Os militares estão diante de um impasse e de uma vergonha inéditos.
Seu comandante-em-chefe foi para a porta se seu Quartel-General pregar o golpe contra as instituições, em meio a faixas que pregavam a intervenção militar, o fechamento do Congresso e do Supremo e a volta do AI-5.
Se considerarem que lhe devem obediência nesta aventura, vão ter de atirar o Exército brasileiro numa posição que poderá levar a uma ruptura impensável nas cadeias hierárquica.
Não há, é evidente, uma situação mundial que permitir o estabelecimento de um regime autoritário de natureza paramilitar.
Não existe apoio político para uma aventura deste tipo, exceto de meia dúzia de desqualificados e de algumas centenas fanáticos alucinados e pastores picaretas.
O que se exige do exército é a capitulação ao golpe.
Aceitar serem conduzidos a uma derrota massacrante por um ex-capitão psicopata e estão mergulhados até a medula nas estruturas de governo.
Os comandantes das três Forças, sabidamente desconfortáveis com o que está acontecendo, estão pressionados em pinça, pela gerontocracia militar que se encarna no general Augusto Heleno, com seu caquético “foda-se” às instituições, e uama baixa oficialidade e tropa alucinadas pelo bolsonarismo miliciano.
Permitiram, contra todas as advertências, que Jair Bolsonaro ingressasse no alucinado caminho de defender a aventura contaminante em meio a uma pandemia devastadora.
Poderiam tê-lo detido, dizendo que não apoiariam esta loucura, mas não o fizeram e contribuíram ativamente para que ele demolisse o que restava de atuação técnica no combate à doença.
O novo dirigente da Saúde, Nélson Teich, mal entrou virou uma boneco de corda, que repete mecanicamente obviedades , exibindo atrás de si a figura sinistra do presidente, sem dar uma palavra contra as atitudes temerárias do chefe.
Hoje, por todo o país, numa clara evidência do que o bolsonarismo quer arrastar as Forças Armadas para esta loucura, as manifestações dos zumbis fascista foram marcada em frente a instalações militares.
Pode até ter sucesso momentâneo um putsch de um autopretendido Führer tupiniquim. Mas não se sustentará, é óbvio, por falta de apoio aqui e lá fora. Nem mesmo Donald Trump poderia socorrê-lo.
Ou o Exército encontra uma forma de livrar-se do personagem que inventou – um paraquedista indisciplinado, que faz o que sabe, até por instrução: demolir pontes, sabotar, atacar pelas costas e desprezar a defesa da vida – ou, por ele, será arrastado para a derrota humilhante.
29 respostas
Por incrível que pareça, quem pra mim disse a frase mais interessante, em resposta ao presidente bandido, foi o lamentável Barroso. “Só pode querer intervenção militar quem perdeu a fé no futuro e sonha com um passado que nunca houve”. Infelizmente no Brasil há milhões que pensam que bom era no tempo da ditadura, porque esse discurso foi propagado durante décadas. Eu não aposto um centavo na reação do povo brasileiro a um golpe.
Reação como, com essa pandemia ameaçando nossas vidas? Como o povo vai para a rua protestar? Não acho que a maioria seja saudosa da ditadura. Só esses loucos bolsonaristas.
Concordo, Bolsonaro virou boneco do posto!!
Vai ficar no “deixa disso”. Afinal, os militares já ocupam o Planalto e tutelam o bobo-da-corte com a faixa presidencial. É mais ou menos aquela piada de que não tem como ter golpe nos EUA porque lá não tem embaixada dos EUA.
O golpe não foi, o golpe está sendo e já é ditadura.
E segue o desmonte.
acessos de tosse durante o discurso, será aquela gripezinha??
O Egito é aqui.
Eu não entendo essas expectativas sobre o “alto” comando….
Eles são dessa mesma fuleragem bolsonarista. Gente burra, tosca, truculenta…
Planalto está apinhado deles…
Que tipo de pessoa apadrinha alguém tão baixo e vil como Boçalnato?!
Que tipo de pessoa que topa participar de um governo fascistóide e terraplanista?!
Esses caras estão no mesmo lodaçal moral/intelectual de weintraub, damares, moron, velez, ernesto araujo, salles, osmar terra, guedes, onyx…
https://uploads.disquscdn.com/images/b13de50db0d452a053a8bf3d352a0724cfb0145691af59737e617651bc3c7fba.png
https://uploads.disquscdn.com/images/f94e96c26c2b2c1671d08740a3053efc590f7f2e1c711af8875a6dce4a201bec.png
https://uploads.disquscdn.com/images/6372c297b274f9e5c63933ef908455f92db06d69ee3b1978c7320b21d40d9a78.png
https://uploads.disquscdn.com/images/19799b8bfa7dc9b61fab302db5680535efb9c410daba96fb946d2dfd338e1a88.png
E não é só com alto comando, é com o baixo também, um bando de milicianos cretinos, dessas Forças Armadas não se salva nada. Na melhor das hipóteses “um bando de come e dorme”.
Se houver golpe ele emplaca e viveremos novamente -e tranquilamente- sob uma ditadura. Porque somos um povo de covardes.
Não acho que somos covardes, somos sem meios. Como enfrentaríamos forças armadas, polícias civil, militar, federal, rodoviária? E as milícias? E o STJ, STF e todo o resto do judiciário, que até agora arquivou denúncias contra bolsonaro ou mandou para o auxiliar bolsonarista pgr analisar? E como enfrentaríamos trump, que deve ser o cabeça do golpe?
Não somos um povo de covardes. Não tente disseminar essa ideia absurda.
meu caro,pare de sonhar ,se a realidade,a podridão que nos domina,a insanía que exerce o poder,não fez esta massa reagir,é porque somos COVARDES.
Reconhecermos a nossa identidade é o primeiro passo necessário para que mudemos ela.
Quem sabe só assim,nos reconhecendo e sentindo VERGONHA por isso,viremos um POVO,e matemos o cão raivoso.
meu caro,pare de sonhar ,se a realidade,a podridão que nos domina,a insanía que exerce o poder,não fez esta massa reagir,é porque somos COVARDES.
Reconhecermos a nossa identidade é o primeiro passo necessário para que mudemos ela.
Quem sabe só assim,nos reconhecendo e sentindo VERGONHA por isso,viremos um POVO,e matemos o cão raivoso.
Alecs, me desculpe, mas vou te contradizer e reafirmar o que digo há pelo menos uma década: no Brasil vive um CIDADÃO DE MERDA, com ZERO noção de cidadania, se ele estiver “salvando (ou garantindo) os seus” ou “levando vantagem em tudo”, o resto que se foda, como diz o general-de-bosta Augusto Heleno. Vive aqui um CIDADÃO DE MERDA que, pela ignorância e desinformação, ou pela miséria mesmo, não encara o burocrata que o atende mal no guichê e diz prá ele que PAGA IMPOSTOS E O SALÁRIO DE QUEM O ATENDE MAL, que continua sendo agredido pelo Estado com uma PM que bate em trabalhador e corre, cagada de medo, de bandido, quando não se associa a ela. Vou parar de citar exemplos porque doem na minha alma septuagenária. Sonho e torço por uma revolução à moda francesa, com o uso de centenas de guilhotinas cortando cabeças(tem milhões de cabeças para cortar). Mas, infelizmente, acho que vou morrer sem assistir a isso.
Não passamos a limpo a escravidão. Cedemos a todas as ditaduras que apareceram. Não punimos os torturadores nem os militares golpistas. Permitimos o golpe de 2016. O Bolsovirus cometeu uma pilha enorme de crimes durante seu mandato (e fora dele). Nada fizemos com as denúncias de corrupção nas lava-jato. Estão destruindo a Amazônia e dizimando a população indígena e matando ativistas. Acabaram com nossos direitos trabalhistas e previdenciários. Destruíram a Petrobrás e estamos aqui discutindo se a próxima ditadura se consolida ou não. Somos o que?
estão completamente perdidos. Os militares receiam o golpe porque temem a crise, a repercussão internacional e principalmente a lei que fhcê aprovou onde autorizava uma intervenção militar estadunidense caso houvesse um golpe militar. Em fim, mesmo que seja a mando do patrão do norte, a pressão por um conflito contra a venezuela será insuportável. Vão ter que abrir duas frentes uma interna e outra esterna.
A interna até que é moleza … mas a externa.
Os Gorilas brasileiros ( com todo o respeito aos Gorilas africanos ) tomaram liçoes com Olavo de Carvalho, na Escola Superior de Guerra….
De onde pouco se espera , daí mesmo que nada vem !!!
O que os diferencia dos Gorilas Africanos é que eles são da espécie Gorilas Verdes-Oliva Assassinos. 1964/ 1985.
Todos insistem em achar que as FA tem algum comprometimento com o país, nunca tiveram e nem terão. São os eternos lambe saco dos EUA.
São GOLPISTAS por vocação e NUNCA tiveram qualquer apreço pela Democracia. Outra coisa, ainda não se livraram do revanchismo e do ódio por terem sido expulsos como cães sarnentos pelo povo em 1985. Este revanchismo e este ódio se traduz atualmente no apoio ao Louco Assassino que ora “preside” o país.
BOZO APOSENTOU com 33anos de idade sem motivos. BOZO corrupto e exército corrupto.
General Heleno condenado pelo tcu por improbidade administrativa ou seja corrupção em 2013. Avião presidencial do Bozo traficando cocaína. Belo futuro
Pagamos forças repressoras não para defender o país e seu território, mas sim para massacrar o próprio povo….
Num momento como este os editores, jornalistas, articulista e colunistas dos blogs que se auto-intitulam “progressistas” devem mandar “a real” para essa corja militar, pois o golpe, o governo e o Estado Brasileiro são deles desde 2016. Sem o apoio e orientação dessa milicalha golpista, vira-latas e entreguista, os Bozo-milicianos não durariam 6 meses no poder.
Sem contar que a percepção que passam para parte significativa da população,é a de que são um bando de traidores da pátria uniformizados.
Há mais de quarenta anos vizinho do setor chamado SMU ( setor militar urbano ) , foi a primeira vez que vi uma manifestação política em frente ao Quartel General . Área controlada nos dois sentidos e nos finais de semana e feriados famílias param em frente para tirar fotos sem nenhuma aglomeração .
Me parece realmente coisa arrumada , ali é área de militares da ativa e não um clube militar de generais de pijama . A segurança foi avisada que o presidente iria lá fazer um discurso ? .
“Um” general vir a público dizer ” muito ao contrário do presidente ” . Está me parecendo mais um ” ensaio para o golpe ” . Caso contrário está aberto mais um lugar para manifestações populares .
E pensar que um dia, há muito tempo, pretendi ser militar…
calma gente! não se trata de covardia não, os covardes são eles. Não temos armas, munição, treinamento, organização, mídia. Não temos nada! só de assumir publicamente nossa posição política já é em si um ato de resistência e heroísmo. Estamos fazendo o máximo que podemos que é disseminar informação e desbaratar fake news. Entre eles só hà medo e tormenta, e em algum momento isso pode ficar insuportável. O que a gente precisa é se organizar para estabelecer diretrizes para um diálogo no momento certo.
Essa questão da escravidão nunca vai avançar enquanto a verdade não for aceita. No Brasil o pior e mais cruel escravagista é o próprio escravo, não por que ele gosta de se-lo, mas ele banaliza a ideia ancorado na possibilidade de estar do outro lado, e nisso a maioria morre escravo pressupondo estar (livre) pra poder ser opressor. Isso está associado à falta de pensamento coletivo e identidade nacional e também à cultura e doutrinações estabelecidas, enquanto isso a esquerda ataca as pessoas/consequência e não a causa.