Água: a imprensa é cúmplice de um crime em São Paulo.

mapacantareira

O sistema Cantareira, amanhã, cairá abaixo dos 15% de reserva d’água.

O que, se já é pouco, ainda não é o retrato do drama do abastecimento de água em São Paulo.

Porque o coração do sistema, com 82% de sua capacidade, está se apagando.

O reservatório Jaguari-Jacareí só tem, hoje, 9,2% de seu volume de água.

Amanhã, terá 9%.

E quando chegar aos 5% não poderá mandar mais água para ser transferida a São Paulo.

E sem ele, o sistema passa a viver das outras três represas, pequenas, e incapazes de sustentar o consumo da metrópole senão por  algumas semanas, até a falência total do sistema.

Ontem, o Jaguari-Jacareí deu 19 mil dos 28 mil litros que São Paulo consome a cada segundo.

Mas recebeu dos seus afluentes  apenas 3 mil litros por segundo.

O Governador do Estado fiz que tudo está sob controle e nega o racionamento que, de fato, vai impondo aos municípios que dependem desta água, reduzindo os despachos, como fez com Guarulhos, ou simplesmente deixando faltar água em diversas localidades.

Como a imprensa, salvo os espasmos de notícias durante dois dias, não fala da gravidade da situação, é natural que o paulistano, há vários dias debaixo de chuva,  não compreenda o drama que está para viver.

Os temporais que caem sobre São Paulo, quase todo dia, amenizam a percepção do problema da água.

Porque a chuva forte que abasteceria o Cantareira faz tempo que não cai, porque ela teria de ser localizada bem ao Norte da cidade e em Minas Gerais, na região de Extrema.

Para o sistema baixar menos, à espera de uma chuva salvadora, seria preciso, no mínimo, dobrar o corte na captação em relação ao corte de 3 m³ por segundo já praticado pela Sabesp. Ainda assim, isso seria suficiente para reduzir apenas à metade o declínio dos reservatórios.

O que estamos dizendo aqui, há vários dias, não é alarmismo ou exploração política a seca.

É aquilo que, diante de qualquer problema sério, jornalistas e governantes têm a obrigação de expor claramente à população.

E nem mesmo sequer uma reportagem sobre a falada instalação de bombas para sugar o volume morto (abaixo das tomadas de água) que “esticaria” o fornecimento de água, mesmo que de pior qualidade e riscos de sobrevivência do sistema na época mais seca.

Quem informa com lealdade o que está acontecendo, aí sim, passa a ser cúmplice do sofrimento que, inevitavelmente, será imposto à população.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. Ué!!!
    Mas não é essa mesma maioria da população que acredita piamente que PSDB é 50 milhões de vezes melhor que outros? Afinal duas décadas elegendo sucessivamente essa gente?

  2. O fato da imprensa não noticiar o(s) problema(s) da Cantareira, a torna culpada? É isso? Se for assim, todos os problemas serão culpa da imprensa? Hipocrisia culpar a imprensa! O culpado é o governo de SP!

    1. Salvatore, meu caro, é cúmplice quando não fala a verdade. Uma população bem informada é mais sensível a poupar água, para reduzir o tamanho deste desastre criado pela falta de antevisão do governo paulista. Jornalista tem um papel social e responsabilidades para com a população, sim.

      1. Fernando
        Gostaria de acrescentar algo ao que vc disse.

        Alem de poupar mais agua, a populacao mais informada poderia exigir melhores politicas publicas em relacao ao assunto.

        Nao nos esquecamos que este problema ja havia em 2010 e, nesse ano, poderia ter sido pauta da eleicao para governador. A populacao poderia ter discutido mais investimentos da SABESP e menos distribuicao de lucros, uma moratoria a atividades hidro-intensivas, incentivo à coleta particular de agua de chuva para atividades de limpeza, obrigatoriedade da coleta por parte de industrias, governos etc.

        Em poucos minutos, eu, que nao sou especialista nesse assunto, consegui lembrar de muita coisa a ser discutida e implementada por governador eleito.

    2. Você acha normal que, para blindar o PSDB de críticas, a imprensa não noticie algo que vai afetar diretamente a vida de milhões de pessoas? Das funções de uma imprensa livre, o que pode ser mais importante do que noticiar fatos de utilidade pública, principalmente quando há necessidade urgente de alertar e conscientizar a população da gravidade da situação? Se a imprensa agisse de forma tendenciosa e partidarizada e cumprisse seu papel de noticiar os fatos, as pessoas passariam a economizar mais a água e o governo estadual seria pressionado a tomar as providências cabíveis, inclusive com um imediato racionamento de água moderado, enquanto ainda é tempo, pois caso contrário, o racionamento terá que ser mais drástico e muito mais sacrificante à população. Então, é óbvio que ao tentar iludir a todos de que a situação não é tão ruim, a imprensa tucana está sendo cúmplice de todos os transtornos que virão caso não chova torrencialmente nos resevatórios nas próximas semanas.

      1. Ontem, no Bom dia Brasil, por exemplo, eles deixaram bem claro que o problema é a incompetência do governo de São Paulo. Não acho que a imprensa deixou de noticiar.

  3. Eu moro em Cotia – SP, aqui no meu bairro, desde sempre falta água toda
    sexta, sábado e domingo. Isso ocorre á anos !

    Agora o PSDB vai deixar o resto de SP virar sertão.

  4. Sampa vive um sistema ditatorial…Com a Sabesp é a mesma coisa,ninguém sabe,ninguém vê e ninguém faz nada.Muitos vereadores,deputados do PV ficam absolutamente calados…apoiam o psdb.Nem a imprensa local relata os fatos…Sampa vive o toque do silêncio!

    1. E a Sabesp ainda joga boa parte dos esgotos, coletados dos imóveis, nos rios, sem tratamento. A imprensa paulista só vai descobrir isso quando Padilha for o governador.

      1. Que venha logo o Padilha!

        Que o Padilha entre imediatamente na campanha Ley de Medios já, pois se ele depender das notícias do PIG, ele será o principal culpado de faltar água em São Paulo.

  5. assembleia de deus a muito tempo deixou de ser igreja para transformar em partido politico esta sendo considerada a igreja mais reacionária
    já esta sendo comparada ao islamismo

  6. A pergunta que não quer calar!

    Quando o PT, há 12 anos no comando do país, irá proporcionar uma imprensa decente ao povo brasileiro?

    O PT, não criando condições para que o cidadão fique informado e cobre os governos, é cúmplice desta situação

    1. Estava demorando, aliviar o PSDB e jogar a culpa no PT, será que São Paulo é governado por retardados?

    2. O PT não tem o “comando do país”, somente o comando do Executivo federal, cujo poder é bastante limitado. Mesmo assim, em 11 anos, já melhorou muito o País e as condições de vida do povo. Mas em relação à mídia, quem manda é o poder econômico, que também comanda o Judiciário, o Legislativo, muitos governos estaduais e prefeituras, o MP, etc.

    3. O que é isso??? Em primeiro lugar, não cabe a um partido político ou a uma única instituição proporcionar uma “imprensa decente”. Cabe a quem está no poder, considerando o regime democrático, garantir que haja espaço para uma imprensa independente e crítica. Hoje, mais que em outros momentos, tenho visto isso; este blog é bom um exemplo.
      A ditadura proporcionou a sua “imprensa decente”, o nazismo proporcionou sua “imprensa decente”… seu princípio está equivocado e, por meio de uma análise tão estapafúrdia, seu comentário só se presta à retorção tentando, de qualquer forma, responsabilizar o PT por um descaso e uma irresponsabilidade sem precedentes cometidos pelo PSDB. Há limites. Até pra ser coxinha é preciso um pouco mais de poder de análise.

  7. Eu penso no POVO, pois a elite toma água PERRIE, inclusive já começa a faltar nas grandes redes..
    Ou melhor, vai para Paris até um dia a coisa voltar ao normal..

  8. Aqui todo mundo fala do problema do sistema Cantareira. Claro, é conveniente! Mas vamos falar do desconto da energia elétrica que a presidente Dilma anunciou no dia 23/01/2013, é só procurar na internet. Onde ele está? Ontem o governo anunciou que vai repassar pro consumidor a ajuda que ele vai oferecer pras empresas de energia.

  9. Sr.Fernando.Linda matéria.Com relação a IMPRENSA,tenho lá muitos conflitos,posto acreditar que num jornal,seja ele falado,escrito ou televisado,a única coisa que não é opinião,e a data.Carecem todos eles,da interlocução e o exercício do contraditório,ferramentas indispensáveis,para a livre expressão de suas VITIMAS.Aproveitando este espaço,de forma oportunista,quis comentar matéria no PORTAL VERMELHO,mas o acesso é tão difícil que desisti.O comentário em que malogrei com àquele jornal,era com relação a APRESENTADORA COXINHA E FASCISTA do SBT,e que merce espaços destinados a ela nas redes sociais e nos jornais em geral,me parecem que a estão promovendo-a aos lugares que não merece e quero sugerir que a moça em questão tem todas as característica raivosa,de sofrer da SÍNDROME DO MAU HÁLITO e por isso,sugiro que recomendemos pra ela,simplesmente o uso de BINACA.Saudações e agradecimentos pela oportunidade desse oportunístico atalho.

  10. Quanto aos erros de português que se observa no comentário,são de estrita responsabilidade desse internauta.Afinal não sou um Luis de Camões!

  11. TAXISTA TEM FAMA DE MALUFISTA (claro, tem exceções). Ontem, no trânsito ferrado da tarde eu o meu cliente ouvíamos uma matéria falando de um possível racionamento. O taxista virou para nós e disse: “para ganhar uma eleição estes caras são capazes de matar até o povo de sede. pior é que o povão acha que a Cantareira tá cheia”… Eu perguntei, mas pq o Sr acha, a Sabesp está avisando… “rapaz vc não pode dizer que não está chovendo. semana passada quase que meu carro rodou lá na Pompéia. Aí o povo acha que aquele aguaceiro já é suficiente para encher os rios. Aqui no meu carro mesmo acabo ouvindo isso. que esse negócio de faltar água é tudo mentira. que tá chovendo para caramba”. Aí dei uma de mané: mas o que será que teria que acontecer para conscientizar as pessoas, né? “filho se o JN der uma reportagem ferrada, mostrando que do jeito que tá SP vai entrar num racionamento feio daqui a uns 30 dias, pronto. O povão vai entender. Mas tem que ser uma matéria destas de 2, 3 minutos dizendo que do jeito que tá vamos ter que tomar banho de 3 em 3 dias…o povo só entende isso. Rapaz, todo dia eu vejo isso aqui nesse carro” …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *