Bolsonaro, o “estadista” entra de sola na política dos vizinhos

Jair Bolsonaro meteu-se a dar palpites – e dos mais grosseiros – sobre a vida dos países vizinhos ao Brasil.

No Chile, às voltas com manifestações que não cessam – há enormes passeatas hoje, outra vez – e com mortes que não param de crescer – já são 18 – o presidente Sebastian Piñera pede desculpas por não ter tomado providências contra a crise social, mas o presidente brasileiro prefere culpar pela crise a queda do ditador Agusto Pinochet.

Na Argentina, a quatro dias das eleições presidenciais, com amplo favoritismo de Alberto Fernandez-Cristina Kirchner, Bolsonaro prefere ameaçar o país com uma exclusão do Mercosul e a um rebaixamento unilateral das tarifas de importação de produtos industrializados, mortal para as indústrias daqui e de lá.

Na Bolívia, onde não se conseguiu terminar a apuração das eleições presidenciais, Bolsonaro quer que se contem de novo os votos, mesmo que a Organização dos Estados Americanos, desde ontem à noite, aceitou a proposta do governo de Evo Morales e auditar a apuração oficial que dá, com 96,78% dos votos, vantagem de 9,5 % para a situação (46,5%) sobre a oposição (37%), apenas 0,5% da diferença de 10 pontos que evitaria o segundo turno.

E, claro, tomando as “providências” para fazer as Forças Armadas estarem preparadas para “descer o porrete”, se estourarem aqui manifestações de protesto que só na sua cabeça conspiratória estão sendo chamadas.

Antes era só a Venezuela, agora queremos briga com toda a América do Sul.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

26 respostas

  1. Na Arábia ele vai pedir ao rei que renuncie e convoque eleições para presidente. Alguém duvida de que ele seja burro o suficiente para pedir issom

    1. Que nada, ele é muito esperto, isso sim! Com a Arábia Saudita nenhum neoliberal mexe, pois são fiéis escudeiros do tio Sam…

  2. Ele quer estar para a América do Sul como Trump está para o mundo, ameaçando, provocando sanções, destruindo. Bolsonaro só está servindo aos interesses do seu senhor, tentando facilitar a dominação dos EUA na região. É uma espécie de abre alas dos infernos.

  3. Pachamama mãe-terra reage e o sangue inca derramado na coluna vertebral da América Latina mantem a luta no Equador Peru Bolívia Chile e Argentina mostrando aos brasileiros como se luta.

  4. O Bozo consegue a façanha de ser um mistura improvável de burro, retardado, corrupto e marginal.
    Todas as suas ideias mostram sair de uma mente completamente perturbada e em ponto de ruptura.

    1. Ele é a caricatura de absolutamente tudo de repugnante que existe no espectro direito da política. Burro, estúpido, grosso, ignorante, lunático, fanático, hipócrita, odioso, corrupto, bandido, despreparado, sabujo, incompetente.

  5. “Com toda a América do Sul”? Infelizmente temos briga com o mundo…
    Macron, Merkel, países árabes…
    Netanyahu fora…
    Trump nem aí para o Brasil na OCDE…

  6. Esses nazifascista precisa ser detido juntamente com a camarinha que o sustenta.

    Precisa ser impedido, e, a camarinha, juntamente com ele, presa.

  7. O Chile nos diz claramente: eu sou o Brasil amanhã. Basta fazer uma conta simples: o Brasil tem população 15 vezes maior que o Chile. Já pensaram nos estragos sociais e suas consequências? O governo do troglodita certamente não pensa nisso nem avalia riscos mas o seu prazo de validade está vencendo e não haverá mídia nem pastor hipócrita que consiga sustenta- lo. Acorda Brasil.

  8. à la moda de latido de viralata sarnento…desde quando uruguai e paraguai votariam contra os interesses deles mesmos?

  9. O “estadista” bolsonaro que se prepare.
    Quando os efeitos do congelamento dos gastos em saúde e educação, da reforma trabalhista e da reforma da previdência atingirem o seu auge, o povo não terá mais nada a perder. Nessa hora, os extremos vão se encontrar. Os que apoiaram bolsonaro por ignorância vão perceber o que aconteceu. E vão partir para a briga. Cabeças vão rolar. De tudo quanto é lado. Salve-se quem puder. Isso que está acontecendo nos países vizinhos será fichinha perto do que vai acontecer no Brasil.

    1. Com o corte de 800 bilhoes em 10 anos da 80 bilhoes por ano. E esse valor q vai faltar p consumo basico pagar conta de agua luz e gas e ajudar os netos. Os 80 bi por ano com 30% da populaçao protestante da 24 bi e 10% sao 2.4 bilhoes ao ano q vai faltar pra esses pastores safados manter horario na tv e manter jatinho os templos abertos…

    2. Quando este momento chegar, o povo brasileiro poderá repetir com voz muito mais forte o que dizem os chilenos: “Nos tiraram tudo, inclusive o medo”. Bolsonaro do Japão pede uma “legislação” mais autoritária para que ele e seu clã possam fazer e desfazer dentro e fora do país com facilidade, ou seja, ele pede para que a própria Lei entre na aberta ilegalidade. É a volta de um dos mais caros postulados da República Velha: “A questão social é só um caso de polícia”. Mas… Quem vai amparar o Bolsonaro em sua ditadura retrô? Os militares? O Trump? A crise vai se aprofundar ao extremo e até as “reformas” que fizeram serão postas em xeque bem antes do que eles esperavam.

      1. Talvez o objetivo seja este, no final. Isto criaria condições de temperatura e pressão para justificar intervenções autoritárias explícitas. Até porque os neoliberais sabem muitíssimo bem que, em regimes de liberdade mínima de expressão que seja, as “reformas” propostas jamais serão aceitas, até mesmo pelos “mansos” do Brasil. A única forma de dar reais garantias de sua implantação aos senhores dos mercados é um regime autoritário. Foi assim no passado e continua a sê-lo. Quanto ao amparo deste descalabro, pode contar com os praças de todas as corporações armadas, civis e militares. Eles andam divididos entre a saudade de serem novamente “otoridades” e do gostinho de fazer o que bem entenderem com quem quer que seja.

  10. A prevalecer os termos do voto do Barroso em relação aos anseios da sociedade, a próxima aberração vai ser a turma bolsonarista exigir o fechamento do STF. Ora, se a Constituição pode ser desrespeitada ao sabor dos humores sociais, certamente não haveria óbice se o STJ viesse a absorver as funções do STF, né não?

    Flexibilizar a interpretação da Constituição em sede de direitos fundamentais e cláusulas pétreas é um precedente perigosíssimo senhores ministros.

    Se alguns ministros têm realmente dúvida quanto ao alcance da expressão ‘trânsito em julgado’, deveriam atentar para um dos princípios basilares do direito penal que diz ‘in dubio pro réu’.

    Em tese, a interpretação da Constituição pode até ser alargada, mas para ampliar direitos e não para suprimi-los.

    1. Barroso é o homem que, sozinho, vale por uma Assembleia Nacional Constituinte. Um distinto cavalheiro, esse Barroso.

  11. Os observadores da OEA nas eleições bolivianas relataram que o pleito correu normalmente e houve boa participação. Falaram que aconteceram alguns problemas, principalmente com o transporte e a guarda do material eleitoral, o que é perfeitamente normal, tendo em vista a geografia acidentada e diversificada do país. Mas estas constatações, que eram dadas como altamente positivas, foram rapidamente transformadas em “denúncias” de que o pleito foi “vulnerabilizado”. A OEA chamou seus observadores “às falas”, em Washington. A Bolívia cresceu muito com o Evo Morales (5% ao ano), e ficou tão gorda quanto o Brasil de Lula, despertando o apetite voraz dos abutres ditos “neoliberais” de diferentes espécies. Se desta farofa surgir um golpe de estado, nada indica que terá condições plenas de governar a Bolívia, neste momento de renascimento no continente das rebeliões anti-neoliberais.

    1. O país cresceu, frutificou, agora a fruta está madura – hora do assalto neoliberal ao gás, ao lítio e aos direitos dos bolivianos.

  12. São as leis que com a ajuda do PT e “oposição de esquerda” blogs progressistas tipo brasil 247 que não falam nem denunciam nada, tem sido aprovadas na surdina. PL2418/2019 – legaliza monitoramento de conteúdo de aplicativos de troca instantânea de mensagens (privadas!).
    https://camara.leg.br/propo

    PL1595/2019 – estabelece forças “antiterroristas”.
    E – pasme! – amplia terrorismo tb pra o que (apenas) “APARENTE (!) ser terrorismo”.
    https://camara.leg.br/propo

    PL 443/2019 – transforma crimes comuns, militância política e ATO PÚBLICO/ OCUPAÇÃO em “terrorismo”.
    https://camara.leg.br/propo

    Atualização!!!
    Obrigatoriedade de vincular um CPF a
    cada conta em rede social, acabando com o anonimato na rede. Trata-se do PL 3389/2019

    Detalhe: A chamada
    “esquerda” está aliada ao governo bolsonaro deixando passar esse AI 5, esses projetos de lei que visam fechar e endurecer o regime, esse
    atentando grave de censura a população, a liberdade, a democracia e a constituição; com todas essas leis eles vão perseguir quem crítica o
    governo, quem organiza e participa de protestos contra o governo e suas politicas entreguistas corruptas e de destruição do povo e do Brasil
    como nação soberana. Com essas leis eles saberão tudo que você faz,fala, compartilha e recebe no celular, na internet, nas mensagens
    privadas, nos emails, vídeos e audios e arquivos pessoais. Tudo que for captado poderá ser usado de forma legalizada como provas ou para forjar provas em processos judiciais, acusando qualquer um de ligação com terrorismo ou com suposto ato criminoso. Tudo que for captado poderá ser usado para perseguir, ameaçar, chantagear, achacar e calar as pessoas,calar a liberdade de expressão, sufocar protestos contra o governo.
    Atenção: Aqui vão alguns nomes da oposição que estão contribuindo com isso deixando passar esses projetos de lei na surdina!

    @MarceloFreixo
    Nada falou enquanto esses projetos passavam na Comissão de Segurança pública da @camaradeputados!
    Assim como:

    @pauloteixeira13(@ptbrasil) @rfalcao13 (PT) @nelsonpelegrino (PT) @aureacarolinax (@psol50)

    Perpetua Almeida (@PCdoB_Oficial)Paulo Ramos (@PDT_Nacional)!
    Por incrível que pareça tudo isso tem passado na surdina a imprensa não fala nada, os blogs de esquerda e direita também não!!! Querem ser o novo MDB da nova ditadura, e pensam que nesse acordão serão preservados pelos milicos, pelo fechamento do regime.

    SE INFORME !
    COMPARTILHE !
    E DENUNCIE !

  13. Não resta qualquer dúvida de que o Cachorro Louco é o maior imbecil que já ocupou a presidência do país. E fico pensando, cá com meus botões, QUE TIPO DE OUTROS IMBECIS o colocaram lá…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.