Quaest confirma vitória de Lula no 1° turno

A pesquisa Genial/Quaest divulgada agora cedo confirma o que apontou o Datafolha. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 46% dos votos totais e 53% dos votos válidos, no cenário com todos os nomes pré-lançados pelos partidos.

Na média dos cenários pesquisados, Lula vai a 47% e Bolsonaro fica em 29%, números praticamente iguais aos do Datafolha.

Se houvesse um segundo turno, a vantagem de Lula, segundo a pesquisa, subiria para 54% do ex-presidente contra 32% do atual. Nos votos válidos, isso daria 62,8 para Lula, contra 37,2 para Bolsonaro.

A pesquisa revela outros números interessantes: 38% dos eleitores de Ciro Gomes admitem votar em Lula para resolver a disputa em primeiro turno. A taxa de rejeição do candidato do PDT, cresce e vai a 55%, 5% abaixo da de Bolsonaro. Lula permanece com 40%.

Para 63%, a economia piorou no último ano, contra 15% que acham que ela melhorou e, segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, “para piorar, Bolsonaro enfrenta o candidato cujo governo é tido por 62% dos eleitores como o melhor da história recente para fazer seu salário ter mais poder de compra. Ou seja, até eleitores adversários reconhecem que o salário valia mais durante o governo Lula.”

Há também um número para calar a história de que o “antipetismo” é insuperável. Perguntados sobre o que mais temiam nas eleições, 52% disseram ser a continuidade de Bolsonaro, ante 35% que temem “a volta do PT”. Só 5% responderam as duas opções, mostrando que o “nem-nem” só exista mesmo na mídia.

A pesquisa foi realizada entre de quinta a segunda-feira, com 2000 entrevistas presenciais domiciliares e abrangeu 120 municípios. Tem margem de erro de 2 pontos percentuais, 95% de nível de confiabilidade e foi registrada no TSE sob o número BR-03552/2022.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *