Dilma fala em 85% do lucro para a União:”Isso é bem diferente de privatização”

A presidenta Dilma Rousseff fez agora há pouco um necessário pronunciamento sobre o leilão de Libra.

Devia, inclusive, ter feito outro, antes da realização, para esclarecer o povo brasileiro.

Era importante que tivesse dito, como agora disse, que “o leilão de Libra representa um marco na história do Brasil. Seu sucesso vai se repetir, com certeza, nas futuras licitações do pré-sal. Começamos a transformar uma riqueza finita, que é o petróleo, em um tesouro indestrutível que é a educação de alta qualidade. Estamos transformando o pré-sal no nosso passaporte para uma sociedade futura mais justa e com melhor distribuição de renda”.

Dilma apresentou valores que, segundo disse, representam uma participação total de 85% do Estado Brasileiro e da Petrobras nas receitas do pré-sal.

Não conheço as bases de cálculo usadas pela Presidenta, mas não acho que seja impossível, mesmo tendo apresentado aqui contas que chegam a 76%, aproximadamente, de participação estatal. Uma boa parte desta diferença vem do fato de a Presidenta referir-se à receita pública e à da Petrobras, enquanto, nas nossas contas, apropriamos apenas o que serão os dividendos estatais dos lucros da Petrobras, o que, por si só, representa uns 7% de diferença, se considerado o valor integral,

De uma omissão já me penitencio: não incluí nos cálculos o bônus de assinatura de R$ 15 bilhões, ou US$ 7 bilhões, que, em 10  bilhões de barris já representam um acréscimo de 0,7% naquelas contas.

As demais diferenças não posso afirmar do que sejam, apenas suspeitar que se fundem em dados que não temos. Por exemplo, se a produtividade dos poços for maior que a média de 10 mil barris/dia, cresce a participação estatal. Não é errôneo que se insira no cálculo, também, a receita de impostos obtida com as encomendas obrigatoriamente nacionais, que vão de um mínimo de 37% da fase preliminar até 55% na fase de exploração plena, podendo estes índices serem superados.

Há ainda outros pequenos fatores que não considerei, pela simplicidade necessária na explicação, como o fator de retenção de áreas, que é um valor que se paga, no caso da exploração marítima, à União, pelo uso de suas áreas.

Enfim, os cálculos que apresentamos são conservadores e simplificados para facilitar o entendimento. Nunca foram inflados com detalhes, e nem se usou aqui a mistificação de confundir custo com lucro, para chegar a percentuais “escandalosos”.

É bom lembrar que, no período das concessões de FHC, o Estado brasileiro se apropriava de algo como 50 a 55% dos melhores poços. 30% de diferença são muita coisa, quando estamos tratando de receitas da ordem de um trilhão de dólares.

Seja como for, duas coisas ficam patentes.

A primeira, a necessidade destas decisões, tão vitais para o país, serem explicadas e detalhadas pela mulher que tem em suas mãos os poderes que o povo lhe deu para zelar para que sejam as melhores.

A segunda, a alegria de que, espero eu, o que já considero bom tenha chegado ao ótimo, colocando o Brasil num patamar de receita com a partilha do petróleo nos mais altos índices no mundo, como são estes 85% que nos garante a Presidenta.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

49 respostas

  1. Em um dos maiores crimes de lesa-pátria que o Brasil já sofreu, a Agência Nacional de Petróleo concluiu agora o primeiro leilão do pré-sal entregando às multinacionais Shell e Total Elf, além das estatais chinesas CNPC e CNOOC 60% do maior campo de petróleo já descoberto no país. Libra será operada pela Petrobrás, que ficou com 40% do campo. O excedente de óleo ofertado à União será o mínimo de 41,65% previstos na licitação. Um dia triste para o povo brasileiro.

    1. Tuas ventas!

      Crime de lesa-pátria é deixar o petróleo lá embaixo da rocha, sem gerar riqueza nenhuma, como VOCÊS “cancelonistas” queriam fazer, para esperar o dia, sabe-se lá quando, em que a Petrobrás teria condições de mobilizar sozinha 300 bilhões de dólares para iniciar a operação do campo.

      Isso sim seria crime de lesa-pátria.

      O que a presidente Dilma fez foi garantir no mínimo 10 bilhões de reais de investimento estrangeiro direto produtivo POR ANO no Brasil, já a partir de 2015, e que irá aumentando ano a ano, movimentando toda a indústria naval e a indústria de alta tecnologia para extração desse petróleo, dando empregos tanto a operários de estaleiros como a engenheiros altamente qualificados, e gerando arrecadação de impostos municipais, estaduais e federais em toda a cadeia produtiva.

      O que a presidente Dilma fez foi garantir bilhões de reais entrando no Fundo Social do Pré-sal já a partir de 2019 (e não de 2039, como queriam vocês), dinheiro que será 75% usado para financiar a Educação, garantindo uma formação de qualidade já desde tenra idade para crianças brasileiras que neste momento ainda estão nos ventres de suas mães, e que vão nascer em 2014. Quando o petróleo deixar de ser a principal fonte de energia do mundo, e perder quase todo o seu valor, lá por meados do século 21, já teremos formado uma geração de brasileiros muito bem educados desde o berço, capazes de levar adiante o desenvolvimento tecnológico da nação.

      Que dia glorioso para a nação brasileira é este 21 de outubro de 2013!

      1. Grande discurso! Firme, seguro e feito sob medida para calar os entreguistas da oposição mesquinha!

      2. Perfeito Kleber!

        Pena que de nada adianta argumentar com quem não quer entender. Veja que apenas ficando nos dados simplistas mencionados pelo próprio Leandro teremos: 41,65% + 20% (metade Estatal da Petrobrás) = 61,65% !

      3. Cobrar 15 bilhoes só porque precisava “corrigir o deficit” do governo?
        Isto foi o que afastou outras empresas.
        Leilão vencido por lance mínimo, é por definição de leilão, um fracasso.

      4. Vou repetir o que disse o Kleber: “fracasso é tuas ventas, Alexandre” . Ganhou o leilão um consórcio composto por mega empresas que estão entre as dez maiores do planeta.

  2. Prezado Fernando:

    Ouso acrescentar um detalhe – talvez não tão detalhe – a seus excelentes comentários. Sozinhos, poderíamos ganhar mais – mas estaríamos sozinhos. Agora, teremos também chineses, franceses e holandeses interessados em preservar nosso domínio sobre o pré-sal. Não é pouca coisa; talvez seja até definitivo. Afinal, quem regularmente espiona deve ter algum interesse em tomar conta…

    Parabéns pelo Tijolaço, uma leitura diária que nos estimula a defender sempre mais o Brasil.
    Não tenhamos vergonha de nosso nacionalismo; vergonha deveriam ter os entreguistas!

    João Carlos Ferreira da Silva

  3. Que alegria!! Cheguei em casa, liguei a TV no exato momento em que inicia o pronunciamento da presidente.
    Sabe o que eu mais gostei? Do Horário! No meio da novela da grobo. Desta vez acertaram!
    Fez propaganda? Sim, mas pelo menos explicou e quantificou a importância do assunto.
    E tem de vir mais vezes a TV dar satisfação pra nós eleitores.
    A mídia gasta horas diárias batendo no governo, dando centre enfoque muito maior ao lado negativos de tudo (editorial do “Brasil é um…” e do “mas, porém,contudo). Pauta a oposição e não explica (quase nunca) as questões.
    Qual problema do governo explicar e vender seu peixe, 1 centésimo do tempo que a mídia gasta para difamá-lo?

    1. Exatamente! Em vez de publicar propaganda na Veja, Estadão, Grobo e outros membros da quadrilha, uso da rede nacional no horário da novela para esclarecer o povo e fazer o contraponto a uma mídia gopista, catastrofista, derrotista…
      Quem tem coragem de ver como estará a Miriam PIG amanhã? E o Sardenberg? Devem passar a noite em branco buscando o que de negativo vão apontar amanhã…

  4. Fernando Brito, a diferença entre os números é porque a Dilma coloca todo o volume da Petrobras na conta mesmo, sem abater nada, pois para a grande maioria, a compreensão é de que, se está com a Petrobras é como se estivesse com o governo. Reveja o pronunciamento que vc verá que a fala é clara.

  5. A cada dia o alarido do Pig vai ficando pra tras e sumindo na poeira. E o Brasil do povo segue seu destino, livre da praga dos entreguistas.

  6. Esta grana seria 10 x maior se exportassemos derivados de petróleo produzidos em um grande parque industrial financiado pelo BNDES e royalties.
    MAS não…
    seremos como o iraque, exportadores de óleo cru… cru e caro, porque lá o custo do barril na extração é 10 dolares

    1. Agradeça ao FHC que não fez nenhuma refinaria em seu governo (nem universidade, nem escolas técnicas, nem…).

      Mas o Lula mandou fazer 7 refinarias e elas demoram quase 10 anos para entrar em produção.

      Não seremos um Iraque. Quando Libra jorrar, as refinarias que o LULA MANDOU FAZER, estarão prontas.

      Procure se informar primeiro.

      1. Torço para que a refinaria Premium II, aqui no Ceará, comece realmente a ser construída no ano que vem, para que, quando Libra jorrar em escala comercial, parte deste óleo possa ser refinado aqui em terras cearenses.

  7. 80 milhoes de empregos em 30 anos. Finalmente uma geracao livre do jugo e da manipulacao covarde da forca de trabalho.

  8. Acredito que seria muito importante/útil se voces contatassem um economista para fazer o seguinte estudo econômico:

    O governo leva agora 15 bIlhoesi do bonus de assinatura
    1) Quanto o governo investiu na Petrobras desde a descoberta do pre-sal ?
    Quanto levará com uma exploração de X galoes em X anos, fora o lucro da Petrobras ?
    2) caso a Petrobras tivesse sido privatizada em 2000, quanto o governo teria levado, em impostos, agora e na mesma hipotese de X galoes em X anos ?

  9. Assim sendo jogamos os postulados da mais-valia no lixo, se considerarmos que essas gigantes capitalistas aqui vieram para explorar esse petróleo por 15%!! Imagina: ” a pequena parte que fica com as empresas é para custear suas despesas e o lucro da exploração” … Onde, nesse sistema, no capitalismo, empresas ficam com ” pequena parte” de alguma coisa?

    1. Blá blá blá, a “mais valia”, blá blá blá, os “capitalistas malvados”.

      O povo não votou em Lula nem em Dilma para estabelecer os “postulados marxistas” no Brasil não.

      O povo votou para melhorar de vida, e desenvolver o país, mantendo a soberania.

  10. Pra sermos ricos, primeiro temos que ser donos do proprio nariz. Fora pessoal do chinelinho. Essa ja e do povo!

  11. A Dilma fala em 85% o Haroldo Lima 72%, diferença de 13%, nada nessa dança de numeros. As melhores projeções estimam uma tributação em torno de 8/9%, se mantidas as condições os 18,7425% de participação da União (49% de 41,65) continuam muito longe daqueles numeros.

  12. Parabéns a todos os brasileiros que se beneficiarão com saúde
    e educação melhores. Pena que haja pessoas sem informação que vão atrás da conversa da grande impressa que publica o que os seus patrocinadores querem e os bobões e bobonas caem que nem patinhos. Lamentável.

  13. Que bom, Fernado, que teus cálculos são conservadores. Ninguém poderá te acusar de otimista exagerado e chapa branca.
    Parabéns por toda tua cobertura deste leilão.
    Um grande abraço

    PS: acho que teve muita gente que não dormiu esta noite. Tendo inclusive ataques de caganeira durante a noite.

  14. Ninguém fez análises sobre os aspectos: 4ª frota, o mix de países representados nas companhias, a possibilidade afastada de a 4ª frota intervir no caso de uma companhia americana (graças a Deus de fora) burlar as regras nacionais e ser “defendida” por força armada americana, a participação pequena e menos assustadora para o império do norte, dos chineses, etc.
    Todos esses fatores, além da receita federal total no processo, contribuem para que se perceba o efeito estabilizador do acordo como um todo. Os patifes entreguistas apostavam no adiamento como uma forma de burlar as regras no futuro.

  15. Se o governo chinês quer emprestar pq nao vermos que e claro que eles vão arrematar afinal eles tem capital pra isso a sinopek e uma das maiores e talvez a maior no mundo ja fez e continua fazendo investimentos bilhonarios no Brasil será que nao vamos ficar nas mãos dos chineses como anteriormente estávamos nas mãos dos americanos? Sou a favor da soberania do nosso,pais e se nao defendermos oq e nosso agora talvez perderemos a petrobras?se esse campo der errado quem vai pagar a divida?

  16. Quem critica o negócio sob o argumento de que poderíamos explorar sozinhos se esquece que para isso teríamos que queimar reservas e ficar a descoberto, ou captar dinheiro a juros, já que os custos iniciais são altíssimos. Também se esquece de que a Petrobrás não é totalmente do governo. Isso o Ildo Sauer e outros não trazem a lume, claro.

  17. O peso dos encargos sociais exigido da iniciativa privada obriga as empresas a nivelar planos de carreira, cargos e salários para a maioria dos colaboradores, justamente visando o mínimo possível desse repasse ao governo. Pra mim encargo social é responsabilidade do trabalhador e não do empregador. Mas como o governo sabe que isso não vai funcionar, se garante via CLT a título de defesa dos direitos do trabalhador. Porque então os servidores públicos estão sujeitos ao Regime Jurídico Único e não à CLT.

  18. Eles já sabiam… Ninguém esperava a postura de D. Dilma, que obrigou os demais a se posicionam publicamente. Novo cenário geopolítico… Será que as coisas mudam ? Como ficará a relação de confiança entre o pessoal do G7 ? Agora terão o povo nos calcanhares.

  19. Eles já sabiam… Ninguém esperava a postura de D. Dilma, que obrigou os demais a se posicionam publicamente. Novo cenário geopolítico… Será que as coisas mudam ? Como ficará a relação de confiança entre o pessoal do G7 ? Agora terão o povo nos calcanhares.

  20. Pesquisa quando some é porque tá mal pra quem contratou, ou seja o PT. Devido o histórico do Aécio em surrar petralhas na eleição, e facilitar a varrida vai ser ainda no primeiro turno!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *