Ataque dos EUA ao Iraque e Síria vai tensionar mercado do petróleo no mundo

A escalada de ações militares no Iraque e na Síria pode ter sido tudo o que Donald Trump precisava para sua campanha, arranjando aquela tradicionalísssima “ameaça aos norte-americanos” que, aliás, só desperta mais hostilidades aos norte-americanos.

Também não há “inimigo externo” mais a calhar que o Irã, que agora é politicamente afim com os vizinhos iraquianos.

Mas pode, também, ser tudo o que a tensa situação da economia mundial não precisava para começar 2020 com as esperanças de estabilidade com que encerrou 2019.

Não é só porque Irã e Iraque são duas dos maiores produtores de petróleo do mundo – somados, equivalem à Arábia Saudita.

A China tornou-se o maior parceiro comercial do Irã e, no pós-guerra, também do Iraque, empatando com a Turquia.

Sobre as relações de Vladimir Putin com a Síria, onde é o fiador da retomada do país de Bashar al Assad ao Exército Islâmico, nem é preciso falar.

O preço do petróleo, que vinha subindo (10% apenas em dezembro) tende, com o aumento das tensões, a não ceder e seguir acima dos 60 dólares o barril, ainda mais com a queda, anunciada faz pouco, de 3,2 milhões de barris do estoque norte-americano, em pleno inverno local.

Mau sinal para a economia ao começar 2020.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

15 respostas

  1. Mas as porras de Russia e China nao fazem nada… Se os EgUA forem surrados militarmente o Trump renuncia em questao de semanas. Nem precisa de processo de impeachment…

    1. Fazem tudo. Se não fossem China e Rússia, a Síria teria sido dividida em cinco califados miseráveis, e o Iraque não teria dado nenhum sinal de independência, depois da invasão brutal que sofreu. Além disso, os Estados Unidos foram surrados militarmente na Síria pela Rússia de todas as maneiras, por ar, terra e mar. Que mania de dizer que progressistas e que países divergentes dos Estados Unidos estão dominados e não fazem nada, cara! Não será porque você quer que assim seja?

      1. Verdade. E se voltarmos um pouquinho mais, não dá para imaginar o que seria o mundo de hoje sem a revolução russa.

        1. Revolução do proletariado russo que, um dia, o abominável Gorbachev destruiu com uma simples canetada, ao vivo e em cores, diante de um mundo estupefacto.

      2. Ainda tem a Venezuela que poderia ter sido invadida a partir do Bolsonistão. Felizmente o Putin se posicionou, olhou feio e o arregão deu pra trás.

  2. Gostaria poder desejar a todos um feliz ano novo, mas seria realmente uma piada de mal gosto dada as condições atuais. Não temos nada o que comemorar, nada o que esperar. Já são seis anos e meio vivendo numa sociedade que parece tomada por uma espécie de demência coletiva, com perda de memória, da capacidade intelectual, do raciocínio, de competências sociais, acompanhadas de alterações das reações emocionais normais. E nada parece indicar que a doença esteja remitindo, ao contrário, parece que a doença continua a se propagar e tomou conta de tudo, inclusive de nossas principais instituições. Podemos dizer que a demência. está no poder e têm utilizado seus instrumentos para garantir seu domínio. A única coisa que posso desejar a todos agora e ver o fim desse inferno. Esse é meu único sonho atualmente, essa minha utopia.

    1. Como dizia o Gonzaguinha, “eu sei que a vida pode ser bem melhor, e será! Mas isso não impede que eu repita, que é bonita, é bonita e é bonita!”. Então, Feliz 2020 pra você e para todos do Tijolaço!

  3. E eis que 2019 chegou ao fim. E, por isso, renovam-se as esperanças. Porque na regra de que tudo tem fim, não há exceção (pelo menos, para a maioria das pessoas).
    Assim, podemos acreditar que a intolerância, o preconceito, o desequilíbrio, a hipocrisia, o cinismo, o egoísmo, a iniquidade, a ganancia, a obtusidade, a ignorância, a insensibilidade, o arrivismo e tantas outras mazelas, tão fortes e tão presentes em tantas partes do mundo, irão também encontrar seu final.
    Não importa se, muito provavelmente, eu não consiga presenciar tamanho júbilo. Mas só a esperança de que, um dia, acontecerá já basta para que, apesar da atual e dura realidade, se ilumine o rosto com um sorriso. Né não?
    Na medida do possível, Feliz Ano Novo.

  4. Feliz ou infelizmente o mundo somente não está pior não por conta da fraternidade entre os povos ou o despertar de uma nova consciência na humanidade, mas por armas nucleares antagonistas que se apontam. E agora os russos estão com misseis intercontinentais hipersônicos…

  5. Prefiro a creditar em um livro que diz: O mundo vai de mal a pior.Ou: Quando todos falarem em paz haverá repentina destruição. Apocalipse a pleno vapor. E é só o começo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *