Bolsas despencam. Acabou o céu de brigadeiro econômico?

dowjones

No momento em que escrevo, o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, cai 4%. Em três dias, cerca de 7%, anulando todos os ganhos desde o final de novembro.

4% em Nova York  é como cair aqui o Bovespa em 10%, dado o tamanho dos mercados.

A Bolsa de São Paulo, que fechou uma hora antes da do centro financeiro do mundo – que, então, caía 3% – perdeu todos os suportes técnicos considerados normais em suas negociações e tem espaço para seguir caindo forte amanhã, portanto.

Bolsas em queda livre, escrevia a CNN. Dow Jones perde mais de 1000 pontos, mancheteava o Wall Street Journal. E o vetusto Financial Times dizia que o mercado tinha entrado numa queda de “montanha russa”.

Aqui, claro, muito pouco destaque. Só amanhã, quando os pregões abrirem.

Queda em bolsa forte assim é sinal de aversão ao risco e, portanto, um péssimo negócio para economias dependentes do fluxo externo de capitais como a nossa.

O céu de brigadeiro das finanças mundiais, que vinha desde meados do ano passado parece ter se turvado.

PS – Depois de um momento de pânico que levou as perdas a 5% na última hora do pregão, como é típico, a oportunidade de compra a bom preço das ações fez o índice ensaiar uma redução de perdas, a 3%, mas isso não se sustentou e o Dow Jones fechou a desastrosos menos 4,6%.

PS. Atualizando, manchete da CNN, logo após o fechamento da Bolsa de NY: Dow Jones cai 1.175, a maior queda em pontos da história.
 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

25 respostas

    1. É o liberalismo tupiniquim…verdade…quando dão prejuízo, pedem arrego aos nossos bolsos!!!! Falsos liberais!!!!

  1. A Miriam Leitão vai dizer na Globonews que a bolsa de NY caiu porque há insegurança sobre o sucesso da reforma da previdência, assim como receio de Lula levar no primeiro turno.

    Eles sempre arrumam um jeito de encaixar uma “explicação”.

      1. Mirian Leitao não faz análise, nunca fez. Ela vive de fazer ESPECULAÇÃO em favor de quem paga suas contas que são o mercado financeiro e os marinhos. Todos se lembram em 98/99 “o dolar não vai subir, agora que a ameaça Lula foi vencida o cambio vai encontrar o seu eixo”. Se fosse analise estaria demitida junto com chico lopes. Mas era uma apenas uma esperança conjunta com os marinhos claro os finanças ja sabiam que ia dar merda (pros outros é claro). nao passa de uma “URUBOLOGA”.

  2. Isso é para a imprensa golpista acabar com a babaquice de que a condenação do Lula no TRF4 fez a Bolsa subir. O que faz a Bolsa se movimentar é o fluxo do capital internacional e não uma quimera politica ou judicial. Mas tem babaca brasileiro que acredita que o grande capital está interessado em xurumelas. O dinheiro vai para onde dá mais lucro. Mas o que preocupa no momento é: será essa queda prenúncia de outra bolha que está por estourar? Olho no mundo, principalmente nos EUA, que são especialistas em quebrar as economias mundiais.

  3. Desde 2008 nada foi feito e só piora o cenário quando os grandes bancos
    controlam a economia global. Ainda tem imbecis que acreditam em livre mercado e desregulamentação. The globocrats de davos , bilderberg group….

  4. É valorização artificial das bolsas no mundo já vem sendo apontada pelos economistas há tempos como uma bolha. A economia global está girando nessa bolha de maneira catastrófica. Os espertos sairão antes da explosão, como sempre. É os otários ambiciosos pagarão a conta. Especialmente nos países pobres.

  5. Trump deu isenção de impostos para que os magnatas investirem em suas próprias
    ações. Óbvio que ia dar merda…

  6. Esse é o problema do Brasil, uns torcem contra os outros. Não há unidade. Unidade só na copa do mundo torcendo por jogador que ganha 15 mil por hora. A esquerda torce para direita se ferrar e a direita torce para esquerda se fud.er e no meio disso os bois de piranha ou gado.

  7. Paulo Abreu, você vive de que? Pobre de direita? Ah! Então, vive de sonho. Não tem um gato pra puxá-lo pelo rabo e dá uma de rico. Vai envelhecer na miséria. Deixa de ser idiota e pare de lamber o saco dos ricos.

  8. Vou indicar de novo o documentário da Netflix “Saving Capitalism”, feito a partir do livro de Robert Reich, secretário do trabalho de Bill Clinton.
    Os trolls deveriam ficar preocupados. Parte do dinheiro que banca o programa bolsa-troll sai justamente dos lucros com especulação.

  9. A cada crise mundial, a história se repete.
    Os senhores do grande capital abdicam temporariamente das fslácias do “estado mínimo” e vão aos cofres públicos fazer um saque máximo. Na verdade, vão saquear os cofres públicos.
    É quando lembram que o estado deve ser máximo. Para consertar as merdas feitas pela ganância dos eternos amantes das orgias de mercado.
    E ao “Zé Povão”, seja o do Brasil, seja o do estrangeiro, que pouco aufere nos tempos de fartura, é imputada a custosa conta de reparo da molecagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *