“Deu zebra” no que era esperado hoje no mercado cambial.
Toda a lógica apontava numa queda expressiva do dólar, depois da explosão de sexta-feira. Hora, na linguagem do “mercado”, de “realizar lucros”, isto e, embolsar o que se ganhou na subida da moeda americana.
Só que não.
A abertura dos negócios até seguiu este roteiro ortodoxo, com a moeda americana baixando para R$ 4,08, mas a coisa acabou se invertendo e o dólar voltou a subir, passando até da marca dos R$ 4,12.
Todos de boca aberta esperando que, afinal, o BC faça chover dólar on mercado e não a “garoa” que promete.
O mercado financeiro, entenda quem já afinou (ou tentou, no meu caso) um violão, é uma corda que toca cada vez mais agudo e a gente sabe o que acontece com uma virada mais forte na cravelha.
O país está entregue à especulação, sem projetos e diretrizes para a economia real e isso, mais cedo do que tarde, leva ao desastre.
18 respostas
Tentem imaginar se a Bolsa “despencar” literalmente e provocar prejuízos gigantescos aos que apostam no CAOS total. Não ficará um tijolo inteiro em todo o cimento do Brasil. Iremos, assim, digamos……construir um país do ZERO.
Para os especuladores, é possível ganhar dinheiro na queda da bolsa.
É um pouco mais complexo do que isso. Queda da Bolsa não necessariamente implica em “prejuízos gigantescos” aos que apostam no caos, infelizmente…
Os mesmos de sempre faturando milhões com especulação.
Faz tempo que as flutuações do dólar e da Bolsa deixaram de ter alguma relação real com a economia ou com a geopolítica.
Aplicar em Bolsa ou em dólar, hoje em dia, está muito mais para jogos de azar do que para investimentos de risco. Exceto, é claro, para os que mexem os pauzinhos.
A falta de uma política económica confiável ( neste caso,pior porque ela não existe) ,leva aos malandros de sempre a acumular fortunas com a especulação.Argentina virou nas mãos dos entreguistas um gigantesco bingo, os jogadores fazem o dólar subir ou descer a sua vontade ,independente das intervenções do Bcentral de lá .Mas ,no caso dos hermanos os especuladores são os próprios funcionários do governo e seus amigos e parceiros de negócios.
Quem paga a conta? os atuais e as futuras gerações de argentinos ,presos a tutela do FMI .
O tecago boy guedes ,já antecipou ,”estamos num buraco negro” ,o BURACO chamado FMI está mais perto a cada vez.
O verdadeiro desastre será quando essa especulação e um ataque pra valer à nossa moeda, pulverizarem as reservas que o PT deixou. É questão de tempo, esse futuro não precisa se astrólogo para prever.
Pode ficar tranquilo Antonio, esses muleques não compram e vendem moedas de verdades. Operam um falso dólar na BM&F, um contrato futuro que está baseado um volume hipotético de dólares (50.000 para ser exato) e diariamente ajustam o valor de suas apostas da cotação para o final do mês antes do final do mês voltam a fazer o mesmo e rolam suas posições para o próximo mês. Todas essas aposta liquidam diariamente em reais. Atualmente a cotação do dólar tem pouco a ver com a oferta ou demanda real de dólares. As reservas internacionais quase não se movem desde o início da aventura golpista e de destruição da economia brasileira, em compensação a dívisa brasileira é a que mais modifica seu valor diante das outras divisas (a tal volatilidade na linguagem dos “especialistas”). O mercado financeiro precisa voltar a ser só mercado financeiro e não aprendiz de feiticeiro ou militonto da empiricus.
Mas o que acontece se, com a turbulencia na econonia, grandes volumes de ações começarem a ser vendidos para repatriação dos recursos (ou mudança para outro país)? Isso não poderá desencadear uma fuga de divisas? E, nesse caso, o que acontecerá se essa fuga for em magnitude suficiente elevada? Não poderá comprometer as reservas em moeda estrangeira (o dito colchão acumulado anteriormente)?
Acho que não. As empresas estrangeiras não demonstram nenhuma intenção de sacar seu capital daqui. Você acha que por exemplo o Banco Santander fecharia sua unidade mais lucrativa ou iria repatriar capital com o câmbio nessas alturas? Nunca. O mesmo vale para outras empresa multinacionais. O movimento do “dólar” é totalmente local. Os estrangeiros tem pouco a ver com esses movimentos. Os hedge fundings que operam lá fora com nossas taxas de juros e câmbio faz alguns anos que reduziram suas posições e exposições com o Brasil. Esse é um jogo local das tesourarias dos Bancos e dos Fundos, além dos famigerados swaps cambiais do Banco Central. Dolar vivo mesmo necas (“flow mesmo” como dizem esses picaretas do Mercado só o normal de importadores e exportadores e um outro fluxo as filiais brasileiras e suas matrizes lá fora). A taxa de câmbio tem tido um comportamento quase que político, quando algo desagrada a turma da Bufunfa o dólar sobe e o contrário quando algo os agrada. O resto do movimento tem a ver mesmo com a valorização do dólar contra quase todas as divisas em razõão da elevação das taxas de juros pelo FED americano e o fim do dinheiro fácil (quantitative easing apelidado de kiwi). Mas isso é um evento totalmente externos a nossa vontade e as nossas fronteiras. Acho que é isso. A turma da bufunfa sabe que os únicos ativos que garantem e permitem que toda essa lambanza que fizeram não quebre o país são as nossas reservas internacionais formadas nos governos petistas (a situação da nossa balança de pagamentos é um fato totalmente inédito na nossa história econômica de recorrentes crises de endividamento externo e situação de default e gerenciamento da economia pelos credores externos). Daqui 50 anos nossos netos e bisnetos saberam que jogamos fora uma oportunidade de ouro por puro ódio político irracional e pela ação criminosa de nossas – com o perdão da força de expressão – “elites” e pelo alheamento ou alienação da maior parte de nossos concidadãos dos reais problemas brasileiros. Creio que se não evitarmos essa catastrofe se amplie ainda mais então no futuro a expressão crime de lesa patria ou lesa povo será a expressão mais correta sobre o que passou no país desde 2013.
Isto será quase impossível. O colchão que o Partido dos Trabalhadores deixou para estes cupins é grande demais. Mas a tentativa dos americanos de segurar o preço do petróleo para tentar prejudicar a Rússia e a Venezuela já foi abandonada, e o preço tende a disparar. E o Demônio de Cabeça Branca da Petrobras continua com a mesma política do Parente, de indexar o preço de gasolina, diesel e gás aos preços internacionais do petróleo e derivados, que não param de subir e vão disparar em breve graças à escalada de guerra no Oriente Médio. As repercussões disso no Brasil são imprevisíveis, com bolsonaristas tentando direcionar a revolta dos caminhoneiros contra o Congresso e o STF, como se não fossem eles próprios os culpados pela coisa.
Com certeza ainda corremos o grande perigo de que venha a ser implantada a horrorosa e pavorosa ditadura olavista/lavajatista, capitaneada pelo capitão. Eles têm a seu favor a audácia dos fascistas e forças verdadeiramente poderosas, inclusive de parte daquela elite macabra que acredita que se o capitão governar sem freios e cabrestos, poderá realizar todos os seus mais despudorados desejos, mesmo que reduza a pó todas as conquistas sociais dos brasileiros.
Mesmo que o encontro fascista reúna apenas 15 000 pessoas na Paulista, eles ainda se sentirão muito fortes e agora não estarão mais brincando, estão mesmo querendo dar seu golpe de estado. É vital, é crucial para o país que o povo volte às ruas com os estudantes, no dia 30, e o povo voltará. Voltará, e será melhor focarmos o movimento na pluralidade, que é o segredo da abrangência. A fórmula do sucesso das marchas dos coletes amarelos é a pluralidade de temas, com um só espírito progressista. O movimento deverá focar em itens de pauta, tipo defesa da educação, condenação da destruição da previdência, Lula Livre, fim das armas e do ódio, fim das guerras, defesa da floresta e dos índios, sem exigências estruturais tipo “nova eleição”, o que envolucraria o movimento popular em um pacote ideológico descartável. Com isso, o povo nas ruas selará o destino deste capítulo bolsonariano na história do país.
” Lucros já realizados , realizando mais lucro ” . Enquanto país houver . Eles só não mechem o fundo soberano aplicado no tesouro americano porque o Trump não deixa . Verdadeiro tramp.
Macri assumiu (de CFK) com o dólar Pesos $ 12.00…hoje 3.5 anos depois esta em $ 47,00 e queimando divisas para especulação com o consentimento “DESCARADO”..do FMI…..aqui será exactamente igual ou “PIOR”….SE PREPAREM…..
Esses canalhas da CIA foram colocados no poder para isso mesmo: transformar o Brasil em um pais desorganisado.
O processo da CIA é a SABOTAGEM aleatória no tempo e espaço, como tática.
Estamos à mercê da decisão de 53milhões de votos IRREPONSÁVEIS!
As mentiras e as promessas, assim como a munição do pessoal do mercado, andam se esgotando. A última mentira ou promessa que ainda sobrevive é a da mágica “reforma” da previdência como uma espécie de emplastro Brás Cubas que, baseada em uma estranha “filisofia”, vai curar todos os males econômicos e sociais (como já foi à sua época a “reforma” trabalhista e o teto de gastos). O MERCADO É O PRIMEIRO PROMOTOR E PRIMEIRO BENEFICIÁRIO DO GOLPE DE ESTADO QUE ELES AJUDARAM A PRODUZIR COM SUAS MISTIFICAÇÕES, MENTIRAS, E COM SUA POLÍTICA DE TERRA ARRASADA. Enquanto o Mercado não abandonar desligar o modo Empiricus, não poderemos voltar a discutir economia neste país. Não passam de moleques, embora a destruição que causam seja de gente grande.
GRAVÍSSIMA a atitude da GOOGLE de suspender serviços pra empresas chinesas a mando do governo Americano
Quer dizer que na hora de CHANTAGEAR e exigir equidade de tratamento pra empresas (deles) no mundo, é uma coisa ..depois, pra se IMPOR interesses geopolíticos, as empresas americanas tem pátria e governo, partido ?
PIOR que NINGUÉM da imprensa brasileiro esta discutindo isso no BRASIL ..nós que estamos perdidos com o “minto” e não conseguimos escapar de questões básicas, elementares, superadas no planeta desenvolvido como, democracia, Estado LAICO, independente, altivo, de bem estar social etc
FERNANDO BRITO, será que vc poderia alertar seus leitores dobre o que esta ocorrendo ?
Cadê a classuda classe média que queria derrubar a Dilma para voltar a viajar para Miami ??
Hahahahahahahahah https://media3.giphy.com/media/65ODCwM00NVmEyLsX3/giphy.gif
Nada pode ser tão ruim que não possa piorar. As ratazanas já estão pulando dessa nau fantasma. Só os mais idiotas ainda insistem nessa fraude que elegeram.
Mauricio Macri já pôs a Argentina de joelhos no chão e de pires na mão às portas do FMI.
Vem aí o “Efeito Orloff”: “Eu sou você amanhã!”