A “Operação Borracha”

Na parte final de “Incidente em Antares”, de Érico Veríssimo,  depois que finalmente são sepultados os mortos inconvenientes que, insepultos, teimavam em dizer verdades pela vila, os principais do lugar criam a “Operação Borracha”, com a qual pretendem apagar da memória do povo os fatos que aconteceram.

Nesta eleição, viveremos aquilo que tentaram fazer na  pequena e imaginária cidade.

No mundo “oficial”, aquele descrito pelos principais de nossa imensa vila Brasil, será dito ao povo brasileiro que a prosperidade virá com mais daquilo que temos já há tempos: cortes nos gastos públicos, abandono dos sonhos de progresso (megalomanias, dirão) e com a necessidade de nos ajustarmos – leia, obedecermos – a uma ordem mundial crescentemente injusta.

E que a década que vivemos com aspirações de progresso, com (ainda que parcos) avanços sociais, com a afirmação do Brasil no mundo e com milhões de pessoas, afinal, podendo acreditar em um futuro para seus filhos e netos foi, afinal, uma fantasia, uma espécie de Carnaval que, depois dos quatro dias, tem de se desfazer na duríssima realidade dos “sem-sonho”.

Merval Pereira, que é uma espécie de sumo do pensamento conservador – para que você veja como andamos mal de pensamento conservador – diz que Lula promete  um “retorno ao tempo em que, com o mundo prosperando como nunca antes se vira, conseguiu tirar milhões da pobreza”.

Como se vê, na visão desta gente, até para desenvolvimento e  justiça social precisamos que venham de onde nunca vieram para país algum: do mundo. E que, claro, conformem-se, não virá mais.

Voltar aos bons tempos é um sonho que embala ainda 30% dos eleitores, que não desconfiam que esse é um sonho impossível.

Explica-se, assim, o empenho de, deixado de lado qualquer prurido institucional, além de “matar” Lula, cuidar que ele seja politicamente sepultado dentro de uma cela e não possa “assombrar” a paz do inferno no qual querem que permaneça o povo brasileiro.

Última obra de Veríssimo, o livro foi lançado em plena euforia do “Brasil que vai pra frente”, com o qual se contava apagar a memória da democracia morta em 64. Hoje, diante do “Brasil que vai pra trás” parece mais difícil que os “apagadores da História” a consigam sepultar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. Um país riquíssimo em tudo e uma minoria vivem nababescamente e milhões vivem na miséria. Vejam ai os príncipes do judiciário e legislativo. Qualquer pessoa que vai a Europa, cansa de ouvir dos Europeus como tudo aqui é tão desigual??
    //

    1. Paulino, os europeus não sabem como os brasileiros aguentam o que está acontecendo há 2 anos no país!!!! ficam simplesmente estupefactos com tudo!!! com a canalhice do judiciário, da mídia, do executivo, do legislativo. Enfim…. tinham que colocar uma bomba no congresso e no senado, uma no planalto, outra no judiciário, no MP e na PF. Sair das cinzas, renascer!!! como está dá pena!!!

      1. Se tivéssemos sangue nas veias esta situação já estaria resolvida há uns dois anos também com todos os golpistas debaixo da terra, a começar pelos golpistas do judiciário e mídia.
        Infelizmente percebo que muitos brasileiros, até os seriamente prejudicados pelo golpe, acham que está tudo bem, “afinal temos saúde”.

        De que saúde o filho da puta fala eu não sei, mas o fato demonstra a imensa ignorância do brasileiro.

        Estamos fodidos e a coisa vai piorar, e muito.

  2. Déspotas como o MERDAL estão à mando dos golpistas e daquela que é a maior apoiadora da direita que quer um país submisso ao capital estrangeiro: a rede Golpe/Globosta. Lula jamais renascerá das cinzas, pois grandes líderes não morrem jamais. Quem renasce das cinzas são seres mitológicos, como Fênix. Eles jamais matarão o Lula, pois ele já se tornou imortal pelo povo brasileiro.

  3. “…sumo do pensamento conservador – para que você veja como andamos mal de pensamento conservador…”, ainda está melhor que a esquerda que só tem fanático…

  4. eles tem que vender constantemente essa ideia, de que não há nenhuma alternativa, além dessa proposta!

  5. E,infortunadamente para os BRASILEIROS QUE SOBRARAM,existem milhões de PSEUDOS BRASILEIROS,cujo sonho maior,é irem morar em MIAMI,que eles chamam de MAIAMI.

  6. Esses sao os pressupostos deles.
    Martelam, trombeteiam e gritam pela Midia grande, minuto a minuto, todo o dia um monte de ‘corolarios’ desses pressupostos.
    Neste caso, o pressuposto eh: nosso Brasil depende do mundo, não tem possibilidade de crescer, de se colocar em o.u.t.r.o patamar por si mesmo!
    As pessoas vão aceitando como dogmas.
    Mas tem toda a possibilidade , e seu mercado interno + mercado potencial interno é gigante.
    Lembra da ‘marolinha’? Sim, a famosa e imortal contribuição daquele analfa ignorante novededo à crença pseudo academica… e que abriu uma cunha bruta e dolorida no mundo da teoria economica [deles]. A qual em poucas semanas desmoralizou os neocons academicos e economistas de bankos… provando que era marolinha mesmo.
    Eu vi politicos estrangeiros em reunioes internacionais rindo dos economistas e treinando a pronuncia dificil da palavra em portugues: ma.rrro.li.nieeei a. To rindo até hoje.
    Estas palavras achei lapidares: ‘o poder da Midia e daquilo que antes se chamava imprensa consiste em nos fazer olhar aquilo que eles querem.E c.o.m.o eles querem.” É por isso que somos manipulados.

  7. Não apagarão nada, nenhuma linha, nenhuma ideia, pois hoje nossos livros são escritos no dia a dia e não dependem de um ministério da ditadura para dizer o que poderia ser história ou não.
    Querem vender a síndrome de vira-latas como uma verdade, porém, para um povo que já experimentou a altivez, o orgulho e auto estima resgatados uma vez, esse papo furado do MDB/Temer – PSDB/Alckmin jamas colará.
    Lula Livre.
    LULÃO 2018 !!!

  8. A alternativa para o grupo Globo e seu séquito de jornalistas de merda, pois não saem do veículo que lhes diz o que dizer, gande sacana!!! vamos aguardar!!! não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe.

  9. ” Sonho que se sonha só
    É só um sonho que se sonha só
    Mas sonho que se sonha junto é realidade ”
    Do imortal Raul Seixas .

  10. Li o livro e me lembro da cena. Mas digo uma coisa, a realidade atual do brasil não encontra paralelo nem mesmo na ficção. Isto aqui é uma mistura de apocalipse now com terror trash midiático. Ou coisa pior…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *