Datafolha vira “malabarismo estatístico” no Jornal da Globo

A pesquisa Datafolha – cujo horário de divulgação na Globo, de madrugada, foi, digamos, “original” – teve seus dados seguidos  de uma “explicação”  estatística também muito original, lida por Renata Lo Prete. 

O vídeo está lá, mas vou transcrever a fala, para você entender bem como se torce as coisas com palavras.

Disse ela que “a principal diferença entre este Datafolha e o Ibope que nós mostramos ontem é a distância entre Haddad e Ciro, mais estreita na pesquisa de hoje” , seguida de uma penca de ressalvas sobre  data do “campo” e metodologia. Mas, afirma ela, “vale a pena observar”. “Na de ontem, Haddad, já aparecia isolado em segundo lugar; na de hoje, Ciro Gomes aparece em empate com ele”.

Vejam que maravilha: usando-se a diferença de um dia entre pesquisas, sugere-se que o candidato que cresceu – segundo o próprio levantamento, 0,5% ao dia em seis dias e saiu de um empate numérico com outro (que não cresceu absolutamente nada) para uma vantagem de 3 pontos foi, pela narrativa, “alcançado” em 24 horas pelo que ficou parado ao longo de três pesquisas!

Quem gosta de matemática pode aproveitar para ler a história de um dos paradoxos de Zenão de Eléia, que “demonstrava” que Aquiles, o mais rápido corredor da Grécia, por mais que corresse não ultrapassava uma tartaruga.

Para quem andava com saudades de manipulação política usando pesquisas,  foi um prato cheio. Nenhum texto poderia ser mais adequado a quem estivesse interessado em apregoar o “voto útil” como discurso para desestimular o voto em Fernando Haddad do que as frases finais: ” com um dado adicional, animador para o Ciro. Ele está aparecendo à frente de Jair Bolsonaro na simulação de 2° turno, fora da margem de erro; ele é o único que está nesta situação no momento”…

Uau! Que inveja eu tenho dos tempos em que estava no PDT e a gente não ganhava um texto tão carinhoso assim com o Brizola…

Exceto por migalhas – e como as margens de erro se prestam a ser isso – o resultado da pesquisa não tem nenhuma diferença com o Ibope. Os 16 pontos do Datafolha e os 19 do Ibope, com as respectivas margens, são iguais. Os pontos de Bolsonaro são iguais. Os de Ciro – 11% no Ibope e 13% no Datafolha – idem, idem.

O fato estatístico é que Haddad tem uma tendência forte de alta (lembre-se, são seis dias de intervalo entre pesquisas iguais) e Ciro mostram há três rodadas, uma completa estagnação. No mesmo período, o candidato do PT avançou 10 pontos, mesmo na pesquisa que lhe é mais avara. As duas outras pesquisas presenciais (não-telefônicas), MDA e Ibope,  colocam Haddad já descolado, estatisticamente, de Ciro.

Sugere-se, para a Globo, a eliminação dos gráficos, para que os espectadores não vejam que um sobe e o outro fica parado.

E aos eleitores, que fiquem alerta com a estatística verbal que a emissora apresenta. para não acreditar  na “subida do que está parado” e na “queda do que subiu”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

46 respostas

  1. Temos que admitir, em manipulação a Globo é imbatível e tem no seu DNA a marca da inovação. Já que não pode manipular numericamente as pesquisas, pois hoje a informação transita na velocidade da luz, manipula o discurso interpretativo da estatística.

  2. O Datafalha é o rei da manipulação. Quem não se lembra da primeira eleição da Dilma quando todos os outros já aferiam a ultrapassagem dela sobre o Serra, o Datafalha insistia em colocar a petista atrás do tucano. Portanto, eles vão manipular até bem próximo do pleito até chegarem aos resultados do Vox Populi, o prmeiro a aferir a disparada da Dilma na época.

    1. Em São Paulo, então, a manipulação é ainda maior. Tenho certeza que Marinho13 já deve estar nos calcanhares de Dória pra chegar ao segundo turno.

  3. E cá estamos nós, da dita esquerda progressista, discutindo “pesquisas” eleitorais e não política, o golpe de Estado, o desmonte do Estado Social Brasileiro, o entreguismo, a perseguição e criminalização de líderes políticos da Esquerda – dentre os quais José Dirceu, José Genoíno e, claro, o maior do Brasil e e do mundo atual: o Ex-Presidente Lula.

    Afora os vieses manipulatórios presentes em todas as pesquisas, dependendo de quem as contrata e com quais interesses, há muito mais do que isso nesse processo eleitoral farsesco e fraudulento em curso. Nunca se viu com tanta intensidade o uso das técnicas de guerra híbrida e bombas semiológicas/semióticas, como no Brasil, desde 2013.

    Notem os leitores que a Globo é contratante de ambas as pesquisas: a do IBOPE e a do DataFolha. Se feitas no mesmo período e com a mesma metodologia por que apresentam resultados aparentemente diversos? Se as pesquisas fossem feitas apenas com método científico, mas sem interesses e vieses manipulatórios, aquela que usa maior espaço amostral seria mais representativa da realidade eleitoral do momento. Mas nem essa válvula de escape poderá ser usada pelos diretores ou responsáveis técnicos por conduzirem as sondagens das intenções de voto do eleitorado brasileiro.

    Semear dúvidas, confusões, proferir, ressoar ou disseminar declarações contraditórias (Paulo Guedes-Bolsonaros-Hamilton mourão), apelar para tornar plebiscitária essa eleição farsesca e fraudulenta (jornal O globo, em editoriais, artigos, colunas e reportagens), tudo isso faz parte da guerra híbrida aplicada pelo Deep State estadunidense para desmontar o Brasile, tomar TODAS as riquezas e setores estratégicos, minar qualquer projeto de desenvolvimento soberano e inclusivo e transformar nosso país em colônia agrícola, mineral e pecuária, cujos excedentes primários se destinam aos países capitalistas centrais. Até mesmo o setor agropecuário sairá perdedor com essa ação dos estadunidenses, pois ao império não interessa ter um concorrente fornecendo alimentos para o Planeta China, que em breve será a maior economia do mundo.

    Não podemos perder tempo discutindo “pesquisas eleitorais” ou se os golpistas colocarão na presidência da república capitães gorilas, generais gorilas ou um Emmanuel Macron tupiniquim. Seja com Haddad ou com Bolsonaro, os golpistas já escolheram quem disputa a eleição farsesca e fraudulenta e quais candidatos vão ao 2º turno, se houver. E qualquer dos escolhidos para o 2º turno darão continuidade ao desmonte entreguismo de Michel Temer e quadrilhas que o apóiam e acompanham. Bom lembrar que MT é apenas um fantoche e que o general Sérgio Etchegoyen é quem manda no governo, desde meados de 2016.

      1. Essa eleição é farsesca e fraudulenta porque os golpistas é que definiram quais candidatos poderiam disputá-la e quais poderiam/podem ir ao 2º turno. Contrariando TODA a legislação brasileira, inclusive a eleitoral, e os tratados internacionais assinados pelo Brasil e cujas decisões o Estado Brasileiro, voluntariamente, conferiu caráter supralegal (acima da leis infra-constitucionais brasileiras), o Ex-Presidente Lula teve impugnada sua candidatura. O PT legitimou a fraude, ao substituir Lula, mesmo com uma decisão favorável do CDH-ONU e antes do prazo estabelecido pela Lei e Brasileira e pela CF/1988 , que seria o último dia 17 e não o dia 11.

        Qualquer que seja o vencedor, essa eleição é farsesca e fraudulenta.

        Eleição, PT ou Esquerda, sem Lula, são fraudes.

        1. Concordo. Eu, inclusive, fui e ainda sou um apoiador contumaz da campanha/palavra de ordem ‘Eleição sem Lula é Fraude’.

          Garanto q todos aqui votariam no Lula se ele fosse candidato. Todos aqui torcemos e lutamos por isso. Mas não foi possível.

          A questão é q a eleição tá aí. A gente acreditando q é fraude ou não.

          Como eu disse, acreditar se é fraude ou não fraude, não fará nenhuma diferença. A eleição irá ocorrer, pq as ‘instituições estão funcionando’ (sic).

          Fraude ou não o vencedor irá assumir. E terá na mão, o poder q o Temer tem hoje, e provavelmente finalizará todas as reformas q o Temer ainda não fez.

          Além disso, dentre os candidatos, existe um maluco hidrófobo, fascista, q tá em primeiro lugar nas pesquisas. Num país q caminha a passos largos pra se tornar uma república fascista de caráter fundamentalista religioso.

          Quer dizer, é ou não é motivo suficiente pra escolher um candidato pra votar?

          É isso q está em questão nessa eleição. Fraude ou não. Haverá eleição. E eleição é representatividade.

          Se for pra escolher votar em alguém, melhor eu escolher alguém que é viável eleitoralmente e que é um dos quadros do partido q ainda pode representar os interesses da maior parte da população.

          Não voto no candidato por si só, voto no partido, pelo posicionamento ideológico, voto nas ideias do partido. Voto com a consciência de q este partido, é um dos poucos q ainda tem vínculos com os setores mais fragilizados da sociedade.

          Todos queríamos Lula. E Haddad é quem o representa hoje na esquerda e no PT, e também pros setores mais necessitados da sociedade. Não dá pra ignorar isso.

          Magalhães Pinto dizia q a política era como as nuvens no céu, e quando a gente tem diante da gente, um cenário problemático, caótico, como esse, a gente precisa acompanhar e saber como se posicionar.

          Palavras de ordem envelhecem. Perdem o sentido. Campanhas, começam e terminam. A vida cobra da gente algum de senso de responsabilidade. Defender certas bandeiras, é, do ponto de vista teórico, justo.

          Mas, na prática, a situação é muito diferente. Como dizia Maquiavel, acima dos interesses particulares, estão os interesses coletivos, o bem comum. Fraude é. Mas vai haver eleição. A esquerda tem candidato. Não é o q todos queriam q fosse, Lula. Mas tem candidato.

          1. Concordo plenamente com você, “Apenas um latino-americano”. A luta contra as injustiças acontece não nas condições que gostaríamos que existissem, mas naquelas que estão diante de nós. Isso NÃO significa que, a partir daí, não possamos transformá-las. Passei um bom pedaço da minha juventude lutando contra a ditadura. Eu gostaria de, naquele período, ter lutado contra as injustiças em outro contexto: num “cenário” em que não houvesse torturas, desaparecimentos, censura etc.
            Algo parecido acontece na conjuntura que vivemos atualmente: se não lutarmos agora para eleger a chapa que foi possível formar a partir da correlação de forças hoje existente na sociedade brasileira, vamos entregar ao candidato fascista, de mão beijada, o cargo de mais importante dirigente do País. Não é difícil imaginar que, para o povo trabalhador, um mandato de Bolsonaro seria ainda muito pior do que o de Temer. Seria o fascismo sem retoques.
            Há quem diga que, hoje, o fundamental seria trabalharmos pela organização e pela mobilização das massas, e não no campo eleitoral — como se ambos, aliás, fossem excludentes. Pergunto: temos força acumulada suficiente para, ainda antes das eleições, conseguir mobilização popular para derrotar o golpe, Bolsonaro e até o regime do capital? Seria bom que a resposta fosse afirmativa, mas, falando objetivamente, a resposta é negativa. E, com uma vitória eleitoral do fascismo, a organização e a mobilização populares encontrariam barreiras muito mais difíceis de transpor do que as que temos hoje.
            Em síntese: é claro que o ótimo é melhor do que o bom, mas nem sempre ele está ao alcance de nossas mãos. Lutando em condições que não são aquelas que escolheríamos, podemos, sim, transformar a realidade. Não foi assim na (e contra a) ditadura?

      2. Independente do resultado é farsesca e fraudulenta pois um candidato com direito a se candidatar não o pôde fazer e o substituto está tendo sua campanha censurada.

  4. Não seria a primeira que vez que o datafraude apareceria com resultados na medida para os interesses da direita. Se o golpe contou com o apoio da mídia e de seus institutos de pesquisa da direita, por que a tentativa de legitimar o regime através de eleições manipuladas não contaria também?

  5. perfeito ! a manipulação é uma característica genética do Sistema Globo ( ou seja do método Goebbles)

  6. Eu assisti, pois queria saber o que eles diriam. Por mais que eu me esforce – meu conhecimento de Matemática é muito bom – jamais vou entender como eles conseguem fazer com que a soma de uma pesquisa dê mais do que 100%. A alegação é de que alguns entrevistados citem 3 ou mais candidatos. Seria como dividir 100 pães para 100 pessoas e algumas, com mais fome, recebessem dois pães, mas os demais ganhariam um pão cada. Como fechar uma conta dessas? O que chamou a atenção também, foi a queda de indecisos, que caiu 11 pontos, quase o mesmo que o Bozo subiu depois da tentativa de assassinato. Descobri como se manipula pesquisas!

    1. A manipulação, para não ficar tão descarado, se dá nas margens de erros…
      sobre 2 pontos ali, desce dois ali e voilá … mas isso, com bases científicas, não é fácil, pois ao mesmo tempo em que se altera o produto final, deve-se alterar os números de todas as classificações, ex. sexo, renda, idade… enfim, nada que um bom software não faça…
      No final, com essa pesquisa, temos a certeza que #HADDADÉLULA já deve ter perto de 25%, porque
      #HADDADÉLULA
      #MANUÉLULA
      #SOMOSTODOSLULA
      #LULALIVRE #BRASILFELIZDENOVO

      1. A manipulação muitas vezes é mesmo descarada, subindo e descendo muitos pontos, principalmente nestes institutos que claramente têm um lado político (aliás, um lado político de direita, porque ser correto agora também é ser político, só que de esquerda). O Datafolha é mestre em mostrar dados bem fora da realidade que a ela vão se aproximando com a proximidade do pleito e a constatação de que não mais vale a pena continuar com a lambança. Continuo firme acreditando apenas no Vox: Haddad 21 e Bolsonaro 18.

  7. Yo no creo en las brujas, pero que las hay las hay. Analisando a atenuação preocupante da subida do Haddad (o mesmo não acontece com Bolsonaro que continua subindo de maneira consistente num ambiente de múltipla escolha). Haddad com Bolsonaro no 2º turno não ganha a eleição. O ódio ao pt, ao Lula e por extensão ao seu porta-voz vai ser intenso, sem contar os pequenos golpes que judiciário, governo e imprensa (com suas manipulações de pesquisas que funcionam muito bem para pessoas que querem ouvir aquilo) vão dar a cada hora. Agora mesmo li que a pf abriu inquérito para investigar a facada…

    1. É este o tipo de pensamento que eles querem incentivar. Ainda querem fazer crer que a luta é PT anti-pt, quando já se transformou pela liderança feminina em civilizaçãoHaddad-barbarieCoiso.

      1. Porque civilizaçãoHaddad- barbáriecoiso e não civilizaçãoCiro- barbáriecoiso? Onde está esta liderança feminina que eu não vejo? Estou repassando o endereço e instigando minhas amigas para adesão ao movimento Mulheres contra Bolsonaro (minha forma de participar no que entendo ser um importantíssimo movimento) e em contacto com este movimento não vi até agora nenhuma definição por qualquer outro candidato! Fora este movimento não conheço nada que se possa intitular “liderança feminina” (de quem?) a não ser mania de grandeza.

  8. Para mim a esgoto já perdeu há tempos. Já não me lembro quando foi a última vez que assisti a um programa dela, aí compreendidos jornais, telenovelas, filmes, etc. Futebol não consegui resistir, em casa de amigos, mas sempre fui feliz em convencer ouvirem a narração pelo rádio. Aliás não tenho sequer televisor. Tenho uma coisa parecida, dizem que é smart, que me permite v
    assistir óperas, concertos e shows no Youtube e filmes no Netflix.

    Às vezes leio reportagens como a acima apenas para me divertir.

    Se o improvável acontecer e vocêsabequem vencer, eu quero é que o povo se dane, e provavelmente acompanharei parte da minha família que já se mandou para a europa, que não é tudo isso que dizem dela mas será um colírio para esta situação nefasta.

    Minha sugestão: parem de repercutir, pois isso é lhes atribuir importâncja que não tem. Publiquem análises o mais explicadas e claras sobre as pesquisas, falem dos programas de governo. Falar mal é falar, e falar é fazer publicidade. Eu boicoto. Perguntam-me você viu sei lá o que? Resposta: Não vejo lixo. Nem adesivo fora fulano ou abaixo quem te faz de bobo eu uso. Meus adesivos são Lula Livre, Haddad presidente, etc. Só a favor.

    Agradecido a quem teve a paciência de ler até o fim.

    1. Para aquela senhora, a Locrete, eu só tenho uma coisa a dizer:

      “Vai procurar o Dr. Bumbum, ele cai como uma luva pra você”

  9. Eu vi ela anunciando a pesquisa, não por acaso logo após a entrevista do Haddad, na qual aliás ele deu mais um show de equilíbrio, educação e inteligência, dando mais uma rasteira num apresentador global. A Lo Prete, ao comentar a diferença entre as pesquisas, parecia mais perdida que a Leitoa repetindo as palavras do chefe pelo ponto eletrônico!

  10. Haddad ou Ciro. Aquele que não apoiar o outro no 2o turno será o maior responsável pela tragédia bozo presidente.

  11. CAMPANHA DE BOLSONARO APOSTA NA FALTA DE TRANSPARÊNCIA

    As propostas de Bolsonaro são tão ou mais neoliberais que as de Alckmin, baseadas nas privatizações radicais e no estado mínimo, mas não vêm à tona por se beneficiar da discussão de temas tabu, cuja ingerência do presidente eleito é mínima. Um exemplo da aposta na ausência de transparência nas propostas, para continuar lucrando com a ignorância, foi um importante debate sobre o SUS, em que a campanha de Bolsonaro foi a única a não enviar nenhum representante:

    “Líder nas pesquisas de intenção de voto, Jair Bolsonaro (PSC) não mandou representante. Os outros cinco presenciáveis mais bem colocados enviaram seus coordenadores: David Uip (Geraldo Alckmin, PSDB), Arthur Chioro (Fernando Haddad, PT); Marcia Bandini (Marina Silva, Rede); Henrique Javi (Ciro Gomes, PDT) e Roberta Grabert (João Amoedo, NOVO).”

    https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/09/19/propostas-saude-sus-candidatos-presidencia.htm

  12. 2 + 2 = 5! Uma história da vida real.
    Na década 1990 fui fazer um concurso público e enquanto esperava começou aquele bate-papo entre alguns candidatos. No meio da conversa um colega jogou uma pérola maldosa para confundir as mentes ansiosas e preocupadas com a prova de matemática. Disse que um professor de matemática conseguiu provar que 2 + 2 = 5! Insistiu nessa confusão cuja única intensão era atrapalhar a vida de outras pessoas. Castigo divino ou não, ele foi reprovado e eu aprovado, classificado e nomeado. Essa pesquisa do “Datafalha” parece a mesma ilusão do 2 + 2 = 5.

    1. Esse candidato, que talvez tenha passado em concurso para juiz, estava errado. Existem 3 resultados possíveis para 2+2. 11 na base 3; 10 na base 4 e 4 em todas as outras bases. Não existe 2 na base 2. Nesse caso o número que rrpresenta essa quantidade é o 10 e o resultado da adição é 100.
      Evidentemente quase só usamos a base 10 no dia a dia, salvo a dúzia (e grosa) para bananas e laranjas e a resma (500) para papéis…

  13. Não confio nessas pesquisas, (datafolhaxglobo), eles distorcem e manipulam às pesquisas de acordo ao que eles querem, eles odeiam o PT

  14. O INTERVALO ENTRE AS LINHAS DE HADDAD E CIRO TEM A DISTÂNCIA REDUZIDA ENTRE SI EM RELAÇÃO AOS DEMAIS CONCORRENTES…..KKKK!
    E, COM O VIAGRA IDEOLÓGICO DO DATAFALHA A SETINHA DO CIRO ESTÁ GIRADA PARA CIMA….KKKK!
    GERALDO ALCKMIN, CAINDO DE “9% PARA 9% E PARA 9% , UM ASSOMBRO…
    LEMBRA OS GRÁFICOS FEITOS À CANETAÇO E RÉGUA DE PLÁTICO DO GINÁSIO…KKK!
    POBRES ESTATÍSTICOS… TIVERAM QUE ESTUPRAR A CIÊNCIA-MÃE PRA CHEGAR NESSE ESQUEMÃO FRAUDADO!
    LULA NELES!
    HADDAD 2018!

  15. De nada irá adiantar estas picaretagens da mídia. O Haddad está subindo e vai subir muito mais
    Está chegando a hora de impingirmos a esta canalha, canalha e canalhas uma derrota acachapante. Nos aguardem, pois. será 13 Haddad e Lula.

  16. Bom dia Fernando!….

    Pois é! Malabarismo estatístico puro: eu assisti ontem ao que a mocinha disse e, A CRER NELA TÁ TODO MUNDO EMPATADO.
    Mas vamos aos fatos, porque, graças ao analfabetismo científico médio do brasileiro ( mesmo aquele com diploma universitário) tais trambiques são possíveis.

    Em primeiro lugar comentemos sobre barras de erro e incertezas.
    Se temos duas medidas de uma mesma grandeza, com suas respectivas incertezas ( digamos x1+/- e1 e x2+/- e2) a diferença entre elas NÃO TEM incerteza igual à soma das duas, mas sim igual à RAIZ DA SOMA QUADRÁTICA das duas incertezas iniciais, ou seja : e(x1-x2) =raiz((x1)^2+ (x2)^2 ); se as incertezas são iguais, como é o caso das pesquisas eleitorais, teremos simplesmente: e(x1-x2) =e*raiz(2 ) = e * 1,414, onde e é a incerteza assumida ( no caso do DATAFOLHA 2%), ou seja a INCERTEZA DE QUALQUER DIFERENÇA de intenções de voto será de 3% aproximadamente ( 281,414) e não 4% como vulgarmente se assume.

    Mas há mais!

    As duas pesquisas divulgadas, dada a proximidade das datas das coletas de campo e a ausência de intercorrências nestas datas, podem ser assumidas como DUAS MEDIÇÕES INDEPENDENTES DAS MESMAS GRANDEZAS, ou seja , das intenções de voto.
    Como as duas pesquisas fornecem os seus dados com as respectivas barras de erro, podemos nós mesmos calcular as mádias das intenções de voto e as respectivas incertezas. A análise estatística, assim nos permitirá a obtenção de dados mais confiáveis..

    Existe, entretanto, um detalhe importantíssimo que todos aqueles ( engenheiros, médicos, físicos, farmacêuticos, químicos, etc.) acostumados a reduzir estatisticamente dados estão bem conscientes: neste caso, NÂO SE FAZ, simplesmente a média aritmética dos valores e NEM SE SOMA as incertezas das duas séries de medidas.
    O procedimento correto para se obter médias e incertezas nestas condições é o de se realizar MÉDIAS PONDERADAS das grandezas, utilizando-se como peso os inversos dos quadrados das respectivas incertezas. A coisa bonita, neste caso é que AS INCERTEZAS TAMBÉM VARIAM E, GERALMENTE DIMINUEM, pois a Estatística nos mostra que neste caso a incerteza deste novo valor médio, elevada ao quadrado será a MÉDIA HARMÔNICA dos quadrados das médias de cada um dos componentes considerados.
    No caso de incertezas iguais, como é o caso das pesquisas eleitorais, obteríamos o interessantíssimo resultado de que a incerteza da média final assim calculada, seria simplesmente a incerteza das medidas individuais DIVIDIDA POR RAIZ QUADRADA DE “n”, onde “n” é o número de dados dos quais partimos.
    No caso presente, como queremos comparar apenas IBOPE e DATAFOLHA, n =2 e a incerteza final seria eF = eI/ Raiz (2) = (2/1,4)%, ou seja , algo da ordem de 1,3%.

    Por fim, quando as incertezas são iguais, a média ponderada pelo inverso dos quadrados das incertezas reduz-se simplesmente à MÉDIA ARITMÉTICA dos dados considerados.

    Frijamos, por fim nossos ovos, recalculando as intenções de voto em Ciro e em Haddad ( um exercício semelhante pode ser realizado para QUAISQUER OUTROS CANDIDATOS:

    CIRO : 11% (IBOPE) 13% (DATAFOLHA) MÉDIA: (12,0+/- 1,3)%

    HADDAD: 19% (IBOPE) 16% (DATAFOLHA) MÉDIA (17,5+/- 1,3)%

    DIFERENÇA : 17,5 – 12,0 = (5,5 +/-0,9) %

    Podemos, pois, constatar, por uma análise um pouco mais rigorosa dos dados , que, neste momento Haddad está com algo entre 5 a seis pontos percentuais à frente de Ciro, , com uma incerteza de mais ou menos 1%

    OU SEJA : Não existe esta de empate – BOÇALNATO encontra-se, infelizmente à frente ( não tivre tempo de calcular a sua média, mas o caminho das pedras esta aí) . Haddad está positivamente es segundo lugar com algo como 17% dos votos e Ciro em terceiro está em terceiro, com algo como 12% das intenções de voto, e as incertezas destes valores são da ordem de 1% e não de 4% como quer a maioria dos “analistas” políticos. O dado preocupante é o de que, mesmo somadas, as forças eleitorais dos dois candidatos de esquerda, teríamos algo como 29-30% das intenções de voto, porcentagem esta ainda insuficiente para garantir uma vitória folgada sobre o fascismo tupiniquim.

    Deixemos, com esta última observação, o domínio dos números e desçamos às ruas, aonde deve ser gtravada a mãe de todas as batalhas políticas das últimas três décadas no Brasil.

  17. Este malabarismo matemático parece com o cara que chama o elevador girando o ponteiro indicador de andar…

  18. A Glopista estaria agora renegando o “filho” que usaram para “alimentar” os que a assistem e já estariam apáticos a política… ????

    Assim como fizeram com Cunha…

  19. Com razão, Kátia Abreu, vice do Ciro Gomes, critica Haddad por não ter defendido a presidenta Dilma Rousseff (na cara cínica da ‘Renata Não Presta’ da GloboCIA! Adendo do matuto!)

    Faltou também dar umas estocadas na Globo investigada, sonegação fiscal, FIFAgate &$ as porras!
    Denunciar o PIG dentro e na cara do PIG!

    1. … Não sei se é estratégia eleitoral higienista ou falta de solidariedade com um inocente, no entanto, eu fiquei decepcionado pelo fato de o entrevistado Fernando Haddad não ter defendido o José Dirceu na cara sem-vergonha da ‘pena amestrada’ ‘Renata Não Presta’ dos mafiosos &$ nazigolpistas Marinho!

  20. “El periodista Hugo Alconada Mon (La Nación/Argentina) aseguró que hay “muchísima” corrupción en el periodismo porque “somos parte de la Argentina”. Esa corrupción es “de todo tipo: tenés que cobran a través de las pautas públicas, los que cobran por su silencio, por hacer preguntas benévolas, por castigar al rival”.

    En TMT Comunica, el periodista explicó que los dos rubros más caros de las campañas electorales en Argentina son, en primer lugar, la impresión de boletas y “el segundo rubro es la compra de periodistas en el sentido amplio: la compra de medios , la benevolencia de medios, la compra de periodistas, de espacios”.

    En esa línea, confirmó que “la entrevista más cara de 2015 fue para el presidente real, Mauricio Macri, y costó $ 400.000. Al tipo de cambio de ese momento, US $ 42.000, al tipo de cambio real, un ojo, $ 1.600.000″.”

  21. Os petistas dizem que o Ciro já era mas fazem questão de ataca-lo a todo momento… não se chuta cachorro morto a não ser que ele esteja vivo

  22. O PDT hoje é de Cyro,opção da casa grande e de alguns blogueiros(tem direito só não podem ser escrotos)

  23. Todos sabem, inclusive a Justiça Eleitoral, que autoriza os trabalhos, que os institutos de pesquisas Ibope e DataFolha pertencem a Globo & cia., que pagam as pesquisas, que realizam em nome dos grupos Globo e Bandeirantes. que as contratam não por interesse jornalístico, mas para dar suporte aos grupos econômicos para os quais dão suporte político e econômico. Por isso, essa aberração de duas pesquisas contratadas pela Globo & Cia., cujo custo divulgado costumam ser aproximados de R$ 300.000,00, realizadas praticamente num mesmo período de apuração para poder manipular resultados, e confundir eleitores, no caso em favor dos interesses dos candidatos que participaram do golpe-impeachment de 2016, que querem continuar no poder, mesmo sem apoio na população. É de se esperar, que em favor da isenção no pleito, a Justiça Eleitoral cumpra o seu papel, interferindo nessa utilização espúria das pesquisas eleitorais, em favor de partidos e grupos econômicos por grupos de mídia.

  24. Fernando Brito meu caro, vc fez o artigo igualzinho ao que eu pensei na hora que vi a notícia na golpista bosta de televisão. Eu fiquei embasbacado na hora. Tive a mesma interjeição linguística que vc teve, figurativamente falando, aqui no artigo. Eles ainda conseguem nos surpreender!(Rsrsrs) A envergadura com que o excremento de mídia se predispõe a fazer quando é para golpear o PT é paradoxalmente surpreendente. Essa de encerrar a notícia sobre a pesquisa dizendo… “com um dado adicional, animador para o Ciro…” foi o must dos must. Cara… é realmente muito impressionante. Penso eu que até mesmo quem não entende nada de nada, porém, tenha visto a pesquisa do Ibope, conforme eles mesmo fizeram o paralelismo, percebeu o malabarismo deles para prejudicarem a ascensão do #HaddadÉLula13.
    Saudações!
    E estamos preparados. No que depender de nós essa golpista bosta de televisão não irá lograr êxito na tônica de sua grade, com efeito, enganar o povo.

  25. Tudo indica que o gigante (o povo consciente) brasileiro, após o golpe, acordou e não será as pesquisas de tendencias, que irão definir as eleições e sim, a maior consciência dos cidadãos, o seu conhecimento das obras positivas dos candidatos para o povo e seu compromisso efetivo em prover mudanças reais para o bem-estar de todos e, justiça imparcial.
    Nesses últimos dias do processo eleitoral, até o dia V das eleições, esse povo (esquerdistas que se unirão, estudantes que acordarão, movimentos sociais que se manifestarão, mulheres organizadas que protestarão, classes sociais diversas que farão suas exigências, trabalhadores, militares, mortadelas, coxinhas, até a elite desiludida com o golpe que apoiou nos últimos instantes, etc), protagonizarão um fabuloso espetáculo cívico nesse país, que o pig a partir dele, resolverá pendurar as chuteiras envergonhado pelo mal que fez ao Brasil e desmoralizado, com o maior crescimento já visto, de um candidato para a salvação do Brasil.
    Todos os cidadãos conscientes, sem exceção nesses dias, compreenderão que Deus é Brasileiro e existe pois, o Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho de Cristo, será luz e exemplo restaurador da liberdade, da justiça imparcial, da democracia e do estado de direito, da unidade nacional e da soberania, para todas as nações do mundo, que sofrem opressão do mal que impede o bem-estar geral, que sofrem violência ao respeito de seus direitos constitucionais, que sofrem injustiças, etc. Aguardem e verão.
    Paz e bem.
    Sebastião Farias
    Um brasileiro nordestinamazônida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *