Os “bodes” eram dois…

A manchete da Folha faz explícito o que todos já sabiam ser inevitável há alguns dias: Deltan Dallagnol já não se sustenta no cargo de coordenador da Lava Jato e sua queda é questão de tempo e forma.

Aliás, uma ligada à outra, porque se não for rápida, a maneira que ela ocorrerá será ainda mais traumática.

Porque, em diálogos, compromete-se tanto quem fala quando quem ouve e concorda, ou não reage, ao que é ilegal.

Neste sentido, parece ser difícil que o já dilacerado Dallagnol pudesse ser o “boi de piranha”, o cordeiro do Deus Moro, aquele que tollis pecata mundi, recolhe os pecados do mundo, como se dizia no tempo das missas em latim e, como no final da oração, desse a paz.

Porque a desgraça do procurador é, ao mesmo tempo, a legitimação política da veracidade não só do que já foi divulgado como, adiante, do que será revelado sobre o ex-juiz, que nao estaria se lançando ao risco de uma loteria policial se não soubesse o que pode vir das interceptações de suas próprias conversas.

Deltan Dallagnol, ao contrário, é o pilar de Sérgio Moro e sua ruína deixa o ex-juiz de Curitiba numa situação de ainda maior exposição aos pecados que o procurador não tem como expiar sozinho.

O Agnus Dei, o cordeiro de Deus, tem origem na história bíblica contada no Levítico, 16 e eram um bode. Dois, aliás: o expiatório e o emissário. O primeiro, sacrificado e o outro, abandonado, só, nas agruras imensas do deserto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. Brito, esse país está tão LOUCO que é bom aguardarmos com calma os acontecimentos. Quem deu o golpe em 2016 e patrocinou esse paquiderme do Bozo não vai permitir que tudo vá por água abaixo, não tão facilmente…….

  2. Deltanzinho vai adorar essa explicação bíblica. Afinal, sua próxima profissão será a de palestrante/pastor em algum presídio.

  3. Fodam-se os dois !
    Aliás, fodam-se TODOS os que compactuaram com essa PORRA toda !
    #LULALIVRE
    URGENTE !

  4. Briga entre ratos.
    Assisto de camarote VIP.
    Os dois são golpistas, prestaram grandes serviços ao tio Sam.

    1. O todinho já está se igualando ao Gilmala sem alça.
      No supreminho de frango nos parece que não sobra unzinho.
      Bando Covardes, interesseiros.Mijões nas togas.

  5. O Deltan não tem objetivo diferente um milímetro sequer de outros pastores que usaram o púlpito de uma igreja (empresa) para entrar na política em busca de dinheiro e poder.
    Espero que as bisbilhotadas esposas do Tofoli e Gilmar, sintam-se incomodadas e cobrem dos seus respectivos “conge” a correção e cumprimento de suas funções no STF.

  6. Não devemos esquecer que um tribunal que deveria defender a constituição e as leis do país em primeiro lugar , só está se mexendo a favor das leis e direitos quando seus membros são atacados , se não fosse isso todos teriam dado palestras ( informações privilegiadas ) secretas para XP . E como disse a pessoa que contratava , ” Vc está vendo nenhum jornal divulgou a palestra do Fux. ” .Que maravilha de tribunal .

    1. Verdade…..só se mexeram quando foram atacados na própria pele…..Enquanto as ilegalidades eram com outros não estavam nem aí…..E a sra. Dodge pra não desagradar o presidente e pensando na própria carreira ainda tenta passar um pano na sujeira toda….Resumindo: seus bem remunerados cargos e carreiras em primeiro lugar….o país e as leis é só um detalhe.

  7. A CORDA APERTA NO PESCOÇO DO SAVONAROLA.
    OS MEDICI ESCOLHEM QUEM CHUTARÁ O BANQUINHO.
    O MORO DELINQUENTE AFUNDA,DUVIDO QUE O CRIMINOSO MILICIASNO SEGURARÁ ESSE PESO MORTO,NÃO AFUNDARÁ JUNTO.
    Mas,colocará condições para sua saída ,de maneira que um eventual rancor do marreco (morrer atirando) não represente risco para sua ELEIÇÃO FRAUDULENTA.

  8. A fotografia do Supremo, que estava sumindo, está voltando a ficar nítida. E o Bolsonaro falou ontem com todas as letras que dizer a verdade sobre o que está acontecendo no país, principalmente no meio ambiente, é péssimo para a imagem do Brasil no exterior. Prometeu afastar o presidente do INPE. O IBGE já está sob ataque. Preparemo-nos para a destruição da credibilidade das estatísticas oficiais. O desemprego certamente vai acabar, e o país vai voltar a crescer. Só que não.

  9. Seguindo raciocínio da lava-jato, de que o superior (Lula) sempre sabia dos roubos do PMDB, dona Raquel Dodge é tão culpada quanto Dellagnol. Certo? Aliás ela é de Harvard.

  10. Parabéns, seus textos são inigualáveis. Ninguém no Jornalismo Brasileiro consegue sequer chegar perto.

  11. “…Porque, em diálogos, compromete-se tanto quem fala quando quem ouve e concorda, ou não reage, ao que é ilegal…”Isso é fato. E o mais grave: dallagnol usurpa competência do procurador geral falando diretamente com o chefe de gabinete deste, o tal Pellella.

  12. Texto primoroso, caro Fernando Brito.
    Torna-se redundante parabenizá-lo.
    Mesmo assim: PARABÉNS !

  13. Muito bem lembrado, o “Rei Moro Primeiro e Único”, está passando desapercebido neste episódio e vocês blogueiros que tem contato com outros jornalistas sério de nossa imprensa nativa, devem alerta-los para não permitir que o STF, pego com as calças na mão, não façam do Deltan um boi de piranha deixando o cabeça da Lava Jato solto, livre e fazendo das suas. Ele sempre foi o mentor de tudo que a Lava Jato fez e promoveu.

  14. O sacrifício dos bodes nojentos é mais interessante do que a punição dos cordeiros inocentes. Que o sangue dos bodes redima a democracia brasileira!

  15. eu tô achando q o moro resiste mas mas com a popa chamuscada e o ‘bobin’, dito pelo Gilmar, é quem vai pagar o pato. Mas como o hábito faz o monge… quem sabe ele não tem algo guardado sobre o Sége Conge q queira socializar con nosotros?! Sonhar de boca aberta nada custa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *