Leio muitas bobagens – parte delas bem intencionadas, até – que atribuem o drama que atravessamos aos “caprichos” de Lula em querer manter-se candidato e de não ter reconhecido que Ciro seria candidato mais bem sucedido na disputa.
Outros dizem que “faltou autocrítica” ao PT pelos desvios de conduta de alguns de seus integrantes, numa visão de um imaginário “leninismo católico”, numa visão de que o arrependimento produziria a epifania da verdade e a conversão às boas políticas.
Não nego nem a uma nem a outra atitude importância na política, mas jamais as vejo quando distancio o olhar para o panorama histórico.
A presença de alguém como Jair Bolsonaro como símbolo e líder da direita brasileira não é um acidente provocado pela “teimosia” de Lula ou porque alguns picaretas do PT e de outros partidos abocanharam dinheiros públicos.
Bolsonaro é um produto, antes de tudo, da degradação da elite brasileira, que não consegue mais produzir valores minimamente civilizados capazes de sustentar o seu “não-projeto” para o país, o qual se resume, faz tempo, apenas na predação de nossas riquezas e do fruto do trabalho de nosso povo, na qual buscam ser os gerentes do entreposto.
Ou, no que, em uma palavra, se reduziu a economia: “O Mercado”.
As extensões burocráticas desta elite, as classes médias ligadas à burocracia estatal e privada sofreram, igual, este processo de degradação. E isso se expressa, com clareza solar, em todos os campos da cultura: literatura, música, arte em geral, nos símbolos de valor e inserção social, seja no consumo mais amplo, sejam nos ícones de indumentária, pertencimento coletivo, seja nos caminhos de identificação de valor dos indivíduos.
Tudo isso aconteceu, não apenas do período dos governos petistas, mas nos anteriores, especialmente na década de 90, em todos os campos – desde os mais altos, com a substituição dos capitães de indústria pelos “gestores de capitais” quanto no caldeirão da cultura social.
Há alguns anos, nele se jogou o ingrediente final, aquele que “engrossou o caldo”: a judicialização do país, criando os tribunais da inquisição que legitimaram a mídia para promover suas fogueiras de reputação, que levaram de roldão toda a camada dirigente da política, inclusive aqueles que lhes riscaram os fósforos.
Foram para o poste em meio às chamas com o monstro que ajudaram a criar.
O drama do Brasil não foi criado pela esquerda, pelo PT ou por seus erros, mas por um processo que, afinal, na aliança entre mídia e judiciário encontrou a forma de empalmar o poder, ainda que com a mais tosca de suas criaturas.
Este é o ponto central, o resto – inclusive as opções políticas de cada corrente política que, em tese, deveriam fluir naturalmente no confronto de 2° turno – é apenas o confeito deste bolo fétido.
São longas digressões que se deve fazer e isso não cabe no momento de combate final de duas semanas contra o triunfo do fascismo. Mas é importante para que não se caia num processo de autofagia que nos imobilize na luta.
É tudo o que querem nossos adversários, que forjaram a sólida aliança da mediocridade com o fanatismo.
De nós não esperem sejamos cúmplices nisso. Vamos chamar, chamar, chamar até ficarmos roucos todos os que têm, conosco, o dever de partilhar esta luta de salvação do Brasil.
86 respostas
Brito, acabei de comentar sobre isso em outro tópico seu. Perfeita a sua análise. Os que acham que o Lula deveria abrir mão do partido lançar candidato não sabem nada de política.
Perfeito, além de não entenderem nada de política devem sofrer de uma infantilidade atrós, pois devem achar que política é feito brincadeira de criança. “Agora você já brincou demais e tem que passar o brinquedo adiante para que outra criança possa brincar”, algo impensável e completamente sem noção na política.
De tempos em tempos surgem políticos infantis e mimados que, não sabendo perder, furam a bola pra acabar com a brincadeira
Fruto do iletramento, todo mundo quer postar suas opiniões, tudo bem, faz parte do processo democrático. Mas opinião desprovida de conhecimento teórico ou mesmo empírico não passa de fumaça.
Como bem alguém definiu , SE não entra em campo.
Maravilhoso texto. Que muitos ressentidos o leiam e entendam que, como se diz no futebol, o SE não joga. Agora é fácil e mesmo desonesto ficar dizendo que assim ou assado seria melhor. O fato é que é uma tolice pretender que o partido mais POPULAR e o candidato PREFERIDO do povo, abrissem mão do compromisso com quem lhes deu esta condição, para apoiar outro candidato, porque “intelectuais” da política decidiram que seria o correto.
Antônio, planeta terra chamando. O pt não é o partido mais popular e o Lula não é o candidato preferido pelo povo. Deu uma olhada nos números do 1º turno, fazendo uma análise comparativa?
O imbecil o Pt a despeito do massacre midiático e da perseguição nazista do judiciário formou a maior bancada do Congresso!!!!! Mas como disse Mark Twain: Nunca discutas com um idiota, ele arrasta-te até ao nível dele e depois vence-te pela experiência.
Exato Fred, quando na primeira frase percebo que vão “bostejar”, nem continuo a ler.
Estou vivendo como na música do Titãs….”eu só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder”.
Acabou de provar a tese de Mark Twain.
Provou a tese de Mark Twain
Não sei se você sabe, mas o Lula não disputou o primeiro turno, porque a justiça o sequestrou. Porque será que fizeram isso ? E o candidato dele, o desconhecido Haddad, deu uma lavada no Ciro. Aahhhh não é o PT o partido mais popular ? Que descoberta a sua, então conta pra gente qual é. Kkkkkkkk
Eu é que tenho que voltar pra Terra é ? Kkkkkk
Ok, assim que Haddad vencer o Bolsonaro veremos quão popular e hegemonico é o Lula. Lula nao participou mas jogou aos 4 ventos que Haddad é Lula.
PT tem sim sua responsabilidade: quando o adversario é forte e voce nao consegue combater, enquanto outro consegue, voce errou de estratégia. E no caso errou por puro ego.
Afinal, estamos conversando sobre fatos ou sobre perspectivas? O fato é que o PT com Haddad e SEM LULA passou para o segundo turno. Contra tudo e contra todos. E Ciro foi uma perspectiva, principalmente e exaltadamente de alguns teóricos e analistas políticos. Ao fim e ao cabo faltaram votos. Votos que o PT teve, na medida exata, para impedir o fascista Bolsonaro de levar no primeiro turno, que era o que eles queriam, para fugir do confronto direto no segundo turno. É pouco coisa conseguir isso diante do massacre que viemos sofrendo desde o mensalão? Agora é hora de união de todos os que não querem o fascista no poder. E nem Ciro, nem nenhum cirista pode fugir dessa responsabilidade.
Apesar do massacre da mídia, do judiciário, do Moro, dos pastores pedindo votos em igrejas e até ameaçando, do Ciro agredindo dia sim e no outro tb, da campanha sórdida do Alckmin, do Álvaro Dias… A bem da verdade e, parafraseando Gilberto Carvalho em 2014, é um milagre ainda estamos na disputa
Não me importo com seus kas kas kas porque a manifestação é sua, não minha. É preciso ler,, entender e refletir mais: Marcos Dantas, A lição de Lenin no Conversaafiada e A voz terrível das urnas no Cafezinho de Miguel do Rosário. Este último que manifesta as opiniões acima que venho dizendo há muito tempo, contem gráficos e tabelas muito ilustrativos. O futuro congresso vai ter menos membros do pt do que atual. O pt vai ficar com o mesmo numero de governadores, alguns apenas. Praticamente todas as capitais do nordeste (creio que a Bahia foi exceção) a vitória foi de Bolsonaro. A população lulista dos eleitores sempre ficou na casa dos 30% e Haddad sequer chegou a isso.
O texto do Marcos Dantas vai bem ao ponto mesmo. A hegemonia das pautas identitárias, sobrepondo-se a questões de impacto generalizado, acabou pulverizando a esquerda, não q as pautas indentitárias não devam ter espaço, mas porque precisam ser incluídas num quadro maior, não somente na prática mas também no discurso e de forma bem inteligível ao cidadão comum de periferia frequentador de igreja evangélica. Vale a pena mesmo refletir no texto.
https://www.conversaafiada.com.br/politica/marcos-dantas-o-pt-nao-tem-mais-com-quem-falar
Mas claro q nada justifica neutralidade no momento, que fique claro, depois acertamos as contas com o PT.
Recomendo, com toda humildade, que vc procure ler e ouvir mais sobre “interseccionalidade”. Principalmente o material produzido pelas feministas negras. Leia Angela Davis (“Mulher, Raça e Classe”) e Djamila Ribeiro (pode buscar palestras desta última) para entender como essa narrativa que vc usa das “pautas identitárias” dá ingenuamente as mãos à direita que busca capturar o termo e dar um sentido simplificador e simplista. As feministas negras no Brasil e no mundo ligam capitalismo e suas formas de opressão e controle para não apenas uma questão de luta de classes, elas expandem brilhantemente o entendimento das engrenagens do poder que perfazem o capitalismo. A esquerda precisa urgentemente há décadas atualizar-se com as nem tão novas produções do conhecimento, fundamentalmente das feministas negras. É libertador.
Aplausos para o texto e para o comentário!
aplaudindo tb e no momento Antonio Passos está 13 ^ (curtidas) e preferi deixar o número do nosso candidato Haddad 13 e Lula Livre !!
Perfeita a análise meu amigo, poucas , mas sábias e cortantes palavras.
P.S. Acho que cliquei no deslike sem querer, perdoe-me.
Certíssimo, tudo agora é culpa do PT que, segundo eles, devia ter aberto caminho para o Ciro porque o PT não deixariam governar ou seja é culpa do PT até a canalhice golpista dos outros, ah mas o Ciro tinha mais chances no segundo turno, ceder a essa chantagem é já concorrer sob a égide do golpe, é assumir o executivo como uma concessão. Povo ridículo.
e vejo muitos ciristas declarando voto nulo
enquanto isso Ciro passeia na Europa, e muitos dizem que ele se recupera de cirurgia…
ora bolas, e se ele estivesse no 2° turno? tbm ia se recuperar na Europa?
são eleitores que enxergaram no Ciro um caminho de meio termo entre seus dois horrores, mas são antipetistas de carteirinha!
eu tento entendelos assim: imagine (não se ofenda, é uma inversão para compreender o que acontece) que o Bolsonaro se elege e traz progresso em muitas frentes ao país. eu ia ter uma dificuldade enorme para aceitar. eles têm essa mesma aversão ao Lula.
ontem um homem nada versado em política, eleitor do Bolsonaro por desgosto, que não faz a menor ideia de onde fica Cuba nem do que quer dizer comunismo, nem o que é executivo e o que é legislativo, falou que ele sabia o que o Haddad tinha que fazer para ganhar.
“ele precisa dizer que vai mesmo receber ordens do Lula, é isso que o povo quer ouvir”
achei de um pragmatismo pra lá de funcional.
eu não sei ao certo quem s]ao esses ciristas
assim se declaram, mas podem estar fazendo jogo
pela internet tudo é possivel
Ciro agiu lamentavelmente no mesmo estilo de Marina. Magoado, e querendo dá um troco em Haddad e no PT. Mas lembremos, que o próprio Ciro dava declarações que o afastava do PT e dos petistas. Principalmente quando disse que mudaria partes do programa do governo pra agradar o DEM. Com o PT, ele não tinha essa exceção. E muitos criticavam Marina, que ficava inerte nos momentos cruciais do Brasil, e Ciro nada difere de Marina ao ter viajado. Ele nesse segundo turno, teria uma ótima participação nas inserções, chamando Bolsonaro de fascista.
exatamente
ele chutava e eu via ciristas reclamando que PT não dei apoio
que Pt não deixou ciro ser eleito
chega ser esquizofrênico isso
O ESFAKEADO AGORA VAI COMER CAPIM?SEMANA QUE VEM SE FANTASIA DE TRANS.
Comentei dias atrás com um revoltado Cirista que seria muita coisa pedir ao PT que cedesse seus mais de três mil Diretórios e seus quase dois milhões de militantes a quem nos critica,e ofende,oras se o cara fosse o bom teria conseguido os votos necessários.Na verdade esse pessoal vai votar no porco nazista enquanto o coroné da risada nos Campos Eliseos tomando sorvete de menta.
Ciro ganharia folgado no 2o turno.
Por isso que os milhoes do pt que hj estao esperneando elenao deveria ter baixado a bola.
PORQUE NÃO GANHOU NO PRIMEIRO?PORQUE NÃO FOI PARA O SEGUNDO?FALTOU O QUE ALÉM DE CARISMA,HUMILDADE,FIDELIDADE? VIU QUANTOS “DADE”?CADÊ O CARA PREOCUPADO COM O POVO? TÁ ONDE AGORA?
Sim, a história é feita pelos caprichos dos homens. Napoleão dizia que a história se escreve nas alcovas. Quando se tem um déspota que sequer é esclarecido, um caudilho que paga qualquer preço para a hegemonia de seu partido e uma legião (mostrou-se que não tão grande assim e insuficiente) de seguidores raivosos e radicais com baixíssimo grau de discernimento, sim dá no que deu. Para muita gente como eu votar em Haddad, o preposto do Lula, é apenas fazer voto útil.
A mim me parece que você, Romero, dirige suas palavras a outros admirando-se no espelho. É bom ver isto. Talvez seja uma doença.
Jessé Souza fala que parte do povo brasileiro está doente. Talvez seja por aí, não sei. Tenho ouvido coisas simplesmente absurdas. Veja esta.
Jovem, em torno de 27 anos, segundo grau completo, bem falante, frequenta a Assembleia de Deus. Segundo ele, Ideologia de Gênero é um projeto da ONU para acabar com as famílias e transformar todos em homossexuais. Falo que, até onde eu saiba, ele é bem casado e eu só amarrado e olhe lá. Sua resposta: “Mas tem gente que se deixa convencer muito facilmente”
Experimente assistir este vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=TX7Px1as7gY
Fernando Brito, sempre preciso, cirúrgico, corajoso. Quanta falta nos faz seres humanos, cidadãos e jornalistas (ainda os há?) dessa mesma madeira. Parabéns e obrigado mais uma vez
Excelente texto, Fernando! Os únicos responsáveis por uma eleição do coiso serão seus eleitores, os quais, em breve, sumirão como os de Collor e Aécio.
Que, por sinal, são os mesmos
Não somente os seus eleitores, mas também os que se omitirem nesse momento tão grave, que não admite isenção.
Que tal os eleitores do Ciro cobrarem do Ciro um pouco mais de responsabilidade e vir enfrentar o coiso; no dia seguinte ele volta para a oposição, sem problemas. Ou será que para ele tanto faz Haddad ou coiso?
Certamente para ele, tanto faz, afinal, se o coiso ganhar, ele já fica em Paris de uma vez ????
Tem gente que deixa a inveja engolir a própria biografia. Como seria fácil para o Ciro se posicionar neste momento, construir uma imagem de que acima de tudo está a luta pela Democracia. Sairia da eleição como alguém que pensa no País, que tem responsabilidades com seus inúmeros eleitores.
Ciro e Marina o muro não é lugar pra vocês, já est3a infestado de tucanos. Venham lutar com a gente. O momento é crítico, vocês não podem se omitir.
Bravo, brito.
Clareza solar.
Por falar em Justiça, por onde anda Gilmar? Ele é o tipo que age na calada da noite, por trás das plantas de entrada do Jaburu, de noitinha pra não ser visto fazendo acordos espúrios com o seu amigo golpista igual a ele.
Pior é que nenhum jornalista de esquerda, nos diversos blogues, sempre indignados com Carminha Lúcifer, pôde , por um instante, imaginar como se comportaria o sucesso daquela.
Dias Tóffolli veio pra enterrar qualquer ilusão nossa, em ver aquele STF modificado para melhor. Chegou de braços com um fardado; negou o devido a Lula, e, como um abilolado, aloprado, disse que a Ditadura não foi bem uma ditadura. Talvez ele tenha pretendido dizer o seguinte: ditadura mesmo vocês ainda vão ver como é.
Só o Gilmar?
Onde estão TODOS do STF?
A desgraça que se avizinha é RESPONSABILIDADE DIRETA daquele BANDO DE PUSILÃNIMES.
Eu não me enganei sobre Ciro. Pra mim, ele é isso mesmo que estamos sentindo: um oportunista, anti-patriota.
concordo com você.
É uma versão retocada do FHC. Tem a mesma inveja do Lula.
Foi mais um que nem tão disfarçadamente torceu pela prisão do Lula, mesmo sabendo que é uma condenação e prisão política. Coisa que ele nunca deixou claramente dito.
É isso
Tem horas que é melhor fazer silêncio. O Ciro falou demais e se fudeu sozinho.
E quem destruiu o PSDB foi o PT ?
A lava jato com seu vies político sem nenhuma isenção dinamitou o tucanato.
desculpe, mas a lava jato têm viés ideológico sim. E ele é pró tucano.
Quer exemplo maior que a blindagem ao Aécio?
Concordo. Só cego e surdo não vêem isso.
Ca entre nós, o Moro espera uma vaga no supremo e se o pt ganhar já era a vaga. É além disso deve tá morrendo de medo do pt ganhar pq a casa vai cair pra ele. Depois que a ONU disse que o processo do lula era injusto, nunca mais o juiz do universo foi dar palestras no exterior. Tá queimadissimo. Repararam nisso ?
Bravo, Fernando! Cada vez mais lúcido e afiado. Quem se omite neste momento é tão cúmplice e irresponsável quanto os eleitores do fascista.
Perfeito Brito, você falou da essência do fenômeno Bolsonaro. O problema é que nossa longa ditadura não teve um condenado por crime de tortura. O calhorda do Bolsonaro tem hipocrisia e cinismo suficientes, por exemplo, para afirmar que Lula é um presidiário condenado e Coronel Ustra não tem uma sentença transitada em julgado. Outra questão é que temos uma imprensa hegemônica (Globo, SBT, Band, Jovem Pan, Record, Veja, Folha, Estadão…) sem nenhum compromisso em lembrar para não repetir a história da nossa ditadura e tomando atualmente uma surra da imprensa internacional em alertar sobre os riscos de Bolsonaro. Ter um candidato da barbárie viável eleitoralmente tem também a contribuição de parte do judiciário, ministério público e policia federal, com ativismo judicial e perda de direitos individuais. Estamos na beira do abismo e precisamos de brasileiros que não sejam indiferentes ao retrocesso civilizatório que Bolsonaro representa.
Infelizmente nem todos tem a grandeza e a clareza de um Fernando Brito!
A grandeza exige despojamento e altruismo.
O COISO é resultado da expansão do fundamentalismo dos neo pentecostais, do fortalecimento das PMs e das empresas de vigilância privada (contingente de mais de um milhão de homens armados) e da impressionante desconstrução do PT pela mídia. Acho impossível reverter essa eleição. Temos que sair desse processo coesos para enfrentar um duro trabalho de oposição. Vamos ter que reconstruir nossas bases….Na minha opinião o COISO só é a forma de termos um regime militar eleito. O Mourão deverá ser empossado em algum momento. Tudo que vemos ainda é o processo de GOLPE iniciado com a deposição da DILMA.
Também acho que, se Bolsonaro vencer, em algum momento veremos a posse do Mourão. Vai ser o golpe de novo com os militares de volta ao poder. É por isso que temos de lutar mais do que nunca para que o Coiso não vença essas eleições e, mesmo depois, temos que continuar a luta para que não haja outro golpe.
Eleição acabou. Bozo ganhou – e de lavada. Mas acho bem feito. Sinceramente? Torço que TUDO que se espera dele seja verdade. Que persiga pobres, especialmente negros, que fomente leis contra gays – casamento, direitos de adoção, liberdade, etc., que acabe definitivamente com os direitos sociais e políticos. Só assim o brasileiro toma jeito. Essa gente parece que não entendeu – endossam que ditadura é tranquilo e “meus avós nunca sofreram”. Brasileiro é burro e só sabe tomando no lombo.
Digo isso com enorme tristeza. Tenho um amigo que hoje trabalha na Câmara dos deputados. Puxou muito saco e, juntando à sua notável capacidade, conseguiu adentrar na high society jurídica. Mas entrou na faculdade por ação afirmativa. Hoje fala que esquerdista tem que acabar e acha que são todos vagabundos. Será que ele essa gente que ele adula e que o adula lá na época das vacas magras se importavam com ele?
Essa situação se repete aos montes. Brasileiro acha que tudo de bom decorre do próprio esforço e somente sozinho é possível alcançar o sucesso. Egoístas.
Ricktere_beatles, meu amigo, há coisas que a gente nem deve pensar, muito menos falar. Você atentou para o que acaba de dizer? Deixa eu te contar uma coisa: no meu município (sertão baiano), a Besta teve apenas 19%. Na área rural, onde vivo, é difícil achar um eleitor dele. Pelo menos por aqui, o voto de cabresto, se ainda existe, é residual. E todos votam no PT porque foi “o único governo que fez alguma coisa por nós”. Mas tem outra coisa: aqui não chega Veja, Folha ou Estadão. Dorme-se cedo e o pessoal prefere ver novela ou coisa parecida na TV. Merval, Sardenberg, Villas? Que diabo é isto? Ou seja, o efeito nefasto da mídia, por enquanto, pouco nos atinge. Assim, não deseje a este povo que tira água de pedra no seu dia a dia tanto mal, pelo contrário, lute e trabalhe até o último minuto para que a Besta não seja eleita. Não se iluda, vc tb pagará caro com uma vitória dele
Todos nós pagaremos, camarada. Infelizmente, não sejamos ingênuos: a maioria quer esse governo tenebroso e perda de direitos em prol da “prosperidade e segurança”, só não sei de quem.
Votarei 13 no dia 28 ciente que o trabalho é inútil. Pessoas se converteram ao pior tipo de sociedade. Por isso, embora compreenda, não farei mais que propagar notícias contra o mephistopheles.
Agora querem nos culpar até por isso vão se lascar. Culpado por colocar esse gorila no poder são aqueles que votarem nele. Simples assim.
Se votar nele a culpa é de vocês bozonetes e não nossa.
Não só dos que votarem nele, mas também dos que se omitirem, pensando que assim fugir de suas responsabilidades.
O PT, quer queira, quer não é o maior partido de esquerda do país. Elegeu a maior bancada na Câmara Federal, está disputando o segundo turno. Em muitos Estados da Federação fez a maior bancada das Assembleias Legislativa. Tem o maior número de filiados, contando mais de dois milhões, desde a sua fundação, no inicio da década de 1980 sempre esteve na luta ao lado do povo. Segundo pesquisa é o partido mais admirado pelo povo brasileiro, entre 24 por cento a 29 por cento. O que que ele tem de abrir mão ? Da sua história, da suas lutas, das suas vitórias, jogar todo esse acervo cultural fora ?
Sempre achei a aliança do judiciário com a mídia estava perto do nazismo ! O Moro organizou em quebrar as maiores empreiteiras da construção civil do Brasil! Só aí ja acabou com o comércio em geral ! Dermatelou a cadeia produtiva e trouxe de volta a pobreza e a midia encarregou de divulgar que foi o PT , Lula e Dilma ! E ainda existe uma fumaça muito grande da mão dos USA por trás ! Esta plantado o nazismo no brasil ! As agressões estão por toda parte do país ! E pode vim ser uma grande tragédia para o povo brasileiro os mais pobres !
Lula foi teimoso porquê precisava ser , nao tinha escolha e se assim não fosse nem segundo turno haveria.Os Pilatos da politica diga -se de.passagem ressentidos
Pagarão por suas omissões.
E tem mais! Alguns deputados e senadores ,golpistas e corruptos, que trabalharam e aprovaram a reforma trabalhista estão acusando o PT pela não reeleição de seus mandatos. Botam a culpa no PT estes ordinários. Coisa horrorosa!
Este expediente sórdido da direita de exigir uma “autocrítica” do PT é, do ponto de vista Freudiano, querer que a vítima assuma a culpa do crime contra ela. De mais a mais os governos são feitos de governantes, ou seja, de pessoas com virtudes e defeitos e de centenas de membros em níveis secundários e terciários que, eventualmente, por iniciativa própria, escolhe se aproveitar da sua posição para corromper ou ser corrompido. Aconteceu, acontece e acontecerá com alguns que atuam na vida pública em qualquer país desde tempos imemoriais, por isto nenhum dirigente partidário está autorizado a assumir a “culpa” por eventuais desvios de seus correligionários. Nem o P$DB, o campeão brasileiro de todos os tempos em matéria de desvios de dinheiro público, pode se declarar responsável pelas atitudes pessoais de seus filiados.
PS – O congresso estadunidense é movido por propinas em quase 100% de seus membros movidos por lobistas. Isto é consenso mundial. Entretanto muitos insistem em ver no “irmão do Norte” um exemplo a ser seguido.
#HaddadSim
Li no Uol a notícia: Bolsonaro diz ao TSE que o vídeo com ataque ao STF não é dele. Ora, o vídeo deixa muito claro que faz propaganda para o número 17. Isso mostra que como eu já estava prevendo o STF também vai sofrer as consequências da ascenção de um candidato fascista. A corte, no mínimo, terá aguentar Moro, Janaína Paschoal e outros gatos pingados falando grosso entre eles. Pois saibam vossas excelências que Moro não liberou delação suja de Palocci arriscando o pescoço a troco de nada não. Ele pretende ganhar o passaporte para estar entre vocês. Na verdade, os senhores deveriam saber que com a ascenção de um governo ditatorial e fascista todas as instituições democráticas são prejudicadas.
Li a notícia no UOL: ‘ TSE nega pedido de Haddad para apagar mensagens em grupo no WhatsApp’. Ora, é assim que o golpe funciona. De um grupo passa para o outro e como as comunicações sao privadas nao podem ser impedidas. Eu insisto: o TSE tem que veicular uma mensagem de alerta antes do horário eleitoral na tv e no rádio. Esse esquema criminoso de fakes news levou um candidato fascista para o segundo turno com ampla vantagem. O TSE precisa fazer algo e essa é uma das medidas que podem ser implementadas.
De grupos privados do WhatsApp é que surgem as chacinas de inocentes. Lembrar a senhora no Guarujá em SP acusada de ser a suposta sequestradora de crianças
A candidatura do amigaço dos coroneis cearenses e tucano enrustido, por ora viajante, estava posta, ainda assim mostrou-se raquitica de votos, no momento em que poderia desdizer os que mostraram resistencia em votar a seu favor, faz o contrario, ruim de estrategia acredita que esse seu gesto será esquecido…..não será, vai se juntar aos tantos motivos outros já conhecidos e sempre relembrados…..
Pois é, por suas ações nos momentos mais cruciais nós podemos ver que a “defesa, o estar sempre ao lado” não passavam afinal de retórica vazia. Porque quando ele precisava estar ao lado dando o apoio com a sua presença, onde ele estava? Qual foram as desculpas dele para não estar ao lado, quando era mais necessário? Ciro não passa de uma farsa ambulante, que ainda arregimenta os incautos.
Já que todos vão
voltar ao passado.
Uma dica de filme:
De Volta Para o
Futuro (detalhe, dublagem original).
https://vimeo.com/127608785
Ai sim.
Este texto merece o aplauso.
Mas, acho que infelizmente a vaca já foi pro brejo. E o MENOS culpado de nossa desgraça atual é o PT.
A associação GLOBO/MPF/LAVA JATO/STF destruiu a indústria, os empregos, a economia, partidos políticos, a boa convivência entre as pessoas e vai levar um fascista completamente IMBECIL E INEPTO à presidência. Tudo isto para tirar do poder um partido que com suas políticas havia plantado a semente para o nosso desenvolvimento.
Creio que será o último passo para a implosão do país.
Erros fazem parte do processo, as pessoas precisam entender que os anjos só existem nas lendas, sobretudo a bíblica, mais difundida por estas terras.
O curso da história é infinito, enquanto durar a saga do homem, então , derrota mesmo só ocorre quando estamos do lado errado.
Li no UOL: Bolsonaro quer reforçar repasses para a área militar. Elementar meu caro Watson. Um dos focos da campanha dele é a demonizacao do governo venezuelano. Ele vai dar um jeito de atender ao comando dos EUA para invadir a Venezuela. Observem que os EUA estão em conluio com a Colômbia em relação a Venezuela, mas é lógico que a Colômbia não vai dar conta do recado sozinha. Os EUA precisam do Brasil na frente deste processo. Ora, a Venezuela tem petróleo sim. Mas outras nações do mundo também produzem petróleo. Por outro lado, a Venezuela não tem armas nucleares. Então qual a razão para essa obsessão em perseguir o governo venezuelano? Eu digo a voces: tem uma razão para lá de secreta e muitíssimo escusa. E os militares venezuelanos sabem disso. Não é a toa que apoiam maduro.
O petróleo da Venezuela é o que está mais próximo e o que tem o menor custo de transporte para os EUA.
Não é só isso não, Miriam. A senha está no lago de Maracaibo.
Penso que Lula fez a única estrategia que poderia dar alguma esperança para a esquerda, que foi servir de para raios até o ultimo minuto do segundo tempo.Se tivesse indicado Ciro logo no inicio, não tenho duvidas que ele seria alvo de toda a perseguição por parte do MP e da mídia com a finalidade de destrui-lo e talvez não alcançasse o percentual que alcançou.Lembrem de quando foi ventilado que Jaques Wagner poderia substituir Lula, que logo sacaram uma do fundo do baú pra ele.Bem ou mal, a estratégia de Lula nos levou ao segundo turno.O inimigo do “mercado” não é Lula, PT ou Haddad, é o projeto de país que representam.
Boa tarde. Como sói, de sua lavra, um texto magistral. Interessante como o herói desses que querem o PT genuflexo, não só à mídia porca ou ao Golpiciário, mas a eles, com sua narrativa enviesada, e “se esquecem” de que seu ícone, alçado à beatitude de um demiurgo, se encontra em Paris, saboreando vinhos, visitando museus, etc., alheio à lamúria neo fascista que assola nosso país.
Que delícia de esquerda. Não foi o escolhido, então, pode pilatar, c´est à dire.
Saudações “Contra o fascismo, Vote #HaddadSim; não é questão meramente eleitoral; é Civilização X Barbárie, mesmo“.
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.
Estamos juntos! É 13 até´ o fim!
Eu uso dizer que tudo na vida é negociável, menos os princípios. Ao negociar princípios você perde a coluna vertebral, torna-se um ser amorfo, incapaz de se sustentar moralmente. O que vejo em Lula e no PT é uma luta por princípios. Lula era o candidato da Nação e PT o seu partido. Foi alijado da disputa por manobras ilegítimas e não se submeteu. No caso de Lula, em todos os processos, temos visto a Lei ser usada à margem ou contra o Direito. A Lei sem o Direito, assemelha-se a um corpo sem alma. Contestar e combater incansavelmente essa situação ilegítima é mais do que um direito é, tratando-se de um líder que representa um projeto e a inspiração de milhões, obrigação. Isso é luta por princípios.
No aspecto pragmático a estratégia está justificada e se sustenta, basta ver os resultados até agora. O PT, ao dizer-se arrependido e persignar-se perante a nação, assumiria todo o peso das acusações, sem a menor possibilidade de defesa. Admitiria culpa de ser uma organização criminosa. Escreveria indelevelmente na tábua da história que foi o criador e gerente geral operador do toma lá dá cá, eximindo a direita de uma pecha que a marca desde os tempos do Império. Assim, ficaria marcado para sempre. Sonho da direita e do PSDB. Uma sandice.
Ao negar a candidatura a Lula e, na sequência, Haddad, estaria se declarando a morte do partido. Estariam, Lula e o PT, declarando que o partido não reuniria condições para disputar a eleição presidencial e, nesta hipótese, não teriam eleito a maior bancada do Congresso Nacional, prejudicariam a eleição nos estados e o PT não seria a opção progressista no segundo turno.
Além de chancelarem como legítimo – posto que quem cala consente – todo o processo de perseguição política a que Lula foi e está submetido, perderiam a capacidade e a força necessária para ser o principal partido de oposição em um governo Bolsonaro, ou seja, abririam mão da possibilidade de lutar amanhã. Outra sandice.
Ciro Gomes virou as costas para o Brasil na hora que nós mais precisavamos dele. É pessoa pouco confiável. Transitou vários partidos inclusive o PSDB. Não tem nada a ver com trabalhismo. Terá o seu fim igual ao da Marina que tendo nascido na esquerda virou as costas para o pais se aliando a um dos cânceres da democracia, o Sr. Aécio Neves e agora mais uma vez cruzou os braços. Precisamos de homens e mulheres verdadeiras, distintos e comprometidos com a pátria, que possam enfrentar este machão enrustido que atende pela alcunha de Bolsonaro. Dispensamoa os acomodados e covardes que não querem lutar por receio da derrota. Fique consigo mesmo Senhor Ciro, ai pela Europa, o Brasil não precisa de você. Conclamamos a todos os reais companheiros e verdadeiros combatentes a enfrentar de peito aberto o fascista da vez. Aos covardes, durmam em paz, se é que a consciência lhes permite.
Vejo muitos comentaristas elogiarem o artigo do Brito e contraditorialmente sucumbirem à autofagia na primeira oportunidade e provocação dada (“é importante para que não se caia num processo de autofagia que nos imobilize na luta”).
Ótimo texto, obrigado.
Não vejo a construção e a ascenção do Voldemort como obra do Lula ou PT, mas a chance que tivemos de derrotar o mesmo sim e nisso são culpados, Lula, PT e nossa eterna adolescente a Esquerda tupiniquim.