A véspera

amoraleatoga

Estamos à véspera de um dia decisivo para o Brasil.

É inevitável que cresça a a agitação, de ambos os lados, embora você vá ver apenas um deles na mídia.

Nada a estranhar, pois a imprensa se tornou um partido, e um partido único.

Um processo judicial que, desde o seu início, visava à prisão de Lula se consumará – ou não -sem nada que o sustente senão uma delação extorquida pelo mecanismo que o próprio PT aceitou, o da delação premiada.

Sim, porque ao contrário do que se quer fazer crer, não existe impunidade no Brasil, exceto quando interessa.

Somos um país onde Aécio Neves, de viva voz,  sugere matar o primo “antes que ele fale” e continua senador da republica.

Onde o próprio presidente da República é gravado dizendo  que “é preciso manter isso”  sobre a proteção a um escroque como Eduardo Cunha, o pai do impeachment.

Já não há tribunais jurídicos no  Brasil, o que existe são juízes ávidos de poder, ainda que ao preço da traição: á lei, ao povo, ao país e às suas proprias histórias.

Homens e mulheres que Lula e Dilma levaram ao Poder Judiciário pelo suposto  “mérito” oferecem-se como algozes das forças que os escolheram.

Será mais fácil enciontrar escrúpulos em Celso de Mello, Marco  Aurélio e até em Gilmar Mendes e , quem sabe, Alexandre de Moraes, do que em Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Carmen Lúcia e Luiz Fux.

Eles só não têm uma resposta perante suas consciências: porque um governo que dizem estar regido pela corrupção os guindou ao Supremo.

Afinal,se éramos governados por um “sistema de corrupção institucionalizado”, como diz Barroso, uma das preocupações essenciais seria a de colocar cúmplices no STF, onde iriam parar iniciativas de esclarecimento e punição dos mal-feitos.

É evidente que um ministro do Supremo tem e deve ter independência e não pode, por razões político-ideológicas, se contrapor aos fatos evidentes.

Mas tudo o que não há no caso Lula são fatos evidentes. Há, e confessadamente, uma perseguição que nasceu contaminada pela necessidade de “pegar ele”, num processo cheio de ilações ilustradas no powerpoint de Deltan Dallagnol, que culmina com uma sentença que precisou criar uma categoria de propriedade – o apartamento “atribuído” a ele – vinda de atos e dinheiros vagos e indefinidos.

A declaração de Barroso, reproduzida no Valor Econômico, de que a Justiça deve decidir ” em sintonia com o sentimento social” é tão primária que a sua estupidez pode ser constatada por uma simples inversão: então, por Lula ser, disparado, o candidato preferido pela maoria dos brasileiros para as eleições de outubro seu julgamento devia ser o de absolvição em razão da “sintonia com o sentimento social”?

O raciocínio do pavoroso ministro tem o jurisdicismo de um juiz do Velho Oeste, onde o “direito a um julgamento justo” era simples formalidade antes de entregar o condenado à forca diante da multidão que o queria morto.

Certamente não escapa ao sr. Barroso quem compõe essa multidão: a mídia, as elites e uma turba de fascistas ensandecidos, que sabe que o sacrifício de Lula abre o último portão de seu acesso ao poder.

Sei bem o que se passa com eles: são de minha geração, nascidos no mesmo 1958. Entraram no mundo das elites sem a capa protetora com  que o caráter nos veste e despiram-se das ideias que os fizeram entrar para serem críticos.

Hoje é a véspera de uma decisão, que determinará como serão os caminhos da resistência da democracia brasileira.

Porque somos um país grande demais para sermos  governados, como somos, pelos  homens minúsculos que chegaram ao poder pela traição.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

38 respostas

  1. Essa “pessoa horrível”, com pitadas de dissimulação, já explicou os Cr$ 46.800,00 da palestra?

  2. A justissa sempre colocou em primeiro lugar a defesa dos interesses da casa grande. Decisões favoráveis ao povo só acontecem quando não representem ameaça ou algum transtorno para aquele 1% que detém o poder de fato. Então, é isso: a nação foi dividida num “nós, 1%” contra “eles, 99%”. A mídia trata de manipular uma parte dos 99% para manter a democracia de fachada e o brazil segue precipício abaixo, em alta velocidade. Por enquanto, a violência só veio da direita, mas tudo tem limite: uma hora a paciência acaba e a porradaria vai começar. Mas o 1% não se preocupa com isso porque está cercado por muros, seguranças, carros blindados e pode até fugir do país para viver em Miami ou em qualquer outro lugar.

  3. O único intuito,do JUDICIÁRIO,é acabar com qualquer oportunidade,de o povo,parcela majoritária no país,os pobres, se expressem ,a não ser para pedir esmolas.O resto,eles decidem.

  4. Barroso o vendilhão, que mesmo tendo passado por um processo que quase o levou ao caixão, não aprendeu nada com a oportunidade que o criador lhe proporcionou de permanecer mais tempo nesta vida!

  5. O stf jé tem uma enorme dívida com o país, não sei se se conterá agora. O golpe, o roubo de 54 milhões de votos, a proteção deslavada ao lavajato, a prisão de reitores, o preso indefeso acorrentado, o crime de gravar a presidenta e a divulgação da globo, o governo temer e sua quadrilhas, a venda do pré-sal, etc, etc.
    Cabe ao stf o pedido de desculpas e a renúncia coletiva. Terão coragem?

  6. grande Fernando Brito. O pavão devia esclarecer a que povo ele se refere, pois parece sofre de audição seletiva. E, pra informação da excelência, nem desfile de escola de samba é julgado dessa maneira. O stf deve julgar de acordo com a CF que, mesmo estropiada, ainda não foi formalmente revogada.

  7. Fernando Brito, obrigada por existir e nos brindar com suas análises sábias e militantes. Que os deuses nos protejam pelo que pode acontecer amanhã.

  8. Perfeito, Brito: “A declaração de Barroso, reproduzida no Valor Econômico, de que a Justiça deve decidir ” em sintonia com o sentimento social” é tão primária que a sua estupidez pode ser constatada por uma simples inversão: então, por Lula ser, disparado, o candidato preferido pela maoria dos brasileiros para as eleições de outubro seu julgamento devia ser o de absolvição em razão da “sintonia com o sentimento social”?”

    O “sentimento social” do Barroso deve ser do Batman do Leblon, altamente representativo da população brasileira (cof. cof.), dos ricos brancos com suas babás a carregar os carrinhos, de bairros nobres, dos “fake news boys” do MBL, et caverna.

    Na pesquisa Estadão, de janeiro/18, para presidente, Lula tem 37%. Os três principais representantes da Casa Grande (Alckmin, Luciano Huck e Bolsonaro), juntos, não chegam a isso (6 + 6 + 16% = 28%).

  9. Há 60 anos, desde janeiro, estava na Base Aérea de Santa Cruz, RJ, iniciando Serviço Militar, onde fiquei até maio. Depois fui para o DCI Depósito Central de Intendência e 2ª Auditoria Militar. Dei baixa em Janeiro 1960, indo para a reserva em tempo de paz, que iria até os 45 anos. As guerras se multiplicaram e diversificaram, estou com 80, aposentado, usuário SUS e passe livre, continuo mobilizado e gostaria de saber, quando vou receber os atrasados?
    A pena ao condenado em última instância não pode ir além da pessoa e tempo de condenação.
    E no “caso LULA” a premissa do processo é falso,, baseado numa mentira propagada zilhões de vezes nas corporações.

  10. LULÃO 2018 !!!

    “Se calarem as suas vozes, as pedras gritarão” – Evangelho de Lucas (pensem na quantidade pedras – o povo; e na ignorância de quem tenta calar as vozes, por meio da violência física ou do judiciário justiceiro).

    Não vencerão! Lula está certíssimo: “Sabe qual é o erro daqueles que praticam a violência? Eles acham que matando a carne eles matam as ideias” (Ontem, no Circo Voador).

    Tolinhos…

  11. perfeito….a maioria da povo absolve Lula. Então na lógica do Barroso Lula está absolvido!!!

  12. nos dias atuais, estou me atualizando no Youtube com todos os vídeos da ascenção do III Reich . Quanta semelhança com nossos tristes trópicos !! Claro, faltam alguns elementos, mas a corrente subterrânea é a mesma !!

  13. A questão relativa a dar ouvido ao povo tem relação direta com a qualidade do povo. Em sendo coxinhas, como eram naquelas passeatas, embora outras por antagonismos também se uniram bravamente, restou uma análise simples, como a de hoje: pra um ministro que abre a boca pra dizer essas coisas, em sua testa está escrito o que Chico Anysio dizia: “Odeio pobres”. Sim, pois, embora Lula possa contar com uma gama de escritores, intelectuais de várias áreas de atuação. bem como de advogados do porte de Kakai, apenas um exemplo, quem forma aquela massa de espectadores diante dos palanques de Lula é o mesmo povão que se apresente como forma de agradecimento pelo que obtiveram enquanto os governo brasileiro era comandado por ele. Lula representa essa gente, pra um Barroso, gentalha, enquanto a outra ala se constitui de Kin, de Bolsonaro, de Lobão, de A. Frotta, entre outros tipinhos não menos baixo que Temer e seus puxa-sacos.

  14. Enquanto isso, um general da reserva, Shroeder Lessa e o tal Paulo Chagas, este pré-candidato ao governo do DF, já declararam seus ódios a um criminoso que sentenciado se vê no direito de sair discursando mentiras, etc., e que se o STF não fizer o que eles pretendem, já sabem o que irão fazer: reação armada, e militares de prontidão nos quartéis para assumirem a ordem da casa, etc. e tal.

  15. Sem dúvida teremos muitos conflitos nesse dia 04 de abril, quando na mesma data em 64 a desgraça de tantos brasileiros estava apenas começando. As semelhanças são muitas. E o ovo da serpente já saiu da casaca, de há muito, conforme vimos acompanhando a nossa atual e triste história. O pesadelo retornando, e o desassossego d quem sonhava com democracia se esvaindo.

  16. Impecável, o Fernando Brito do tijolaço: “Será mais fácil enciontrar escrúpulos em Celso de Mello, Marco Aurélio e
    até em Gilmar Mendes e , quem sabe, Alexandre de Moraes, do que em Luís
    Roberto Barroso, Edson Fachin, Carmen Lúcia e Luiz Fux.”

  17. “Trânsito será alterado nas vias de Brasília
    Manifestações interditam a via a partir da meia-noite desta quarta-feira”.
    Acabo de reproduzir o que li no Correio Brziliense.
    Não imagino como será esse dia. Mas coisa boa não acontecerá, com certeza. Vai ter manifestação dos dois lados, claro. Aí, muita confusão, desordem, e violência, contida por policiais. Vai ter bomba de gás, spray de pimenta, surra de pau, etc. Já vimos esse filme, que poderá vir agora com muito mais selvageria.

  18. Não existe uma 3ª possibilidade para o dia de amanhã: ou soltam, ou prendem o ex-presidente Lula, mesmo que indiretamente..

    1) Se soltarem o ex-presidente Lula, se formará uma enorme onda vermelha em torno do ex-presidente (não do PT!) que irá varrer esse país nas eleições de 2018. 2019 Assembleia Nacional Constituinte, até 2020 julgamento e condenação da renca de funcionários públicos que destruíram a nação, daí prá frente, se não houver 3ª guerra mundial, é só alegria;

    2) Se prenderem o ex-presidente Lula, bolsonaro ganha as eleições.. é ilusão achar que um candidato das esquerdas possa impedir a vitória do ex-capitão.. sem Lula, a esquerda não tem consistência, não tem pegada, e não existe nenhuma organização nesses partidos, falo com conhecimento de causa.. só prá lembrar: de um lado teremos a organização partidária de PT, Psol, PC do B, etc.. do outro, mídia, especialmente TV aberta, o judiciário, as igrejas, especialmente as evangélicas, a PM, o tráfico, toda a meganhagem do país, o mercado financeiro, as empresas e muito dinheiro.. não vai dar nem pro começo..

    A boa notícia é que bolsonaro, e todos que gravitam no seu entorno, são completamente imbecis.

    Em 1 ano a gente entra em guerra civil, o país já estará um caos..

    .. aí tudo vai depender de 2 fenômenos:

    2.a) 3ª guerra mundial: bem, aí ferrou geral, se sobrar alguns de nós, lutaremos com pedras e paus;

    2.b) colapso, iminente, da economia dos EUA: aí o pau vai comer prá cima dos caras que hoje estão à serviço dos norte americanos, não só no Brasil, mas em todos os países periféricos explorados do mundo..

    .. “vão pagar cada lágrima rolada neste meu penar”..

    Ao fim dessa etapa teremos paz provavelmente em todo o mundo.

  19. A derrota do Estado de direito e do devido processo legal amanhã será a Vitória do domínio do fato. Estaremos reféns do guarda da esquina, do inimigo delator, indefesos e sem direito da mais primitiva defesa, pois provas não serão necessárias, apenas convicções e indícios. Prevalecerá a jurisprudência que,mutável, tudo pode. Joaquim Barbosa foi o responsável pelo destampar da fossa do ódio e do facismo. Com ele, e não podemos esquecer que foi ELE, renasce a direita odienta, racista, preconceitosa, machista, facista. Não esquecerei. Não podemos esquecer sua destruição. Será a derrota das leis. Conseguirão o “meu país” de volta.

  20. E, como esperado, o único candidato (que se diz) das “esquerdas”,que destoa e continua isolando-se (poupando-se?), que parece não entender o que está em jogo (o Estado de direito!), e continua a pregar não ter importância a cassação política do ex-presidente ( ILEGAL e facista ) é…Ciro Gomes! Acha que sem Lula os votos do petista migrarão para ELE, o salvador, o escolhido, o iluminado. Não entende (?) que se ainda temos democracia é devido o ex-presidente ter decidido enfrentar e desnudar o aparelhamento do ESTADO por ORCRIMs facistas. Perdendo Lula perdemos todos nós. Ciro pode conseguir nova bolsa de estudo e ir pros EEUUAA turistar. Ficará 4, 5, 10 anos brincando de estudante, como fez no desgoverno FHC & tucanos, que ajudou a fundar com seu amigo e irmão Tasso Jereissati. Nós ficaremos. Lutando para sobreviver. Literalmente sobreviver.

  21. O presidente Lula será preso porque golpe – ainda mais vagabundíssimo – não tem retorno!

    Não à toa, “a suprema bruxa do STFede” & a [suposta] procuradora “Táxi modelo Dodge via escurinho do Jaburu” estão soltando a verborragia fascistoide, irresponsáveis!
    E sanguinárias!
    Previamente, a [suposta] procuradora “usou o Barrosinho do STFede”:
    “a prisão” de alguns ‘laranjas’ do vampirão mafiosão mimiSHELL nada mais foi do que uma estratégia sórdida urdida para forjar um álibi em prol da condenação do inocente presidente Lula.
    Mais um álibi:
    a monstruosidade da meganhagem pseudojurídica perpetrada contra o octagenário Paulo Maluf:
    “‘tão’ vendo aí, o Maluf está muito mais debilitado do que o Lula, e ‘tá’ suportando a cadeia!…”
    Ademais, é preciso manter o legado (sic) do “golpista constitucionalista”… Com a palavra o vampirão mega corrupto mimiSHELL:
    “Tem que manter isto aí, viu?”

    EM TEMPO:
    o inocente, honrado e eterno presidente Lula deve ingressar, imediatamente, na embaixada da Bolivia, da Rússia ou da China.
    Em seguida, conclamar manifestações Brasil e mundo afora!
    Em paralelo, convocar a imprensa internacional, representantes da ONU, OEA, Vaticano… Grandes personalidades nacionais e internacionais…
    O presidente Lula gravaria uma série de vídeos, explicando, didaticamente – “e dando nomes aos bois” – acerca do processo golpista de natureza jurídico-midiático-financista e a perseguição hedionda da qual é vítima.
    Ou seja, para uma delinquente ação política travestida de processo judicial tem que haver uma reação de caráter político.
    Resistir, lutar!
    Criar a narrativa verdadeira acerca dos fatos que estão destruindo a nação brasileira.
    E ‘DESmoroLIZANDO’ de morte a reputação do Brasil perante o mundo!
    Da embaixada, o inocente, honrado e eterno presidente Lula somente deveria sair após o momento em que o STFede voltar a respeitar a Constituição Federal.

    1. ‘Justiça que tarda é Justiça que falha’, diz Dodge na véspera de julgamento do caso Lula

      Terça, 03 de Abril de 2018 – 15:40

      “Por acauso”, a [suposta] procuradora “Táxi modelo Dodge via escurinho do Jaburu” estaria se referindo ao GÂNGSTER DEMoTucano eduardo azeredo e ao comparsa ‘Mineirinho’?
      E ainda ao correligionário *José (S)erra?
      *”o maior ladrão do Brasil”, segundo o jornalista e escritor Paulo Henrique Amorim.
      Ou ainda ao “golpista constitucionalista” vampirão mimiSHELL?
      O “Aloysio R$ 500.000,00”?
      (…)
      Fiquemos por aqui em nome da caixola da [suposta] procuradora geral!

  22. Excelente análise (…) “a Justiça deve decidir em sintonia com o sentimento social”, além de “tão primária” como você escreve FB, é manipuladora, pois há uma generalização, discurso que nos leva a pensar que é semelhante aos discursos chapados da direita ou seja, frases de efeito para grudar nos cérebros das pessoas inocente e saírem propalando por aí, usa a mesma técnica do MBL nas redes socias… lamentável.

  23. Gosto do Brito de qualquer forma que ele esteja. Mas adoro quando ele tá brabo, pois saem análises e arremates preciosos!

  24. Encontrar escrúpulos em Gilmar Mendes? Celso Melo? Marco Aurelio Melo? Alexandre Moraes? Só se for em outra encarnação. Oportunistas. Estão defendendo seus interesses muito próprios. Teríamos que ser muito desavisados se acreditássemos minimante que essa turma tem escrúpulos…

  25. Brilhante FB. Barroso deveria devolver sua cadeira ao povo, já que foi indicado por um sistema institucionalizado de corrupção, do qual fez parte direta ou indiretamente, sendo ele mesmo o grande beneficiário no que diz respeito ao STF. São cargos importantes demais para pessoas limitadas demais.

  26. O PREÇO A PAGAR POR DESCUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO E STF AMEAÇADO

    • O stf teve a oportunidade por diversas vezes de impedir o golpe, não o fez.

    • O stf está com processo de julgamento do mérito do impeachment há mais de dois anos engavetado, não o julga.
    • O cnj está com processo disciplinar contra moro por CRIME CONTRA SEGURANÇA NACIONAL há cerca de dois anos, recentemente, adiaram o julgamento novamente.
    • O processo que sentenciou Lula há 12 anos e 1 mês está repleto de falhas, um processo viciado, que sequer deveria ter sido aceito na Vara de 1a. instância, mesmo assim, foi julgado e sentenciado por um juiz parcial e, pior, avalizado pelos três desembargadores do trf-4 que sequer analisaram o processo que seguiu para stj que nada fez.

    Embora a defesa do ex-presidente tenha procedido de forma correta, todos os argumentos foram desprezados pelos “deuses”.
    Diante de tantas irregularidades que saltam aos olhos de qualquer jurista sério, o Brasil assiste aterrorizado, às consequências de um julgamento simples de um habeas corpus para que seja respeitada a Constituição por omissão aos fatos elencados acima, em total desrespeito à Constituição, sob os olhares dos nobres ministros do stf,

    Ou seja, TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE, PODERIA TER SIDO EVITADO, BASTAVA O JUDICIÁRIO BRASILEIRO RESPEITAR OS DIREITOS E DEVERES QUE ESTÃO EXPRESSOS NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA.

    Et. cármen lúcia é presidente do stf e do cnj.
    03/04/18 dgo

  27. Até quando ministros do STF serão tratados como Divindades e continuarão acima do bem e do mal, mesmo com seus excessos, omissões e maldades? E pensar que ainda são sustentados pelo povo, com salários exorbitantes, para agirem somente de acordo com suas conveniências. É muita tristeza; é muita revolta. Parece até que o povo não sabe a força que tem…

  28. Ontem, no Circo Voador, no RJ, Lula nos deu a diretriz: mesmo preso, andará por nossas pernas, falará por nossas vozes. Caso isso aconteça, cabe a nós cumprirmos seu desejo, não dar trégua à direita que acha viável e fácil aprisionar um sonho, uma ideologia. Torçamos para que a união das esquerdas, motivo do ato de ontem, se concretize de fato. Precisamos estar agrupados, pois não temos nada, além de nós mesmos. Nada de mídia, caneta, dinheiro. Uma esquerda fragmentada é a munição que a direita precisa para nos aniquilar. Vamos reagir?

  29. Neste momento histórico, não existe no país ninguém mais vexaminoso do que o Fachin. Seu estilo viperino é mais vergonhoso que vinte explosões do Gilmar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *