“Bolsofamília”: os fundilhos do moralista

escorp

Jair Bolsonaro dispensa comentários. É um espertalhão que descobriu no marketing de sua brutalidade e intolerância a maneira de sair da obscuridade dos medíocres e projetar-se para uma camada de gente de visão tão larga e profunda que acha que o vizinho gay ou o garoto que fuma um baseado são as grandes desgraças do Brasil.

As reportagens da Folha sobre o “Bolsofamília” – os 15 imóveis comprados, alguns em condições estranhas –  por ele e pelos três filhos parlamentares – evidenciam, porém, algo curioso.

Nada mais igual aos  “políticos” que ele costuma achincalhar  do que o próprio Jair Messias Bolsonaro.

Vai fazer 30 anos de mandato . Elege os filhos. Aposentou-se aos 33 anos. Acumula o soldo da reserva aos vencimentos de parlamentar, o que o põe acima do teto constitucional. Recebe auxílio-moradia, mesmo tendo apartamento próprio em Brasília. Convenhamos, é dose para quem diz ser o “antipolítico”.

Tenho dito e repetido aqui: quando encontrar um moralista, pé atrás e mão na carteira.

Há outra evidência no caso. É a de que, quando a imprensa quer “fazer campanha”, sai de baixo. A matéria  publicada agora à tarde com “as 32 perguntas sobre patrimônio que a família Bolsonaro não responde” é um daqueles casos em que a pauta vira reportagem.

Bolsonaro, porém, fechou-se em copas e nem o discurso furibundo desta vez soltou, esperando que passe a “onda” e ele possa, esquecidos os seus, apontar as obscuridades de outros. Minha opinião: pode ter impressionado um ou outro, os fanáticos ficara mais açulados e perigosos.

Disse já na primeira reportagem que os efeitos sobre o núcleo fanático de seus eleitores será pequeno ou até estimulador. Mas basta uma queda de três ou quatro pontos no próximo Datafolha para produzir um pânico de barata voadora num agrupamento sem densidade, sem representatividade e com o ódio como traço de união.

Assim é o jogo da mídia.

Por conta de muitos – Bolsonaro entre eles – passamos a viver um clima onde todos são suspeitos até que provem o contrário – às vezes, nem assim.

É bom Luciano Huck já ir se acostumando com o que cairá sobre ele se voltar a ser “quase-candidato”.

 
 
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

34 respostas

  1. Oportuno e esclarecedor! Lamentavel é que poucos que, tendo consciência das necessidades, têm acesso a esse belo e importante texto.

  2. E agora todos os “blogueiros sujos” resolveram ajudar o PSDB concentrando o ataque a Bolsonaro… tudo o que a mídia golpista planejou e alguns da “esquerda” caíram que nem patinhos amarelos…

    1. Eu quero que o Bolsonaro vá a pqp. O problema do Bolsonaro é da direita e da mídia golpista. Não gostaria ficar lendo sobre as mazelas de Bolsonaro repassadas pela mídia golpista em um canal da esquerda progressista. Quem visita esses blogs já sabem que Bolsonaro é um merd@, um nada assim como FHC e seus comparsas.

    2. Pois é, Bolsonazi é um desqualificado, mas a imprensa progressista tem que tomar muito cuidado para não fazer o jogo do PIG tucano. Isso eu já vinha alertando há tempos.

  3. “criou-se um exército de fanáticos, intolerantes, uma legião de pessoas que se guiam apenas por um ódio vazio,” Essa é a atual realidade brasileira. As massas populares estão se movendo lubrificadas pela intolerancia politica e social destilada pela direita onde só contém uma única dosagem de ódio.A situação está se extremando, caso o julgamento do LULA permaneça parcial, injusto e imoral venha resultar numa possivel, explosão de animus. O inconformismo está cada vez mais presente, num claro sinal de ruptura republicana, a começar pela desobediencia constitucional em não respeitar os ocupantes dos poderes nacionais.As forças de segurança não terão opção de escolher a quem defender. Se a escolha for pela elite, o banho de sangue será maior.Se optar pela neutralidade. Haverá um massacre.Se já estamos no limbo qualquer caminho para quem está perdido será razoável.Tem um dito da selva que alerta – não cutuquem as feras com vara curta…

  4. Aos poucos a farsa Bolsonaro vai mostrando sua cara. Não percam os próximos capítulos das várias facetas do moralista, super machista, dinheirista, e mais um caminhão de istas que este boa pinta do mal esconde sobre sua máscara de bom moço. Bolsonaro uma grande farsa a ser desvendada até o final do ano. Vamos ver quantos golpes da midia o bacanal da moralidade suporta. Quem aposta?

      1. Se o cara quis pagar 3 milhões pela “consultoria esportiva” que o filhote copiou da Internet também é problema dele. O fato do cliente do filhinho ter recebido várias vezes isso graças a uma canetada do papai é só uma coincidência.

    1. Por que cargas d’água eleitor do aécio, apoiador do golpe de estado e defensor da bandalheira em que tomou a justiça insiste em entrar em blog de esquerda? Ou é masoquismo ou é muita vontade de encher o saco. E não pra acreditar que seja de graça. Vai ler a veja.

    2. Claro,a corrupção dos outros não existe. É só monopólio da esquerda…

      Os trolls conseguem irritar todos,é pra isso que recebem pra ficar aqui fazendo plantões nos blogs de esquerda.

      Se algum esquerdista vai num blog de pseudo-direita pra falar qualquer coisinha que seja inconveniente pra eles,é varrido de lá sem dó. Aqui,os trolls fazem o que bem desejam sem lhes acontecer nada.

    3. Como eu disse ontem, independente do Bolsonaro talvez ter registrado alguns imóveis abaixo do preço, a reportagem da Folha foi uma sacanagem. Primeiro porque ela fez um gráfico considerando uma valorização de mais de 400% e só explicou lá no cantinho que os corretores de imóveis a estimam em 65% ou até zero num caso específico. Mas o principal é que o título da Folha se refere “ao” Bolsonaro e os imóveis são “dos” quatro, pai e três filhos. E como os filhos estão na casa dos 30 e começaram a ganhar dinheiro há uns dez anos ou pouco mais (como profissionais ou políticos), é de lá para cá que o patrimônio cresce com maior intensidade.

      E eu queria ver a reação dos amigos aqui se a Folha fizesse uma reportagem sobre o patrimônio “do” Lula e juntasse as dezenas de milhões surgidos do nada na poupança da falecida e na conta dos filhos e sobrinhos “empresários” e “consultores”. Nem precisava incluir os imóveis dos laranjas para ver o descalabro. Claro que isso é só em teoria, a Folha jamais atacou e jamais atacará um petista dessa forma.

        1. Eu escrevo “nunca atacou dessa forma”. O cara responde como se eu tivesse escrito “nunca atacou”.

          1. Pensando melhor,até que tu tem razão.

            A folha jamais atacou e jamais atacará um petista dessa forma. Ela fez coisas bem piores com o Lula e todo e qualquer petista.

            Perto dos ataques feitos a Lula e todo e qualquer petista e esquerdista(assim como qualquer político de direita que tenha qualquer projeto de nação ao Brasil),os ataques a Bolsonaro e seus filhos foi café muito pequeno.

  5. 57% do povo brasileiro quer pena de morte, segundo pesquisa recente do Datafolha.

    Eu, particularmente, acho que os criminosos que escapam vivos da guerra ou não são “abduzidos”, possuem direito a um julgamento justo, condenação, e trabalhos forçados.

    Tirando a morte na guerra com a polícia ou a “abdução”, mui necessária em alguns casos, sou totalmente contra a pena de morte.

    Sabem porque falei isso? Porque o assunto é:

    Pesquisas;

    Bolsonaro;

    Cansaço das bandeiras esquerdistas.

    1. Vai se tratar Alison e aproveita tenta ganhar dinheiro de uma forma que você se sinta menos frustrado…

  6. O que está acontecendo é simples: a mídia, agora, vai tratar de impedir o crescimento de boçalasnno entre os simples analfabetos políticos e, se possível, vai tentar até diminuir a quantidade destes que entraram na conversa mole dele e dos adoradores do “mito”. O objetivo é limitar a influência do sujeito aos seus seguidores fanáticos. Todo o lixo fascista/radical/ignorante foi usado para o golpe, agora é hora dos donos do brazil começarem a se livrar deles.

    1. Agora,o Bolsonaro é um estorvo pros golpistas pois divide o nicho do eleitorado deles.

      E o fanfarrão já está sentindo o bafo da mídia em seu cangote. Tanto que já anda reticente e arrumando desculpas pra desistir da candidatura sem ficar feio na foto com seus seguidores.

      1. Acha que os barões, seus editores e demais penas de aluguel não sabiam há muito tempo dos esqueletos que o “mito” esconde no armário? Deram-lhe corda enquanto foi conveniente, agora é hora de enquadra-lo. Até março a candidatura do “mito” será apenas uma lembrança. Para tentar destruir Lula, recorrem a mentiras e farsas; para acabar com bolsonaro bastará falar a verdade.

        1. A candidatura Bolsonaro atrapalha os golpistas porque divide os votos deles,o que pode ser fatal tanto pra pretensões dos golpistas de irem ao segundo turno contra um candidato de esquerda quanto pra eles próprios liquidarem a fatura já no primeiro turno.

          Daí a razão pra quererem removê-lo logo.

          1. Seria hilário se BOZOnaro, ciente disso, descesse a lenha sobre o que sabe (será?) sobre os tucanos de alta plumagem.

            Mas não creio que saiba de grandes coisas, já que é um tapado. E mesmo que soubesse, não seria “macho” para tanto.

          2. Vão mandar recadinhos como este para que o homem aquiete o facho. No fim, os seguidores fanáticos do “mito” vão é morrer com o mico na mão, enquanto ele se ajeita com os poderosos de fato para continuar na boa, junto com a família. Se vacilar, ainda vai colocar até netos na política.

        2. Há tempos que a “grande mídia´´ sabia das traquinagens dele e de seus filhos,mas fizeram vistas grossas enquanto ele ainda tinha alguma serventia.

          Agora que virou estorvo, é que a mídia fala de suas traquinagens e o expõe ao publico.

    2. Sim. Chegou a hora, como previsto .
      A FSP esta um leão contra o bozonaros, perguntas e mais perguntas.
      Já com aécio, huck, meireles, serra, alkimin, etc, são uns gatinhos.

  7. 30 anos na política tem 15 imóveis os 3 herdeiros deputados, fura teto institucional. A situação da Nação Continental não está para peixe, o voltou a sofrer retrocesso econômico e social, como diz o mestre Gonzaga Belluzo
    A ideologia vagabunda não leva em conta as pessoas”, triste e surreal.

  8. Bolsonaro repetirá o efeito Marina. Na hira do pega pra capa não sobra ninguém em casa. Nada da muito e morrerá na praia como todos os candidatos do evangelismo político barato que se formou neste pais. Um verdadeiro zero a direita com mil bobagens ditas e sem o mínimo de conteúdo para representar uma nação do porte do nosso querido Brasil. Simplesmente não cola!

  9. Jornalista é bicho orgulhoso, teimoso… e extremamente vaidoso, sabemos todos. Tudo isso fica muito claro quando observamos posturas intransigentes, persistência em erros e auto-enganos, que numa linguagem popular traduzimos por “não dar o braço a torcer”. Ou seja: jornalistas têm extrema dificuldade em admitir erros, que foram enganados, que compraram ‘gato por lebre’, que foram manipulados e pautados pelas “fontes”, que estão sob ameaças (veladas ou não, principalmente quando se estendem a familiares) ou que simplesmente defenderam/defendem teses furadas, antipopulares ou contra o interesse público. Os imbróglios e auto-enganos cometidos por Luís Nassif são exemplo disso. Aqui no Tijolaço observamos uma teimosia e insistência do Fernando Brito acerca de uma tese que coloca Jair Bolsonaro como um candidato viável, com reais chances de se eleger presidente da república, da direita e extrema direita. Por medo, pavor ou horror diante do que representam Boçalnaro, sociopatas e nazifascistóides descerebrados que apóiam esse ex-militar ‘bunda-suja’, Fernando Brito super-dimensiona e sobre-valoriza o ‘passe’ desse troglodita.

    Desde o início de 2017 tenho comentado aqui: Boçalnaro não é tudo isso que apregoam; ele não tem esses milhões de apoiadores virtuais que lhe atribuem. O fato da direita e extrema direita terem muita grana e apoio externo (organizações internacionais como as dos irmãos Koch, por exemplo), podendo constituir milícias virtuais, dá uma falsa impressão de que são dezenas milhões os apoiadores de figuras toscas e desqualificadas como Boçalnaro. Mas na verdade até mesmo a extrema direita sabe que a realidade não é bem essa. Esses “milhões de apoiadores” de Boçalnaro nas redes sociais são tão verdadeiros quanto aquele milhão de pessoas com camisetas da CBF, na Avenida Paulista. Os veículos da mídia criminosa e golpista (PIG/PPV) não dispararam artilharia pesada contra Boçalnaro até o fim do ano passado porque estavam aguardando ordens dos donos (tanto desses veículos como do dinheiro e das armas, que ficam no exterior, sobretudo nos EEUU); e a razão para isso é simples: é que a direita golpista, oligárquica, escravocrata, plutocrata, cleptocrata, privatista e entreguista estava (e continua) na busca e na construção de um candidato palatável, uma versão 2 de Collor, com roupagem século XXI. Luciano Huck foi essa tentativa, mas assim que colocado no palco da política, surgiram dezenas de ‘capivaras’ e ‘esqueletos’, mantidos em armários como segredos de polichinelo. Entre a vida mansa e milionária que leva, conduzindo um programa de TV cuja atração maior é o quadro “Lata Velha”, em que caros velhos são reformados e entregues a pessoas humildes, as quais supostamente desconheciam tal procedimento até serem convocadas para participar do programa, e a rinha política, em que será revirado ao avesso e mostrado como de fato é, um bon vivant, sonegador de impostos, que se apropria do espaço público e de reservas ambientais para uso particular, que possui iates e se mostra habitué de confraternizações com figuras criminosas da política, do mundo empresarial, das finanças ou playboys cuja fonte de renda é desconhecida, Luciano Huck refugou na primeira tentativa. Mas diante das ausência de um candidato palatável nas hostes da direita e extrema direita, os patrões dele, os irmãos Marinho, lhe deram autorização, ou melhor, lhe ordenaram que mantenha-se como pré-candidato à presidência da república.

    Ocorre que o cenário de hoje, mesmo após o golpe de Estado e com o sistema judiciário corrompido, cooptado/comprado pelo alto comando internacional (que fica nos EEUU), não é o de 1989. Sem fraudes, NENHUM candidato da direita ou extrema direita se mostra viável e capaz de vencer a eleição presidencial. É por isso que o Gilmar Mendes et caterva já preparam outros golpes e ‘fraude oficial’ da eleição presidencial, em parceria com Luiz Almagro. Mas em tempos de internet essas manipulações e esses golpes são descobertos e desmascarados quase em tempo real. Como tenho dito, apesar dos golpistas controlarem TODO o aparato de Estado, inclusive o da violência e repressão, moral, ética, histórica, sociológica, política e jurìdicamente eles estão sendo e serão FRAGOROSAMENTE DERROTADOS.

  10. É Sr DePaiva parabens pelos esclarecimentos essa do Almagro lembra uma história quando o descobrimento da América um tal de Diego de Almagro!!! Foi uma destruição quase total e até hoje!!

  11. Dois motivos para os bolsomínions apoiarem a candidatura de Lula.
    Bolsonaro tem a preferência de no máximo 20% do eleitorado, já contando com a margem de erro. A maior dela vinda das classes mais endinheiradas. Isso não é suficiente para ganhar eleição, mas é suficiente para impedir a decolagem de candidatos do PSDB, pois é justamente com essa faixa do eleitorado que os candidatos tucanos contam para começar. Ela serve como propagadora do candidato tucano para as classes mais baixas. O problema é que essa faixa de eleitores comprometeu-se com o mito e não deixa o tucano decolar. Por isso, Bolsonaro terá que ser removido. Isso explica o bombardeio atual. Podem Já ir se acostumando. Vai piorar. Se Lula for impedido dia 24, como provavelmente o será, a elite não vai querer correr o risco de perder para o capitão. Por isso irão bater muito forte. Se não der certo, irão impedí-lo judicialmente. Se inventaram a pedalada fiscal para retirar do poder uma presidenta eleita e estão prestes a impedir o favorito nas pesquisas com quase metade das preferências eleitorais, será muito fácil impedir alguém com 20% por uma bobagem qualquer.
    O segundo motivo é ainda mais óbvio. Bolsonaro é o melhor anti Lula no mercado atualmente. Como todo anti, ele só existe, se Lula existir. E aí ele perde a vantagem que tem sobre os demais candidatos que disputam os eleitores anti-lulistas. Se Lula for impedido, muitos antilulistas se dispersarão entre outras candidaturas. Junto com a artilharia preparada contra o capitão e a espada da justiça servil pronta para cortar sua cabeça, Bolsonaro pode contar os dias para se acabar.
    Por isso, o capitão e seus seguidores deveriam usar a cabeça. Sei que esse não é o forte da turma, mas é necessário. O capitão deveria se manifestar claramente em favor do direito de Lula se candidatar. Não se trata de defender Lula como candidato, mas o direito dele se candidatar. Deveria dizer que Lula pode ser derrotado e que o único que pode derrotá-lo é ele mesmo. E não é justo que impeçam a sociedade brasileira de se manifestar livremente contra Lula em uma eleição. Com esse discurso, Bolsonaro defende o próprio direito de se candidatar.
    Lula no segundo turno é a maior garantia de que Bolsonaro estará disputando contra ele a presidência. Portanto, ao invés de ficarem trollando aqui, os bolsomínions deveriam trollar o TRF-4, fazendo pressão para que a decisão contra Lula não seja usada também contra seu mito.

  12. Bolsonaro é um embuste, para falar a linguagem militar, é um embusteiro. Alem disso é racista, misogino, machista e homofobico. Seria melhor votarmos no palhaço Tiririca para presidente. Se é para zoar, votemos em Tiririca, Bolsonaro até no exercito foi um agitador. A pretensao dele sempre foi a politica.
    E ele tem menos experiencia administrativa que a Dilma, ou seja, é muito mais sem competencia para dirigir o pais do que a Dilma.
    Experiencia administrativa quem tem é o Lula, o Alckimin, o Serra quer gostemos deles ou nao. Bolsonaro é só é um politico esperto que está enganando os incautos. Mas confesso que o Bolsonaro administra bem a carreira politica dele e dos filhos e as finanças da familia kkkk como somos trouxas de eleger gente que está ha 30 anos na politica e só arrumou a vida dele e da propria familia. O povo é um mero detalhe. Que se lasque o povo para eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *