A partir de hoje, a pressão pelo adiamento do leilão de Libra vai subir, e muito.
Os jornais vão começar a falar em “fracasso anunciado” com a saída das empresas americanas (e assemelhadas) da disputa.
As três, é claro, não saíram juntinhas por acaso.
Houve conversa com seus “bons amigos” da Secretaria de Estado americana.
Recordem que é “war for oil”, muito mais do que esse “came out, guys!”
Saíram juntas porque isso foi combinado.
Resta a Chevron, sobre a qual não se sabe muito e ainda está “pendurada” por um campo operado diretamente – Frade – justamente o que vazou e a deixou “bem na fita” por aqui.
Talvez entre para fazer fachada. Os R$ 2 milhões da inscrição, para ela, são troco.
A jogada é colocar pressão política sobre o “fracasso anunciado” do leilão.
Fracasso só para eles, que sabiam que iam perder, para a Petrobras, com o reforço dos chineses e de mais duas ou três petroleiras, com ela no leme do navio.
Também não é fracasso para o Brasil.
Explico:
O lance de R$ 15 bilhões é fixo, não varia.
O que varia é a parcela de petróleo oferecida ao Governo, que é o dono da Petrobras.
Que, por sua vez, está pronta a dar a parcela máxima que não comprometa a viabilidade econômica da exploração.
Os chineses também não estão de olho no lucro fácil, querem é o fornecimento seguro.
Topam.
Galp, Repsol e Statoil dizem: ôba, os “miricano” estão fora, que bom pra nós.
Índia e Japão, “amigos de 2ª classe” dos americanos, talvez não lhes tenham tanta solidariedade assim.
O jogo é esse, meus amigos, é geopolítica de poder mundial, não uns pocinhos que não fazem cócegas nas gigantes do petróleo. Até porque todo mundo – muito mais os espiões americanos – sabem que há mais, muito mais por ali e em outras partes.
Quem botar o pezinho nessa, está dentro. Quem não botar, vai ter de esperar uma sonhada “retucanização” do país.
Abram o olho, meus sinceros amigos que – como eu próprio – desejam que todo o petróleo brasileiro seja do Brasil. Vamos deixar de ser um “produtor interno” e entrar na briga de cachorro grande.
Vamos perder os nossos complexos de vira-latas e saber que temos um país e uma petroleira que é capaz de liderar, defender e desenvolver a exploração do pré-sal.
E lembrar que o ótimo, muito frequentemente, é o inimigo do bom.
E, portanto, às vezes, um aliado do mal.
12 respostas
Vai Petrobras! Descola essa! Ajuda o Povo Brasileiro. Deus esta conosco!
AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS PETROLEIROS, (SINDIPETROS, FEDERAÇÕES DOS PETROLEIROS E A AEPET – ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA PETROBRAS) JÁ ENTRARAM COM RECURSOS NO SUPREMO CONTRA ESTE LEILÃO DO BLOCO DE LIBRA. POR ENTENDEREM QUE QUEM DESCOBRIU ESTE BLOCO DE PETRÓLEO FOI A PETROBRAS QUE INVESTIU MILHÕES DE DOLARES DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO NAS PESQUISAS PARA DESCOBRIR O BLOCO DE PETRÓLEO DE LIBRA. COMO É QUE AGORA A PETROBRAS QUE DESCOBRIU ESTE BLOCO EM SUAS PESQUISAS, COLOCA ESTE BLOCO A DISPOSIÇÃO DA AGENCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, PARA QUE ELA COLOQUE O PETRÓLEO QUE FOI DESCOBERTO PELA PETROBRAS EM LEILÕES QUE PODEM BENEFICIAR EMPRESAS ESTRANGEIRAS DE PETRÓLEO. O PETRÓLEO EM QUE SE ENCONTRA O BLOCO DE PETRÓLEO DE LIBRA , EQUIVALE A TODO O PETRÓLEO QUE A PETROBRAS EXTRAIU DO SUB-SOLO BRASILEIRO NOS SEUS 60 ANOS QUE SERÁ COMEMORADO NOS PRÓXIMOS DIAS. ESTÁ SENDO DIVULGADO NO SITE DO SINDIPETRO-RJ UM VIDEO DE CAMPANHA PARA PRESIDENTE DO BRASIL EM 2010, EM QUE A CANDIDATA DILMA ROUSSEF. AFIRMA QUE COLOCAR BLOCOS DE PETRÓLEO PARA SEREM ENTREGUES AS EMPRESAS DE PETRÓLEO ESTRANGEIRA É UM CRIME DE LESA PATRÍA, E QUE ISTO ERA COISA DE TUCANOS DO PSDB E DE JOSÉ SERRA. COMO É QUE AGORA, PASSADOS SOMENTE TRÊS ANOS DE GOVERNO, ELA ESTA COLOCANDO O NOSSO PETRÓLEO PARA SEREM VENDIDOS EM LEILÕES DE PETRÓLEO. QUERO VER SE ESTE PETRÓLEO FOSSE DESCOBERTO EM SOLO NORTE AMERICANO, NA INGLATERRA , NA FRANÇA , NA CHINA, NA INDIA OU NA CONCHICINA, OS SEUS GOVERNOS COLOCARIAM O PETRÓLEO PARA SEREM VENDIDOS EM LEILÕES ABERTOS PARA TODAS AS COMPANHIAS DE PETRÓLEO DO MUNDO PARTICIPAREM DESTES LEILÕES E EXTRAIREM PETRÓLEO EM SEUS SUB-SOLOS. DUVIDO ! PRIMEIRO ELES TRATARIAM DE PROTEGEREM AS SUAS RESERVAS DE PETRÓLEO. POIS OS NORTE AMERICANOS FOMENTAM GUERRAS EM DIVERSOS PAISES PRODUTORES DE PETRÓLEO PARA QUE DEPOIS DESTAS GUERRAS AS SUAS EMPRESAS DE PETRÓLEO EXPLOREM O PETRÓLEO DESTES PAISES, PARA ABASTECEREM EM PRIMEIRO LUGAR O SEU PAÍS. AGORA TEMOS O PETRÓLEO E VAMOS REPASSA-LOS A ESTAS EMPRESAS POR SOMENTE 15 BILHÕES DE DOLARES PARA FAZER SUPERAVIT COMERCIAL PARA O GOVERNO. FAÇAM AS CONTAS E VEJAM O QUE REPRESENTAM ESTAS RESERVAS QUE SÃO CALCULADAS ENTRE 8 BILHÕES DE BARRIS A 15 BILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO, – O BARRIL DE PETRÓLEO SENDO VENDIDOS NA MÉDIA DE U$ 100 – VEJAM QUE ESTÁ PERDENDO COM ESTA ENTREGA DO PETRÓLEO BRASILEIRO. (ENQUANTO OS CÃES LADREM A CARAVANA PASSA. – VICTOR HUGO).
Acontece que a Petrobras sozinha não terá condições de explorar a imensa quantidade de petróleo que existe no pré-sal. Que venham os chineses. Não que eles sejam melhores ou piores que os americanos, ingleses, noruegueses, etc. Mas será muito bom politicamente para o Brasil, manter um equiíbrio de forças no Atlântico Sul. A questão é mais estratégica que econômica.
Isso de “a Petrobras sozinha” não existe. Parcerias com petroleiras estrangeiras são costumeiramente feitas… com as petroleiras prestando serviços de petroleiras. É ilusão achar que a gringaiada não tá presente no setor. Inclusive, como dona de blocos, alguns deles leiloados via concessão na 11a rodada em maio. Onshore e pós-sal (alguns deles com fortes suspeitas de ter petróleo e gás na camada pré-sal). Libra é só o caso mais absurdo, pois é uma entrega de um campo sem risco, com o óleo fino e de alta qualidade. Foi, inclusive, adquirido por cessão onerosa pela Petrobras. A mesma perfurou e estimou todo esse potencial. Então a ANP tomou e resolveu leiloar.
Vão arrecadar o superávit primário em outro lugar.
É melhor um passaro na mão, do que dois voando.
Para um país que na figura de seu primeiro ministro iria apoiar cegamente uma ação militar estadunidense na Síria, não é nenhuma surpresa tal recuo das empresas BP e BG. Apanhados escandalosamente em um grave crime de espionagem, parece que as coisas devem estar bem complicadas para as empresas dos EUA participarem de forma honesta no leilão do campo de Libra. Ao meu ver, os EUA tentam por meio dessas empresas estrangular os investimentos nos campos do pré-sal, prorrogando o leilão o quanto puderem e esperando a poeira baixar. Puro boicote! Vamos combinar, para quem invade outro país (Iraque) para se banhar em petróleo e sangue não é difícil imaginar que a disputa pelo pré-sal pode se tornar uma grande batalha econômica ou até mesmo militar. Torcemos para que em um futuro próximo os auto-denominados Guardiões da Liberdade e da Democracia (EUA e seus sabujos) não concentrem suas forças no povo brasileiro. Não temos e nem teremos tecnologias para nos defendermos, infelizmente.
Será ótimo se a China vier com suas 2 estatais de petróleo.
Os americanos são os únicos que nunca reconheceram o mar territorial brasileiro.
Americano é como bunda de nenê, nunca se deve confiar.
ALERTA FERNANDO!
Acabei de ver no Bom Dia Brasil! A Globo colocou dois especialistas para explicar a desistência das petrolíferas, agora incluindo a Chevron! Segundo eles é por excesso de intervenção do governo no setor, e pelo modelo “não testa” que atrapalharia!
São poucas as vezes na nossa vida que temos a oportunidade de ver uma tentativa tão clara de golpe dos setores privados no governo e riqueza nacional! Claríssimo, disseram explicitamente que querem que acabe o modelo de partilha e a liderança das Petrobrás e que as 4 gigantes que representam EUA e Inglaterra venham tomar nosso petróleo!
É tão absurdo que nem encerraram o programa com as imagens da semana.
Sou totalmente a favor de o petróleo ser nosso e somente nosso, que não precisa ter pressa para explorar tudo, mas se isso não vai acontecer, então que façam esse leilão logo e que a Petro acabe com a graça com os Chineses!
Não adia, cancela e contrata legalmente, A CUSTO ZERO, a Petrobras. Assina um contrato de partilha com 80% de óleo lucro pra União. E vai arrecadar o superávit primário em outras bandas.
LEI Nº 12.351, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2010
Art. 12. O CNPE proporá ao Presidente da República os casos em que, visando à preservação do interesse nacional e ao atendimento dos demais objetivos da política energética, a Petrobras será contratada diretamente pela União para a exploração e produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos sob o regime de partilha de produção.
AGORA É SÓ TOMAR CUIDADO COM REDE GLOBO (BASE AMERICANA NO BRASIL). OS AMERICANOS VÃO TENTAR DE TUDO PARA DESESTABILIZAR O BRASIL – MERAMENTE PARA MANTER SUMA AFIRMAÇÃO GEOPOLÍTICA. ESSAS PETROLEIRAS QUE SAÍRAM POSSUÊM HISTÓRIAS – COMO: DEPOR PRESIDENTES, GOLPES, INSUFLAÇÃO, ESSAS PETROLEIRAS POSSUÊM O APOIO DA INTELIGÊNCIA AMERICANA.
TEM GENTE QUE AINDA ACREDITA NAS BOAS INTENÇÕES NAS RELAÇÕES DE PAÍSES AMIGOS E QUE TUDO É EXAGERO GERADO PELA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO. NÃO SEJAMOS INOCENTES NO JOGO GEOPOLÍTICO TEORIA DA CONSPIRAÇÃO É FICHINHA.