Cheiro de maracutaia no leilão do petróleo de Uirapuru

jacareluciano

Mais cedo se falou aqui da pressa e da falta de estudos para fixar as bases dos lances do leilão de partilha do campo de Uirapuru, na bacia de Santos, colado ao megacampo de Carcará. O bônus em dinheiro era relativamente caro (R$ 2,65 bi) mas a participação mínima da União no “oil profit” – a parcela do petróleo retirado descontada dos gastos de extração e dos royalties  – que não chegava a 23%.

Pois o campo foi arrematado pela Petrogal, Equinor (ex-Statoil) e ExxonMobil (Esso) com o oferecimento de 75,49% de cota, batendo a Petrobras (com participação minoritária da BP e da Total) por meros 3%.

A diferença entre a parcela pedida no leilão e a ofertada não resiste a qualquer análise de consistência técnico-econômica.

Imagine, para ter uma ideia melhor, que você faz um leilão para arrendar uma loja, pedindo 23% do lucro como pagamento. O vencedor do leilão se oferece para pagar mais de 75% do lucro líquido como arrendamento.

Há, evidentemente, algo errado aí. Ou você subavaliou a parcela a ser pedida ou o arrendatário generoso sabe que a sua loja é capaz de produzir, com toda a certeza, lucros imensos e valia a pena “afundar o pé” na oferta para não perder para o concorrente.

Considere, claro, que a “parcela do lucro”, neste caso, trata-se de uma fração de, provavelmente, dezenas ou de centenas de bilhões de dólares, porque se refere a alguns outros bilhões de barris de petróleo. A quantidade é impossível de precisar, porque sequer foi perfurado qualquer poço pioneiro na área de Uirapuru, o que impede avaliações mais precisas do que simplesmente a produzida por estudos sísmicos.

Até nisso os compradores do campo estão protegidos, porque um eventual – embora improvável – custo de exploração está coberto: quem perde é a União, pois o “oil profit” sobre o qual incidirá a sua parcela é o que cairá.

É evidente que não se pode fazer, de longe, investigações sobre este estranhíssimo leilão de Uirapuru, mas é bom que se recorde a tirada de leonel Brizola: “tem cara de jacaré, tem couro de jacaré, tem rabo de jacaré: como é que não vai ser jacaré?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. eu vou lendo essas coisa, vai me dando uma raiva que nem sei dizer o tamanho que é

    1. Sim! E mandar todos os golpistas para o paredão de fuzilamento. Por crime de lesa pátria.

  2. Temos que tomar tudo de volta a bem da pátria. Quem se eleger terá a obrigação de tomar essa atitude, ou seja, quem quiser se eleger deverá ter o compromisso moral de barrar essas maracutaias e revogar, seja com plebiscito seja com outra medida jurídica adequada. Temos que deixar claro hoje que esses leilões estão sub-judice moral e sujeitos a revogação legal num outro governo e, portanto, as empresas correm sério risco de perder o que estão levando.

  3. Mas não era a Globo que dizia que o pré-sal não valia nada!!!! Bora Globonews .. bosteja mais!!!!! A globo tem de ser destruída e espezinhada….Seus colunistas JUNTO.

  4. Quer dizer que eu vou pagar sala vip em aeroporto de Brasília pra ministro do stf segurar as pontas pra isso aí!!!! Um roubo? AAhhhhh vá pra PQP!!!

  5. A julgar pelo segredo que alguns seres humanos descobriram sobre a raça humana eu diria que Leonel Brizola era paranormal.

  6. Eu fico de cara com a velocidade dos golpistas em dar uma rasteira atrás da outra na soberania do país.

    1. É a pressa de fim de feira. Tem que fazer caixa para enfrentar o que virá…

  7. TRISTE É SABER QUE ESSE POVO IMBECIL, INERTE, ACOMODADO, CEGO E ABSOLUTAMENTE CAPACHO E ZUMBI DA REDE ESGOTO, QUE NÃO REAGE COM NADA, MESMO QUE O MUNDO ESTEJA DESABANDO DO SEU LADO, LOGO ESTARÁ SE ESGUELANDO E SE ESTREBUCHANDO, FEITO UM BANDO DE IDIOTAS MANIPULADOS, TORCENDO POR ESSA DITA SELEÇÃO MERCENÁRIA BRASILEIRA DE FUTEBOL. ESSA IMBECILIDADE, SEM IGUAL, QUE PERTENCE SOMENTE A ESSAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E CORRUPTAS, QUE SÃO A REDE ESGOTO DE GOLPES E TRAIÇÕES E À FAMIGERADA E TOTALMENTE CORRUPTA CBF E CUJOS JOGADORES MERCENÁRIOS E SEM PÁTRIA, NÃO PASSAM DE MERAS MERCADORIAS PERTENCENTES AOS INESCRUPULOSOS EMPRESÁRIOS.
    ISSO É QUE DÓI, POIS ENQUANTO ISSO ACONTECE, O NOSSO PAÍS ESTÁ SENDO COMPLETAMENTE DESTROÇADO, SEM NENHUMA REAÇÃO, POR ESSA MÁFIA MALDITA, QUE SE APODEROU DA NOSSA NAÇÃO PARA EXTERMINÁ-LA TOTALMENTE.

  8. Aí está mais um motivo para Lula candidato até as últimas. Retomar o que foi roubado, o único capaz. Segundo, testar qual o limite da democracia deles, não podemos mais brincar de democracia. Elegendo.mandatos.sem.importância estratégia alguma, ou as consentidas por eles. De perfeitinho a goverdores de estados periféricos……chega

  9. Quando surgirá um candidato que diga claramente:
    Se eleito vou desapropriar porque as vendas foram feitas por um governo ilegítimo e a indenização será paga em vinte anos ou então o comprador aceita as condições anteriores ao governo Temer e a Lei Serra.
    Tem militar com pelotas para bancar e dar suporte a um mandatário que se proponha a isso?

  10. Isto superou os métodos usados até aqui pelos escroques que os patolinos e paneleiros colocaram no poder. É bem mais suspeito do que qualquer outra intervenção deles, Ou juntam trocados para a compra da permanência no poder, via adiamento das eleições/parlamentarismo, ou estão a juntar o que podem, no fim de feira, para abandonar o barco, em busca de algum paraíso para intocáveis. Está ficando muito estranho.

  11. Fora isso que todo esse petróleo irá bruto para fora… voltando como gasosa e diesel…
    Vão-se milhões de barris de petróleo, voltam milhares de gasosa e diesel e ainda ficamos devendo…
    É a síndrome de vira-lata dos patos e corrupção dos golpistas…
    Vão-se 15 toneladas de minério de ferro pra fora, em troca volta 1 iphone x, esse é o equilíbrio de nossa balança…

  12. Segundo o raciocínio do FB, a Christie’s, a maior casa de leilões do mundo é incompetente e tem cheiro de maracutaia. Em 2014 ela vendeu “Posson volant” por 25,9 milhões de dólares. A avaliação inicial era de 9 milhões de dólares. Cheiro de mutreta.

    1. Pois veja você, num caso histórico como o que cita – e com a diferença evidente de que petróleo é sempre semelhante um ao outro, ao contrário das subjetividades da arte – nem assim a diferença entre avaliação e lance chegou à mesma proporção do leilão de Uirapuru. 22 para 75 dá 3,4 vezes, já os 26 para 9 dá 2,88. E aqui falamos de bilhões, não de milhões.

  13. E não vai adiantar fazer plebiscito para anular a lambança porque a 4ª Frota fatalmente virá tomar conta do que os EUA compraram. E eles podem também receber procuração para tomar conta do que eles não compraram. Resumindo: pré-sal já era.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *