Bolsonaro está caindo? Por Helena Chagas

Publicado no site da autora, Os Divergentes:

A pesquisa nossa de cada dia que o Datafolha nos dará nesta sexta-feira pode já sinalizar ou não, mas apenas depois do fim de semana ficará claro se Jair Bolsonaro de fato começou a cair ou se continua apenas “oscilando”.

É grande a expectativa nas campanhas de Fernando Haddad, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin de queda de Bolsonaro nos próximos dias, provocada sobretudo pelo movimento de reação das mulheres #Elenão, que vem crescendo, ocupando as redes e fará manifestações por todo o país neste sábado.

Com a ajuda do general Mourão, que alegrou as campanhas adversárias nesta quinta com seu exótico comentário comparando o 13° salário à jabuticaba, é bem possível que Bolsonaro perca pontos.

A dez dias das eleições, porém, a questão que se coloca é se isso pode mudar alguma coisa na foto que mostra os candidatos do PSL e do PT no segundo turno, beneficiando Ciro ou Alckmin. A hipótese é muito remota, e só seria viável se Bolsonaro começasse a despencar a uma velocidade de mais de um ponto por dia, o que é quase impossível.

Como a esperança é a última que morre, Ciro e Alckmin seguem trabalhando, apesar dos problemas de saúde do pedetista e das traições dos aliados do tucano. Em outras campanhas, espera-se mesmo certo crescimento de Alckmin, ainda que insuficiente para leva-lo ao segundo turno. Vai ficando claro que sua propaganda para desconstruir Bolsonaro na TV está tendo algum efeito -ainda que ele acabe não sendo seu beneficiário.

E quem vai se beneficiar com a queda de Bolsonaro? Por enquanto, parece ser Fernando Haddad. O petista também tem sido alvo de duros ataques da campanha do PSDB, mas essa briga não chega a ser novidade para o eleitor, que vê esse filme há uns 25 anos. Mas se Bolsonaro começa a cair, Haddad passa a ter chances de chegar ao segundo turno, onde parece ter conseguido uma vaga, à frente do adversário.

Diz-se sempre que o segundo turno é uma nova eleição. Mas o fato é que, até hoje, os que lá chegaram na frente tornaram-se presidentes da República.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

20 respostas

  1. Bolsonaro tremeu ? É puro fingimento, é cara de um, focinho do outro, faltou o capitão, falou o general, são a mesma coisa, alí, ninguém soma, é “o coiso” e o “vice coiso”, é o “porra louca”, e o “louco de pedra”, e,…vamos em frente gritam os “bolsonazistas” !

  2. É impressionante a fala do General Mourão aos empresários. Ele não tem noção de escala, de quanto pesa e do que pesa nos custos de produção, e nem tem qualquer noção de história, do quanto foi difícil para os trabalhadores conquistarem isto que ele chama de jabuticaba, com o maior desprezo. Impressionante. E por outra, é uma fala eivada da mais pura ignorância, já que o décimo terceiro salário, inventado na Itália, é praticado em muitos países, inclusive em Portugal e no México. E o adicional de férias existe em toda parte do mundo.

      1. Amigo, esses traste do mourão nunca vai chegar perto de ser nazista pois os nazistas eram bemmmmmmm mais inteligentes que esse jumento de carga.

  3. EXCLUSIVO
    O VÍNCULO ENTRE A LISTA DE FURNAS, BOLSONARO E AS CONTAS SECRETAS DE AÉCIO EM LIECHTENSTEIN
    Publicado por egrégio e intrépido jornalista Joaquim de Carvalho – 28 de setembro de 2018
    (…)
    FONTE: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/exclusivo-o-vinculo-entre-a-lista-de-furnas-bolsonaro-e-as-contas-secretas-da-familia-de-aecio-em-liechtenstein-por-joaquim-de-carvalho/
    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2018/09/captura-de-tela-2018-09-28-as-08-33-57-645×420.png

  4. Tá chegando a hora da verdade. Esta mídia Televisada e escrita mentem descaradamente.
    Vamos de 13 Lula e Haddad , Haddad e Lula!

  5. Que os deuses permitam liquidarmos esta fatura, com Haddad presidente, ainda no primeiro turno.

  6. Tive o desprazer de ouvir a inebriante Miriam Leitão ha pouco. E, ao comentar a crise na Argentina, ela finalmente não culpou a Dilma. Falou com todas as letras que a culpada era a Cristina Kirchner e não o Macri com suas decisões ultra-liberais. O cara está lá desde 2015. Só a Miriam, mesmo.

  7. Acho que só na semana que vem será sentida a queda do Coiso, quando as ruas mostrarem sua indignação, as pessoas perceberão finalmente o engodo que ele é.

  8. As pesquisas estão mostrando incoerências suspeitas. Acredito que vão tentar empurrar bolsonaro para baixo. Eu repito uma coisa que já disse aqui: estou torcendo para que ele se mantenha acima de 20%. Sempre foi um dos nossos trunfos para enterrar o golpe.

  9. Depois que a globo adiantou a veja da próxima semana, as pesquisas que ocorrerem no final de semana já devem trazer a campanha do bolzo com água pelo nariz.
    A ratazana Alkmin está ensandecida e aposta tudo na merreca que demandará do capitão. Busca crescer não pelo seu projeto, mas pelo que vier na bacia das almas.

  10. Acho que esse movimento #elenao que vai acontecer amanhã devia incluir também os filhos “bandidos e abandonados”. Iria contar com boa parte do Brasil . E do mundo também, ja que separação de casal não falta no nosso mundo atual hahaha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.