Desemprego nos EUA: 16,6 milhões em 3 semanas

Saíram, agora há pouco, os dados de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos.

Como na semana anterior, foram outros 6,6 milhões em uma semana, totalizando 16,6 milhões em 20 dias.

Isso significa que mais de um em cada dez trabalhadores norte-americanos perderam seus postos de trabalhos, elevando a taxa de desemprego do país a cerca de 14%.

Aqui, andávamos perto deste número (11,6% de desemprego aberto) antes dos efeitos da crise sobre a atividade econômica.

Seguramente devemos ter saltado para acima de 20%, sem contar os informais que perderam sua renda.

Talvez os números do IBGE não mostre isso em sua plenitude, mas com um aumento nos chamados “desalentados”, os que sequer procuram emprego e ninguém procura o que não há.

Imaginar que interromper o isolamento social vá salvar empregos e a economia. Não vai. Trata-se de encontrar formas de mitigar seus efeitos, enquanto é impossível fazer mais agora e adotar políticas de recuperação assim que isso seja possível.

E, quanto isso, estamos fazendo pouco, mal e, pior, lentamente.

Estamos na iminência de juntar o caos social ao caos na Saúde.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

19 respostas

  1. Agora seria um momento de pensar fora da caixinha, mas com esse governo que temos é impossível. São fanáticos ideológicos do austericidio. Preferem moer carne humana do que criar uma renda universal, mesmo que provisória.

    1. A opção pelo austericídio se dá apenas porque é o método mais fácil de destruir o país. Ou alguém acha que colocar na Constituição um teto de gastos públicos pode ser um ato sincero em favor do Brasil?

      1. Especialistas explicam por que é preciso revogar teto de gastos que retirou verbas do SUS

        Grazielle David, doutoranda em Desenvolvimento Econômico na Unicamp e participante do podcast É da Sua Conta, aponta que a EC 95 tem prejudicado continuamente o financiamento da Saúde no Brasil.

        “É verdade que não há um teto só para ela, mas existe um teto geral. Isso coloca as várias políticas públicas disputando entre si. Depois de quatro anos de emenda do teto de gastos, as disputas estão em seu limite. O investimento está praticamento zerado e as despesas discricionárias não tem mais espaço. Neste momento, tem recurso saindo da saúde para ir para outra área”.

        https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2020/03/emenda-95-sus-teto-de-gastos-coronavirus

  2. Isso nos mostra como é instável nosso sistema social, em todos os seus aspectos. É por essas e outras que eu temo que Bolsonaro ganhe argumentos para manipular o gado, depois que essa pandemia passar. Porque seus efeitos vão durar e será nesse momento que ele vai despejar acusações de que “poderia ser melhor” se não tivessem paralisado tudo.

  3. Enquanto os militares, e é claro, só os militares tutelares esse imbecil o povo será massa de manobra econômica. Os trabalhadores viram agora sua importância, precisam assumir seu poder.

  4. Tirando os americanos que são do bem, o resto deles…quero mais que se explodam…cansei de ser bonzinho….um caos desses e esses demônios fazendo bloqueio a Venezuela e mantendo o de Cuba….f*****.

  5. Seria agora a hora de termos Governo de união nacional. Um governo que fale para o povão: Olhe pessoal estamos numa guerra, mas podem acreditar o governo não abandonará ninguém.
    Mas, com governo como o do Bozó, a coisa tá indo de morro abaixo e cada dia a desgraça aumenta mais

    1. De adolescente deslumbrado, que achava que tudo que era americano era bom… descobri logo no início da vida adulta que o sonho americano era uma farsa…. Mas reconheço …em marketing, ninguém supera eles. Some-se a isso o fato de controlarem quase toda a informação no mundo.

  6. Aqui no Brasil a taxa deve chegar nos quase 30%. Esperem para ver. Estes FDPs preferem emprestar para os bancos o (ou darem) do que emprestar barato em troca das empresas não demitirem os seus empregados.
    Haverá um tsunami de gente solicitando Auxílio Desemprego.

  7. Hora de acionar o BNDS, Caixa e Banco do Brasil para que socorram das médias e pequenas empresas para baixo, pelo período de uns seis meses com créditos subsidiados pelo tesouro, para que possam manter o giro, em contrapartida exigir que mantenham os empregos e cumpram o isolamento social total.
    No mesmo decreto poderia se estipular a partir do sétimo mês a volta da CPMF por igual período ( seis meses) a volta da CPMF para recompor o tesouro.

    1. É uma ideia ótima, mas, este governo não quer ou não sabe nada, sobre socorrer os empregos. Eles emprestaram (ou deram) para o setor financeiro 1 tri e duzentos bilhões para socorre-los, mas eles não estão interessado em emprestar a juros baratos. Quem tem de assumir esta empreitada é o Banco Central. O que está acontecendo é o seguinte: A maioria das empresas com 10 empregados para cima estão demitindo 60% dos seus quadros. Tem aquelas que preferem arriar as portas e esperar ver como vai ficar.

  8. A se acreditar no que as “teorias da conspiração” estão afirmando, a pandemia foi criada para desviar a atenção da maior transferência de dinheiro público para as elites financeiras globais. Pelo que se ouve dizer, vem coisa muito pior por aí.Ver o site canadense Global Research, versão em português. O capitão é apenas um detalhe.

  9. Eu 3 anos desempregado,44 anos, sem carteira assinada, consegui finalmente um em fevereiro, em uma importadora de peças da China.kkkk passei em 2 entrevistas, iria começar dentro de 15 dias.A minha sorte que sou divorciado a 2 anos, sem filhos, moro des favor em um quartinho com banheiro na casa da minha mãe, que mora de aluguel, se não fosse isso eu estava ferrado!

  10. Germano Serafim! é exatamente isso. Há muito q se esperava esse crash devastador. Estão usando o vírus como desculpa para assim drenar recursos sólidos de governos e empresas. O esquema é simples, desfaz-se do dinheiro de mentirinha, pega-se dinheiro de verdade do governo e depois reinjeta em estruturas sólidas porém absurdamente desvalorizadas pela crise. E assim a roda volta girar mas com uma concentração de poder muito maior que antes. Uma coisa que tem ficar claro é que a verdadeira elite não liga pra dinheiro, o que importa pra eles é poder e cotrole.

  11. Este Bolsomerda assumiu sem nenhum plano nenhuma meta. Vejam que os Bolsominiuns ainda dão crédito para este desgoverno. Mostrem-e quais são as metas deste governo seus burros Bolsominiuns??

  12. Com tantos desempregados, os EUA precisam provocar, com urgência, mais uma guerra à qual mandar seus desocupados. Cuide-se, Venezuela!
    No Brasil, isso a que chama de governo Bolsonaro comemorará o crescimento do “empreendedorismo”!

  13. O vírus se mostrou mais eficiente no desmanche dos empregos nos EUA do que a lava-jato que eles implantaram aqui. Brevemente os teóricos da conspiração começarão novamente a cobrar pela estabilidade financeira que se propagava lá e, então, o mundo se prepare para as bombas atômicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.