Estupidez ou “inteligência pura”?

O ministro José Eduardo Cardozo é um sério problema para o governo Dilma.

Sua cegueira política chega a ser algo perigoso.

Sérgio Cabral pediu o apoio do governo federal – desnecessário, de todo – para garantir a segurança da realização do leilão de Libra.

Mas, se o governador pediu, natural que o Governo forneça.

Discreta, moderada e parcimoniosamente, porque é duvidoso que a ordem pública esteja ameaçada.

Daí a fazer um carnaval com isso, como faz o Ministro da Justiça são outríssimos quinhentos.

Ontem, ao contrário do que vem ocorrendo em outros casos, a manifestação dos petroleiros foi pacífica e todos sabem que a razão real da greve da categoria é a reivindicação de reajuste salarial de 16%, o dobro do que está sendo oferecido pela empresa.

Mas o que fez José Eduardo Cardozo, com a ajuda luxuosa do general José Elito, aquele que convidou a imprensa para visitar a “sala secreta” da Abin?

Convoca a imprensa para anunciar uma operação espalhafatosa, desproporcional – 1.100 homens – quando o protesto de ontem reuniu meros 100 participantes – e, pior ainda, provocativa.

Porque o que é melhor para um irresponsável ou agente provocador, como tantos que temos visto desmoralizarem as manifestações legítimas (e a manifestação contra o leilão é legítima), do que a oportunidade de arranjar um confronto com o Exército, como tentaram no Sete de Setembro?

O Governo – porque Cardozo, infelizmente, é a voz do Governo na questão de segurança – está jogando de bandeja a possibilidade de um incidente que empane o que deve ser um momento de afirmação do país e da Petrobras como sua ferramenta de progresso e independência energética.

Até porque se o leilão produzir um resultado diferente disso, não adianta Exército nem Força Nacional de Segurança, porque a depredação do patrimônio público ocorreria de forma muito mais grave do que com algumas vidraças, mas com imensas jazidas de petróleo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

53 respostas

  1. Inteligência pura! Só não sei se é dele ou de quem o colocou no cargo?
    Sou capaz de apostar que esse Homer Simpson ainda acabará sentado em uma cadeira do STF.
    A PF nunca foi tão apática como hoje é e quando se move ainda é para marcar gol contra.
    A sorte da Dilma é que a oposição está em frangalhos.

    1. Vc conheceu a PF na era FHC?
      Ganhavam fortunas e apenas bola cantada da CIA nos Aeroportos…
      Me ofende comparar QUALQUER policia federal com a da era FHC…
      Quem colocava gasosa nas viaturas eram os delegados… senão não havia operação…
      piada né??? Mas não é!!!

  2. Brito, o Zé quer é dar motivo pro PiG bater no governo. Ele, Hibernardo e a ex-Globo na SeCom formam o tripé global no governo Dilma.

  3. Em 2010, a Dilma disse que queria nosso voto porque o Pré-Sal corria sério risco de ser privatizado caso o Serra ganhasse. Passado, mais de 2 anos e meio para a nossa surpresa quem está privatizando o Pré-Sal é a senhora presidenta Dilma. Dizer que Leilão não é privatização é achar que nós somos burros. Por acaso, alguém já viu no Brasil alguma concessão voltar ao poder público ao seu final. Sem contar o valor irrisório desse Leilão face à riqueza quem tem nesse Campo. Pelo andar da carruagem o Estado só vai restar no papel porque tudo está indo parar nas mãos da iniciativa privada. Acabou o discurso do PT contra as privatizações do PSDB porque afinal os dois partidos se igualaram na agenda neoliberal.

    1. Cara, vai se informar melhor sobre o mecanismo deste leilão, antes de ficar repetindo feito papagaio o discurso vazio do PSTU.

      Sugiro que comece por ler os artigos do Fernando Brito aqui no Tijolaço, explicando como este leilão vai funcionar, e porque a Petrobrás tem 99% de chances de vencer o leilão (provavelmente em consórcio com os chineses).

      O que você chama de “valor irrisório” de 15 bilhões de reais é o QUE MENOS IMPORTA.

      Além desses 15 bilhões, que são um valor FIXO, o consórcio vencedor precisa oferecer ao governo federal uma PORCENTAGEM do valor arrecadado com a venda do petróleo extraído, pelo tempo que durar o contrato de concessão. Qual porcentagem? Adivinha só: vence o leilão o consórcio que oferecer para o governo a maior porcentagem. ESSE é o critério definido para determinar o vencedor do leilão.

      E só pra esclarecer: essa porcentagem contratual não vai ter nada a ver com os royalties. É um valor EXTRA, além dos royalties que já são obrigatórios por lei.

  4. tá cada vez mais difícil votar na dilma no ano que vem e não venham me tratar como troll, sou eleitor do lula desde que voto e leitor atento do fernando britto……..mas tenho massa encefálica própria e não concordo que a presidenta deva colocar o exercito na rua contra o povo, o simbolism odisso é mto duro

  5. É mais um tucano, junto com o Pallocci e o Suplicy, no PT. Ontem, em um evento do aniversário da Constituição, o Zé foi cumprimentar o FHC – só faltou beijar a mão – só para as TV’s filmarem e os tucanos se vangloriarem que até os petistas ‘respeitam’ o dito cujo. Pode até cumprimentar, mas não precisa ir lá na mesa onde o FHC está sentado.

    1. E como é que não ganha?

      Quem é que poderia oferecer ao governo um percentual maior do petróleo extraído do que a Petrobrás?

  6. A culpa agora é do Cardoso?
    NÂO MESMO
    A CULPA É DA DILMA!
    A culpa é DO PT que está se tornando no PC soviético isso sim!
    Persegue a liberdade de expressão, cerceia liberdades e implanta uma ditadura!
    CHEGA! FORA PT!

    1. Nossa! Nunca vi tanta imbecilidade! Com esta oposição medíocre e ignorante fica cada vez mais fácil ganharmos desta direita.

      1. a falta de boa vontade para tratar a opinião divergente demonstra uma tremaenda falta de segurança. o desabafo do alexandre tem sua razão, vejamos: leilão de libra se utilizando de aparato represivo, paulo bernardo, retomada da escalada de juros do mantega, desindustrialçzação e desnacionalização da nossa economia e muito mais.

    2. O PC soviético era um partido único , aqui há vários partidos com eleições regulares , e inclusive com chance da oposição que vc tanto admira retornar ao poder ,até hoje não vi nem o globo nem o Estado de são paulo serem censurados ,pelo contrário recebem verba publicitária do governo como qualquer outro órgão de imprensa.As eleições são livres em todos os níveis e haverá eleições ano que vem, já nos EUA e Inglaterra países que pelo seu comentário vc deve admirar , jornalista são presos , e populações e governos são espionados, seu comentário não passa de um comentário , antiquado da guerra fria.Não somos uma ditadura ,não somos URSS , porque temos eleições e iniciativa privada. Já os EUA e Inglaterra sim estão mais próximas de uma ditadura , o seu comentário é raso pobre de analise como todo comentário de extrema direita.Só raiva e rancor.

  7. Não sei não, desta vez acho que não se pode avaliar com tanta simplicidade. Com ou sem aviso do José Eduardo, existe sim um grande risco. A turma da direita não está brincando, o projeto Black Bloc tem muita coisa além dos idiotas que compõem a massa de manobra. É preciso cautela, mas o confronto é inevitável. Lamentável é a atuação dos órgãos de inteligência (existem ?) e de comunicação (serve pra alguma coisa ?).

  8. Ora bolas, não adianta falar, pedir, implorar pra Dilma defenestrar esse tucano vagabundo do governo.
    Há uma grita geral nos blogs (e silêncio no PIG, óbvio) para que esse sujeito desapareça, mas a Dilma faz ouvidos moucos e mantém a corja de Cardozos, Bernardos, Chagas e Elitos intocados.
    Paciência. O diabo é que reeleita Dilma, a canalha golpista instalada nos ministérios e secretarias vai continuar…
    Merecemos isso?

  9. E ele não é um dos “Três Bananas”?
    A Dilma,que o segura, tá virando dona de quitanda.

  10. Desde que entrou só faz isso. Toda área do MJ, em especial da segurança, esta afetada pela total falta de capacidade de executar um trabalho que melhore o Brasil. Mas não adianta falar. Ainda bem que ele esta metendo os pés pelas mãos noutra área que não polícia. Porque, caso isso não ocorresse, diriam que é choro de polícia.

  11. Acho corretíssimo enviar o Exército para garantir a segurança este leilão.

    O risco não é apenas a violência dos “black blocs”. O rico é também de ataque terrorista “false flag” promovido pela CIA, que está desesperada para cancelar o leilão.

  12. Fernando,

    Você atuou dentro do governo Dilma. Nos explique por que ela insiste com este cara?

    Você tem que saber de algo que nós não sabemos.

    Saudações…

  13. Vou pela inteligência e muito inteligente,infelizmente todo o governo de esquerda , abre o flanco num setor , ou em uma pasta para a direita , que desmoraliza ,vide o chefe de segurança de Getúlio nos anos 50 e o caso mais dramático Pinochet chefe do Exercito no governo Allende , essas pessoas quando não participam de golpes , com seus atos procuram desmoralizar os governos de orientação de esquerda e popular .

  14. Bem Sr. Paulo Moreira Leite, sobre a existencia de armas químicas no Iraque a certa altura o Sr. afirma que “Se isso não era verdade, como se demonstrou,” vamos esclarecer que não se comprovou a existência do volume que se imaginava mas foram encontradas: 1,77 ton de urânio enriquecido; 1500 galões de agentes químicos usados em armas; 17 ogivas quimicas com ciclosarina (5000 vezes mais mortal que o gas sarin); bombas de gas mostarda e sarin e 1000 materiais radioativso em pó, prontos para uso.

  15. Gente, desde o início a Rússia foi quem propôs o melhor negócio nesta concorrência. Até agora não entendi o porquê de não termos fechado o negócio na hora! Transferência total de tecnologia, software, construção de turbinas, túneis de vento, construção em solo brasileiro na segunda fase de entrega. Alguém poderia me explicar?

  16. Gente, desde o início a Rússia foi quem propôs o melhor negócio nesta concorrência. Até agora não entendi o porquê de não termos fechado o negócio na hora! Transferência total de tecnologia, software, construção de turbinas, túneis de vento, construção em solo brasileiro na segunda fase de entrega. Alguém poderia me explicar?

  17. Dá tristeza e raiva imaginar a possibilidade de, em sendo reeleita, a Dilma mantenha estas antas citadas, bernardo e zé cardoso no ministério. Dá uma preguiça de fazer campanha.

  18. O eterno presidente LULA vai direto ao x da questão. Por isso ele é tão admirado por muitos milhões de brasileiros (as) e tão odiado por alguns milhares de outros (as). A inveja que a elite brasileira tem da sua pessoa, faz com que a direita radical tente de todas as formas plantar este ódio nessa juventude que ainda não faz ideia das injustiças sociais que existiam no Brasil e que ainda não acabaram, mas que vem diminuindo sensivelmente nos últimos dez anos. Se Deus quiser, no próximo ano reelegeremos DILMA, para o bem do Brasil e dos brasileiros (as).

  19. A informação sobre o leilão não está clara. Quando se fala em participação mínima da Petrobrás de 30%, não quer dizer que a parceira será dona de 70% do petróleo retirado.

    A estrangeira terá no máximo 70% do lucro com o serviço de extração. A parcela de petróleo da União é de 65% no mínimo, sobrando, no máximo 35% para as empresas que fazem a extração.

    Como o governo é dono da metade da petrobras tem ainda 15% dos 30% mínimo dela, ou seja, o governo sai com 65% + 15% = 80%.

    Desses 80% tira-se os custos de extração e acrescenta-se os impostos. Resultando em valores equivalentes. Devendo o governo ficar com algo próximo de 80% do petróleo. O que é ótimo.

  20. Quando interessava aos países ocidentais manter boas relações eles fizeram isso. Basta ver como foi a relação nos anos gloriosos do capitalismo pós segunda guerra-fria. Caído o muro, a realidade. A China pode ser boa agora, ela precisa, mas e, depois?

  21. Quando interessava aos países ocidentais manter boas relações eles fizeram isso. Basta ver como foi a relação nos anos gloriosos do capitalismo pós segunda guerra-fria. Caído o muro, a realidade. A China pode ser boa agora, ela precisa, mas e, depois?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *