Quem paga os anúncios da “manifestação espontânea”?

granavem

Anúncio colorido na primeira página do Estadão e da Folha custa uma fortuna, algo perto de meio milhão de reais, nos dois jornais.

E de onde veio a fortuna que bancou os anúncios do tal “Vem Pra Rua” na capa das edições de hoje, de ambos?

Da venda de canequinhas?

Quem é o financiador das “manifestações espontâneas”?

Isso não é notícia, não tem interesse público?

Aguarda-se que a “imprensa livre” procure saber.

A começar pelo CNPJ do Vem Pra Rua, que não aparece em suas páginas e nem das doações pelo PayPal, que o próprio site diz serem administradas por uma ONG de nome Abraça. A única organização que foi possível localizar com este nome é uma associação de apoio às crianças autistas de Fortaleza, que não posso crer que esteja sendo usada para isso.

É dever jornalístico saber de onde vem essa “bolada”.

Ou, se entrou dinheiro no departamento comercial, isso “não vem ao caso”.

Por que, se tanto se interessaram pelos “blogs sujos”, como este, que nunca recebeu um anúnciozinho sequer de governos petistas?

A pressão movida a dinheiro a senhora aceita, Dra. Cármen Lúcia?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

45 respostas

  1. Aqui vai uma pista:

    “O MBL é um grupo de papelão

    A condescendência com o Movimento Brasil Livre, que começou a ruir no ano passado, parece ter chegado a um capítulo decisivo nesta semana. Kim Kataguiri passou de colunista do principal jornal do país a membro descoberto de uma rede espalhadora de mentiras.

    O marco zero da derrocada foi uma reportagem do The Intercept Brasil mostrando que o movimento era financiado e treinado por uma organização americana chamada Atlas. Seu principal interlocutor disse: “Estive nas manifestações no Brasil [2013] e pensei: ‘Nossa, aquele cara [Kim] tinha uns 17 anos quando o conheci, e agora está ali no trio elétrico liderando o protesto. Incrível!’”. Os líderes do MBL receberam financiamento da Atlas e fazem parte da nova geração de atores políticos que já passaram pelos seus seminários de treinamento.

    Um mês depois, o El País mostrando o CNPJ que controla a máquina do MBL: “Renan Santos, um dos líderes do grupo, e seus irmãos são os associados da entidade que controla os recursos e as doações ao movimento. Família Santos é ré em 125 processos”.

    Mais um mês, e o site da revista Piauí mostrou o histórico de conversas de um grupo de WhatsApp do MBL no qual eles passavam o chapéu para agentes do mercado financeiro, que os alimentavam com dinheiro e até com milhas de passagens aéreas. Na surdina, claro – ninguém parece disposto a colar a própria imagem nessa gente.

    Naquele mesmo mês, a Vice Brasil reportou que o MBL manteve ligações diretas com o site de propaganda enganosa (o que alguns chamariam de “fake news”) Jornalivre.

    Em janeiro, de novo o The Intercept Brasil: Andrew Fishman e Cecília Olliveira pescaram uma notícia falsa espalhada por Kim em seu Facebook. O ativista compartilhou para seus fãs um vídeo que “denunciava” manifestantes segurando bandeiras sindicais, virando barreiras e seguindo em direção à porta de um prédio oficial gritando as palavras de ordem “a casa é do povo”. Acima, em letras garrafais, Kim cravou: “SINDICALISTAS INVADEM PRÉDIO PÚBLICO PARA TENTAR IMPEDIR CONDENAÇÃO DE LULA”.

    Era mentira: o vídeo era de outro lugar, nada a ver com Lula. Alertado por seus seguidores, Kim os ignorou, e só deletou o post depois da publicação do nosso texto – nenhuma errata, explicação ou pedido de desculpas à audiência.

    Nesta semana, O Globo fez uma série excelente de reportagens que descascou mais um pouco dessa laranja podre: em uma delas, liga o MBL ao site de mentiras compulsórias Ceticismo Político. Em outra, mostra como o MBL usa um aplicativo para controlar vários perfis na rede, dando a sensação de que são pessoas que por vontade própria compartilham suas besteiras por aí. O MBL é um grupo de papelão.

    Leandro Demori”

    1. Atlas Foundation, um “think-tank” da direita mais reacionária estadunidense. A propósito, o pioneirismo em documentar jornalisticamente a origem e suporte destes grupelhos transnacionais foi da Agência Pública de jornalismo independente. Procure no site da organização (www.apublica.com.br) o título “a roupa nova da direita”. E isto foi bem antes do Intercept Brasil. Saudações!

  2. Fernando, procure saber através das agências de publicidade que normalmente são as que trazem os anúncios aos jornais.

  3. A marca vemprarua.net foi reivindicada por Daniel de Moraes Branco, de São Paulo, em 2015. Ano passado, teve um pedido de transferência para ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FOMENTO ÀS INICIATIVAS E MOVIMENTOS SUPRAPARTIDÁRIOS DE CUNHO CÍVICO E DE POLITIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO CIDADÃO BRASILEIRO – ABRAÇA, CNPJ 25196217000140, criada em 2016, em São Paulo. Os representantes são Patrícia Bombai e Otávio Werneck.

    1. Ah, então são estes os representantes traíras brasileiros (brasileiros? Ou CIA, ou NSA?) do deus mercado financeiro internacional. Não há nada no Google sobre eles:

      https://www.google.com.br/search?q=Patr%C3%ADcia+Bombai+Ot%C3%A1vio+Werneck&oq=Patr%C3%ADcia+Bombai+Ot%C3%A1vio+Werneck&aqs=chrome..69i57.4703j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

      São fantasmas!!! Para não falarem em paranoia, acessem o site do The Intercept Brasil, do ganhador do Pulitzer Glenn Greenwald, em que os jornalistas descrevem muitas práticas envolvendo essas organizações. Inclusive ele ganhou o prêmio, provando uma história que seria considerada “paranoica”.

      https://theintercept.com/staff/glenn-greenwald-brasil/

    2. Dados da receita federal, responsáveis: THAIS KEIKO MONTEIRO e OCTAVIO WERNECK QUARTIM BARBOSA

  4. As verbas são enviadas por aqueles que desejam um Brasil comprador de tecnologia, vendedor de matérias primas com preços controlados.
    Em 1964, o Embaixador Lincoln Gordon administrava os milhões de dólares. Hoje, deve alcançar bilhões, tornam-se necessários meios mais sofisticados e diversificados. Existe uma rede de testas de ferro e uma classe especializada para realizar esse serviço.
    Precisamos investir alto em educação com a participação maciça do nosso povo, assim:

    https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004

  5. Arrisco um palpite das fontes de financiamento. As mesmas que financiaram as manifestações de 2013, tipo Jorge Paulo Lemann da Ambev ou o dono das lojas Riachuelo, Flávio Rocha. Golpistas de primeira hora e em sintonias perfeitas com Tio Sam.

    “A pressão movida a dinheiro a senhora aceita, Dra. Cármen Lúcia”?

    1. Esta é uma ameaça explícita ao Supremo, feita por um general de pijama: Ou vota contra a Constituição, ou vai ter violência.

  6. O poder econômico não tem nenhuma vergonha. O que eles querem é a perpetuação do modelo te fazendo acreditar que o PT trabalhou para isso. Tirar Lula do páreo é tentar fragmentar seu eleitorado e, numa hipótese plausível, emplacar um conservador domado e que goste de dinheiro.

  7. O que leva empresários financiarem grupos que pedem a ruptura da constituição ?
    Qual o conceito de justiça para um empresário ? Sonegação fiscal ? Lobby ? Financiamento livre para campanha ? Comércio de saúde, educação e segurança ?

    Aos que frequentam manifestações, reflitam sobre as pautas abordadas. Vocês realmente acreditam que corrupção ocorre somente no Estado ? Vocês realmente acreditam que o Estado não deve existir ? Vocês acreditam que a iniciativa privada pode assumir serviços do Estado com recursos próprios garantindo investimentos e qualidade ?

  8. Enquanto os pobres Deltan Dallagnol, e Marcelo Bretas, ficam sem tomar o cafezinho da manhã, a direita faz banquete e farra, com o dinheiro da elite abastada.

  9. Brasil, mostra a tua cara
    Quero ver quem paga pra gente ficar assim
    Brasil, qual é teu negócio
    O nome do teu sócio

  10. Pode ser que a “falha e o estadinho” estão eles mesmos “patrocinando”. Precisam impedir o LULA para “sobreviverem”.

    1. Como publicidade é uma coisa inerente aos meios de comunicação, eles conseguem se disfarçar melhor com esses subterfúgios – quem anunciou foram “os outros”.

      Já para empresas como a SKY, Habib’s e Riachuelo esse tipo de militância as deixam mais expostas.

  11. Ninguém está acima da lei! Somente a corja defendida pelos corruptos da pf, mp, judiciário!!! Quando irá acabar esse maldito golpe??????????????????????????????????????????????????????????? Quero o Brasil para brasileiros de volta! Estrangeiros sanguessugas – tirem as mãos do nosso Brasil!! Não aceitamos ser escravos de ninguém!!!

      1. Quem paga tais anúncios e quem assassinou Marielle são segredos de Polichinelo em certos círculos… Mas não vazam para o grande público.

        1. É provável que Sérgio Moro saiba mas isso ele não vaza para ninguém!
          Agora, se fosse um panfleto do PT ele iria prender umas três ou quatro pessoas que já houvessem estado numa mesma praça com Lula até os infelizes dizerem que o panfleto foi impresso com dinheiro desviado da Petrobras.
          E, pronto, mais uma condenação!

    1. “Ninguém esta acima da Lei. Hoje, dia 03 de abril. Vem pra rua”, dizem os amarelinhos anúncios de capa. Nada orgânico, nada original, com a mão invisível, de suspeitos “investidores” fantasmas, cujo filme (sem pé nem cabeça) já vimos, está a manipular manifestoches…

    2. Por isso, como já comentei aqui, acredito cada vez mais, que o golpe ( e seus grupos de apoio) tiveram e tem patrocinio externo (do grande capital). Gente
      MUITISSIIIMO interessada em que o país volta a ser uma reles colônia exportadora de matéria prima, Não é segredo pra ninguém que a América Latina sempre foi território de exploração das metrópoles capitalistas e que
      seu desenvolvimento econômico e independência sempre estiveram na contramão dos interesses dos donos do capital internacional .

  12. É curioso que esse tal de vem pra rua, de repente tomou o lugar da milícia fascista do mbl, a fonte de financiamento dessa turma com certeza tem a mesma origem, sem contar que a empresa Sky e smartfit dispensou funcionários para participar desse agrupamento de manifestoches, só que o povo não acredita mais, vai ser um retumbante fracass

  13. Isto é em dólares. Mas nosso serviço secreto está nas favelas atrás de bandidinhos pé de chinelo. Enquanto isso nosso petróleo é roubado.

  14. Observe abaixo “Atividades de organizações associativas patronais e empresariais”.

    CNPJ: 25.196.217/0001-40
    Razão Social: Ass Bras de Fomen as Iniciativas e Movimentos Suprapartidarios de Cunho Civico e de Politizacao e Conscientizacao do Cidadao Brasileiro – Abraca
    Data de Abertura: 14/06/2016
    Tipo: MATRIZ
    Situação: ATIVA
    Natureza Jurídica: 399-9 – Associação Privada
    Capital Social: 0.00

    Atividade Principal
    Atividade Principal: 94.30-8-00 – Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    Atividades Secundárias
    Atividade Secundária: 94.11-1-00 – Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    Atividade Secundária: 94.99-5-00 – Atividades associativas não especificadas anteriormente
    Endereço
    CEP: 04.532-002
    Logradouro: R Bandeira Paulista
    Número: 662
    Complemento: Conj 33 Sala b
    Bairro: Itaim Bibi
    Município: Sao Paulo
    UF: SP
    Contatos
    Telefone: (11) 3361-9143
    E-mail: [email protected]
    Quadro de Sócios
    Sócio: PATRICIA BROMBAI PIERROTTI BACCI 10-Diretor
    Sócio: RENATA TOBIAS ZANIRATTO BUTTERFIELD 10-Diretor

  15. PATRICIA BROMBAI PIERROTTI BACCI dessa abraça ganha 11 mil no gabinete da vereadora de SP Janaina Lima do partido Novo (do mercado financeiro)
    Ja RENATA TOBIAS ZANIRATTO BUTTERFIELD parece que mora em Massachusetts EUA seguindo o Google.

  16. O dinheiro para financiar as manifestações vem de muito longe, mas também vem em boa parte do bolso dos empresários incorruptíveis e sábios, como o dono da Riachuelo, uma inteligência tão rara que o Brasil não pode prescindir dela. E nem mesmo Deus pode! Mas todos aqueles que se sentem beneficiados pelo golpe de estado estão ajudando, já que não querem perder o que conseguiram com o governo Temer, que tirou dos pobres para dar aos ricos, tanto grana como direitos. A Sky, por exemplo, vai fazer o sacrifício supremo de liberar o ponto de seus funcionários para que eles possam desfilar na Paulista ao lado dos patrões e de suas famílias. E que não falte ninguém à manifestação espontânea! Senão… Patrão que é bom zela pelo seu rebanho e fica de olho! Não pode faltar nenhum carneiro no pasto.

  17. Propaganda cara e burra. Primeiro por que pouca gente compra jornal, segundo pq aqueles que leem manchetes nas bancas não veem o anuncio pois o jornal no mais das vezes é exposto dobrado.

  18. Uma das sócias do Abraca, PATRICIA BROMBAI PIERROTTI BACCI, é chefe de gabinete de Janaina Lima, que se declara lider e porta-voz do “Vem pra rua”. Elegeu-se em 2016 vereadora de SP pelo Partido Novo, uma espécie de subsidiária startup política do Itaú e associados.

    Os financiadores do Partido Novo em 2016:
    João Dionísio Amoêdo (ex-dono do BBA e ex-diretor do Itaú): R$4,5 milhões; Jayme Garfinkel (fundador e acionista da Porto Seguro): R$250 mil; Cecília Socupira (filha do dono da 3G Caítal, do grupo Itaú): R$250 mil; Pedro Moreira Salles (Presidente do conselho do Itaú Unibanco): R$150 mil; Eduardo Mazzilli (vice-presidente do Itaú): R$100 mil; Fernão Bracher (fundador do BBA, comprado pelo Itaú): R$50 mil; Israel Vainboim (ex-presidente do Unibanco): R$25 mil e Fábio Barbosa Ex-presidente do Santander e presidente da Itaú Social): R$15 mil.

    Em 2017, o ex-presidente do BC e atual presidente do Instituto Millenium Gustavo Franco filiou-se ao partido, tornando-se presidente da Fundação Novo.

    http://spbancarios.com.br/10/2016/itau-cria-seu-partido-e-quer-disputar-presidencia

  19. Eu sei de onde vem o dinheiro. É da miséria sem cidadania. É do petróleo que nos roubam. É das escolas que destroem. É das faculdades que fecham sem dinheiro (esse dinheiro). É da falta de saneamento nas cidades, que desviam e vai para corrupção. Empresário que gasta meio milhão em convocação apócrifa sabe que ganhará 10 vezes mais com contratos ilegais, em concorrência marcada. Enquanto isso o MP faz greve de fome, general gordo na reserva ameaça com intervenção, há invasão de favelas e assassinato de inocente. É o “Brasil” que nos envergonha. O golpe se mostra sem vergonha. É há quem apoie…

  20. Não são só empresários “comprometidos” a ajudar esses aloprados. Há muito dinheiro do Tio Sam liberado através das suas fundações/ONGs de fachada.

  21. Vem pra rua que tá tudo pago. Patrões liberam funcionários para irem pra rua pedir a prisão do Lula, e isso não é disseminar o ódio? Afinal, Lula é inocente, perseguido político pelo judiciário.

  22. Quem ainda defende ou se omite sobre o golpe não merece o meu respeito.
    Quem vai a manifestações pedindo a prisão de Lula ou é gente envolvida com criminosos.ou são fascistas = psicopatas sociais.
    Nenhuma dessas pessoas vão mudar de posicionamento movidas pela consciência.
    Não existe mais solução pela via civilizada.
    Seja o que Deus quiser.

  23. Ao longo dos últimos mais de 30 anos, agências de inteligência em
    Washington desenvolveram e refinaram técnicas para destruir praticamente
    qualquer governo que faça séria oposição às políticas dos EUA,
    servindo-se para tanto de Organizações Não Governamentais do tipo de NED, Open Society Foundations, Freedom House, Albert Einstein Institution.

    O colapso da União Soviética e os devastadores ‘anos Iéltsin’, na década
    de 1990s, a guerra para destruir a Iugoslávia e o atentado fracassado
    na Praça Tiananmen na China em 1989 foram eventos, todos esses,
    orquestrados e comandados pela CIA e pelo Departamento de Estado
    dos EUA. Quem se interessar pelo cenário profundo de recentes eventos no
    mundo – ‘primavera árabe’, guerra na Síria, golpe norte-americano na
    Ucrânia e golpe contra o governo eleito da presidenta Rousseff no
    Brasil, encontrará informação bastante útil nesse livro. “Destino manifesto”: Democracia como dissonância cognitiva
    F.W. Engdahl, 2018, mine.Books, Wiesbaden, Alemanha.
    https://www.amazon.com/dp/3981723732/ref=rdr_ext_tmb
    http://blogdoalok.blogspot.com.br/2018/03/destino-manifesto-democracia-como.html

    1. No mesmo tema, com abordagem levemente diferente, lembro de “A Doutrina do Choque” de Naomi Klein, e de “A História Não Contada dos Estados Unidos”, do Oliver Stone. Pra nós lembrarmos que os que gritam “teoria da conspiração” quando se fala de manipulações internacionais são desinformados ou agem de má-fé. Na geopolítica o que menos há é diplomacia.

  24. O deboche é total. Como em 2013, os manifestoches voltam a rua, patrocinados pelos mesmos canalhas de sempre !

  25. Só o Fernando Brito mesmo pra fazer as perguntas certas e em questão de minutos encontrar respostas e dar dicas de graça de pauta e de pistas para os jornalões. Que seguem como sempre, cínicos e politiqueiros.

  26. Uma coisa me chamou a atenção por este post, o que o esse movimento vem para a rua combinou com a presidente do STF?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.