Compras na internet crescem 41% no Natal. E os jornais dizem que as compras foram fracas…

doisjornais

No post anterior, mencionei o crescimento nas compras em shoppings, mas não mencionei que os grandes sites da mídia passaram o dia a afirmar que este foi “o pior natal” dos últimos 11 anos.

A base para esta afirmação foi o relatório do Serasa, que procede a consultas sobre emissão de cheques e abertura de crediários.

E, ao que eu saiba, deixa de fora as modalidades de compra que mais crescem, tanto a presencial como a remota: o cartão de crédito/débito e o comércio via internet.

Se usassem estes como medida, poderiam ter escrito perfeitamente que este foi o melhor Natal em vendas da história, porque as vendas via internet superaram em muito as já otimistas projeções do setor.

As empresas do e-commerce esperavam vender 25% mais este ano. Venderam 41% a mais que no Natal passado: R$ 4,3 bilhões.

Ano passado, disseram que o resultado foi decepcionante porque venderam apenas 18% a mais. Agora, o crescimento mais que duplicou.

Não tenho ainda dados sobre o movimento de cartões de crédito no Natal, mas é possível estimar o mesmo, principalmente porque a opção de compras parceladas é cada vez maior por este meio, em substituição ao tradicional crediário.

E não se diga que a baixa renda fica fora desta modalidade: o próprio Serasa admitia que, em setembro deste ano, a classe E já representava 16,8% da demanda por cartões de crédito.

Claro que já tivemos momentos de consumo mais aquecidos, mas é impossível deixar de se impressionar com a capacidade de desinformação de que são capazes os jornais  brasileiros.

Porque são capazes de ignorar as próprias notícias que publicam e as mudanças de hábito do consumidor.

O importante é propagar um pessimismo que, além de falso, é desmentido escandalosamente pelos fatos.

Que, é claro, não importam.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

6 respostas

  1. Fico a me perguntar, em que fontes o jornalismo rasileiro busca se informar, será que eles têm internet??? Mas na realidade os funcionários desses meios de comunicação sabem perfeitamente o que se passa em suas “redações”, mas desistiram de lutar pela verdade em troca apenas do salário ficando com peso na consciência.

  2. E por acaso brasileiro só compra em shopping com seus preços exorbitantes? Além do mais, o comentarista é burro: se não houvessem sido abertas mais 16 mil lojas em 38 shoppings, as vendas teriam sido concentradas nos outros ou em outras lojas e o faturamento individual dos demais teria sido ainda maior! Ou seja, os novos locais apenas diluíram o valor das vendas dos anteriores. Os consumidores não iam deixar de comprar por ter menos lojas! O volume financeiro envolvido é o mesmo. As vendas foram tão ruins que foram necessários mais 135 mil vendedores para ficar chorando junto com os patrões!!! Espero que ele não seja professor de cursinho, mas serve para os black blocks que aceitam qualquer coisa!!!

  3. Quando eu vi o Globo buscando dados do Serasa na hora eu saquei a artimanha. Compras via Internet não envolvem Serasa, logo, se a medida das vendas se basear em consultas no Serasa, então não existiu nenhuma venda via Internet.

    É muito triste termos uma imprensa que passou de desinformativa para desonesta.

  4. Se os incomPTentes tivesse criado TVs e jornais (como revista semanal tem a Carta Capital que faz um bom trabalho) para contrabalançar o PIG esse problema não existiria.

  5. O PIG mentiu novamente. A pesquisa do Serasa verificou um crescimento de 2,7 %, que seria um crescimento menor do que o crescimento de anos anteriores. O que isso quer dizer? Quer dizer que as vendas foram melhores do que nos anos anteriores, mas o ritmo de melhoria de um ano para o outro foi menor, o que é um detalhe. O que interessa é que 2013 teve AUMENTO nas vendas de 2,7 em relação a 2012. Mas o PIG anda tão descarado nas mentiras que divulga, que simplesmente noticiou à população (mais) uma completa mentira.
    Considero isso tão grave que não entendo porque o ministro da fazenda não exige retratação do PIG, ou ele mesmo não entra em rede nacional para desmentir o PIG, pois as mentiras do PIG prejudicam a economia do país.

  6. O PIG é criminoso. É um crime mentir assim. Segundo a pesquisa da Serasa, o que foi “pior” não foram as vendas e sim o ritmo do CRESCIMENTO DAS VENDAS. As vendas em 2013 foram maiores do que em 2012 e as de 2012 maiores do que as dos anos anteriores. o PIG é criminoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *