Ciro, o coqueiro-anão, verga-se aos ventos e vira ‘minion’

A volta de Ciro Gomes à política que ele abandonou no período decisivo para o país causa tristeza e constrangimento.

O povo brasileiro, derrotado por uma avalanche de histeria criada pela mídia e pela justiça, ameaçado por um governante que a todos inspira medo do autoritarismo, da perseguição política, do obscurantismo das ideias, não merecia ver uma de suas referências políticas reduzir-se ao comportamento de garoto birrento e mimado.

Ciro pode ter todas as divergências do mundo com o PT. É legítimo. Mas o que está fazendo com declarações estúpidas e grosseiras – como gritar, histericamente, que “Lula está preso, babaca”.

Houve e há muita gente presa sem que isso represente vergonha. A história da humanidade está mais cheia de heróis presos, talvez, do que reverenciados pelo poder.

Ciro oscila entre a mesquinhez e a burrice. Mas sempre dentro da sua pequenez, como quem não consegue entender a política como um processo social, muito mais que pessoal.

Ou como a austeridade não se confunde com moralismo barato.

Convivi, por mais de 20 anos, com um homem de práticas austeras como jamais vi na política e que nunca desceu a este udenismo de ocasião.

Ciro diz que o admira mas não tem o sentido da história e, por isso, jamais consegue pensar em ponto grande.

Infelizmente, isso não é tudo o que se pode dizer de suas atitudes.

Bater nos indefesos e perseguidos é coisa de gente mesquinha e deformada.

Comemorar, mesmo que indiretamente, a prisão e a nova condenação de um homem de 73 anos, virtualmente atirado a terminar seus dias numa cela, ainda mais quando este homem foi seu parceiro, seu chefe e que era – ou ao menos pensava ser- seu amigo,  é algo que não merece palavra menor que sórdido.

Não à toa veio pretender liderar o PDT após a morte de Brizola, não antes.

Tal como Cristovam Buarque tentou fazer, para tornar-se, hoje, uma figura melancólica.

Nenhum dos dois estava disposto a resistir à Síndrome de Estocolmo e sestrosos, apaixonarem-se pelos que nos sequestram a mente.

Ciro Gomes é também um homem condenado ao limbo da microscopia. Jamais será aceito pela direita, avança a passos para ser desprezado pela esquerda.

Mas o que é fatal é mesmo sua capacidade adquirida de ser entre as palmeiras que se vergam ao vento dominante, um coqueiro-anão.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

112 respostas

    1. E tem gaiato q ainda acha q Lula tinha q ter lançado essa figura? Mil vezes Dilma. Lula foi muito lúcido em 2010 e tbm 2018.

  1. Teve gente “de esquerda” que caiu na lábia dele. Lula, macaco velho que é, não confiou. Eu, macaco de meia idade, também não. Perdeu o apoio da esquerda e nunca será aceito pela direita. É o sucessor legítimo de FHC, já que, pela avançada idade, o príncipe dos sociólogos não vai durar muito.

  2. Nossa Brito, fiquei sem ter o q acrescentar ao teu texto, perfeito e incisivo! Você fala com propriedade sobre aqueles q fazem a diferença e aqueles q acabam por nos ser indiferentes. Cansei de xingar o cirandeiro. Não vale a pena. Belo texto, parabéns, embora a temática seja forçadamente ácida para muitos estômagos.

  3. A incontinência verbal do filhote de coronel cearense é impressionante. Parece querer disputar com o energúmeno mor da nação. Que insuportável, invejoso e mal resolvido, é um pote cheio de mágoas. Tá ficando um velho chato. Não há adjetivo melhor para este sujeito, um coqueiro-anão..

    1. Curioso imaginar como andam se sentindo aqueles que se alinhavam ao guerreiros da blogosfera e se deixaram seduzir pela insustentável leveza da fanfarronice cirista, como PHA e Miguel do Rosário, por exemplo. Certamente já se deram conta da barca furada em que embarcaram. Como se explicar aos seus leitores?

  4. Concordo que o Ciro é grosseiro mesmo. Porém não comemorou em nenhum momento a prisão de Lula como vc afirma. Pelo contrário, sugeriu a Lula não aceitar a prisão e sempre criticou a sentença do moro como injusta.
    Lula tá preso babaca é antes um chamado à razão do que qualquer regozijo.
    É pra acordar pro fato de que o povão votou CONTRA Lula e o PT não está parando pra pensar o porque disso. Prefere culpar a mamadeira de piroca. Inclusive este blog, que tem um olhar tão bom pra identificar tanta coisa, nunca fez nenhum tipo de análise sobre o resultado das eleicoes. Zero. Poxa, Brito, em nenhum momento vamos parar pra refletir sobre pq Bolsonaro teve 70% dos votos no Rio de Janeiro que elegeu Brizola, Getúlio, Lula e Dilma?
    Lula não cometeu nenhum erro pra chegar nesta situação absurda que vivemos? Foram só acertos e os malvados é que foram maquiavélicos?
    É chamar o povo de imbecil…

    1. Vá lá que 12 anos e 9 meses de prisão é muitíssimo exagerado e configura sim perseguição política. Está mais para histeria de juíza descontrolada e sem o menor senso de equilíbrio doidinha para aparecer mais severa que seu mentor e herói. Mas é claro que Lula recebeu estes mimos de que foi acusado e muitos outros.

        1. Quem tem que conseguir provas é o ministério público, a polícia, enfim, o judiciário. Eu sou um cidadão comum. Eu tenho inteligência e senso comum. Sei observar as coisas. A quase totalidade das pessoas que escrevem nos blogs e comentam fazem a mesma coisa: interpretam, entendem, sugerem e dão pitacos baseados em informações que confiam, mas sem provas. Se tivéssemos que provar tudo o que dizemos morreríamos mudos. Mas, Viviane, exigir provas pode ser também uma maneira de jogar areia nos olhos da razão.

          1. Ah, então eu posso dizer que você é ladrão e não preciso provar? Bom saber!
            Falando sério, eu também acho que Lula, como qualquer político, não é “santo”. No entanto, o que diferencia a civilização da barbárie é o devido processo legal (com essa coisa chatinha, com a qual Sérgio Moro está doido para acabar, chamada “prova”).
            Aceitar o arbítrio contra Lula implica aceitá-lo conta toda a sociedade, eu e você inclusos.

          2. Você está confundindo o público com o privado. Nós não somos “res publica”, somos apenas cidadãos. Político é pessoa pública e tem sim que ter sua vida publica sob vigilância e devassada pelos cidadãos. Sou radicalmente contra invadir a privacidade de um político ou qualquer outra pessoa. Mas a sua vida pública tem que ser transparente e em qualquer país civilizado os cidadãos desconfiam e investigam saudavelmente todos os políticos. Não aceito o arbítrio contra o Lula e não acho que quem o aceita está implicando toda a sociedade. Sua última frase é só jogo de palavras.
            Yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay.

          3. Não, não consigo argumentar com quem usa de tamanha má-fé… Se você tem coragem de se olhar no espelho depois dessa desonestidade toda, nada mais posso fazer…

          4. Você tem toda razão. A máxima mais antiga da internet e que a gente nunca consegue seguir: “Não alimente os trolls”…

      1. E seguindo sua linha de raciocínio, então, como explicar a quase plena liberdade e ausência de conduções coercitivas com FHC?

        A quem, segundo informado pela própria imprensa em 2002, saiu da presidência “passando o chapéu” a praticamente todas as grandes empreiteiras (anos depois, condenadas pela Lava-Jato), de modo a concluir a construção de seu instituto e só Deus sabe mais o quê?

        1. Tempo perdido, Romero odeia o PT e o Lula. Denegrir Lula é
          seu alimento para a vida. Há muito tempo vomita suas tripas em cima do Lula e dos lulistas. Em tempos de cólera essa atitude deve lhe servir de terapia para continuar se beslicando e confirmar sua sobrevivência. Enfim, é terreno por demais sombrio e estranho.

    2. Bernardo, é claro que todos nos ja pensamos e ja discutimos MIL vezes os erros e os acertos do Lula. Agora quem parece não ter ainda entendido o obvio é você mesmo. Lula não perdeu e não foi preterido, ele foi preso, por isso o povo não pode votar nele; todos sabem que ele teria ganho com CERTEZA. Além do que a sociedade brasileira é escravocrata e os viralatas da elite, casa grande e classe média são modelos para muitas pessoas sem formação educacional; o que dizer de formação politica para refletir e entender o que acontece? O fakeburro e o whats são dispositivos para alimentar essa massa ignara. E, finalmente, a cultura brasileira é autoritaria, violenta e assassina, sempre foi e so’ não vê quem não quer. Ou você acha mesmo normal q um pais que mata sua juventude negra e pobre num genocidio insuportavel não tem consciência de sua brutalidade e de sua selvageria? O Lula é portanto um GIGANTE por tudo o que fez; e se errou é pq ninguém faz sem errar. Resumindo: o que esta ai nessa sociedade, inclusive coronéis do tipo Ciro, é o que sempre dominou o Brasil. O Lula foi e é um oasis de civilidade, inteligência, capacidade politica impar, generosidade e resiliencia. Ainda luta por todos nos e pelo Brasil. Então, leia de novo o texto do Brito e pense cara, pense muito, e por favor não confunda alhos com bugalhos. Ou você ainda não entendeu que os enérgumenos morrem de medo do Lula? Pq prende-lo sem provas? ACORDA

    3. ——-sempre criticou a sentença do moro como injusta——
      Bernardo ,a sua frase carece de lógica,explico.
      Quando da ENTREVISTA que podería ser dada a Mônica Bergamo da Folha,que é o que o ciro com c de CANALHA falou?
      ” essa entrevista ,é uma aberração”.
      E agora ,como é que fica????? se ela é injusta,por qué sería uma aberração???? ESSE É O CIRO QUEM GOSTAR QUE COMPRE ,EU COLOCO NO CESTO DO LIXO

  5. Mil vezes Fernando Brito. Que capacidade dizer com clareza, elegância e gentileza aquilo que pensamos. Que falta faz para o mundo a generosidade, mas também, a firmeza, esse equilíbrio para poucos. Parabéns uma vez mais. Isso sim é ser brizolista, e não essas cópias distorcidas por ódio e infantilidade que vemos pulular por ai.

    1. E você, Policarpo, está aprendendo muito bem com Fernando Brito.
      Definiu de forma precisa o melhor Jornalista do Brasil atualmente.

  6. Não adianta querer bater no PT, no Lula, para ganhar votos para 2022. Ciro é um moribundo político. Assim como os eleitores dos bostanaros, ele mostrou sua verdadeira face: impessoal.

  7. Esse verme conheço bem, já que sou cearense. Covarde sempre o foi. Mesmo com as atrocidades que Jereissati fez qdo supremo governo, ditador apelidado de “reizinho”, NUNCA o combateu, seu ” irmão querido. Nos tristes tempos FHC, Mota, Serra & Cia, na destruição ( inacabada e agora continuada da soberania nacional!), preferiu exilo para estudos nos EUA, voltando qdo o desgoverno tucano desmanchava, xingando a todos, dando uma de machão feroz, e “amigo fraterno” de Lula/ Dilma. Covarde, novamente preferiu o exilio, ” forçado” pelo cansaço da eleição ( fdp!). Aliou-se agora a BOZO& Cia, a quem vai trair também na primeira oportunidade. Vai ser cuspido e enxotado como lepra política. Esse defeca pela boca 24 horas no dia.

  8. Ciro Gomes é lepra politica. Ou como já disseram, um político ABUTRE. Só que Lula VIVE. Qto mais o atacam mais forte fica, e inesquecível. Sem Lula a política brasileira é BOZO, FHC. CIRO&Cia….o próprio inferno na terra! #lulanobeldapaz

  9. Enquanto continuarmos achando que “o povo foi derrotado e está com medo” não vamos a lugar nenhum.
    Vamos fingir que o povo não votou em Bolsonaro? Vamos fechar os olhos pro fato de que Lula perdeu a eleição?
    Eu mesmo que nao suporto o Bolsonaro, converso com as pessoas na rua e vejo que o sentimento predominante é de expectativa e esperança com o bolsonaro.
    Eu estou tentando muito entender esse sentimento. O que veem em Bolsonaro? Mas parece que tem gente que prefere ficar gritando Lula livre e chamando os outros de fascista ao invés de refletir. E quem está chacoalhando pra que acordem é que virou o minion…

  10. O Brito se supera a cada texto!
    Clareza e objetividade por uma lente única. Parabéns!

  11. Demorou mas o Ciro tirou a máscara que tanto o incomodava: pousar de esquerdista/progressista… ao constatar que não era (é) o candidato confiável ao eleitorado esquerdista/progressista, retornou à plumagem de origem e aos trejeitos introjetados da rediviva UDN “moralista sem moral”. Dentre tantos erros de estratégia (e “time”) do PT durante a campanha 2018, a tentativa de “composição” com Ciro foi de perdas.

  12. Esse é o verdadeiro babaca ! Ciro foi sempre esse babaca! Nunca será um líder de porra nenhuma ! Um grande otario, pequeno como um verme ! A inveja da elite podre com o gigante Lula chega a esse ponto desse histerismo! Ele Ciro , o Moro e toda a equipe da lava jato juntando com a elite podre nao chega a 000,001% do gigante Lula ! Dane-se todos para eternidade com esse ódio patologico !

  13. Quem está preso e você babaca Ciro da merda Gomes e toda elite podre e já fedendo a enxofre ! Nenhuma de vocês nunca ! Todos vao para eternidade sem alcançar o gigantismo de liderança mundial do Lula ! O satanás espera todos lá para grande festa do ódio que só esse satanás saber fazer !

  14. Desculpe Brito, mas não leio nada do Ciro desde que ele foi para Paris em plena campanha contra um fascista.

  15. Fernando: você poderia usar sua inteligência para combater as diversas idéias e diagnósticos políticos feitos por Ciro Gomes. Seu texto foca apenas no ataque à pessoa (falácia ad hominem). Você em algum momento vai reconhecer que a estratégia eleitoral de Lula foi responsável pela vitória do ignorante fascista ? Você nega o que Ricardo Capelli relata sobre o “domingo sangrento” 05 de Agosto 2018 ? Brizola morreu em 21/07/2004 e nesse período Ciro era Ministro de Lula, o que me faz concluir que sua insinuação sobre o PDT é descabida. O que você não relata é que Ciro reagiu aos petistas que “democraticamente” o impediam de falar gritando que ele era um fascista e corrupto. Lembrei-me de Brizola num RodaViva em que ele, reagindo à provocação, chamou o jornalista entrevistador de “rato, ratão”. Quem tem brio reage e não enfia o rabo entre as pernas. Conteste as afirmações completas de Ciro, em vez do caminho fácil da falácia.

    1. Absurda a tua inventiva de que Lula seria responsavel pelo fascista que ai esta! Teu viés é muito parcial e descaradamente tendencioso. Ciro como politico é absolutamente mediocre. E Ciro, como individuo, é DOENTE. Se o Brizola agiu coléricamente pode-se discutir mas o Ciro não so’ age coléricamente, ele é mesmo louco, descontrolado, histérico e camaleão. Enfim, Brito focou mesmo no que mais assusta as pessoas: o nivel de civilidade ZERO do senhor Ciro. Comparar com Brizola é quase uma blasfemia.

    2. Uma falácia para encobrir outra? Quer dizer que o fato de alguns ouvintes criticarem o palestrante lhe dá o direito de utilizar da mesma falácia que você invoca? rsrs…”esse é o ser humano”

  16. Concordo inteiramente, Fernando! Ciro enganava muita gente. Na próxima eleição terá 1% dos votos. Mais do que isso não merece!

  17. Não adianta falar do Ciro enquanto ele não chegar ao fundo do poço de seu acesso de loucura. Mas o fato dele acreditar que Lula não é inocente, francamente, é o que mais decepciona quem já o levou a sério. Ele nem procurou se informar em profundidade sobre a questão.

  18. Impossível concordar ou mesmo condescender com o destempero verbal do Ciro. Porém, prefiro aqui lembrar a frase bíblica do Apocalipse: “E porque não és quente nem frio, és morno, cuspo-te da minha boca”. Ainda assim prefiro o Ciro ao caudilho encarcerado.

    1. VAI FICAR SÓ NISSO;PREFERINDO, POIS O CORONÉ MORREU POLITICAMENTE.É UM ZUMBI E QUEM ACOMPANHA-LO TERÁ O MESMO DESTINO.

  19. Eu já afirmei diversas vezes: Ciro Gomes não é confiável, não é e nunca foi de esquerda, é desagregador e autoritário, além de usar a política para projetos pessoais e não ter a visão nem a estatura de estadista. Como se isso não bastasse, Ciro agora se mostra oportunista e covarde, ofendendo e batendo no maior líder político e popular do Brasil, o Presidente Lula, que há quase um ano é mantido numa masmorra na capital paranaense. Como outros leitores já constataram, não é necessário discutirmos e debatermos as boquirrotices do ex-governador cearense. Como peixe faminto, CG está morrendo pela boca que nunca foi capaz de controlar.

    1. Esse é o ponto: o texto não foi só escrito pra ele, mas pra nós leitores e pra posteridade ;-) Mas entendi seu ponto, bem colocado, Maria Thereza.

  20. :
    : * * * * 04:13 * * * * * : Elles (Ou Mal lutar é lutar mal)

    Nunca se viu povo tão idiota
    militando contra a própria sorte!…
    Mesmo toda paciência se esgota
    quando os “fracos” idolatram o “forte”.

    E ainda esperam alguma cota…
    Coitados! Que o tempo não lhes corte
    a memória em meio à tal rota
    da vida indo ainda mais para a morte…

    ……………………………. Cláudio Carvalho Fernandes
    ……………………………. (Poeta (anarcoexistencialista))

    Poema dedicado ao eleiTORADO brasileño, no pós-eleições de 2018…
    (Se é que não houve participação ativa da maquininha caixa-preta do TSE nos resultados de 2018…)

    :.:

    Poema “Z”

    Para Dilma, Lula e o PT e todos/as os/as progressistas do mundo inteiro. Sinta-se homenageado/a, também.

    Penso

    Logo(S)

    ReXisto

    :.:

  21. O que se poderia esperar de uma pessoa arrogante, que já foi do PDS (o povo não esquece), do PSDB, PDT (em sua pior fase) e finalmente pensa que é o Brizola, mas não terá o mesmo talento nem em daqui há mil encarnações!

  22. Como já disse, votei no no Ciro em 1998 pra nunca mais votar. Lula está preso! Mas o Aécio, Serra. Renan, Moreira, Padilha, Alkmin, Aloysio, Perillo, Richa, Flávio Bolsonaro, Bruno Covas, ACM NETO, e outros corruptos estão todos aí soltinhos para continuar roubando. O Ciro é um Cristovam Buarque piorado.

  23. Bom dia Brito. Obrigada. Você é um grande jornalista. Muita saude a você. Estamos todos indignados demais.

  24. Coqueiro anão!!! Simples, direto e claro. O político de Sobral é um Lacerda dos tempos modernos; o corvo dos dias que correm. E burro. O jogo é jogado e atacar quem hoje não pode se defender é estupidez pura. Mas o mundo dá voltas e amanhã vai ser outro dia como diz a música do Chico. Um político minimamente inteligente não solta coices a quem não pode se defender. Esse não é sucessor de Brizola nem nunca será.

  25. Não à toa veio pretender liderar o PDT após a morte de Brizola, não antes.

    Tal como Cristovam Buarque tentou fazer, para tornar-se, hoje, uma figura melancólica.

    Nenhum dos dois estava disposto a resistir à Síndrome de Estocolmo e sestrosos, apaixonarem-se pelos que nos sequestram a mente.

    Ciro Gomes é também um homem condenado ao limbo da microscopia. Jamais será aceito pela direita, avança a passos para ser desprezado pela esquerda.

    Mas o que é fatal é mesmo sua capacidade adquirida de ser entre as palmeiras que se vergam ao vento dominante, um coqueiro-anão

    Perfeito Brito, mas eu acrescentaria: Cristovam é mais esperto que Ciro e ensaia Retorno ao Reduto pois já sabe que após a: “Deforma da

    Previdência” “Deforma Trabalhista” “Universidade Para Poucos” “Meu Embaixo do Viaduto Minha Vida” “Deforma do SUS” Inocentes morrendo

    pelos Programa de Moro/Bolsonaro “Morte para Todos” e por aí vai… até os eleitores do Capetão , que não são nada espertos, vão pelo menos

    começar a desconfiar de que entrarão pelo cano e que ele não é : Gente como a Gente, e que seus eleitores não ganham Lua de Mel, mas sim

    Lua de Fel… Já o Ciro é realmente um pobre Diabo

  26. Perguntas para as quais eu não vi resposta:
    1. Se não foram os donos do imóvel, quem pagou as reformas feitas no sítio de Atibaia?
    2. Qual a razão para OAS e Odebrecht investirem próximo de R$ 1.000.000,00, sem nada receberem em pagamento, no sítio em que Lula e família foram mais vezes que os donos que constam da escritura?

    1. Pergunta para o dono da Brasif que talvez ele te responda.

      Ou para os donos da Camargo Correa sobre a pista de aviação na fazenda Jau proxima da fazenda Córrego da Ponte.

      Se essa turma for indulgente talvez te darão resposta, que procuras “ver”.

  27. Ele estar de volta ao seu ninho, de onde nunca deveria ter saído,o andarilho partidário parece querer voltar para seu casulo,sempre se comportou como uma lagarta,pensou que poderia metamorfosear em um sujeito coletivo e socialista,mas a sua natureza e o seu DNA não o permite,o seu genoma e suas informações genéticas estão na ARENA,PDS,PFL E PSDB,não tem como esse sujeito, frustrado e desequilibrado se comportar de forma urbana e respeitosa.

  28. Brito e sua grandeza e maestria de escrever e descrever sobre os medícres e desprezíveis da política brasileira.

    Vida longa Presidente LULA!

    Nós brasileiros estamos com o Sr. Presidente LULA!

  29. A recaída de Ciro só aumenta a divisão das oposições ao facismo. Lamentável. Já pecou pela omissão no segundo turno: sua grandeza política foi incapaz de ponderar a “nem com reza braba”, da Gleisi Hoffmann. A petista errou. E Ciro, também. O prejuízo fica para nós, justo o Ciro, sabedor de quem nos oprime. E o fazem pela nossa divisão! Parabéns Ciro Gomes.

    1. Essa divisão sempre esteve presente; o contrário seria ilusão de ótica. Devemos considerar q essa situação nefasta é exatamente nossa oportunidade para desnudar os picaretas tipo Ciro. Eles existirão sempre pois são fundamentalmente perniciosos. Portanto o momento é de expurgo mesmo. PT se reconstrói e segue a luta. Q os ratos de esgoto voltem para o esgoto.

  30. Parece-me que para quem tem complexo de coronel é muito difícil largar a chibata ou o coturno e mais difícil ainda, pensar. A arrogância aliada ao narcisismo e a falta de comedimento só poderia gerar mesmo, uma pessoas destemperada.

  31. Brito, tenho o maior respeito por vc, sou Brizolista como vc, votei no Lula, votei na Dilma, acho absurda e injusta a maneira que o judiciário está tratando os processos contra o ex presidente, mas, temos que ser claros e entender a posição do Ciro, que durante a campanha eleitoral foi sacaneado pelo PT e pelo próprio Lula, que infelizmente, mais uma vez, preferiu entregar o país a um aventureiro, somente por não querer dividir ou diminuir o seu status de líder do partido, como aconteceu em 1989 com o Brizola com a eleição do Color e agora com o Bozo. Era pensamento de muita gente no PT que o Lula deveria apoiar o Ciro como candidato da esquerda, e o que vimos e soubemos foi o PT fazendo campanha contra o Ciro e tímido contra o Bolsonaro.

    1. Cara, o Lula sabe q Ciro não vale o q come desde 2010. Ele nunca confiou no cirandeiro. Lula é lúcido e sempre soube q Ciro era um camaleão sem cacife para a presidência; o cara não tem o menor controle emocional. Ciro é demente e Lula corretamente sempre soube disso. Teu argumento está portanto situado fora da realidade dos fatos.

      1. Esse raciocínio de que o Lula é diferente é o mesmo raciocínio dos que votaram no Color por ele ser o caçador de Marajás e o mesmo que os Minions, que só enxergam o Bozo e o resto não presta. Claro que acho que quando estava a fren
        te do governo, fez uma administração muito boa, por isso o meu voto na Dilma. A verdade é que o Lula é egocêntrico mesmo, só pode ser ele o titular, mesmo que isso possa nos levar a uma aberração que foi a eleição do Bozonaro, ele nos mostrou, mais uma vez, que a preocupação com o país só serve se passar por ele. Ele convidou o Ciro para fazer ser vice dele, mesmo sabendo que não disputaria a eleição. Depois acenou com a possibilidade do Ciro fazer o papel do Haddad, ou seja, poste de luxo, o Ciro tb não aceitou e quando grande parte do PT achava que o Ciro seria imbatível se representasse a esquerda, ele, Lula, começou a desintegrar a candidatura do Ciro, apoiando gente que nada tinha a ver com a esquerda. É só procurar os fatos. Quero Lula livre, mas, não quero só o Lula.

        1. Gil, entendo sua posição. Tenho um amigo como você. É de fato uma maneira de ver as coisas q não é a minha, assim não pretendo te convencer de nada. A minha opção é por Lula, antes mesmo q Lula opte por si mesmo. Eu nem teria jamais pensado no Ciro q julgo um boquirroto picareta, um imenso canalha. Então no meu caso acho q Lula devia ter passado batido. Toda a tratação em torno do Ciro era tbm papo entre ele, o PT e Haddad, antes mesmo do Lula ser preso. Seja o que for, peço q vc entenda q muitas pessoas são como eu: consideram Ciro uma pulga, na verdade, a unha de uma pulga, já q não tem cacife mesmo para ser presidente. Qto ao Bozo tbm acho q foi o Ciro q ajudou o cara a ganhar pois seu objetivo é e sempre foi tirar o PT, principalmente o Lula. Dividiu a esquerda achando q tinha força e eleitores. Qta burrice! Ciro não serve nem para fazer a mais básica política. Mostra hoje q é o Bozo do “centro”, ou algo ainda mais nebuloso q teria nos levado a mesma desgraça q o Bozo nos leva. Tbm queria alguém à altura do Lula, ou até melhor, só q não tem! LULA É ÚNICO MESMO! Pessoas como Lula nascem somente a cada 100 anos, e ainda se tivermos sorte. Saudações e coragem com tua escolha.

          1. Eu também compreendo a tua posição e respeito, só que o Lula está preso!

          2. Sim, por estar preso injustamente Lula teve q ceder seu lugar ao Haddad q era de fato o quadro escolhido por Lula. Não tem o mesmo carisma nem a mesma força do Lula, pq como eu já disse, Lula é exceptional. Contudo, Haddad é ótimo político e está no PT há 30 anos. Lula acertou ao prepará-lo para ser seu substituto. CIRO, JAMAIS, não passa de um boquirroto, mau caráter; além de ter passado por sete partidos e não respeitar ninguém, só trabalha para o próprio umbigo. Triste figura desprezível. Admira ter ainda pessoas para defende-lo.

  32. Brito.
    Minha admiração por sua incomparável habilidade em captar a realidade e transpor em belos textos não para de crescer. Pessoas como você são as responsáveis por manter minha fé na Humanidade.
    Obrigado

  33. https://www.youtube.com/watch?time_continue=67&v=y8EMPXKDoT4

    Então vamos continuar com a mesma estratégia, que elegeu Bolsonaro presidente do Brasil. No dia que grito de “Lula Livre” tirar alguém da cadeia as baleias vão sair do oceano para morar na selva. Enquanto isso Psol e PT minam o pouco que nos resta da oposição, golpe baixo no PC do B (nenhuma palavra desse blog sobre o assunto por sinal). Estamos perdidos mesmo.

    1. Argumento um pouco capenga, parece ter sido gestado nos blogs de fofoca. O buraco é muito mais embaixo. Quem dera o mundo fosse assim simples como dois e dois seriam 4; quando de fato poderia ser 3 ou 5.

  34. Esse me enganou. Talvez por falta de um líder sem Lula abracei um falso.. Mas o povo abraçou outro mais falso ainda.

  35. totalmente fora de contexto, o cara foi chamado de corrupto, respondeu a altura, quem viu a fala completa percebeu que o real sentido de suas palavras. na frente da esquerda mimada da UNE. Ciro Resaltou que Lula acatou a prisão e a condenação. se se considerava preso político, pq não buscou asilo em alguma embaixada???

    1. Procurar asilo seria confirmar sua culpa. A tua ótica está invertida. Quem foge confirma sua culpa. Faça um curso de lógica, por favor.
      Lula desnudou o judiciário brasileiro e toda sua podridão. Isso vale muito para a transformação do Brasil. Estamos atolados nessa lama mas não somos mais enganados por ela. Devemos agradecer pela coragem e resiliência q Lula nos oferece com tanta generosidade.

  36. Pois eu acho que Ciro é como aqueles bonecos escrotos que os cafonas põe no jardim. Um anão de jardim

  37. ciro com os seus destemperos já era uma espécie de bolsonaro antes de bolsonaro, o original ter tanta mídia… é um ambicioso do nível de um doria e um moro

  38. Fernando Brito voce foi impecavel no seu texto. Este coronelzinho ja deveria ter se recolhido a sua insignificancia a muito tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *