A Terra não é mais plana. Voltou a ter polos e a girar

A libertação de Lula, iminente e inevitável, por mais chicanas a que se queira apelar, ajuda o Brasil a retornar à realidade.

O ex-presidente, artificialmente tirado do debate político há longo ano e sete meses, faz o país voltar a ter algo sem o que não há democracia, debate, contraditório: o Brasil volta a ter oposição.

Uma oposição que tem referência na memória e na vida dos brasileiros, porque a representada em alguém que tem a sua marca em um tempo em que este país acreditava em algo.

Restaurados os polos, as forças políticas agora se agruparão, mais ou menos próximas a eles, não na balbúrdia insana de hoje.

O Judiciário – ainda estamos distantes disso, infelizmente, tende a deixar o deformado protagonismo político que Lava Jato e mídia criaram e retornar a seu leito institucional.

Abalou-se o “Sergio Moro acima de tudo, Lava Jato em cima de todos”, embora ainda existam, e fortes, os ódios que levaram à endeusá-lo e a sanha que fez com que entregássemos os destinos do país a delegados e promotores que hoje, para os que têm olhos para ver, revelaram-se pouco mais que quadrilhas.

Não haverá mudanças imediatas, é lenta a precessão dos equinócios.

Mas a Terra, descomprimida que foi da forma plana que esta nossa Inquisição tupiniquim a pôs, volta a girar.

A volta de Lula à cena política é algo que lembra o que vi, com meus olhos e minha juventude: a volta dos exilados, em 1979, e de fato Lula foi levado a um exílio em Curitiba.

E, não duvidem: dele vai voltar sorrindo, conversando, disposto a conversar com todos que queiram conversar e até aturando os que não querem, porque sabem que só sem ele podem brilhar como estrelas de segunda ou terceira grandezas.

Porque é isso, como já foi antes em nossa história, a volta do brilho nos olhos da gente brasileira, mais forte e duradouro que as fagulhas de ódio que foram os argueiros que não deixavam ver o que é trave nos olhos deste país.

Lula sabe disso. Mais ainda, é sua natureza, à qual o desterro em uma cela em tudo parece ter se sublimado e que, agora, sai da prisão para voltar à História.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

40 respostas

  1. Não sei se já cheguei à fase dos delírios provocados pelo estado terminal em que se encontra o País, mas acho que a energia positiva de Lula foi somada à energia da Petrobras ressuscitada no leilão do pré-sal. Garantimos o petróleo e o Lula Livre quase no mesmo dia! Alguma coisa no universo conspira a favor do Brasil, finalmente…rsrs

  2. Hoje é um diferente. Há pelas ruas, junto com a poluição e as buzinas, um frescor renovado de liberdade, que há muito não dava o ar de sua graça. É como se o país tivesse acordado de um estado de coma. O que mais desespera a direita e sua prima marginal extremista, é que a esquerda brasileira não foi, não vai e não irá para as ruas senão pacificamente, sem tocar fogo em tudo e praticar vandalismo. Era o que eles queriam ardentemente que acontecesse. Esses atos radicais, entretanto, se aparecerem no Chile, não podem ser vistos senão com muita compreensão, pois se trata de um país com um povo em estado de completo desespero, exaurido totalmente de paciência. Se isso tivesse acontecido no Brasil, eles estariam preparados para um massacre, seguido da implantação da mais cruel ditadura que jamais teria havido no mundo. Escapamos porque merecemos e soubemos escapar. .

  3. Agora vamos aguardar se NÃO ENCONTRARÃO OUTRAS FORMAS DE MANTÊ-LO PRESO e, caso seja libertado, se os petistas vão deixá-lo se recuperar sua saúde física e mental ou o arrastarão imediatamente Brasil afora, na ausência de discernimento, para demonstrar ao populacho sua última e única esperança. Do mesmo modo, aguardemos que os autores dessa criminalidade institucionalizada como norma, seja punida, incluindo-se os ministros do Supremo, principais responsáveis e coautores dessa farsa. Todavia, historicamente mantidos com as garras nas gargantas do povo, são protegidos por um estrutura constitucional que tudo lhes permite. Quiçá, comecemos finalmente a exigir uma Assembleia Nacional Constituinte, livre das corporações e feita pela e para a Nação, única possibilidade de declarar a falência desse hospício chamado Brasil. Os parasitas estão instalados no corpo da Nação desde a colonização, sobrevivendo século após século, com suas máscaras democráticas e suas garras de predadores, exterminando ou comprando lideranças populares em toda a América Latina para manter o povo no cativeiro. Ainda assim, Lula cumpre sua palavra pagando com sua liberdade: ABRIU A CAIXA PRETA DO SISTEMA JUDICIAL BRASILEIRO! Vida longa ao LULA!

  4. Não sei se já cheguei à fase dos delírios provocados pelo estado terminal em que se encontra o País, mas acho que a energia positiva de Lula foi somada à energia da Petrobras ressuscitada no leilão do pré-sal. Garantimos o petróleo e o Lula Livre quase no mesmo dia! Alguma coisa no universo conspira a favor do Brasil, finalmente…rsrs

    1. Fizeram propaganda negativa da Petrobrás, desgastaram a empresa, ignoraram o seu potencial tecnológico a qualificação dos seu pessoal. Mas, a Petrobrás mostrou o seu valor e comprou de volta o que havia perdido. Agora ameaçam tirar seu direito de participar de leilões.

  5. Apesar do sentimento de alegría absolutamente válido do respeito a Constituição,e a quase certa liberdade de um inocente,tenho muitas dúvidas sobre o processo que foi desencadeado ontem (porque óbvio haverá consequências).

    O LULA SERÁ LIBERADO POR QUÉ???

    Porque os golpistas de farda resolveram se transformar em “democráticos”??
    porque o tuiteiro golpista e demente tinha ficado sem batería no seu celular e não pode emitir o tuit ameaçador?
    porque os togados viraram respeitadores da Constituição?
    especialmente ,o vigiado até no banheiro pelo Ajax Porto Pinheiro.?
    que é que foi negociado?
    com quem foi negociado?
    a ordem para os golpistas entreguistas negociar ,veio de onde???
    qual foi a resposta do asno e quem desprezou ela?
    se não foi consequência de NENHUMA AÇÃO deste lado ,que é o que mudou?????

    Aproveite e sinta-se bem,não feliz (deixe isso para mais adiante),mas,não deixe que a realidade seja comandada por eles (de novo) e nos levem numa direção ,sem saber porque estamos indo.
    Não nós enganemos,ISTO FOI CONCEDIDO POR ELES ,NÃO FOI GANHO POR NÓS.

    1. Eis aí o que é real. O covarde que comanda a corte, presa dos seus segredinhos inconfessáveis para papai e mamãe, como mais três ou quatro daquelas nulidades imorais e desmoralizadas, nada fez que se possa chamar digno, consciente, voltado ao bem deste país de asnos, covardes e desqualificados, salvo aquele número de despertos, bancados pela própria lei de probabilidades. Ocorre que algo veio de cima. Os donos do capital apenas corrigiram os rumos, ajustaram as eventuais perdas e farão o restante do serviço junto ao grande bordel, aquele das duas torres, o que tem um cocho de pé e um cocho virado. Ali se dará o ajuste do que motivou toda a tragédia deste país, até agora. Ali se mudará o regime de exploração de petróleo, ali se fará a venda derradeira, o cerne da Petrobras e, pronto, a vida dos inconscientes, dos fanáticos e dos isentões seguirá brandamente, apesar da miséria instalada, e os verdadeiros donos das riquezas e dos poços poderão vir à luz. Ao final , se Lula não for calado ou morto, irá praticar a “arte do possível” e tentar, à testa ou nos bastidores, negociar uma saída menos trágica, menos dolorosa para uma gente que não o merece, que não o merecerá, mesmo que se passem duzentos anos. Como bem dizes, Iabel, eu me sinto bem, mas, não me sinto feliz. Como nos faz falta esse coração chileno. Tenho lembrado muito de Victor Jara.

  6. Não há euforia, há um respiro. Que a rotação nos ajude. Fernando Brito, por tudo que representa nesse caminho longo, pra trás e pra frente, obrigada.

  7. Lula é de uma grandeza inquestionável. Volta, Lula! E traga a esperança para o nosso povo sofrido! Vc é maior que o mundo! E, sim, FB, é como reviver a emoção de ver tantos que voltaram, “de tanta gente que partiu, no rabo de foguete”. Eu, particularmente, revivo a emoção de ver 2 pessoas retornarem ao Brasil. É, realmente, a mesma emoção!

  8. ME FAZ LEMBRAR PALAVRAS DE CHURCHIL APÓS A VITÓRIA NO DESERTO DA ÁFRICA SOBRE OS NAZI FACISTAS. DISSE ELE; ISTO NÃO É O FIM , NEM MESMO O COMEÇO DO FIM; MAS COM CERTEZA É O FIM DO COMEÇO. VIVA LULA.

  9. Hoje é um diferente. Há pelas ruas, junto com a poluição e as buzinas, um frescor renovado de liberdade, que há muito não dava o ar de sua graça. É como se o país tivesse acordado de um estado de coma. O que mais desespera a direita e sua prima marginal extremista, é que a esquerda brasileira não foi, não vai e não irá para as ruas senão pacificamente, sem tocar fogo em tudo e praticar vandalismo. Era o que eles queriam ardentemente que acontecesse. Esses atos radicais, entretanto, se aparecerem no Chile, não podem ser vistos senão com muita compreensão, pois se trata de um país com um povo em estado de completo desespero, exaurido totalmente de paciência. Se isso tivesse acontecido no Brasil, eles estariam preparados para um massacre, seguido da implantação da mais cruel ditadura que jamais teria havido no mundo. Escapamos porque merecemos e soubemos escapar. .

    1. —–pois se trata de um país com um povo em estado de completo desespero, exaurido totalmente de paciência—-isto vc diz do Chile e o compara com o Brasil.Devo lhe dizer duas coisas ,o nível de miséria do Chile ,não chega nem perto do brasileiro .A paciência dos chilenos sim é que foi curta,mas,sabe quem está protestando no Chile ?a geração dos 20 aos 30 anos que não mamaram a propaganda nazista do Pinochet.
      Mas,Brasil não tem gente jovem? incluso de mais idade que já tenha passado pela experiência de um governo mais igualitário (os pts) ? os chilenos jovens nem isso tiveram,mas,sabe o que eles tem inserido no seu espírito ,? A LUTA.
      Com isto quero lhe dizer não glorifique a “paciência e o pacifismo ” brasileiro ,ele não passa de COVARDIA,FALTA DE SOLIDARIDAD .EGOÍSMO,BURRICE,IGNORÂNCIA POLÍTICA.

        1. Convido-o a visitar o Chile ,aí vc verá a realidade.
          E sobre Lula preso é mais um fator a mostrar a COVARDÍA da massa brasileira.
          Prenderam seu líder,aquele que lhe deu uma vida mais igualitária,oportunidades,esperança,injustamente.
          Numa manobra suja ,talvez oculta até a vaza-jato dos olhos dos alienados globais,mas, ela hoje é fato concreto.
          Ao menos para o nível de pessoas que tem a “obrigação” de sair às ruas como no Chile.
          É verdade ,eles nem sequer têm um líder preso injustamente e ainda assim saíram às ruas.

        2. Convido-o a visitar o Chile ,aí vc verá a realidade.
          E sobre Lula preso é mais um fator a mostrar a COVARDÍA da massa brasileira.
          Prenderam seu líder,aquele que lhe deu uma vida mais igualitária,oportunidades,esperança,injustamente.
          Numa manobra suja ,talvez oculta até a vaza-jato dos olhos dos alienados globais,mas, ela hoje é fato concreto.
          Ao menos para o nível de pessoas que tem a “obrigação” de sair às ruas como no Chile.
          É verdade ,eles nem sequer têm um líder preso injustamente e ainda assim saíram às ruas.

    2. OK Alecs. Agora, você acha que Equador e Chile não tiveram nenhum peso no julgamento do STF?

  10. A Globosta já trabalha pensando nos dois próximos ministro do STF no ano que vem , e já fala e mudar a decisão de ontem novamente por esses novos ministros , e a globosta há sabe quem são os ministros e que eles são contra a decisão , essa globosta é rápida no gatilho !

  11. Agora Lula terá que ter segurança reforçada. No mínimo umas 100 pessoas por onde ele andar. Nunca se sabe se um sniper irá aparecer por aí, com essa gente tosca e bandida no poder.

  12. Fernando: Somente Lula é oposição ? Com todo respeito que você merece por seu histórico pessoal e político, penso que você deveria refletir sobre seu conceito de Política. Pelo que posso depreender de seus posicionamentos, você acha que a Política exige uma figura simbólica a ser seguida, como se fôssemos uma boiada tocada pelo gaúcho nos pampas. Por muitos anos o seu “Dom Sebastião” foi Brizola e agora é Lula ? É isso mesmo ?

  13. Caraca…vocês torcem pela liberdade de qualquer preso….bizarros. E não apaga meu comentário não, belezura!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *