CIA confirma execuções no regime militar. Então, a “dita era branda”, Folha?

geiselfigueiredo

O memorando liberado pelo Departamento de Estado dos EUA  e revelado hoje é estarrecedor.

Envolve diretamente pelo menos dois ex-presidentes da República, Ernesto Geisel e João Figueiredo  – e, indiretamente, Emílio Médici – nas execuções sumárias de militantes “subversivos” durante o regime militar.

O primeiro teria autorizado a continuidade do assassinato de integrantes de organizações clandestinas, encarregando Figueiredo de decidir quais deveriam ser mortos, durante uma reunião em 30 de março de 1974, na presença do ex-chefe do Centro de Informações do Exército, general Milton Tavares e de seu sucessor, Confúcio Danton de Paula Avelino.

Neste encontro, segundo o relato feito pelo então diretor da CIA William Egan Colby, há referência a, até ali, terem sido 104 os presos políticos executados sumariamente.

Até hoje, nenhum documento fazia referência direta a presidentes militares ordenarem execuções pessoalmente.

Mas é, no mínimo, estranho que estes papéis apareçam apenas quando se volta – depois de muito tempo – a falar em ebulição no meio militar. É muita coincidência, o que faz com que nem pareça tanto com uma coincidência. Como Geisel e Figueiredo não estão vivos para falar, para todos os efeitos, vale o que a CIA e o Departamento de Estado dizem. Geisel não era propriamente um “queridinho” dos EUA e, no ano seguinte, assinaria, sob oposição do Grande Irmão do Norte, um acordo nuclear com a Alemanha que, em algum grau, nos transferia a tecnologia que os norte-americanos sempre nos negaram.

O  texto, divulgado pelo  professor de Relações Internacionais da FGV e colunista da Folha de S. Paulo Matias Spektor é o seguinte, traduzido ( o original está aqui). Espera-se que o jornal paulista, que afirmou, em 2009, que o regime de 64 foi uma “ditabranda” publique ao menos um “Erramos”…

 

Memorando do Diretor da CIA Colby ao Secretário de Estado Kissinger 

Washington , 11 de abril de 1974 .

Objeto:

Decisão do Presidente do Brasil, Ernesto Geisel, de continuar a execução sumária de subversivos perigosos sob certas condições
1. [ 1 parágrafo (7 linhas) não desclassificado ]

2. Em 30 de março de 1974, o presidente brasileiro Ernesto Geisel reuniu-se com o general Milton Tavares de Souza ( General Milton) e com o general Confúcio Danton de Paula Avelino, respectivamente os chefes de saída e chegada do Centro de Inteligência do Exército (CIE). Também esteve presente o general João Baptista Figueiredo , chefe do Serviço Nacional de Inteligência (SNI).

3. O General Milton, que fez a maior parte da conversa, delineou o trabalho da CIE contra o alvo subversivo interno durante a administração do ex-presidente Emilio Garrastazu Médici . Ele enfatizou que o Brasil não pode ignorar a ameaça subversiva e terrorista, e disse que métodos extra-legais devem continuar a ser empregados contra subversivos perigosos. A este respeito, o General Milton disse que cerca de 104 pessoas nesta categoria foram sumariamente executadas pela CIE durante o ano passado, aproximadamente. Figueiredo apoiou essa política e insistiu em sua continuidade.

4. O presidente, que comentou sobre a gravidade e os aspectos potencialmente prejudiciais desta política, disse que queria refletir sobre o assunto durante o fim de semana antes de chegar a qualquer decisão sobre [Página 279]se ele deve continuar. Em 1º de abril, o presidente Geisel disse ao general Figueiredo que a política deveria continuar, mas que muito cuidado deveria ser tomado para assegurar que apenas subversivos perigosos fossem executados. O Presidente e o General FigueiredoConcordou que, quando a CIE prender uma pessoa que possa se enquadrar nessa categoria, o chefe da CIE consultará o General Figueiredo , cuja aprovação deve ser dada antes que a pessoa seja executada. O Presidente e o General Figueiredo também concordaram que a CIE deve dedicar quase todo o seu esforço à subversão interna, e que o esforço geral da CIE será coordenado pelo General Figueiredo .

5. [ 1 parágrafo (12½ linhas) não desclassificado ]

6. Uma cópia deste memorando será disponibilizada ao Secretário de Estado Adjunto para Assuntos Interamericanos. [ 1½ linhas não desclassificadas ] Nenhuma distribuição adicional está sendo feita.

 

 memo1
memo2
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

67 respostas

  1. -Suíça mostrando as propinas dos Tucanos… que a imprensa Brasileira esconde.

    -USA mostrando os crimes da ditadura… que a imprensa Brasileira esconde.

    -Argentina mostrando a realidade do neo-liberalismo… que a imprensa Brasileira esconde.

    -E a imprensa mundial mostrando que houve golpe… que 50% da população sabe que existiu mas que a imprensa Brasileira esconde.

    Até quando a mídia vai conseguir segurar essa máscara???

    1. A mídia continuará como sempre fez apostando na ignorância, odio e ma-fe do coxinha q só aprenderá quando o raio cair sobre a cabeca dele. Um milhão de coxinhas ja migraram da classe A media e C para a Z. O raio está caindo. E é só o começo. Brasil neoliberal do temer golpista vai sentir o efeito orloff da Argentina do governo neoliberal do macri.

  2. Essa é especial para o defensores hoje da “intervenção militar constitucional”(?!?!?!), mas podem chamar de “licença para matar a serviço de sua majestade”. Entendem agora o motivo de no presente nossas forças de segurança, principalmente a Polícia Militar, serem tão letais? É o “DNA Homicida” que herdaram da ditadura, que pros Frias, adesistas de sempre, foi branda.

    1. Foi branda porque num foi com eles. Não se deve de modo algum achar que Geisel não teve culpa pelos crimes cometidos pelo regime, mas estão espinafrando inadequadamente o Geisel por ter autorizado a continuidade da matança, e nesta questão é preciso ter cuidado para entender os detalhes da história, porque afinal, como dizia o grande Geraldo Pereira, “vizinho, a razão dá-se a quem tem”. Travava-se então uma briga de foice entre os militares linha dura e linha mole, dentro da qual Geisel realmente encarnava a luta pela “descompressão”, como falou o americano, em direção à recuperação da normalidade democrática. Estes generais todos citados, principalmente o Figueiredo, chefe do SNI, eram da Linha Dura que queria detonar a chamada “abertura política” propalada por Geisel. Jogaram então uma batata fervendo na mão dele para ver até onde ele desejava ir com sua tal “abertura”: Se ele seria pela continuidade da matança, o que era o normal de então, ou se seria pela suspensão da mesma, o que deixaria Geisel muito mal visto e situado diante da famosa Linha Dura, então a mais poderosa linha militar. Isso iria enfraquecê-lo perigosamente. Geisel, pelo que se depreende do documento, pediu tempo para pensar e voltou com uma bomba relógio para explodir nas mãos do Figueiredo: Ele permitiria a continuidade da matança, desde que quem puxasse a alavanca da guilhotina em cada execução fosse o próprio Figueiredo Linha Dura. Personalizou a responsabilidade por um crime que até então era protegido pela generalização do anonimato.

      1. Concordo. A iniciativa da divulgação parece ter partido dos golpistas, tem algo aí que não estamos enxergando. Talvez um cabresto para algum Mourão da vida…

  3. Uma prova que toda a linha de comando do exército era participante da matança, desde os executores aos mandantes e aos que autorizavam.
    O atual comando das FFAA é contra qualquer cobrança pelos tempos de terror. Parte sujou as mãos, outra parte não sujou, mas concordava. A parte mais recente acha que fizerem o correto.
    Se contarmos quantos brasileiros e quantos estrangeiros foram mortos pelas FFAA em toda sua existência, será que concluiremos que ela se especializou em matar seu próprio povo? Será que ela pensa que os inimigos somos nós?
    Em uma reunião com quatro pessoas do alto comando da nação e acontecimentos próximos posteriores têm seu conteúdo comprometedor vazado em detalhes para uma agência de informações estrangeira. Seriam as FFAA brasileiras mesmo ou de aluguel a serviço de terceiros? Quem mandava e quem obedecia? Alguém vazou ou eles escreveram um relatório ao Tio Sam a quatro mãos?

  4. Nossos coturnos fizeram trabalho sujo dos Estados Unidos dando golpe de estado em 1964 e agora ganharam uma tesoura voadora da CIA bem no meio do peito. Não interessa aos gringos com sua máquina de sugar riquezas do Brasil a volta dos seus antigos serviçais. O que está nas estrelinhas é o que a CIA tem de alguns milicos vivos remanescentes daquele período. Alguns eram tenentes daquela época e hoje são generais e coronéis da reserva ou generais da ativa em fim de carreira soltando twitter e dando declarações ameaçando a fraca democracia que ainda temos. General daquele tempo não matou nem torturou, mas mandou e alguém fez. Quem será que está em outro dossiê ainda não revelado da CIA? Não se surpreendam se de repente, a partir deste momento, cessem as ameaças. A CIA não fez essa revelação em nome da paz mundial. A CIA fez uma ameaça direta e mandou os milicos saudosos colocar o rabo entre as pernas.

    1. O recado dos EUA/CIA pode ser duplo.

      De um lado, para os milicos tupiniquins, mostrando a eles quem ainda manda e que se não cumprirem o desejado, ou o esperado com este novo golpe, os golpistas de 64, ainda vivos, poderão vir à baila. Isto, a meu ver, foi a praxe aplicada sobre os golpistas dos Três Poderes da República (Judiciário, Executivo e Legislativo), aproveitando-se da coleta de informações advindas da espionagem geral executada, inclusive pegando a presidência de Dilma, Petrobrás, empresas e etc. Neste lance, os inimigos foram mapeados
      e o resultado enviado a Curitiba/PGR. O mesmo ocorreu com os potenciais parceiros para o golpe, como juízes vendedores de sentenças e favorecimentos, parlamentares corruptos e ligados ao narcotráfico e a máfia do PMDB/PSDB. Não escapou nem a Globo com suas falcatruas na FIFA e com o Fisco, ficando todos com rabo preso e susceptíveis a chantagens.

      De outro lado, o recado se destina aos atuais “subversivos” que possam vir atrapalhar os planos de ocupação e saque da Nação Brasil de que, se necessário poderão chegar onde, em 1964, se chegou: no extermínio puro e simples do inimigo.

  5. O documento “vaza” dos EUA depois de 44 anos, cheio de linhas censuradas. Quem quiser que acredite em coincidência, prefiro Teoria da Conspiração.

    1. O documento é verdadeiro, a divulgação do mesmo somente agora que pode ser manipulação.

    2. De fato. Em relação aos milicos, o mandante do Norte não quer mais no poder. É um aviso claro para q se recolham a insignificância de mosca. O mandante não gostou da postura de independência do Geisel no q se refere a compra das usinas nucleares. Vai q entre os milicos de hoje tenha algum q seja patriota. Duvido muito disso. Estão entregando o território brasileiro a base de Alcântara e a tecnologia militar, a Embraer aso mandante. Então, o providencial vazamento é para queimar o filme dos militares q preparam um golpe militar. Para moscas, os milicos servem. Jagunços executores, tudo bem. Mas para ocupar o cargo máximo não servem. O mandante do norte não tem lealdade com seus comandados. Detona quando ameaça seus interesses.

  6. O livro Memórias de uma Guerra Suja precisa ser lido!

    Como apoiar um deputado que tem a coragem de fazer elogios, no Plenário da Câmara Federal, a um torturador e dizer que, além de torturar, o sistema repressor deveria ter matado mais de trinta mil?

    Assista às declarações do ex-delegado do DOPS, Cláudio Guerra, um matador arrependido – no Observatório da Imprensa.

    Se você deseja uma informação mais robusta, leia o livro Memórias de uma Guerra Suja. É um depoimento do Pastor Cláudio Guerra sobre esses acontecimentos.

    Hoje, ele é um pastor evangélico da Assembleia de Deus. Cláudio Guerra narra seus anos como agente da repressão, durante os anos de 1970 e início dos anos 80.

    https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/970206126470129

  7. Essa mídia escrota se calou desses assassinatos, lucrou e enricou às custas de sangue e cadáveres…tem coisa mais abjeta?

    1. Na verdade, a alta cúpula militar da ditadura era refém de Washington. Tem caraço nesse angu, porque Geisel, descente de alemães, ensaiou sair das garras americanas, criando um embrião de independência tecnologica. Houve muita movimentação na America do Sul naquela época, que só fará sentido pleno quando algum historiador dos bons conseguir unir os pontos – Allende, Angra I e II, briga Argentina-Chile, Peron, Condor, Itaipu, Transamazonica, caças F5, Malvinas… mesmo encostados no Departamento de Estado, os golpistas de então nem sonhavam em vender o Brasil e os brasileiros por quilo, como o consórcio Globo-Temer está fazendo agora. A destruição da Petrobras por exemplo, que naquela época tinha um quinto do tamanho e valor que tem hoje, geraria dezenas de pritestos e greves e centenas de mortos. Hoje estamos c.ag.ando e andando. Como diz um amigo, que fase…

  8. A divulgação oportuna desse documento no Brasil, seria uma iniciativa da direita que não esperava, como um dos efeitos colaterais do golpe, o recrudescimento da extrema direita, personificada em Bolsonaro? Estaria a direita já atuando para miná-lo e assegurar o PSDB no segundo turno?

  9. Eu sempre me referi ao golpe de 64 como a “DITADURA MILITAR SANGUINÁRIA DE 64”. Todas as pessoas realmente brasileiras e conscientes chamam assim aquela desgraça.
    Já a canalha globo,suas genéricas e seu público imbecilizado,assistidor de novelinhas fedorentas, sempre a chamaram de “REVOLUÇÃO DE 64”
    E hoje essa mesma cambada de idiotas chama a “DITADURA DOS LADRÕES 2016”, de “IMPEACHMENT”.

  10. O pior é saber que os milicos de hoje são ainda mais retrógrados que os de outrora.
    A turma do golpe de 1964 vivia na época da Guerra Fria, a do golpe de 2016 voltou para a época da Revolução Bolchevique e, pior, nem ao menos nacionalistas são.
    Covardes, sempre covardes, esses capachos dos americanos só sabem ameaçar e intimidar quem não é entreguista e tenta diminuir a desigualdade social nessa republiqueta. As recentes ameaças ao stf no julgamento do HC de Lula que o digam.
    Uma entidade das mais inúteis no quadro atual, porque não existe mais soberania a defender. Eles já entregaram quase tudo.

    1. Sempre falei, foram e ainda gostam de ser capachos dos interesses norte americanos. Gostam mesmo é de ser buchas de canhão dos norte americanos. Nunca foram nacionalistas e sim entreguistas. Esse é um dos motivos porque odeiam tanto o LULA. O exércirto foi sucateado pelo tucano invejoso FHC e Lula e Dilma o recuperou e equipou. Os mais velhos hão de lembrar que até no sete de setembro, o desfile de veículos das tais forças armadas, eram limitados por questão de economia. Esses marionetes palhaços, esqueçem de tudo isso. Deviam no mínimo respeitar a inteligência de quem os sustenta, a população brasileira.

      1. Tem de reformar constitucionalmente FFAA, Polícias e Judiciário….tudo entreguista e capacho do TIO SAM.

    2. E mais entegristas se isso for possivel. Geisel ao menos peitou os USA e comprou da Alemanha as usinas nucleares. Os de hoje estão entregando a base de Alcântara território brasileiro e a Embraer. Traidores da patria

  11. O fato notório de que Geisel, o “pastor alemão” – por ser presbiteriano e ter nome germânico – era defensor da Petrobrás e do patrimônio do solo e subsolo brasileiros, que o governo atual está pondo na bacia das almas, portanto, era mais nacionalista que a atual e diuturna quadrilha dirigente, não o exime da pecha de cúmplice de assassinatos políticos por meio de organismos de estado. Traduzindo: tanto quanto Francisco Franco, Pinochet, Médici, Figueiredo, e outros assassinos empoderados pela farda, Ernesto Geisel foi um TERRORISTA DE ESTADO. A mesma classificação criminal usada para julgar os nazistas em Nuremberg, os genocidas da guerra servo-croata, e que, a continuar prolífera, colará como uma camisa social negra a sabe-se lá quem mais

  12. E pensar que tem pessoas como esse energúmeno do Bolsonaro que defende um regime de assassinos sendo que esses torturadores covardes foram todos anistiados e ainda tem seu nome gravado nas principais avenidas e praças do nosso país. Por isso tivemos o golpe novamente na democracia com a deposição da Dilma é que esse cancro social, assim como escravagismo permanece vivo no tecido social do nosso país e o judiciário é o seu sustentáculo.

      1. Pessoal, se juntar o Q.I. de toda essa raça de cantor de axé, sertanejo, pagode e funk, num dá o Q.I. de uma centopeia.

  13. Por isso cuidado, meu bem
    Há perigo na esquina
    Eles venceram e o sinal
    Está fechado pra nós
    Que somos jovens
    Está fechado pra nós
    Que somos jovens…….!!!!!

  14. Alguma coisa está fervendo na panela militar. Alguma coisa que só eles e os americanos sabem. Os gringos estão tentando interferir em um jogo de poder interno dentro das forças armadas. Que pode ou não ter a ver com um golpe militar!

  15. Estranho , suspeito, agredir a memória de Geisel, nacionalista, desenvolvimentista, quem denunciou acordo de assistência militar com os EUA, quem deu partida na nossa indústria nuclear, enriquecimento de urânio, quem combateu assassinatos em presidios milita

  16. O texto mostra que a “inteligência” do Exército deveria se concentrar quase que exclusivamente no combate aos “subversivos”. Ontem, como hoje, o serviço de inteligência das Forças Armadas se mostra muito eficiente para perseguir movimentos sociais “subversivos”, mas, completamente incapaz de detectar a invasão do Brasil por forças estrangeiras. A Lava Jato, por exemplo, é uma operação montada pela CIA e pelo Departamento de Estado dos EUA, que destruiu os setores estratégicos da economia, derrubou uma presidenta honesta para colocar no governo federal uma quadrilha inteira de ladrões facilmente chantageada para aprovar cortes de direitos e conquistas do nosso povo e entregar TODAS as nossas riquezas, incluindo o pré-sal, para os gringos. Isso a “inteligência” das Forças Armadas não viu, nem deu a menor bola. Ao contrário, ao que parece, o Exército está pronto para entrar em ação para defender os golpistas e impedir que a esquerda conquiste nas urnas o governo federal. Ora, que utilidade tem uma justiça como a brasileira, uma força militar como a brasileira, uma PF e um MP como os que existem aqui, se agem sempre contra os interesses do povo brasileiro?

  17. Notar a seriedade de Geisel e sua decisão de só executar “os mais perigosos”(alguns deles acreditavam nisso) mas sob cuidados, coisa nada comum naqueles tempos de matança. Só quem acredita na seriedade de um Carrascoazul Médici ( governo de 69 a 74), não entende que a isso se tentava dar um ar de seriedade diferente do que acontecia no seu governo.Mas ainda há quem acredite que a Ditadura foi uma aventura romântica. Vejam que os 104 executados tinham sido somente no ano anterior (Governo Médici).

  18. Se a CIA tivesse dito que foram Médice e Costa e Silva eu acreditaria, mas nunca Figueiredo e Geisel. Pois como diz a reportagem, Geisel era considerado inimigo dos Estados Unidos, tanto que denunciou o acordo militar Brasil Estados Unidos além de assinar com a Alemanha o acordo nuclear. A CIA quer desmoralizar Geisel, provavelmente com as mesmas mentiras das armas químicas no Iraque. Com as mesnas mentiras que eles dizem não terem sido os autores dos golpes militares no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e os golpes contínuos na Bolívia.
    Daqui uns dias vão dizer que foram os russos que jogaram as bombas atômicas de forma covarde no Japão

    1. É preciso cuidado!
      Por quê liberaram, seletivamente, os dois últimos?
      Se prestarem atenção, quando o Bolsonaro elogia os ditadores, cita, verbalmente, apenas, o Costa e Silva e o Medici!
      O Geisel, quase sofria um golpe do Sylvio Frota que desejava dar continuidade à ditadura.
      Pode ser manipulação!
      É preciso pensar com a cabeça e não com o fígado!
      É inadequada a afirmação generalizada colocada por um comentarista: “é uma mentira pois como haver inteligência mínima possível se todo militar é idiota, corno (além de gay enrustido/a) e débil mental, alcançando no máximo 0,1 numa escala de teste de inteligência de 0 a 130”.
      Os militares são brasileiros fardados!
      Muitos incitam a divisão para beneplácito do Tio Sam!

  19. Esse documento da CIA sobre Geisel e Figueiredo divulgado pelo JN(azi)
    nada mais é que um recado: ” O sistema Globo não quer o ex-capitão” .

  20. Qualquer forma de governo atua para suprimir dissidentes, qualquer morte política ocorre com complacência da sociedade e qualquer golpe é oriundo de uma burguesia alinhada com um governo externo.

    Onde está o pobre? Produzindo. É ele que banca tudo isso.

  21. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando:

    .:. Apesar de não ser especialista, posso afirmar, com toda certeza, que esses documentos são falsos ou, no mínimo, manipulados, pois, atentem bem, fala de um suposto Centro de INTELIGêNCIA do Exército, o que todos sabem, e até o mundo mineral tem conhecimento disso, é uma mentira pois como haver inteligência mínima possível se todo militar é idiota, corno (além de gay enrustido/a) e débil mental, alcançando no máximo 0,1 numa escala de teste de inteligência de 0 a 130 ? Caso exista ou tenha existido mesmo isso, o que deve ter havido é terceirização, mais uma vez saqueando os cofres da nação, que é uma das poucas coisas que militar sabe fazer muito. Essa notícia daí é mais uma bomba relógio pra ser “curtida” pela esquerda ávida por “diversões” que a direita sempre proporciona, “gratuitamente”, de grátis. Diversionismo é a palavra talvez mais adequada. “Diversionismo” – aquela manobra de manipulação política que consiste em discutir o que não é importante [no momento] para ocultar o importante [no mesmo momento] – e, em um uso militar, explica o filólogo Antônio Houaiss, significa uma “ação que tem a finalidade de desviar a atenção do inimigo”.
    .:.
    Agora, prezadíssimo Fernando Brito, que norte-americanos nos negaram tecnologia ? Seriam os mexicanos ou seriam os canadenses? Será que, equivocadamente (pelo uso de termo inadequado), o amigo não estaria querendo fazer referência a estadunidenses? A dominação ideológica, total, começa pelos aspectos culturais de boa (ou, no caso, inadequada) utilização da linguagem. Não repasse(m) equívocos. Pense(m) bem: até a utilização do termo América nos foi expropriada, pois, americanos por americanos, todos nós somos, das três Américas (ou, como supercontinente, uma só: América.)…
    .:.
    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!???) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].)

    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : LULA :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:.

    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja: sem vaselina) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    :: ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  22. A literatura é farta desses assuntos , principalmente quem sofreu as torturas e foi preso e posteriormente relatou a sua história há época . Já se sabia que os Ostras , Fleurys , etc,etc , Atendiam aos seus superiores . Até existe livro de um policial matador e ele na sua narrativa fala das autorizações que vinham de cima , aonde toda força policial existente civil e militar nos estados tinham um comando único o exército .
    Realmente é muito estranho conforme comentado o parecimento dessas informações , os Estados Unidos como comandante dos dois golpes , está satisfeito com esse último . Me parece mais uma aviso aos generais brasileiros , que está tudo bem com a liderança do judiciário e que os únicos tiros dados só morreram duas pessoas , Marielle e seu motoristas , o resto foi de raspão . Judiciário eficiente esse nosso agora esta no comando juntamento com o departamento de justiça americano . Viva o Brasil.

    1. Não esqueça do Teori,este SIM UM CLARO MENSAGEM AOS QUADRILHEIROS ,DOS QUE O TOGADO TENTOU APARTAR-SE (estando já dentro,óbvio) E ELES COMO EM TODA MÁFIA TIVERAM QUE APAGA-LO.
      EXPLICA-SE O COMPORTAMENTO ALINHADO COM O GOLPE DE UMA MANEIRA MAIS DESCARADA DOS STFs.
      O tio sam não brinca em serviço,ou convencem pela grana (A MAIORIA),OU PELO TEMOR.

  23. Viu Milicada…
    Os estados unidos querem a humilhação, desmoralização e destruição do Brasil. E todos os servidores públicos serão expostos.
    Se eu, que nem fiz academia e nem faculidadis terminei, sei disso por que vocês não conseguem não?
    Nosso inimigo não é o MST. É o “amigo” estados unidos e a ricaiada traidora!

  24. O EXÉRCITO DE OCUPAÇÃO QUE NÓS MANTEMOS COM O NOSSO SUOR ,ESTÁ SENDO EXPOSTO PELO TIO SAM.
    Nada que surpreenda aos informados ,mas por que agora?
    AOS IDIOTAS QUE ”VIVIAM TRANQUILOS” DURANTE O PERÍODO DOS ASSASSINOS FARDADOS,AGORA JÁ SABEM PORQUE.
    É O PARCEIRO DELES QUE O AFIRMA,não os “comunistas comedores de criancinhas”.Vão pro diabo que os carregue filhas da puta !!!!!

  25. Golpe em 1964 comandado pelos USA. Os documentos liberados pelo governo dos USA são provas cabais e insofismáveis. Também o GOLPE de 2016 foi a mando dos USA. Mudaram apenas as moscas. Antes, os jagunços e capitães do mato foram os milicos, hoje, são os juizecos de primeiro, segundo e terceiro graus e os procuradores do MP. Jagunços e executores do golpe, meros paus mandados. Tem coxinha q diz q é teoria da conspiração não obstante os documentos liberados pelo governo dos USA em q o mandante confessa o crime e delata as moscas, os jagunços, os executores, os pistoleiros. Faz mal não, o coxinha vai pagar caro. Um milhão de coxinhas já migraram da classe A, media e C para a Z, a pobre. É só o começo. O Brasil de temer seguirá o caminho da Argentina de Macri, como o governo fhc fez com o governo Menen. E o abismo não tem saida. A luz no fim do túnel é uma mega locomotiva vinda em direção ao coxinha. A lei do retorno universal nunca falha e não pode ser revogada pelo juizeco moro e seus comparsas do stf e trf4.

  26. O memorando da CIA diz que Geisel e João Figueredo decidiram pela execução dos adversários, isso é tampar o sol com peneira, o certo é: A CIA decidiu e os heróis de banana concordaram com as execuções. Ora Ora, Duque de Caxias deve ter se virado de costa no túmulo de herói que foi.

  27. Quero ver coxinha falar que é teoria da conspiração a relação dos EUA com o Brasil na ditadura.

  28. pelo menos a história os condenará… e como é triste constatar q mesmo sob uma ‘democracia’ continua a não sair coisa boa lá do mundo VO (verde oliva)..

  29. Não esqueçamos jamais o papel da globo nestes crimes. Como sua participação no criminoso golpe de 2016.
    A globo está atrás de todos os crimes.

  30. Sempre que um “poder” toma o poder ele comete crimes. É inevitável.
    As forças armadas cuja função é a de segurança contra inimigos externos quando sai da sua função comete os crimes que cometeu.
    É o caso atual do poder judiciário, cujos crimes não precisaremos esperar relatórios da cia, embora ele continue mandando atrás dos panos, vejam o caso da Dona Marisa, do reitor Cancelier, do acorrentamento de presos, a destruição por calúnia de ” inimigos” e as delações negociadas a negócios. O golpe de 16, a entrega do pré-sal e a prisão do maior doa brasileiros, LULA, são outros crimes.
    Ontem as forças armadas, hoje o judiciário.
    Outro dado importante: a cia sabe de tudo e mais cedo ou mais tarde ele entrega os responsáveis. Divulgará memorandos internos. Dará os nomes, embora neste caso já saibamos.
    Saiu da constituição, tem poder?, então haverá crimes. Como vemos!

  31. Um amigo meu falecido era motorista de caminhão.Ele me disse que sempre que passava em frente a CSN,sentia o cheiro de carne queimada (Cadaveres de pessoas eram quiemados na Companhia Siderugica Nacional.Um trabalho “a la Hitler”)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *