Eduardo Cunha é uma ameaça à ordem democrática

aroeiracunhaesc

A versão da coluna de Monica Bergamo, na Folha, de que Eduardo Cunha deflagrou o processo de impeachment porque teve informações de que a Procuradoria Geral da República, diante dos indícios e provas de crimes cometidos por ele, pediria seu afastamento da da Presidência da Câmara é, se verdadeira, um retrato da situação apavorante que é a sua permanência no cargo.

A descrição é escandalosa: “Cunha acha que agora Janot fica de mãos atadas. Qualquer movimento do procurador-geral poderia voltar a ser classificado pelo presidente da Câmara como iniciativa pró-governo, para livrar Dilma Rousseff do processo de impeachment”.

Escandalosa e estúpida, porque nada teria tanta acolhida e mesmo a oposição, ao menos da boca para fora, diz exigir seu afastamento.

 

Os poderes da Presidência da Câmara – sobretudo o de decidir o que se vota ou o que não se vota na Casa – já tornariam incompatível com o seu exercício alguém que os usasse além do normal e razoável do jogo político. Mas quando se trata de uma pessoa capaz de usar como escudo a própria estabilidade democrática, então se torna mesmo uma ameaça intolerável.

A segunda parte da nota de Monica Bergamo é, penso eu, inverossímil. Ela pode até ter ouvido mesmo a história de algum governista que quisesse se mostrar “esperto” ao ponto engambelar um dos políticos mais finórios e negocistas que o país já conheceu.

Cunha não entrega a botina antes do voto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. É, tem horas que dá pra desconfiar que Janot joga no time deles. Se não fosse assim, já teria mandado prender cunha. Nem seria necessária a mesma agilidade utilizada contra Delcídio. Aliás, em relação a este tucano filiado ao PT, ocupante de cargo na Petrobrás durante o governo fhc, tem horas que eu acho que se inaugurou no Brasil a queima de arquivo sem necessidade de elimina-lo fisicamente.

  2. Cunha é a história do escorpião, nunca perde a essência .E tem certas jornalistas que adoram uma “fofoquinha” para botar lenha na fogueira.

  3. Vou repetir o que disse em outro blog.
    Papo furado. Ele deu calll no ultimo instante quando não tinha mais cartas pra jogar.
    Essa Mônica esta mais para jornalista de caras.

    1. Tens razão Paul Moura. Jogo ensaiado de bandidos. Ora, porque o pig (globobo & cia) chega a desenhar para seus seguidores coxinhas o roteiro do impitim, para ver se cola o golpe. Padilha -baita 171- é lucro pra Dilma que ele deixe o governo, aliás nem deveria ter integrado. Ele não resiste à um repasse no seu passado, os gaúchos conhecem bem a peça. Vai Padilha e vê se não volta mais à Brasilia.

  4. É provável que não tenhamos ainda imaginado toda maldade de que esse cunha é capaz.Pelo que mostrou até agora deve ser o inimigo que ninguém gostaria de ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *