‘Corte’ do PIB, a mentira oficial em que ninguém acredita

Temos uma pandemia e temos um pandemônio na economia.

Qualquer pessoa de bom senso sabe que a retração das atividades – primeiro na China e agora em quase toda a Europa – vai causar um impacto tremendo e, neste momento, só há dúvida se grave, gravíssimo ou apocalíptico e se quantos meses mais vai durar.

Isto é: quão profunda e duradoura será a recessão, a única certeza que se tem.

É neste cenário que o governo brasileiro corta sua previsão de crescimento do PIB de 2,4% – algo em que ninguém nunca acreditou – para 2,1%, algo em que alguém jamais acreditará.

Se, como cita hoje Elio Gaspari em sua coluna, “esperança não é estratégia” para a economia, a perda de credibilidade – que já vinha à toda sobre Paulo Guedes – é um caminho seguro para a inibição de investimentos e para a realimentação de um ciclo negativo na atividade.

No primeiro ano de governo, vá lá que se exagerasse no otimismo. O clima era positivo e Jair Bolsonaro ainda não tinha feito – ao menos não como governante – besteiras às toneladas.

Mas agora, o ilusionismo não ilude e o mercado já começa a colocar o fim o Posto Ipiranga na sua rota de viagem.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. É óbvio que o crescimento do PIB será próximo de zero ou até mesmo negativo, encolhimento do PIB.
    É urgente que se derrube esse governo, resultado de uma gigantesca FRAUDE eleitoral. Precisamos de novas eleições JÁ com Lula candidato.

    1. Essa é a reforma que o Brasil precisa. O resto é o luar de Paquetá (como diria o saudoso Henrique Amorim).

  2. Posto ipiranga em chamas.
    Não há bombeiro que apague esse fogo.
    Ainda não foi tudo pelos ares porque os governos do PT, Lula e Dilma, deixaram reservas cambiais próximas de 400 bi de dólares.
    Tá tudo virando cinzas. Ou melhor, enchendo os bolsos dos gringos e gringolados (gringolados são brasileiros com dinheiro no exterior e agora mandando mais).

  3. Com o anúncio de pandemia pela OMS, o pandemônio na bolsa hoje de novo. Índice IBOV já está -7,32% Temor de circuit break again…

  4. Peço licença para colocar novamente o vídeo dos dois humoristas ingleses (John Bird e John Fortune) sobre a crise financeira de 2008. O vídeo é atual porque os EUA estão perto de outro crash, pelos mesmos motivos: endividamento gigantesco da população, seja hipotecas, seja dívida estudantil, seja dívidas por tratamento médico.
    https://www.youtube.com/watch?v=CmGTnveyG7E

  5. Expectativa é um elemento muito importante da economia, mas não tão descolada da realidade como agora. Aí já parte pro terreno da fantasia, especialmente se outros “players” não estão na mesma sintonia. Ainda mais com um presidente que não tem perfil de líder, com cada vez menos legitimidade. Se há carisma, é com sinal invertido, em direção à distopia.

  6. A Itália diz que pode crescer 0,4% e o mundo 1,9%, alguém acha que o Brasil com este governo medíocre vai crescer positivo?

  7. O posto ipiranga só vende gasolina adulterada.
    Nem os “faria limers” acreditam mais nele.

  8. Elio Gaspari só tenta ser “isentão” ao falar que “Lula falou em marola e deu no que deu” pra não ser atacado pelos Bozonáticos.

    Ele sabe que dizem que 2008 não foi uma marola é de uma burrice atucanada absurda!!!!

    Seja honesto, Elio, seja homem e diga que o Lula acertou!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *