Alta da carne é maior do que se anuncia

O que você está vendo aí em cima não é anúncio, mas uma sugestão para que os jornais verifiquem o aumento dos preços com base no que eles próprios publicam, nos encartes de supermercados que entregam a seus leitores.

É fácil ver que o bicho é mais feio do que pintam as “autoridades”.

A ministra Teresa Cristina, que disse ontem que o preço da carne está começando a cair, certamente, anda indo pouco ao supermercado.

E acho que o pessoal do IBGE também, para registrar um aumento de 8% nos preços da carne bovina, no índice de inflação que divulgou ontem. Tenho certeza que, no índice de dezembro, o órgão vai captar algo mais próximo da realidade que mostro acima.

Num dos supermercados mais populares do Rio de Janeiro, o acém, corte dianteiro (mais popularmente chamado de “carne de segunda”, embora eu ache que para moer, é dos melhores), variou de R$ 11,98 para R$ 27,98 o quilo, ou 133,6%, do final de agosto para hoje.

Nas carnes ditas “nobres” ou aumento, embora grande, é menor, sobretudo nos cortes limpos e fatiados, onde o sobrepreço do processamento dá uma margem maior para “segurar” o valor do preço de etiqueta.

Mesmo assim, não está longe de 100%.

Como o povão não avalia índice inflacionário pelo que sai nos jornais, mas pelo que paga no supermercado, a inflação sensível é esta aí.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

6 respostas

  1. Eles vao usar um sistema bem mimoso
    Dao o preço num supermercado de 25 reais e mostram q subiu p 30 mas no açougue.
    Na verdade o de 25 foi pra 35 e o açougue cobrava 18 ( e saltou p 30) pq compramenos

  2. PRECISAMOS MONTAR UM EXÉRCITO POPULAR MESMO QUE NOSSAS ARMAS SEJAM PAUS E PEDRAS MAS PRECISAMOS DEFENDER A SOBERANIA NACIONAL SENDO ENTREGUE POR FACÍNORAS DE TERNO TOGA E FARDA.
    AGORA VÃO PRIVATIZAR A NOSSAS ÁGUAS,VENDEM NOSSAS TERRAS,VENDEM NOSSAS ÁGUAS,POLUEM NOSSO AR …O QUE FALTA PARA MANDARMOS ESSES FACÍNORAS DE VOLTA PARA O INFERNO?

  3. AQUI EM FORTALEZA , CONTRA FILÉ PASSOOU DE 22 PRA 39, PEITO PASSOU DE 13 PRA 19, COCHÃP MOLE DE 26 PARA 39. E POR AI VAI

  4. Mas os pecuaristas estão contentes faturando em dólar. E são o eleitorado do presidente, não é??Já os pobres de direita
    e a classe média que larguem mão dessa mania de comer carne….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *