Bolsonaro, o “estadista” entra de sola na política dos vizinhos

Jair Bolsonaro meteu-se a dar palpites – e dos mais grosseiros – sobre a vida dos países vizinhos ao Brasil.

No Chile, às voltas com manifestações que não cessam – há enormes passeatas hoje, outra vez – e com mortes que não param de crescer – já são 18 – o presidente Sebastian Piñera pede desculpas por não ter tomado providências contra a crise social, mas o presidente brasileiro prefere culpar pela crise a queda do ditador Agusto Pinochet.

Na Argentina, a quatro dias das eleições presidenciais, com amplo favoritismo de Alberto Fernandez-Cristina Kirchner, Bolsonaro prefere ameaçar o país com uma exclusão do Mercosul e a um rebaixamento unilateral das tarifas de importação de produtos industrializados, mortal para as indústrias daqui e de lá.

Na Bolívia, onde não se conseguiu terminar a apuração das eleições presidenciais, Bolsonaro quer que se contem de novo os votos, mesmo que a Organização dos Estados Americanos, desde ontem à noite, aceitou a proposta do governo de Evo Morales e auditar a apuração oficial que dá, com 96,78% dos votos, vantagem de 9,5 % para a situação (46,5%) sobre a oposição (37%), apenas 0,5% da diferença de 10 pontos que evitaria o segundo turno.

E, claro, tomando as “providências” para fazer as Forças Armadas estarem preparadas para “descer o porrete”, se estourarem aqui manifestações de protesto que só na sua cabeça conspiratória estão sendo chamadas.

Antes era só a Venezuela, agora queremos briga com toda a América do Sul.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Na Arábia ele vai pedir ao rei que renuncie e convoque eleições para presidente. Alguém duvida de que ele seja burro o suficiente para pedir issom

    • Que nada, ele é muito esperto, isso sim! Com a Arábia Saudita nenhum neoliberal mexe, pois são fiéis escudeiros do tio Sam...

  • Ele quer estar para a América do Sul como Trump está para o mundo, ameaçando, provocando sanções, destruindo. Bolsonaro só está servindo aos interesses do seu senhor, tentando facilitar a dominação dos EUA na região. É uma espécie de abre alas dos infernos.

  • Pachamama mãe-terra reage e o sangue inca derramado na coluna vertebral da América Latina mantem a luta no Equador Peru Bolívia Chile e Argentina mostrando aos brasileiros como se luta.

  • O Bozo consegue a façanha de ser um mistura improvável de burro, retardado, corrupto e marginal.
    Todas as suas ideias mostram sair de uma mente completamente perturbada e em ponto de ruptura.

    • Ele é a caricatura de absolutamente tudo de repugnante que existe no espectro direito da política. Burro, estúpido, grosso, ignorante, lunático, fanático, hipócrita, odioso, corrupto, bandido, despreparado, sabujo, incompetente.

  • "Com toda a América do Sul"? Infelizmente temos briga com o mundo...
    Macron, Merkel, países árabes...
    Netanyahu fora...
    Trump nem aí para o Brasil na OCDE...

  • Bolsonaro continua a trabalhar intensamente para afundar o Macri em um buraco cada vez mais profundo.

  • Esses nazifascista precisa ser detido juntamente com a camarinha que o sustenta.

    Precisa ser impedido, e, a camarinha, juntamente com ele, presa.

  • O Chile nos diz claramente: eu sou o Brasil amanhã. Basta fazer uma conta simples: o Brasil tem população 15 vezes maior que o Chile. Já pensaram nos estragos sociais e suas consequências? O governo do troglodita certamente não pensa nisso nem avalia riscos mas o seu prazo de validade está vencendo e não haverá mídia nem pastor hipócrita que consiga sustenta- lo. Acorda Brasil.

  • à la moda de latido de viralata sarnento...desde quando uruguai e paraguai votariam contra os interesses deles mesmos?

  • O "estadista" bolsonaro que se prepare.
    Quando os efeitos do congelamento dos gastos em saúde e educação, da reforma trabalhista e da reforma da previdência atingirem o seu auge, o povo não terá mais nada a perder. Nessa hora, os extremos vão se encontrar. Os que apoiaram bolsonaro por ignorância vão perceber o que aconteceu. E vão partir para a briga. Cabeças vão rolar. De tudo quanto é lado. Salve-se quem puder. Isso que está acontecendo nos países vizinhos será fichinha perto do que vai acontecer no Brasil.

    • Com o corte de 800 bilhoes em 10 anos da 80 bilhoes por ano. E esse valor q vai faltar p consumo basico pagar conta de agua luz e gas e ajudar os netos. Os 80 bi por ano com 30% da populaçao protestante da 24 bi e 10% sao 2.4 bilhoes ao ano q vai faltar pra esses pastores safados manter horario na tv e manter jatinho os templos abertos...

    • Quando este momento chegar, o povo brasileiro poderá repetir com voz muito mais forte o que dizem os chilenos: "Nos tiraram tudo, inclusive o medo". Bolsonaro do Japão pede uma "legislação" mais autoritária para que ele e seu clã possam fazer e desfazer dentro e fora do país com facilidade, ou seja, ele pede para que a própria Lei entre na aberta ilegalidade. É a volta de um dos mais caros postulados da República Velha: "A questão social é só um caso de polícia". Mas... Quem vai amparar o Bolsonaro em sua ditadura retrô? Os militares? O Trump? A crise vai se aprofundar ao extremo e até as "reformas" que fizeram serão postas em xeque bem antes do que eles esperavam.

      • Talvez o objetivo seja este, no final. Isto criaria condições de temperatura e pressão para justificar intervenções autoritárias explícitas. Até porque os neoliberais sabem muitíssimo bem que, em regimes de liberdade mínima de expressão que seja, as "reformas" propostas jamais serão aceitas, até mesmo pelos "mansos" do Brasil. A única forma de dar reais garantias de sua implantação aos senhores dos mercados é um regime autoritário. Foi assim no passado e continua a sê-lo. Quanto ao amparo deste descalabro, pode contar com os praças de todas as corporações armadas, civis e militares. Eles andam divididos entre a saudade de serem novamente "otoridades" e do gostinho de fazer o que bem entenderem com quem quer que seja.

Related Post