Biolsonaro à beira do precipício

A pesquisa Datafolha, divulgada agora à noite, é menos importante pelo fato de ter se ampliado em um ponto a vantagem de Lula sobre Jair Bolsonaro do que pelo que ela coloca como o clima da reta final da campanha: o ex-presidente chega à reta final impávido em seu índice de intenção de votos e o atual, de língua de fora, sem conseguir avançar para um patamar competitivo: está 12 pontos à frente (45% a 33%) e, principalmente, assiste à incapacidade de reação do candidato da direita.

O mesmo registro que o Ipec, o ex-Ibope, havia sugerido na segunda-feira, com um decréscimo das intenções de voto bolsonaristas, é a confirmação de que os trunfos governistas se extinguiram e que, apesar deles, no Datafolha, sua rejeição não apenas não cai como volta a subir (de 51% para 53%, contra 38% de Lula) e o resultado em um possível 2° turno, se houver, abrir-se para 54% a 38%, o que representa perto de 20 milhões de votos.

Domingo, faltarão duas semanas para a eleição, sem que se modifique o quadro que, desde o final do ano passado, dá vantagem a Lula e a possibilidade que , na margem de erro, liquide a eleição na primeira votação.

Lula tem um apoio sólido para uma ofensiva final em busca de uma vitória em primeiro turno que é seu próprio desempenho. E um argumento irretorquível de que sua vitória nele acabaria com os riscos de continuidade de um governo que tem 44% de “ruim ou péssimo” de avaliação, variando 2 pontos desde a pesquisa da semana anterior.

O Sete de Setembro, que era sua grande aposta, dissolveu-se.

Bolsonaro precisa agarrar-se na esperança de que os eleitores de Ciro Gomes e Simone Tebet permaneçam insensíveis à atração da possibilidade de despachar Bolsonaro no dia 2 de outubro.

E Lula precisa levar à rua o seu favoritismo, para que a força desta vantagem seja capaz de imantar votos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *