Mário Magalhães, em seu blog, faz uma interessante reflexão sobre o potencial eleitoral de Jair Bolsonaro, comparando-o ao que teve Plínio Salgado, o líder integralista, nas eleições de 1955.
Ambos se situam na faixa dos 8%. Vale a pena a leitura do texto, mas eu tenho certas divergências.
Acho que, dado o processo de estupidificação do país, Bolsonaro está ainda longe do teto eleitoral que pode atingir.
O que tem, Bolsonaro “comeu” do PSDB e continuará comendo, com a entrada do partido no governo golpista de Michel Temer, onde – querendo ou não – será sócio das medidas impopulares e da crise política permanente que com a usurpação de instalará.
O clima de conflito, que anda um pouco arrefecido com o espetáculo da votação da Câmara, tende a se reacender e Temer terá de se equilibrar numa corda-bamba, acuado pela esquerda e pela direita, esta a extrema.
Vejam que a evolução dos índices de Bolsonaro, no Datafolha, com a radicalização crescem: de 4% em dezembro, dobrou seu cacife na primeira quinzena de abril. Nada impede que o dobre outra vez, porque onde é mais conhecido – entre os mais escolarizados, com nível superior, chega a 15% e entre os mais bem remunerados chaga a passar de 20%, o que dá um quarto dos votos válidos.
Nestes segmentos, sempre fica à frente dos tucanos, inclusive de Aécio Naves, o mais bem situado.
Bolsonaro está longe de ser uma piada eleitoral, porque à sua ascensão corresponde uma queda vertiginosa dos tucanos: no mesmo período Aécio desce de 27% para 17%; Alckmin de 14% para 9% e Serra de 15% para 11%.
Claro que – e tenho repetido aqui – é muito cedo para se considerar pesquisas eleitorais para a Presidência como mais que referências de potencial. Mas é bom quem pensa que a radicalização “queimará” Bolsonaro refletir um pouco mais se não é essa, exatamente, a intenção do fascistóide.
Tudo o que a sociedade brasileira vinha absorvendo naturalmente em matéria de mudanças de posturas morais e discriminatórias foi abalado por este processo de radicalização.
E estes preconceitos, por razões históricas, educacionais e tradicionais, são mais fortes onde Bolsonaro ainda é fraco: as camadas mais humildes da população.
Bote aí uma eventual aliança com confissões evangélicas neopentecostais, com comunicadores do gênero “mata e esfola” e você terá um coquetel explosivo a enfrentar.
A extrema-direita brasileira saiu do armário e não se enxerga no PSDB ou no DEM.
Quando a máquina de comunicação perceber que ele é um risco e partir para demoli-lo pode ser tarde demais.
18 respostas
Um deputado homenageia Ustra, o outro homenageia Marighela! São dois lados da mesma moeda podre. O terrorismo e a ditadura nunca mais façam casa entre nós.
Há uma diferença, um deles possuía a seu dispor o aparato estatal e jurou defender a ordem, as leis nacionais e a constituição vigente ! Mas você não sabe , pois nem sei que diabos você sabe realmente além de repetir como papagaio as informações que superficialmente absorve do PIG.
Vou rezar para que você esteja errado, Fernando
A possibilidade da ascensão de Bolsonaro para configurar uma ameaça para Aécio e Marina é uma possibilidade.
Não sei se é uma ameaça para Lula. Mas é uma ameaça para a esquerda caso esta não tenha um candidato com boa popularidade.
Um governo de direita sempre é uma possibilidade, uma vez que acreditamos estar em uma democracia. A Argentina que o diga.
Todavia, na medida em que qualquer candidato se desvie do centro para a extremidade dos dois espectros políticos, ele tende a ir para o zero.
Nesta lógica não acredito que Bolsonaro possa ter cacife para entrar em qualquer segundo turno.
Os valores originais dele não são os da maioria do povo.
Ele terá que fazer concessões. Até para formar um possível governo.
Então é um risco. Como um cobertor curto.
Ele vem ultimamente trabalhando bem a imagem dele neste sentido.
Ele já não faz aquelas caras de louco-raivoso.
Agora ele aparece sempre sorrindo.
Ele tem feito o possível para se controlar.
Desconfio até de algum medicamento, tal a mudança.
Mas ele não se controla. Ele tem um problema de auto-controle, até por que ele é autoritário.
Ele não tem a sanidade e o equilíbrio necessário para o desempenho do cargo.
E não esquecer que pessoas como Caiado também são uma ameaça ao “império”, da mesma forma que veem o Maduro.
Creio que ele não passaria de um Ronaldo Caiado-1989 (uma voz a procura de um cérebro).
Tentaram também, mas não levaram.
Onde se lê:
E não esquecer que pessoas como CAIADO também são uma ameaça ao “império”, da mesma forma que veem o Maduro.
Leia-se
E não esquecer que pessoas como BOLSONARO também são uma ameaça ao “império”, da mesma forma que veem o Maduro.
Mesmo que sejam farinha do mesmo saco.
Uma tragédia perigosa por ter seguidores!…
Há que se combater sem tréguas!…
Onde se lê:
E não esquecer que pessoas como CAIADO também são uma ameaça ao “império”, da mesma forma que veem o Maduro.
Leia-se
E não esquecer que pessoas como BOLSONARO também são uma ameaça ao “império”, da mesma forma que veem o Maduro.
Mesmo que sejam farinha do mesmo saco.
Isto ocorre porque o judiciário está de costa aos interesses civilizatório da sociedade brasileira e muitos tem pensamento idêntico aos dos escravagistas.
Julio Baiano vai a comissão de ética da Câmara ( ? neste chiqueiro falar em ética ) e diz que entregava dinheiro pessoalmente `a Cunha, na sua casa. A tal comissão passa a maior parte do tempo tentando intimidar a testemunha no lugar de investigar. São essa gente que vão comandar o Brasil. É o fim da picada, a câmara e judiciario se equivale e o Cunha ainda vai substitui o Temer.
Se um sujeito desses chegasse ao poder, as consequências seriam com certeza desastrosas. Vamos torcer para a imbecilização não atingir número suficiente de eleitores a ponto de eleger figuras desse naipe.
:
: * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra**S**il e postando: * * * * * * * * * * * * *
.:.
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *
Bolsonaro é uma pantomima , não chegará a ameaçar ninguém, quem ameaça mesmo são seus seguidores, Bolsonaro sabemos quem é, tem face, endereço, nome a quem se posa imputar algo, seus seguidores são anônimos ( maioria ) , embora não pertençam em bom número às camadas mais populares há lá também seus seguidores, ou alguém considera que um soldado PM faz parte da elite intelectual e econômica deste País ??
A figura muitas vezes em si não é o problema, problema real é o signo a ser seguido , imitado, levado a sério.
O que é estarrecedor são os índices entre os mais bem “letrados”, imagino que sejam estes graduados em faculdades de televisão, aqueles famosos cursos à distância , uma verdadeira fábrica de dinheiro e de diplomas, pois não me conformo que seja um índice real entre os graduados de instituições tradicionais, se for, que diabos foi feito de nossas instituições de ensino ?
Mas a direita é forte e nesse ponto tenho que admitir, ainda bem que o seja ! Pois só ela tem peito pra barra figuras exóticas e bizarras, podem escrever, nossa direita não falhará, esses fabricantes de embustes, essa bancada da bíblia e da bala vão ser limados do poder, obviamente sobrará a do boi.
Outro alvo já identificado pela direita tradicional e sempre minimizado pelo pragmatismo imediato do PT são as “igrejas” neopentecostais , estes cairão como dominós, um a um !! Vai vir uma baita repressão ao crime , obviamente aquele cometido pelo negro , pobre e favelado, pois os do colarinho branco, com Cunha, Temer, $TF, PMDB e PSDB/DEM – tá tudo dominado !!!
Oque nos ajuda é que a direita está bem dividida. Já a esquerda, com a depuração pós votação do impeachment na camara está ficando cada vez mais homogenea. PT, PCdoB, PDT, PSol e setores do próprio PMDB e outros avulsos seguram hoje mais de 30% do eleitorado consolidado no pais. E olha que estamos debaixo de um bombardeio descomunal perpetrado pela direita raivosa, golpista e facista. Para as próximas eleições, em todos os niveis, deveria ser esta a coalizão, pois seria (e é) a mais autentica.
Sinceramente, eu acredito que seja como “balão” sobe com as circunstancias atmosféricas e desce com elas. A ascensão desse extremista foi caroneada pelo processo de impedimento da Dilma face as forças oposicionistas se valido de todos e quaisquer aliados. Passado este instante e a certeza de a presidente será golpeada haverá rearrumação de interesses e ele será descartado. Vamos analisar a partir de novas pesquisas, embora inconfiáveis, visto que são geradas no útero podre do PIG.
Alguém já reparou na maneira que se expressa esse bolsoasno ? Já repararam em seu raciocínio e seus argumentos de BRONCO ? Já prestaram atenção nos seus olhos e seu sorriso sorrateiro e violento ? Já repararam que dificilmente 90% da população brasileira conseguiria ter afinidade com esse traste e suas diatribes ? Pois bem,creio que essa coisa disforme, verdadeira ameba, nunca saira dos 8% e olhe lá… Se essa figura num futuro próximo tiver alguma chance de ser eleito presidente do Brasil aí sim poderemos desistir de qualquer contrato social democrático. Ele matará com prazer e depois vomitara tudo, tb com prazer; e claro, tudo isso acompanhado daquele sorriso de débil mental. Esse cara nem deveria ser lembrado além do fato que precisa ser cassado, expulso e preso, por representar uma aberração humana maléfica e perigosa.
Eo temer ,,parece sei la ,que ele ta afin de indicar os impolutos moreira franco eo eliseo padilha .nao vai dar nao ambos is DOIS sao investigados lava jato critiba ,moro. sacou temer? fori previlegiado pros amigos ,nao golpista.
Penso ser importante discriminar esses 8%. Discriminar de separar analiticamente e não no sentido daquilo que o Bolzonazi faz com qualquer um que fuja de seu padrão boçal de comportamento. Boa parte de seus votos são tipo “Eneas”…Votos pueris que não chegam a ser de protesto, o voto “avacalhação”.
Bolsonaro? Esse cara é perito em dizer impropérios. O QI dele deve ser -50. Não percamos tempo falando desse cara. É um zero à esquerda.
Também acho que passou da hora de pararmos de levar esse sujeito na brincadeira. Mais da metade da nossa “classe mérdia” formadora de opinião é pior e mais preconceituosa que ele, se vê refletida nele. Daí para virar maioria é um passo, basta formatar um discurso capaz de engambelar o povão.
Não nos esqueçamos que há poucos anos a possibilidade de um golpe criminoso como o que estamos assistindo também era motivo de brincadeiras e piadas!