Reproduzo mais um instigante artigo de Maurício Dias, da Carta Capital.
O timoneiro do golpe
por Mauricio Dias, — publicado 11/07/2015 08h56
na Carta Capital.
A memória nacional não esquecerá a pregação conspiratória de FHC, repetida pela oposição e aplaudida pela mídia dita isenta e imparcial
A primeira lenha atirada no fogaréu já existente está no discurso paroleiro de Fernando Henrique Cardoso, o timoneiro do golpe: “O governo Dilma perdeu a credibilidade”
Da convenção do PSDB, realizada em 5 de julho em Brasília, saiu a palavra de ordem de orientação aos partidos oposicionistas, com a finalidade de abalar ainda mais a situação política e econômica do País: botar lenha na fogueira e criar um clima de crise insuperável para forçar o impeachment da presidenta Dilma.
Assim o golpe foi anunciado. Mas será consumado? A primeira lenha atirada no fogaréu já existente está no discurso paroleiro de Fernando Henrique Cardoso, o timoneiro do golpe. Com as mãos no leme o ex-presidente sentenciou: “O governo Dilma perdeu a credibilidade”.
Desqualificar a capacidade da presidenta de governar é um achado malévolo premeditado pelo ex-presidente. Nessa desqualificação está embutido o preconceito da suposta fragilidade da mulher para exercer o poder. É o impulso machista movendo interesses políticos sombrios. Que no futuro ele não repita, como fez no passado, o pedido para ser esquecido pelo que faz no presente.
A oposição pode ser dura. Não pode ser irresponsável. Mas foram irresponsáveis os discursos radicais dos tucanos. Disparados na convenção do partido, deduzem que Dilma não vai concluir o mandato conquistado democraticamente nas urnas. Será derrubada antes.
Esse pessoal tem mais ousadia do que coragem. Entre a teoria e a prática há um abismo.
Embora todos os golpes se pareçam, há sempre, entre eles, um diferencial. O de agora é expressivo. Para o pesar dos oposicionistas não há tropas à disposição. A crise está circunscrita ao golpe, sem tropas nas ruas. Assim, só restou à oposição cuspir fogo.
Aécio Neves avançou contra o governo com a violência de noviço excitado. Ele chegou, por exemplo, a antecipar o triunfo da conspiração em marcha. Falou, sem marcar data, que o desfecho ocorrerá “talvez mais breve do que alguns imaginam”. Na sequência, cometeu um erro marcante ao dizer que perdeu as eleições “para uma organização criminosa”. Dessa forma, desqualificou o voto do eleitor contrário a ele.
Para o impetuoso mineiro, “o grupo político que está aí caminha a passos largos para a interrupção” do mandato de Dilma. Ele, por fim, tropeçou e caiu no buraco. Tomado pelo delírio, deixou escapar a frustração que carrega no peito após a derrota eleitoral. Em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, autonomeou-se “reeleito para a Presidência da República”. Ele queria fazer referência à recente convenção tucana que o reconduziu à presidência do PSDB.
Também obcecado, o ex-presidente FHC antecipou-se e carimbou o destino do objetivo: “Estamos prontos para assumir”.
Como os tucanos esperam para voltar ao poder poucos meses após a derrota pelo caminho democrático? Com o golpe. Dilma cai e eles assumem. Parte desse claro enigma está no artigo publicado pelo timoneiro do golpe, em O Globo: “… Espera-se que (as oposições) reiterem não ter o propósito antidemocrático de derrubar governos, mas tampouco o temor de cumprir deveres constitucionais, se os fatos e a lei assim o impuserem”. Adaptado aos fatos políticos, o trecho de conhecida poesia de Vinicius de Moraes seria declamada assim: ele espera fingindo, fingindo que não espera.
19 respostas
Já enchi o saco de repetir: se a esquerda não levar pras ruas multidões de milhão pra cima e mostrarem que estão dispostos a resistir vão levar o golpe e voltar 100 anos na historia em beneficio da incompetencia paulista. Nas “eleições” seguintes teremos que consultar o moro o gilmar dantas e os meganhas da policia federal em quem eles deicam votar. Como a classe media nao tem vergonha na cara aparentemente e isso que vai acontecer. Dane-se enchi o saco.
Miguel, este ato falho (nem tento) “Em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, autonomeou-se “reeleito para a Presidência da República”.” , foi para rádio Gaúcha de Porto Alegre. Salvo que ele esteja repetindo este ato falho Brasil a fora. Aí é caso para internação.
Junte-se a este, mais um: “Nós, cariocas”… Nós, cariocas? Os cariocas morreram de rir. Fazer o quê?
FHC, com suas idiotas declarações, incluindo aquela de que serviria ‘qualquer um’ que vencesse o PT, está prestes a ter a sua mais nova e imbecil criatura aliada contra ele e seu partideco. O Absolutismo de Cunha que investe agora em reduzir as fiscalizações do TSE e a reduzir multas por crimes passados e futuros, demonstra que já temos uma monarquia em andamento. Lembram do “Estado sou Eu”? Pois é, Cunha está prestes a se tronar o Estado, demolindo o Estado de Direito que antes havia (ou o pouco Estado de Direito que ainda vigorava, sejamos justos). E chamam isso de Parlamentarismo.
O velho boquirroto não foge ao drama de sua história: trair. Traiu o amigo, na apropriação de trabalho intelectual;traiu a política, com o abandono da história política que interpretou até chegar ao poder e finalmente trai a democracia (dizem que tem outras traições, mas estas são pessoais), com a sua proposta golpista. É um sujeito desprezível
FHC não aprende, senta na cadeira antes da hora.
FHC, o maior sabujo já produzido neste país.
Será que esta esquerda estaferma consegue se unir pra aprontar um panelaço monumental caso o canalha do eduardo cunha insista mesmo em fazer pronunciamento na televisão? Será que pelo menos isso???
Aecio autonomeou-se reeleito presidente da republica, delirio mistura-se com fatos reais, e caso para psiquiatria ou… Psdb todos machistas, tem necessidade de se auto afirmar, todos sem excessao nao tem capacidade de governar o Brasil, o FHC o presidente estroina nao fez nada, quebrou o Brasil tres vezes, vendeu o que pode como disse Delfin vendeu as joias da familia, e deixou divida foi ridicularizado por Clinton na reuniao do FMI.( pesquizem e verao ) o Aecio acabou com Minas etc etc etc, Alkimin deixa Sao Paulo sem agua e aumenta agua (precisa dar lucro aos investidore) a eletropaulo e o golpe dos governadores do psdb. Muito bom Mauricio Dias desqualificar a presidente, isso e proprio da pequenez de FHC e psdb sao incapazes e nao reconhecem os meritos da Dilma, todos juntos nao dao uma Dilma
O verdadeiro cabeça do caos nacional, chama-se Aloysio Nunes, por que será que ele anda se escondendo?
tem noticias, tem gente perigosa, tem anselmos.
Alo, funcionarios da petrobrás, do BB – voces estao esperando o que? a guilhotina?
Mexam-se, comecem sua vaquinha e tomem consciencia de seus direitos. do perigo e de seus objetivos minimos.
A tal abin naõ tem minguem para se infiltrar, filmar e apurar sililogsamente nos locais adequados?
voces nao querem que, eu, leigo total no assunto lhes de as coordenadas elementares, querem?
FHC, político vagabundo da melhor qualidade.
Miguel, eu acredito que nós (abismo entre a teoria e a prática) com a nossa maioria, com a nossa força, com as nossas legítimas razões e direitos, temos todas as condições nos libertarmos da paralisia provocada pelo insistente grito que a direita golpista produz. Precisamos sair dessa inércia, ir para o debate, trabalharmos intensamente para gritar mais alto em todos os debates, nas entrevistas, em publicidades, viagens e outros. Temos que exigir e deixar bem claro, que as nossas conquistas trabalhistas e sociais são patrimônios inegociáveis, seja com quem for. Além disso, devemos nos empenhar ao máximo para atingirmos um grau satisfatório para a nossa sobrevivência, prevenção e conforto. Tudo depende de nós e, se quisermos, saberemos facilmente identificar o lado onde se encontra a hipocrisia e a ofensa a nossa inteligência e o outro lado onde se respeita a nossa dignidade e onde nos ampliam as oportunidades para o conhecimento e o desenvolvimento.
Tem uma turma ( tucanos,vários políticos, jornalistas e pseudo-jornalistas), ue entraram para história como os traidores da nação, eles são de deixar Silvério dos Reis ,ruborizado.
A história está repleta de traidores ordinários, o Brasil não é exceção…
Gente, enquanto ficam falando de véio gagá HC, o desgraçado do cunha vai fazendo as dele até no TSE. É como se a figura nefanda do FFHHCC fosse para despistar e desviar o assunto. É grave e é golpe que chega de todo lado.
Humilhado e desmoralizado. Ninguém acredita em traidor da pátria.
O que vai ficar para história é que um ex-presidente tentou tomar o poder através de um golpe, um candidato derrotado foi até as ultimas conseguências para tomar o poder mesmo derrotado nas urnas, um outro ex-candidato sem possibilidade de ser candidato conspira o parlamentarismo e um futuro candidato, com ajuda da mídia, responsável por uma crise hídrica que ninguém, quer ver e noticiar, pertencentes a um partido já sem representação nacional, mas com um apoio absurdo da mídia. Elegeu um idiota para presidente do camera dos deputados, que esta fazendo de tudo para se auto promover.
Uma amiga minha, norte-americana e brasilianista (com “s”), disse-me que gostaria de questionar o Diálogo Interamericano. Com todo este viés golpista, agindo como timoneiro da sórdida aventura (Mauricio Dias na Carta Capital), como o Dialogo mantém FHC na condição de seu presidente de honra, hein, Mr. Hakim?