria fascista consegue disfarçar. É ritmo de “Cuesta Abajo”.

  5. Eu só soube da ida do homem à lua através dos livros. Como morava no interior cearense, isso não era motivo de espanto. Nada nos livros espantava. O que os livros traziam era naturalizado tanto quanto a ideia de um deus onipotente. Mas lembro de que uma vez falando sobre isso com minha mãe, semi analfabeta, ela ter me dito que eu era uma boba, pois isso não tinha acontecido. Eu retruquei com o argumento de que estava no livro. Ela, simplesmente me disse: “papel aguenta tudo, minha filha”. Eu que naquela altura, já tinha estudado mais que ela, contra argumentei defendendo a informação do livro pois acreditava na ciência como algo indubitavel. Quando aprendi a questionar, dei razão à minha mãe e ainda hoje não vejo como verdadeira essa pousada humana na lua.

  6. Oi, Fernando. Só um comentário sobre o eclipse. A lua só fica “à frente” da Terra, podendo assim causar um eclipse solar, quando está nova. Na lua cheia, ela fica “atrás” da Terra refletindo bem a luz do Sol e, por isso, a vemos tão claramente. Nesse caso, não há eclipse. Abraços de um leitor assíduo. Veja também: https://en.wikipedia.org/wiki/Solar_eclipse

  7. Comportamento infantilóide e VIRA-LATA!
    Bons foram os tempos em que fazia planejamento para explodir banheiro de quartel do Exército!

  8. Eu tinha 25 anos quando inventaram a viagem à lua. A mentira do século, facilmente comprovada a mentira começa com tr~es astronautas, sendo que um deles ficou na nave de apoio e não desceu a lua. Três menos um = dois. Portanto quem foi que fotografou / filmou os dois caminhando na lua quem foi que iluminou (pelos dois holofotes foram usados pois tinham duas sombras). Se esqueceram de colocar no pano de fundo (firmamento) as estrelas, posto que era noite e tinha iluminação artificial. Mas, cabe uma pergunta, como era noite se a lua não tem como a terra a distinção entre dia e noite. Bom então eles pousaram no lado escuro da lua, ah! bom, e como os sinais de TV e som chegaram na terra se não tinham satélites artificiais, atravessaram a lua? Ah! mais um detalhe aqui na terra com os aparelhos modernos de hoje e comunicação por satélite, quando alguém fala do sul para o norte, tem “delay” e nas transmissões da viagem do homem à lua não tinha, os operadores da NASA no solo chamavam e os lunáticos respondiam de pronto. Eu poderia ficar aqui descrevendo as mentiras que são tantas ou mais do que se tem na Lava Jato.

    1. Você me parece bem meticuloso, por isso aproveito para uma pergunta: vive gente do lado de baixo da terra plana ou só por cima?

  9. Fernando,
    No Bip Bip, costumamos nos referir a “Hoje tem lua cheia” sempre que aparece maluco demais.
    No Palácio do Planalto, há seis meses que a lua não muda de fase.

  10. Os soviéticos foram os primeiros a chegarem à Lua, em missão não tripulada. Ninguém fala ou ensina isso. Toma bozo.

  11. Senso de ridículo é um atributo ausente no caráter do Tenente( não o chamem de capitão ou ex-capitão, só ganhou a patente na aposentadoria, sempre foi apenas um tenente e, segundo Geisel, um “mau militar”).

  12. De bobo o Bozo não tem nada, dá uma nota de 100 benjamins veja se ele rasga…. O que ele tá fazendo é um preparativo pra fechar o regime e acabar com quem ousar questionar qualquer coisa do seu ( des)governo miliciano !

  13. A presença de Bozo, na embaixada americana, foi mais um capítulo da sabujice ou rasgação de seda, ao seu tão amado U.S.A.

    Um presidente da república, de uma das 10 maiores economias do planeta, vai à comemoração de um EMBAIXADA estrangeira, para celebrar junto aos seus expatriados, o Dia da Independência desse país estrangeiro.

    Com direito a ser recebido no evento, ao som de “Born in the USA”. Que aliás, é a coisa mais simbólica para o nosso país ter ficado de quatro.

    E claro, convidar o Trump (que não estava lá com este palhaço, obviamente) para fazer uma “visita” aos países “que abandonaram a esquerda”, na América do Sul.

  14. O que deixa a todos chateado é que um débil desse chegou onde chegou. Já começo a pensar que malucos são os que votaram nele. Isso se a urna eletrônica não fez o serviço.

    1. Todas as pessoas que eu conheço que votaram no traficante Bozo tem uma dessas características: são corruptos, são mau intencionados, odeiam Lula ou PT, são pobres ou de classe média baixa. Todas elas tinham acesso a informações e sabiam que o Bozo era tranqueira e corrupto. Apenas uma pequena parcela dos eleitores do Bozo foram enganados pelo discurso do Bozo, estes não tinham acesso às informações e foram ludibriados pelos meios de comunicação. São estes cidadãos os insanos que jogaram o Brasil nas mãos de bandidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *