Entrega da Embraer é retrato do papel de polícia a que relegam os militares

folhamil

Da capa da Folha desta terça-feira, difícil não ver a metafórica associação entre a foto da intervenção policial do Exército em natal (RN) e a manchete que revela o óbvio: que a tal “fusão” – obviamente uma compra, dada a diferença de tamanho entre elas – entre a Boeing e a Embraer é a entrega de qualquer pretensão de termos tecnologia própria de defesa militar.

Igor Gielow, durante muitos anos especialista em assuntos militares da Folha, deixa claro que a empresa norte-americana mira exatamente no núcleo de capacidade tecnológica formado pelo corpo técnico da brasileira e que a aviação militar é um dos seus alvos, especialmente o cargueiro multipropósito KC-390, produto brasileiro com imensas perspectivas de mercado.

É claro que os americanos têm condições de produzir um cargueiro militar igual, mas a possibilidade de ter um modelo já desenvolvido (acaba de receber o “certificado de operação“), com dinheiro alheio,  e um imenso mercado à vista (substituir o Hércules C-130, que voa, em versões modernizadas, desde os anos 50). Mas seu interesse nisso não é de hoje e quem tiver dúvida, que leia a reportagem de Assis Valente, publicada pelo Valor em abril de 2015, muito antes desta negociação ser proposta:

Os Estados Unidos entraram com força na competição com o Brasil para a venda de seis cargueiros militares para Portugal, num pacote de dezenas de milhões de dolares. A Embraer está na briga com seu KC390, da qual uma parte é inclusive produzida em sua usina de Évora, em Portugal. (…)Ocorre que Washington ofereceu ao governo português um pacote financeiro considerado extremamente interessante, que inclui não só a venda dos seis cargueiros em condições vantajosas, fabricados pela Boeing, como a reforma dos aparelhos Hércules da Força Aérea Portuguesa que estão em má situação e mesmo a reforma de base aérea no país.

Os mercados de aviação regional (até 150 passageiros) e de jatos executivos, evidente, também interessam, mas só os tolos acham que uma empresa como a Boeing não é ponta-de-lança da política militar dos EUA.

E faz parte desta política ter as Forças Armadas de países como o Brasil serem essencialmente polícias internas, meras garantidoras da “ordem”, desprovidas de senso (e de capacidade tecnológica) de guardiães da soberania nacional.

A mensagem do comandante do Exército, general Eduardo Villas-Bôas, na virada do ano, criticando o uso exagerado e repetido das tropas em missões policiais é um sinal de que isso não passa despercebido em parte importante do alto escalão das Forças Armadas.

Só isso explica que até um governo entreguista e sabujo com o que temos esteja levantando obstáculos à absorção da Embraer pela Boeing – pois é isso, afinal, do que se trata.

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. Bom dia Fernando, Feliz Ano Novo!

    Esses Militares Bunda Moles, assistiram calados a entrega do Pre Sal a preço de banana podre, muitos são burros e ignorantes e não têm a mínima noção de geo política estratégica, só pensam mesmo em se infiltrar em manifestações. A mensagem do comandante do Exército, general Eduardo Villas-Bôas, na virada do ano, criticando o uso exagerado e repetido das tropas em missões policiais é um sinal de que isso não passa despercebido em parte importante do alto escalão das Forças Armadas. Reajam cambadas de Bundas Moles, o país está sob ataque. Vocês existem para que?

    1. Eles só reagem quando tem grana envolvida. Se ameaçaram cortar suas verbas e aposentadorias ficam nervosinhos. Mas não passa de uma reação tosca e covarde.

    2. O mais tragico é não haver qualquer reação dos militares brasileiros . Foram emasculados. Só há revolta quando tem um petista “comunista” envolvido. Hoje nem a China é mais comunista. Nem a Russia, nem Cuba. Já q não se importam com a perda da soberania territorial – entrega da base de alcantara e entrega do poder de fogo, capacidade defensiva – que respondam a pergunta q não quer calar: para q forças armadas? Melhor fechar marinha, aeronáutica e exército. Faríam uma enorme economia. Sobraria dinheiro para pagar os juros escorchantes a banca internacional/nacional e os rentistas. E teriam mais mão de obra barata e escrava para o capital. Não se enganem, é esse o caminho q pretem pretendido pelos golpistas do estado mínimo. Forças armadas brasileiras perderão a serventia. O plano é claro. Depois partirão para diminuir o efetivo militar. O ideal para os golpistas será permanecerem apenas os velhacos de fraldão e babador, velhos gagas apavorados com comunistas. Se sobrar algum efetivo militar, será para fazer o papel de polícia. Que em um futuro próximo será substituída por milicia. Autorizada a matar pobre, preto e ê puta. Com o aumento da desigualdade social e o fim da classe média, 99% estarão nessa turma de morredores natos.

  2. Vivemos tempos mais infames do que os tempos da inconfidência mineira. Este pode ser o período mais podre da história do brazil, mas como ainda não sabemos se já batemos no fundo poço, ainda pode piorar.

  3. Está tudo dominado! O exército ou boa parte dele faz parte do grande acordo “nacional” dos golpistas. É desolador termos um exército anti-nacionalista. É necessário repensar o Brasil, pois fica difícil termos um projeto de nação com a elite do atraso dominando o judiciário, o legislativo e as forças armadas. É necessário criar mecanismo para que estes setores não voltem a atentar contra os interesses nacionais novamente. CHEGA DE GOLPES NO BRASIL!

  4. Mas passou despercebido a privatização da petrobras. Pra que forças armadas senão protege a soberania Nacional?! Pra que soberania em um país que não se respeita como nação e enaltece tudo que vem dos EUA?! Pra que uma elite sabuja e escravocrata, massa de manobra que não defende sua nação e nao reconhece o valor de empresas estatais na construcao de conteúdo local e são influenciados por emissoras apoiadoras de golpes militares e parlamentares ?!

    Transforma esse país logo num porto rico, adota o inglês com lingua oficial e dolariza a moeda. E pode dar fim as forças armadas, pra que serve soldados que não lutam em defesa da nação?! Pode fechar, menos despesas…Da pra construir muitas escolas, hospitais, estradas com o dinheiro gastos com esses militares que so assistem passivos a derrocada do país. É só lembrar Juca’: ” já conversei com as forças armadas”… Panos quentes!

    Pras forças armadas: ” Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor”. (Desmond Tutu)

  5. Como sugerido por Jose Carlos Salomao, vale a pena entrar – de vez em quando – no site defesa.net para ver como pensa o militar brasileiro, pelo menos aqueles representados por este site. Parece que este site representa militares reformados, mas muito bem conectados com a hierarquia “castrense”, como se diz. E’ de chorar de tristeza, mas explica muito bem porque estamos na situacao em que estamos. A preocupacao ali, como ja’ foi mencionado, e’ com as ameacas que a Bolivia, a Venezuela, e os movimentos sociais e o PT representam para o Brasil. A entrega do pre-sal, eletrobras, Alcantara, e talvez a Embraer, a destruicao das politicas sociais de protecao da sociedade brasileira, e da politica independente e soberana do PT, nao representam nenhuma ameaca ‘a nacao brasileira e sua soberania.

    O general Etchegoyen se encontrar em audiencia oficial com o diretor da CIA no Brasil, no Palacio do Planalto, aparentemente, nunca foi nem mencionado naquele site. Afinal isto deve ser motivo de orgulho para estes cavalheiros que se consideram responsaveis pela seguranca do Brasil. A CIA e’ a agencia de espionagem e contra-espionagem mais importante e bem sucedida no mundo, e deve ser considerado motivo de orgulho para a arapongagem brasileira ser prestigiada pelo diretor da Agencia no Brasil, e nao um mero espiao.

    Claro, o Temer ja’ tinha contato com os caras bem antes de dar o golpe, ele era informante informal da turma da embaixada.

    Apesar do general Vilas Boas ser uma pessoa decente, e ele transmite isso, ele deve ter que conviver com uma maioria tipo general Mourao, Etchegoyen, e muitos outros.

    Isto sem considerar que o Juca’ tinha mencionado, de passagem, assim como o pessoal do STF, os militares estavam de acordo com o afastamento da Dilma, pra “parar a sangria”.

    E’ uma pena o que vem acontecendo com o nosso pais. Mas considerando o alinhamento de forcas entre o empresariado nacional e multinacional, banqueiros nacionais e internacionais, midia, STF e Judiciario, Ministerio Publico, Policia Federal, vasta maioria da classe media, (menos os setores de esquerda que tambem sao classe media), militares, muitos setores do funcionalismo publico, o Brasil e o PT nao teriam mesmo condicao nenhuma de frear o golpe.

    O proprio povo, com excecao daquela minoria de 10% que foi contra o impeachment, ficou do lado dos golpistas.

  6. Como sugerido por Jose Carlos Salomao, vale a pena entrar – de vez em quando – no site defesa.net para ver como pensa o militar brasileiro, pelo menos aqueles representados por este site. Parece que este site representa militares reformados, mas muito bem conectados com a hierarquia “castrense”, como se diz. E’ de chorar de tristeza, mas explica muito bem porque estamos na situacao em que estamos. A preocupacao ali, como ja’ foi mencionado, e’ com as ameacas que a Bolivia, a Venezuela, e os movimentos sociais e o PT representam para o Brasil. Mesmo agora, 1 ano e meio depois do golpe, com as desastrosas consequencias.

    A entrega do pre-sal, eletrobras, Alcantara, e talvez a Embraer, a destruicao das politicas sociais de protecao da sociedade brasileira, e da politica independente e soberana do PT, nao representam nenhuma ameaca ‘a nacao brasileira e sua soberania, do ponto de vista deles.

    O general Etchegoyen se encontrar em audiencia oficial com o diretor da CIA no Brasil, no Palacio do Planalto, aparentemente, nunca foi nem mencionado naquele site. Afinal isto deve ser motivo de orgulho para estes cavalheiros que se consideram responsaveis pela seguranca do Brasil. A CIA e’ a agencia de espionagem e contra-espionagem mais importante e bem sucedida no mundo, e deve ser considerado motivo de orgulho para a arapongagem brasileira ser prestigiada pelo diretor da Agencia no Brasil, e nao um mero espiao. Claro, o Temer ja’ tinha contato com os caras bem antes de dar o golpe, ele era informante informal da turma da embaixada. O pessoal do Mossad nao precisa – eles ja’ estao no poder, no Brasil e na Argentina – e jamais daria esta bandeira que o cara da CIA/General Etchegoyean deram.

    Apesar do general Vilas Boas ser uma pessoa decente, e ele transmite isso, deve ter que conviver com uma maioria tipo general Mourao, Etchegoyen, e muitos outros.

    Isto sem considerar que o Juca’ tinha mencionado, de passagem, que, assim como o pessoal do STF, os militares estavam de acordo com o afastamento da Dilma, pra “parar a sangria”.

    E’ uma pena o que vem acontecendo com o nosso pais. Mas considerando o alinhamento de forcas entre o empresariado nacional e multinacional, banqueiros nacionais e internacionais, midia, STF e Judiciario, Ministerio Publico, Policia Federal, vasta maioria da classe media, (menos os setores de esquerda que tambem sao classe media), militares, muitos setores do funcionalismo publico, nao podia ter sido diferente; o Brasil e o PT nao teriam mesmo condicao nenhuma de segurar e impedir o golpe.

    O proprio povo, com excecao daquela minoria de 11% que em 17 de abril de 2016 foi contra o impeachment, ficou do lado dos golpistas.

    A ultima esperanca de salvacao do Brasil e’ Lula. Se ele for impedido, e o povo aceitar outro golpe, adeus Brasil “que poderia dar certo.”

  7. Exércitos latino-americanos com cunho nacionalista foram muito poucos,lembro do Perón na Argentina ,do Chavez,mas em geral eles são fiéis custódios dos interesses do Tio Sam. Não existe essa veia nacionalista a qual o pessoal tanto apela.O patriotismo é uma bobagem que eles alimentam para defender a sua existência perante os pouco questionadores ( a maioria evidentemente).
    O SERVIÇO QUE PRECISA SER FEITO,A REAÇÃO QUE JÁ DEVERIA TER VINDO ,NÃO É A DOS FARDADOS,É A NOSSA,OS QUE PAGAMOS A CONTA ,OS QUE EM DEFINITIVA SEREMOS OS MAIS PREJUDICADOS.
    EM FIM NÃO ESPEREMOS QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE JÁ DEVERÍAMOS TER FEITO,DADO UM BASTA NO GOLPE DOS LADRÕES
    .AS RUAS !!!!!SÃO O CAMINHO

  8. Quanto custa o senso de soberania nacional de um militar? O mesmo de um juiz: o soldo.

    Pingou na conta, tá beleza…

    Esquentar a cabeça com o que? Aramados de fuzis, assim como os juízes armados de “leis”, sabem que o país pode ir a merd@…

    O deles, está garantido…

  9. – E faz parte desta política ter as Forças Armadas de países como o Brasil serem essencialmente polícias internas, meras garantidoras da “ordem”, desprovidas de senso (e de capacidade tecnológica) de guardiães da soberania nacional.
    Entrega logo essa porra, mas, estipulado no contrato de venda que eles levam as forcas armadas tambem. Aqui elas so servem ou para dar golpe politico ou sustentar ladroes no governo, desde que sejam ladroes da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *