Bolsonaro leva Queiroga para ajoelhar na cloroquina

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou há pouco que vai interromper as suas atividades, depois de amanhã, para acompanhar Jair Bolsonaro numa visita a Chapecó, em Santa Catarina.

Será o espetáculo de humilhação pública a que Queiroga se prestará, indo posar ao lado do prefeito da cidade, que publica vídeos nas redes sociais dizendo que a cloroquina está levando Chapecó a ficar com os hospitais às moscas, vazios, quase sem casos para atender.

Em discurso, diz que a cidade é um “exemplo” de sucesso, porque “naquele município o médico tem liberdade total para trabalhar com o paciente”. Ou seja, tem incentivo do prefeito a entupir seus pacientes com medicação imprópria e perigosa.

Claro que a história do “exemplo” não é bem assim: em janeiro, logo após a posse, o prefeito João Fernandes (PSD) desceu cloroquina e ivermectina goela abaixo da população.

Isso não impediu, um mês depois, que o próprio prefeito definisse a situação de Chapecó como a de colapso da Saúde.

No início do mês passado. ficou sabida nacionalmente conhecido o transporte de pacientes de avião de Chapecó para o Espírito Santo, por falta de condições para atendê-los.

A situação continua ruim e você pode ver que a ocupação dos leitos de UTI, que segue em 100%, tanto no Hospital Regional do Oeste (público) quanto no hospital da Unimed na cidade.

O prefeito, porém, gravou um vídeo autopromocional, dizendo que as UTIs estão vazias, sem pacientes. Os leitos que mostra, porém, são de uma unidade que transferiu 85 pacientes para outras instalações e está sendo desativada: o Centro Avançado de Atendimento à Covid, que tinha 75 leitos de enfermaria e mais 25 de unidade semi-intensiva, onde se esperava a remoção para uma UTI.

É claro que Marcelo Queiroga sabe de tudo isso, mas irá, quarta-feira, participar da farsa presidencial da “cloroquina (ou ivermectina, ou spray nasal, ou feijão do Valdomiro) cura na hora.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email