Chabu no ‘rebound’

Na noite de ontem, todos esperavam uma forte recuperação dos mercados financeiros, o chamado “rebound”, movimento de alta que costuma suceder às grandes desvalorizações, seguindo a famosa máxima de “comprar na baixa”.

O mercado futuro do Dow Jones chegou a acionar o limite de 5% de valorização que interrompe os negócios. As bolsas da Ásia e Europa, abriram em alta. E aqui o mercado futuro do índice Bovespa passou de 3,5 % de alta.

Nada isso resistiu, porém, ao mundo da economia real. Nenhum deles se sustentou nem a 1% e parece que não vai demorar e entrar no terreno do negativo.

Ninguém se espante se a Bovespa perder os 70 mil pontos e começar a se aproximar de 50% de perdas desde o seu pico, no “longínquo” 23 de janeiro, quando estava perto dos 120 mil pontos.

Mas não precisa acreditar no que eu digo. Só vá à rua no Rio ou em São Paulo e veja o movimento.

PS. Enquanto escrevia o post, tudo de fato virou para o negativo.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

10 respostas

  1. FODA-SE O MERCADO,QUEREMOS URGENTES MEDIDAS PARA SUSTENTAÇÃO DO POVO NO ESTADO DE EMERGÊNCIA QUE JÁ FOI COLOCADO EM SÃO PAULO.
    QUEREMOS POLITICAS PÚBLICAS PARA ALIMENTAR O POVO EM SUAS CASAS E ISENÇÃO DE TARIFAS DE ÁGUA,GÁS E ENERGIA ELÉTRICA OU SERÁ A FOME QUE DIZIMARÁ O BRASILEIRO.
    TRABALHEM CANALHAS,MEXAM-SE VAGABUNDOS OU SERÃO ARRANCADOS DO PODER A TAPAS.

    1. Se tivéssemos um Governo sério e planejador, podes crer não estaríamos nesta incerteza. Um governo sério animaria a população, vejam: Temos uns 350 B de dólares de reserva, bastaria um governo confiável que investisse 150 bi em obras inacabadas, daria milhares de emprego aumentaria o consumo e com isto a arrecadação. Mas, com este governo do Bozó e Paulo Guedes podes esquecer. O Bozó nunca trabalhou na vida , toda vida viveu as custas do Governo Estadual ou Federal.
      “Entonce”!!!

  2. Se na Europa, onde o sentimento do “Agente Público” é levado rigorosamente a sério, a situação está pré-caótica, imagine aqui no Brasil com o nível desqualificado dos nossos agentes públicos (com minúsculo mesmo). Não vemos planos de ordenamento para cada fase que se apresentará no Brasil. Teremos problemas semelhantes aos Estados Unidos, ambos países continentais. O contágio será estratosférico, proporcional ao tamanho do país. Ou se isola mesmo as pessoas com medidas econômicas correspondentes (suspensão de tarifa de água, energia, gás) pois milhões perderam seu já raro emprego. Nenhum filme de ficção conseguiu chegar perto do que vamos assistir aqui.

  3. Quanto mais tempo o Brasil demorar para colocar o Bolsonaro na cadeia e o país se preparar para a desgraça a caminho, pior. Sem governo forte e principalmente inteligente a favor do povo entraremos em colapso, isto é melhor para todo mundo. Chega de brincadeira com esse palhaço .

    1. concordo integralmente com isso.
      prender bolsonaro é o passo 1, condição sine qua non.
      não há mais tempo a perder.
      mourão deve ser afastado também.
      lamentavelmente teremos que ter um governo de transição formado pelo presidente do stf e da câmara, com duração de 3 a 4 meses, e convocação de novas eleições quando for possível votar.

  4. OMS pede testes em massa e isolamento, e alerta para mortes de crianças por coronavírus.

    https://oglobo.globo.com/sociedade/oms-pede-testes-em-massa-isolamento-alerta-para-mortes-de-criancas-por-coronavirus-24307901
    “Tedros ressaltou que a escalada dos casos e mortes pelo mundo justifica a adoção de medidas de distanciamento social (fechamento de escolas, trabalho remoto e suspensão de eventos, entre outros), mas que a OMS afirma que testes em larga escala para cada caso suspeito ainda são a melhor alternativa para conter a disseminação do vírus. O diretor-geral frisou a necessidade de testar todos os casos suspeitos.

    — Teste, teste, teste. Teste todo caso suspeito. Se for positivo, isole e descubra de quem ele esteve próximo. Não se consegue combater um incêndio com os olhos vendados. Você não consegue parar essa pandemia se não souber quem está infectado”

  5. A explicação ou a descrição da realidade que enfrentaremos logo a seguir está neste artigo do jornal —La Vanguardia—– de Barcelona.
    Obviamente os delinquentes do governo brasileiro ao invês dos espanhóis,não estão nem aí com a massa .
    Incluso com aquela que eles incentivaram,o tal de “emprendedorismo”,esses aí estarão logo,logo,com uma mão na frente e outra atrás.Sem pai ,nem mãe.

    https://www.lavanguardia.com/economia/20200317/474219214836/coronavirus-impacto-economia-espana-deuda-empresas-estado.html

    Teremos UM TERRÍVEL ESTOURO NOS NÍVEIS DE VIOLÊNCIA,O ESTADO DE SÍTIO VÊM AÍ.

  6. O momento é de espiral descendente e não precisa ser advinho para ver que não haverá rebote sustentado.
    É como voce soltar uma bola desde uma certa altura. Ele rebota no chão e volta para uma altura menor do que a inicial e assim sucessivamente até não mais repicar, quando passa correr para o lugar mais baixo e adquire tanto mais velocidade nesta fase quando mais longa for a trajetória. E isto só para se algo interromper a trajetória ou atingir o lugar mais baixo (vulgo, fundo do poço).
    Em qualquer cenário, só volta a subir se recomeçar o jogo, com outra dinâmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.