Datafolha registra pesquisa e amplia universo de entrevistas

Depois de mais de dois meses de silêncio, o Datafolha registrou ontem mais um pesquisa presidencial em escala nacional.

E, desta vez, triplicou o número de entrevistados: dos 2.824 questionários da pesquisa anterior, protocolou um plano amostral com 8.300 entrevistas.

Custará, por isso, impressionantes R$ 398.344,00, divididos meio a meio entre a Folha e a Globo. A Globo, aliás, é a contratante das pesquisas Ibope e, assim, fica sendo a “dona” dos mais importantes levantamentos eleitorais.

Nesta pesquisa, o Datafolha vai, de novo, testar cenários “com Lula” e “sem Lula” e, outra vez, as hipóteses de segundo turno com o ex-presidente e seu eventual substituto como candidato do PT.

Quer saber também “caso o ex-presidente Lula não seja candidato na eleição para presidente da República deste ano”, qual candidato, na sua opinião do entrevistado, ele irá apoiar.

Embora não se esperem grandes alterações no resultado, é este levantamento que os estrategistas das campanhas vão usar como “molde”  para os primeiros – e mais importantes – programas de rádio e televisão.

Reduzidos a um mês de duração, os guias eleitorais, a meu ver, influirão pouco na disposição do eleitorado.

Exceto num ponto, vital para o PT diante da fatalidade anunciada da eliminação de Lula da urna: informação e emoção.

Os resultados vão mostrar que são elas, mais que a propaganda de “programas de governo” que são meras abstrações, é que vão dar números reais à disputa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

30 respostas

  1. Esperando, ansiosamente, a publicação desta pesquisa, encomendada e executada por dois veículos de comunicação golpistas, onde Lula irá disparar, garanto que passará dos 50%. Qto mais os golpistas tentam silenciá-lo mais o povo lhe declara voto. #LulaLivre! #LulaInocente! #LulaPresidente! ????????????

    1. De uma coisa podemos ter certeza: Se o tucano começar a levantar asas na pesquisa de modo mais expressivo, será sinal de que a fraude golpista está em marcha. Porque a depender de seu “talento” político e do ânimo dos eleitores, isso não passará de um voo de galinha. Só sai voando com fraude das grossas.

      1. A entrevista do Marcos Coimbra foi precisa no diagnóstico. Parte dos votos do bolnossauro são orgânicos. Uma certa classe média e uma parte dos fazendeiros não votarão no Alckmin nem depois da propaganda massiva na TV. Acho que a casa caiu pro Chuchu.

  2. O que farão os empresários, militares, políticos traidores e a “amiga” embaixada dos istaduszunidos, se estiver configurada nas próximas semanas nova vitória do PT?

    1. Enfiarão o galho dentro, aceitarão e iniciarão o plano B de sempre: aderir para destruir.
      E se os progressistas não tiverem pelo menos 28 senadores e 172 deputados federais leais ao governo, verão o presidente ser cassado. De novo. Sim, porque, sem essa base estruturada, ou o novo presidente aceita a adesão do centrão e entrega parcelas do governo a ele, como fez Lula, ou é derrubado por ele.
      É no congresso que o jogo se decide, mas nós ficamos atentos apenas ao jogador mais famoso em campo. Por isso, como na copa do mundo, mesmo com o jogador mais talentoso, mas sem sentido de time, somos eliminados.

        1. E enfatizar à população que não adianta votar no gato para presidente e nos ratos para deputado e senador.

          Tem gente que faz uma verdadeira salada eleitoral na urna, e não são poucos!

      1. Prezado João, sua analogia com o futebol foi perfeita!! Toda atenção ao Senado se câmara dos Deputados. E mais, para o Senado estaremos também elegendo 2 suplentes.

      2. É por isso que temos que eleger bancada progressista! No Rio Grande do Norte, vou de Natália 1311 Federal e Isolda 13123 Estadual. No Rio tem, só pra dar um exemplo, Wadih Damous 1322 Federal e Elika Takimoto 13021 Estadual.

        1. Não esqueça da Jandira. O tempo todo, full time ao lado da Dilma e da democracia brasileira. Também uma bela candidata. Os cariocas estão bem servidos, espero que façam o mesmo para outros postos, o problema é que parece que o centroavante tá ganhando. Nada posso falar pq aqui em sunpaulo é o moço do pato amarelo ou o doriana. tamu fu, mas tudo bem aqui é o tucanistão. O bom que para o Senado temos o Suplicy, e vou analisar os candidatos a deputados. Bom também é que a traidora da Marta sifu.

          1. Em São Paulo pra federal, entre outros, tem dois candidatos que eu admiro, Márcio Pochman (1318) e Vicentinho (1390).

      3. Quando o juiz, os bandeirinhas, a CBF, Fifa, mídia especializada e todos os tribunais esportivos superiores jogam contra, não há time que encare. Porque todos os jogadores competentes acabarão expulsos de campo no meio do jogo. Apenas o craque mais talentoso poderá exigir respeito às regras, desde que a torcida fique firme e ele tenha forças para isso. Lula Livre e Candidato!!!

  3. E o PL nº 6726/2016 que regulamenta o Teto remuneratório da Constituição Federal?

    Os “nobres” membros advogados públicos, do Judiciário e do Ministério Público, além de Congressistas, permanecerão a receber seus penduricalhos, auxílios-moradia e etc., acima do Teto constitucional, com remunerações médias próximas de 47mil nas 3 esferas de governo???

    “Esvaziada, Câmara aprova um projeto na segunda semana do ‘esforço concentrado'”

    https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/08/17/esvaziada-camara-aprova-um-projeto-na-segunda-semana-do-esforco-concentrado.ghtml

  4. Uma ampliação do universos de entrevistados é saudável, o que me preocupa é a Globo estar por detrás do financiamento das duas principais pesquisas de intenção de votos para as eleições presidenciais: Datafolha e Ibope, quando nos vem à memória a antiga tentativa de manipulação no caso Proconsult. http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/11/27/ha-30-anos-jb-revelou-escandalo-do-proconsult-e-derrubou-fraude-na-eleicao/ #ComAGloboOlhosSempreVivos

  5. A companha para Senado e Câmara, governadores e Assembleias é tão importante quanto a da Presidência. Assim é essencial divulgar quem está com Lula e quem está contra. Separar o joio do trigo e diminuir o efeito das alianças feitas com traidores. Temer, Jucás e companhia Ltda já bastam esses 2 anos e meio.

    1. Sim, é verdade, e muito importante, bem observado. Tem que ser de ponta a ponta votar em candidatos progressistas desde deputado estadual, passando por deputado federal e senadores, até governador e Presidente. Isso não pode ficar esquecido, é bom lembrar sempre e fazer uma intensa campanha para que assim aconteça, formem-se maiorias progressistas nas Assembleias Estaduais e Congresso. #LulaLivre

      1. É crucial que, além de eleger o Presidente, também as Casas Legislativas fiquem sob maioria progressista.

  6. Toda pesquisa de opiniões tem sua relevância e sua irrelevância. Data Folha e Ibope repetirão essa lógica. De minha parte gosto mais das amostragens da Vox Populi, seja pela metodologia usada, seja pelo nome do instituto de pesquisas.

    1. Pesquisas podem ser manipuladas muitas começam a acertar o resultado real apenas no final para não dar furo. Muitas ficam um bom tempo tentando levantar certos candidatos mas no final se ele não emplacar revelam a verdade para não passar carão nas eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.