O que resta do Governo Jair Bolsonaro senão uma profusão de pacotes atropelando ou pretendendo emendar a Constituição, proposta que está fadada a encontrar uma encruzilhada entre o ser nada, porque rejeitadas, ou serem outra coisa qualquer, porque remoldada, como as massinhas de brincar que se dá às crianças, ao gosto da maioria amorfa do Centrão no Congresso?
A 45 dias de completar-se um ano de seu governo, Jair Bolsonaro tem como saldo? Um maldade, a reforma da Previdência, aprovada apenas porque o “mercado” assim fez coro uníssono, como faz com qualquer barbaridade sobre os direitos sociais e do trabalho.
A bem informada Helena Chagas escreve hoje, n’Os Divergentes que o Congresso fará “picadinho” dos projetos de Paulo Guedes, sem que alguma reação venha do presidente:
“Seja porque o pagamento das emendas está atrasado, seja porque os parlamentares acham que já deram muito na reforma da Previdência – promulgada semana passada sob a solene indiferença do presidente Jair Bolsonaro – o fato é que o Congresso cansou. Deputados e senadores perderam a cerimônia e estão impondo mais e mais derrotas ao Planalto nas votações. Alguns já apostam que não vai sobrar muito do pacotaço fiscal enviado pela equipe econômica ao Legislativo.”
Não existe mais, como se pensava, a possibilidade de que a “onda Bolsonaro” das eleições fosse se traduzir num governo que cooptaria toda a direita, se adonasse das Forças Armadas e numa avalanche de apoio midiático. Ou que o lavajatismo fosse manter e ampliar seu controle do Judiciário.
Ao contrário, a base bolsonarista está incorrigivelmente e só consegue unidade no ódio bestial à esquerda.
A economia, na qual cada curto “voo de galinha” serve de motivo para negar que a estagnação prossegue – e dela agravam-se os efeitos sociais – e a maré de investimentos externos ocorre, só que na vazante.
Em matéria de diplomacia, o que poderia ser “o queridinho” de Donald Trump, com o filho instalado na embaixada brasileira em Washington, frustrou-se e a sabujice brasileira resultou em sermos tratados como um país que tudo dá e nada pede.
Bolsonaro é um incapaz, um personagem de terceira categoria, que sobrevive apenas do ódio que nos foi inoculado e do escracho a que se levou a vida político institucional brasileira.
A base política de Jair Bolsonaro e seu apoio popular não têm outro caminho senão o da decadência.
Quem quiser ficar com ele terá de seguir este caminho.
Nosso desafio é colocarmo-nos, outra vez, como alternativa a este caminho ladeira abaixo.
14 respostas
A possibilidade dessa onda nunca sequer existiu. Só quem se iludiu com isso foram os golpistas e os antipetistas/ antiesquerdistas. Que milagre poderia fazer com que um mentecapto na presidência rodeado por mentecaptos em todos os postos pudesse produzir uma onda? Nem marolinha eles tem forças para produzir. Só aprovaram a reforma da previdência e outros projetos antipovo porque foram pagos para isso.
Isso passa pelo seguinte, o que a esquerda fará para melhorar a vida do brasileiro? Discursos inflamados e sem objetividade não nós levarão a lugar nenhum ……..a hora é de idéias e ideais ….
Igual foi rejeitada a a reforma da previdência? Não pensa que isso é ideia dele, ele coloca a FIESP, FREBABAN, etc., faz o resto.
O Bozo não passa de um cocozão, que mediante mandingas, feitiços, despachos, macumbas e trabalhos, virou um ser parecido com o humano, mas sem cérebro, pois seu o primitivo sistema nervoso central ligou-se ao intestino e de lá comanda a fala.
Dizem que o boneco inflado de metano tem um mau hálito do capeta. Esperavam o quê ?
Mau hálito: terá sido a fakada?
Parece que mau hálito do capeta é uma ocorrência comum entre presidentes. O FHC era dono de um que ninguém suportava ficar por perto. Pessoas saudáveis não têm mau hálito, pelo menos não permanente.
Brito,
Tomara que tudo isso seja verdade. É nítido que o ódio ao PT e principalmente ao ex-presidente Lula é muito grande em todo o país. Mas não é só o ódio que sustenta o Bolsonaro não, mas, também, as reformas, e claro muito dinheiro aos parlamentares. Por isso, temo que outras reformas, como a administrativa sejam aprovadas da mesma forma que o governo vai mandar para a Câmara dos Deputados. Na minha opinião, o governo ainda vai liberar muito dinheiro aos parlamentares.
Se sustenta porque foi na onda do antipetismo, prometeu armar a população com ódio ao PT , prometeu o documento que pode matar por fortes emoções a legítima defesa , essa basta colocar pólvora na mão do defunto pronto , era tudo que os ricos da elite podre queria é esse o pacote para se manter no poder ! Não produziu nada para o Povao ! Nada fez para as universidades , nada faz ! Que o Queiroz fale , e os milicianos vizinhos no condomínio presidencial , eles nada sabe , apenas vizinhos
No futuro, este (des)governo será reconhecido como bozo, o prévio. Está caído de véspera: pelas inusitadas circunstancias pelos quais foi eleito; pelas trapalhadas que a milicada se envolveu, através de conspirações de irmandades obscuras, oriundas de obscurantismos medievais, nas quais se envolveram no sub-mundo judicial de corporações de medíocres; pela revelação de laranjais de baixíssimo clero ancorado no bas-fond do crime organizado; enfim, na podridão rasteira de pretensas “elites” do poder.
Esse (des)governo será explodido por inércia. Salve-se quem puder.
A China vai arrancar desse despreparado o q puder.
Trump vai ficar com cara besta
O governo bolsonaro não existe. O que existe, desde janeiro de 2019, é uma campanha permanente e virulenta pela reeleição (ou pelo golpe) presidencial de 2022.
Eu duvido muito que ele não cumpra o mandato, porque não foi só ele e seu governo que explodiram. O ódio também não para e é capaz de ressurgir a cada pequena explosão. Somos o país de uma esquerda que não sabe ser esquerda, pior, que não sabe o que é esquerda. Vivemos na dependência da articulação de um único homem que, se errar, fará explodir novamente o ódio e, se acertar, bom, se acertar espero que suas leituras o tenham esclarecido do que é estar verdadeiramente à esquerda do espectro político e ideológico.
Por enquanto me sinto no Bolsonistão.
Porque só tem post a favor do site ?
Engraçado eu vejo o país melhorando muito.porque pessoas acham que alguns tem que viver das benesses do governo sem trabalhar, 15 anos no poder e vejo que não melhorou nada.