Bovespa cai 10, 6% e brake” agora só aos 15% de queda

A Bolsa de Valores de São Paulo voltou a aprofundar sua queda e opera agora com 10,6% de queda, seguindo a tendência de Nova York, que voltou a perder mais mais de 7%%.

Novo circuit braker, agora, só aos 15% de queda.

O “despejo de dólares, como previsível (até porque repetido) não fez senão provocar uma baixa de algumas horas, como um antitérmico alivia, sem resolver, a febre.

O presidente da República, numa sintomática inversão de ordem, disse que “é leal às políticas econômicas de Paulo Guedes” que são, afinal, nenhuma.

A contribuição do governo para que a situação, aqui, se agrave mais do que a crise mundial induz, é inestimável, porque é pior que a imobilidade: é a produção de conflitos permanente e a mais completa incapacidade de lidar com problemas.

Os bilhões que somem da Bolsa, dissolvendo-se no ar, nem por isso deixam de impactar a economia, pois é dinheiro – ainda que virtual – que deixa de mover a economia e, em boa parte, é capital que sai do Brasil.

Não temos dinheiro em bolsa, mas não deixaremos de ser prejudicados por seu sumiço.

Todos os sinais são de recessão, e das fortes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

18 respostas

  1. Tô nem ai. Não tenho muito dinheiro, mas por mais que tivesse não investiria na Bolsa. Esse negócio para mim é um jogo de cartas marcadas. As chances de perder são muito maiores do que as de ganhar. Só quem sempre ganha com certeza é a banca.

    1. Em grandes bolsas internacionais, como a de New York, ainda há pelo menos a vantagem da diversidade, são milhares de opções de empresas num cassino mais próximo da realidade. Aqui nunca tivemos isso, são menos de 300 empresas listadas, mais da metade delas sem liquidez alguma. É uma roleta viciada totalmente nas mãos dos crupiers de mercado. Mas, enquanto houver otários haverá espertalhões do outro lado do balcão.

      1. Aliás, atribui-se o boom da bolsa de 1971 à estreiteza do nosso mercado e ao advento do Fundo 157 (estímulo que o governo militar dava para compra de ações com a restituição do IR).

        A bolsa só foi retomar esse nível em 1986 (euforia do Plano Cruzado).

          1. Acho que já está num possível bom ponto de compra. Mas não compre tudo com um só aporte. Se cair mais, você terá dinheiro para diminuir o preço médio de compra.

      2. E os otários com certeza são a coxinhada antipetista da classe mérdia, que se acham muito cultos e espertos e caem feito patos nas emboscadas do neoliberalismo. Há mais de dez anos que já se sabe que em países subdesenvolvidos o neoliberalismo não funciona, só faz provocar crises, desemprego e mais concentração de renda. Com o passar do tempo, a ganância dos grandes empresários fez com que esses efeitos se estendessem também para os países desenvolvidos.

  2. Quando é que o Haddad este petista incompetente sofrerá impiximan, quando? Assim o dólar chega a 5 real…num pode. #SQN…

    1. Tao pondo a culpa nos governadores q nao abrem mao do icms sobre combustiveis. Eu ouço os dois lados principalmente “pobre de direita”… So concordo com um.

  3. Nenhuma novidade no front. O desastre está perto. Dilma profetizou , não vai sobrar pedra sobre pedra.

  4. No final das contas, esse lance do petróleo e do coronavirus acabaram por favorecer o governo brasileiro e os neoliberais pelo mundo afora. Agora eles têm em quem jogar a culpa do fracasso da economia e não têm que reconhecer que o neoliberalismo, movido pela ganância e excesso de poder dos empresários, se autodestruiu.

  5. Governo de esquizoparanoides que veem inimigos em todos os cantos, não assumem a responsabilidade e depois posam de vítimas. Ao invés de termos um líder nacional que agrega pessoas, temos um sabotador (Cedae) que aposta no caos, para faturar depois.

  6. Enquanto a Bolsa derrete aqui e os nossos doláres – mais de 3 bilhões se vão pelo esgoto – o demente Bozo se diverte em Miami e o esquizóide Guedes diz que está tranquilo. Será que o povo brasileiro vai ter de aguentar esses malucos irresponsáveis por mais 3 anos??? CHEGA!!!!

  7. O Bozo ontem celebrou acordos sobre armas com os EUA.

    Dizem que vamos ganhar algo, mas sei não…pelo visto, vamos terminar comprando o caça F-35, um velocípede com preço de Lamborghini.

    E o mais inacreditável: discursando ao lado de Trump, com a sua “perfeita dicção”, o Bozo disse que “estamos no caminho certo, pois estamos varrendo a esquerda do país”. Acho que até o mais abnegado membro do Tea Party deve ter achado nosso presidente um asno.

  8. Masoquismo???? Eu estou achando ótimo… que a crise se aprofunde… que esse miliciano que está no poder e seus capangas se embananem cada vez mais… quem sabe, assim, a elite econômica cai em si e se lembra dos velhos tempo do odiado PT?

  9. 1/3 dos brasileiros jogou o Brasil nessa fossa sanitária chamada Bolsonaro.
    A ignorância aliada à incompetência vai fazer com que a crise interna seja amplificada pela crise externa.
    Em suma: estamos TODOS fudidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.