Ciro não avança. Pena para o Rio, onde ele iria “pras cabeças”

garaf3

Para meus amigos queridos que, de boa-fé, apoiam Ciro Gomes, que é teimoso mas não é burro , posto ao lado o cenário em que a Folha o inclui na pesquisa.

O resultado repete o que vem sendo apresentado na maioria dos levantamentos de intenção de voto. Não é desonroso, mas não dá sinais de viabilidade.

Por mais que suas recentes declarações possam ter sido exploradas apenas para estimular o seu confronto com Lula, vê-se que isso teve efeito zero.

Se alguém me perguntasse, a ele eu diria algo que só na cabeça genial do já citado Brizola passaria: venha ser candidato a governador do Rio de Janeiro, Ciro. Aqui há um deserto que onde você, pela energia, pela honradez pessoal e pela capacidade de polemizar, teria tudo para virar uma grande e benfazeja chuva de verão.

Sei que esta opinião vai “causar” e vou apanhar um bocado. Mas é o que penso e, ainda mais, o que desejo como quem vive e ama o Rio de Janeiro.

O Estado e a cidade precisam de um governante vigoroso, que brigue contra seu esvaziamento econômico, com a desordem administrativa e contra a picaretagem política.

E que tenha a certa dose de inconvencionalidade, como o Rio ama e menos tem a cada dia.

Se Ciro gosta mesmo, como parece, de grandes desafios, aqui está um que ele tem a chance de não enfrentar apenas como coadjuvante.

 
contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Ciro é um homem inteligente. Preparado e competente . Mas sua inteligencia emocional é zero. Não tem inteligência emocional. Essa tática de atacar Lula para tentar angariar votos na direita e extrema direita foi de extrema burrice. Como sempre, Brizola tem razão. O Rio seria o ideal.

    1. Ana,pior que isso ele é um coroné falastrão,não é leal ou como se diz na minha terra:PAPUDO TRAIRÃO.

  2. O Ciro foi uma decepção para mim. Não votaria nele. Ele dispensa o eleitor do PT segundo suas próprias declarações.

  3. ANAC: concordo plenamente. Minha avaliação é a de que o Ciro seria o candidato do Lula, caso esse não possa concorrer. Mas seus ataques ao PT, e ao próprio Lula, enterraram as chances de ter o apoio do ex-presidente. Isso foi de uma burrice tremenda.

  4. Concordo com a inteligência e capacidade de Ciro. Mas não há como competir com Lula, se ele for candidato, pois a realidade mudou tanto, “absurdou” tanto que o povo sabe que a salvação está em Lula ou em quem ele indicar. Isto porque a grande plataforma política do Lula atualmente são os desmandos do Moro e a loucura da situação política. Com o seu passado como presidente, considerado o melhor do Brasil, Lula é a bola da vez. Ciro seria um grande governador para o Rio, com certeza. Brizola nos deu um grande governador, ao abdicar das pretensões da presidência. Ciro terá como segurar sua vaidade e fazer algo que o destino parece apontar ?

    1. Por isso ele se daria bem no Rio.
      Aqui a esquerda é o PSOL apenas. O PT do Rio sempre foi mínimo.
      A direita deita e rola.

  5. Esse Ciro, falastrão herdeiro dos coronéis oligarcas mais podres do Brasil, tinha mesmo que agradar o articulista. Afinidades óbvias, mesma visão turva de mundo. Não é por acaso que o Rio está uma zorra total. Queria ver o Ciro controlar a boca de fumo e falar suas asneiras de oportunista para a turma do Leblon. Não aguentaria nem seis meses.

  6. Não satisfeito em sugerir o golpe militar, essa “inteligenzia” que mete o pé na porta com máscara de caveira, o jornalista vai dando mostras de seu desespero e desorientação com a proposta de candidatura ao governo do RJ do coronel moderninho, o neocollor, o boquirroto Ciro Gomes. De fato, o jornalista dá provas de que só consegue pensar em lideranças messiânicas, qualquer uma, que venham nos trazer a “salvação”. A fraqueza teórica não lhe permite ver a realidade em termos de processo político e sempre o faz recorrer, nos momentos de desespero, à figura do pai, do salvador. Mesmo de figuras respeitáveis, como Brizola e Lula, só vislumbra essa faceta: a do redentor. E essa visão só piora à medida que a situação política se acirra. Aos que não são moradores do estado, passa a impressão de que aqui só tem estúpidos, incapazes de conduzi-lo politica e administrativamente. É essa a visão do jornalista desorientado.

    1. Qual é o teu problema com o Fernando Brito, hein, Marco A.?
      Num mundo de Trumps e Bolsonaros, o cara cisma com o FB…
      Eu moro no Rio e já tive que votar em Crivela para não votar em Pezão (não anulo voto por princípio).
      Deixei de votar na Jandira para empurrar alguém de esquerda para o 2º turno, um rapaz chamado Freixo, que depois recusou o Lula em seu palanque e tomou de lavada do… Crivela.
      Qual é a tua proposta?
      Já sei: Marco A. para governador do Rio!

      1. Não há problema. As ideias são publicadas e estão sujeitas a críticas. Ou não? Ou você acha que tenho que concordar com tudo o que se publica aqui? Se assim for, nada se publique. Se é publicado, se é público, está sujeito a críticas. Talvez você não as aceite ou queira que todos se calem. Aí o problema já não é meu; é seu. Acho um absurdo o que aqui se publica e o autor se intitular de esquerda. Não, não é. ´
        É um ilusão. É tudo muito bem intencionado, mas há equívocos teóricos e lógicos seríssimos. De boa fé, não me parecem dolosos, mas, para um blog que se pretenda de esquerda, deveriam ser evitados. São elementares, frutos de um simplismo de raciocínio e que acabam dando munição à direita e às ideias esquemáticas. O que já era questionável se tornou lamentável com o avanço da direita liberal. Venho criticando este e alguns outros comentaristas que se dizem de esquerda e passaram a admitir a solução simplista do golpe militar e, por conseguinte, a voltar suas baterias para a esquerda progressista, antidogmática. O simplismo leva a esse tipo de análise eleitoral que você mencionou. No fim, você deve estar contente, pois seu candidato Crivella foi eleito para algo, para ser contra algo, e assim vamos nessa maravilha. Talvez um Bolsonaro para evitar um Dória, quem sabe? Ou um bem intencionado coronel ilustrado para evitar um milico tresloucado? O nacionalismo tacanho, o eleitoralismo e o simplismo só remetem esses falsos dilemas. Há muito mais além disso.

  7. E a mesma coisa de propor que um técnico de futebol saia do Corinthians pra dirigir o são Paulo FC. O rio tá todo fudido. E uma bomba atômica prestes a ser detonada.
    Gostaria imensamente que o lula fosse candidato e presidente, mas dificilmente o TRF4 não vai impedi-lo.
    Todo esse cenário das pesquisas e extremamente precário.
    Deveriam fazer pesquisas internas do pt sem o lula e já por o Haddad no lugar ou outro petista.
    Se um juiz e tribunal atuam fora da lei, e lógico que vão barrar o lula até pq deve tá entrando uma boa grana por baixo dos panos para o moro e TRF 4.
    Quem se suja não suja só as mãos, mas até a raiz do cabelo.

  8. … Depois de “embarcar” nas bravatas facciosas da PORCA-tarefa do ‘mor(T)o’ vomitadas pelo torturado PaLLOchio, tem-se agora o Cirão ‘O Enganador’!…

    1. Ciro Gomes nasceu em Pindamonhangaba/SP…sua familia mudou-se para o Ceará, mas ele sempre visitou suas tias em Pinda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *