Alckmin começa o racionamento de água PPP em São Paulo: periferia, pobre e petista

guarulhos

Era inevitável, como a gente dizia já na segunda-feira.

E aconteceu: começou o racionamento de água em São Paulo.

E pela periferia, o primeiro dos três P.

As cidades escolhidas foram São Caetano do Sul -que é uma cidade de pequeno porte,  quase um bairro paulistano, com 150 mil habitantes e 15 km² de área apenas, onde o consumo já havia caído para abaixo para a cota adequada – e a gigante Guarulhos, segunda cidade mais populosa de São Paulo e  a 13ª mais populosa do Brasil, a maior entre as não-capitais.

E o segundo “P” do racionamento: uma cidade pobre, a 145a. no IDH paulista.

Mas, antes do terceiro “P”, um “detalhe” curioso. A Sabesp diz que vai “cortar” a água de São Caetano do Sul, mas a cidade já baixou seu consumo para um nível menor do que a nova quantidade de água. Portanto, não há corte algum. Também não foi explicado porque o mesmo procedimento não foi – e vai ser – estendido a outras cidades que usam água do Cantareira via Sabesp.

O terceiro “P” é que a prefeitura de Guarulhos, daquele tamanhão, é dirigida já há um bom tempo pelo PT.

Como é pobre, é claro que é muito difícil reduzir fortemente o consumo de água, que já é pouco, por conta do preço e complicado, porque nas favelas não há hidrometro e, portanto, não adianta prometer desconto de acordo com o consumo medido.

E muito menos conseguir isso por conscientização, com o Governo do Estado e a imprensa escondendo a gravidade da situação.

Há dois dias, o governador mentiu dizendo que não faltaria água nem para a cidade de São Paulo, nem para os municípios atendidos pelo Cantareira.

Se a água é de todos, o seu racionamento tem de ser para todos: assim ele será menor, mais eficiente e menos injusto.

Porque nos bairros pobres atendidos pelo Cantareira e em Osasco já está em curso um racionamento não-assumido, com o fornecimento de água intermitente.

Já outros bairros, de classe média,  foram transferidos do cantareira para outro sistema, o Alto Tietê (que  também vai entrar em nível crítico, mas ainda demora).

E a imprensa paulista, seus jornalões, comendo mosca seca e sonegando do noticiário a gravidade da crise e a responsabilidade dos governos Serra e Alckmin.

Água pouca, tucanão primeiro.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Quando o paulista sairá dessa letargia alienante há 20 anos? Será que não conseguem ver a inépcia desse gov!?

  2. No jornal da band agora a noite ricardo broech disse que a responsabilidade e da uniao mais uma vez???????.

    1. E o Heródoto na R.News ex-TV Cultura (saudoso do “chefe”), também entrevistou um “especialista” em águas e ambos concluirão que a culpa é …pasmem…dos prefeitos dos municípios Paulistas, porque são os prefeitos que escolhem quem fornece água para o município…Como se os prefeitos tivessem opções??? Ao final Heródoto chegou a se desculpar dizendo :-” …quer dizer que a responsabilidade por faltar água é dos prefeitos, e eu aqui outro dia culpando o governados Alckmim ! Só faltou Heródoto dizer…-“desculpa chefe!” É o PIG…incluindo a rede Record do Bispo, a despeito de PHA, mostrando seu jogo !

  3. São Paulo e o maior colégio eleitoral do pais. A grande São Paulo o maior do Estado.
    Tirar água da periferia vai transformar o Alkimim no principal cabo eleitotal da reeleicao da Dilma.

  4. O desgoverno de São Paulo pode até poupar os ricos mas com a crise seríssima de abastecimento de água que se aproxima não há PIG que vá conseguir evitar que os tucanos escorram por água abaixo.
    Só é preciso que se divulgue, por todo o estado, que a SABESP sabia do problema desde 2009, não fez nenhum investimento (aliás, o sistema Cantareira é da década de 70) e o Alckmin adiou irresponsavelmente qualquer racionamento. Ah, e que nessa nem São Pedro nem o Governo Federal tem culpa.

  5. A falta d’água começa a pingar em São Paulo (Folha, Globonews, etc.), é o SECADÃO TUCANO, previsto pelo Tijolaço, que começa a mostrar a cara na mídia amiga e na justiça parceira. Não vai ser fácil continuarem a dar nó em pingo d´água para protegerem o Geraldo Chuchu, quando começa a faltar até o pingo para dar-se o nó nos cidadãos paulistas, como até agora fizeram.

  6. O P-i-n-ó-q-u-i-o do Alckmin, como sempre, tá mentindo! A região metropolitana de São Paulo, sob a gestão da Sabesp, a estatal controlada pelo Governo Tucano, vem a meses recebendo mais água que as demais regiões do estado contrariando recomendações de especialistas que já alertavam para a necessidade de racionamento desde o ano passado como medida preventiva para diminuir o uso do recurso e prolongar sua vida útil. Infelizmente, agora com a situação crítica a que chegaram os reservatórios da Cantareira impõe-se a necessidade de um forte racionamento ainda não admitido pelo Governador, embora várias áreas da região metropolitana já não recebem água regularmente. É simplesmente i-n-a-c-r-e-d-i-t-á-v-e-l a irresponsabilidade, a falta de planejamento e a incompetência tucana! Mas finalmente, a “blindagem” da mídia local francamente favorável aos governos do PSDB começa a ser rompida! Veja mais sobre isso em duas reportagens no insuspeito de ser “petista” jornal Bom Dia Brasil da Rede Globo em http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/municipios-de-interior-de-sao-paulo-responsabilizam-sabesp-por-falta-dagua/3204102/ e http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/03/sp-moradores-ficam-sem-agua-mas-governo-diz-que-nao-ha-racionamento.html

  7. Pessoal. Por favor, não se enganem! Nem subestimem a força e capacidade de articulação do Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Para que tenhamos uma breve ideia, cabe lembrar que ele também foi o grande responsável, anos atrás, em 2007, pela derrota da proposta de prorrogação da CPMF que retirou, em valores da época, algo como R$ 40 bilhões de reais/ano da Saúde no Governo Lula. Isso porque ele reteve, manobrando deliberadamente, um parecer de sua autoria numa comissão da Câmara dos Deputados. Assim ele atrasou a tramitação da proposta de prorrogação da CPMF que, evidentemente, tinha prazo para ser extinta. Quando a proposta, finalmente, chegou ao Senado o tempo para “negociação” ficou muito apertado. E apesar todo o empenho e esforço pessoal do ex-presidente Lula fazendo concessões, dando garantias da vinculação dos recursos do imposto ao orçamento da saúde, e ligando pessoalmente inclusive para membros da oposição, ela não foi prorrogada. O resto da história todos nós já conhecemos que consequências tiveram. Até hoje a orçamento da Saúde se recente de recursos para o adequado financiamento do setor. E o “traste” Eduardo Cunha, Inimigo Público Número da Cidadania, tem tudo a ver com isso! Você pode até não concordar com a prorrogação da CPMF. É um direito seu! Mas é unanimidade entre analistas e gestores que a Saúde é subfinanciada. Além disso, sempre se soube que a CPMF “pegava” muita gente graúda que fraudava o fisco ou sonegava imposto. Por esse, e por tantos outros problemas que criou ou tentou criar, o Cunha nunca inspirou confiança no Palácio do Planalto. A votação decisiva do Marco Civil da Internet no Congresso Nacional foi marcada para terça-feira, dia 18 de março. Portanto, todos nós precisamos somar forças e pressionar nossos deputados ligando, enviando e-mails para a Câmara dos Deputados e informar nossos familiares, amigos e colegas de trabalho. Além de assine a petição online (http://www.avaaz.org/po/o_fim_da_internet_livre_gg/?cdMmngb) no Avaaz.org capitaneada pelo ex-ministro Gilberto Gil pedindo apoio à aprovação do Marco Civil da Internet (provavelmente a proposição mais inovadora e democrática já produzida no âmbito do Congresso Nacional e que beneficia a todos os usuários da Internet). É fácil. Somente lhe será solicitado nome, e-mail e CEP. Está em jogo o futuro da Internet em nosso país tal como a conhecemos! Contamos com vocês! Sugiro também que todos procurem acompanhar os acontecimentos nos próximos dias e semanas no site http://marcocivil.org.br/ e no facebook ou twiter. Um grande abraço! E até a vitória!

  8. Vamos lá, coxinhas!! Exijam fornecimento de água padrão FIFA!!

    Exijam CPI! Impeachment!… Ah, não precisam chamar black-blocs, pois os corvos-tucanos dilapidam muito mais rápido não apenas o patrimônio público, mas também o humano.

    Coxinha, uni-vos!! Só não vale – de novo – culpar a Mãe-Natureza, Deus, S.Pedro, Iansã, etc…

  9. Ele sabe que paulista pobre só gosta de votar em que protege os ricos…
    paulista bom é paulista morto mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *