Estrella, o descobridor do pré-sal: Petrobras voltou à era FHC

estrella

Em ótima entrevista ao Sul21, o geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor de produção e exploração da Petrobras e líder da equipe que descobriu a ocorrência de petróleo na camada pré-sal do litoral Sudeste do Brasil, diz que a Petrobras, hoje, regrediu à situação a que a levou o governo Fernando Henrique Cardoso, quando a orientação era para a empresa  “abrir espaço, principalmente na área de exploração e produção, para empresas estrangeiras”.

“(…)  a empresa novamente está se apequenando sob um argumento frágil, que é o argumento da insustentabilidade financeira. A Petrobras é uma empresa que produz dois milhões e meio de barris por dia. O valor só dessa produção de petróleo bruto é de quase 50 bilhões de dólares por ano, nos preços atuais. A empresa tem uma dívida que é grande, é verdade, mas com esses recursos que ela tem em mãos pode sentar à mesa e renegociar essa dívida e não vender seus ativos, ser esquartejada e apequenada, o que dificulta, aliás, o pagamento da dívida. Quando você vende um gasoduto, está vendendo uma renda futura. Trata-se, na verdade, de um plano para privatizar a empresa.

Estrella conta que, quando assumiu a diretoria que cuida da perfuração e exploração de poços de petróleo e gás,  não encontrou “uma empresa de petróleo, mas sim uma empresa de investimentos no setor petrolífero” e que o governo Lula resolveu remobilizar todo o conhecimento acumulado pela empresa e ousar na prospecção de novas jazidas.

A descoberta do pré-sal se deu em um regime aberto à exploração de empresas estrangeiras. A Shell, em 2001, furou o pré-sal, no campo de Libra (veja a nota ao final). Ela parou no sal. Nós atravessamos o sal para ver o que tinha embaixo. As nossas previsões geológicas apontavam uma possibilidade muito grande de termos petróleo. Nossa dúvida era quanto ao tamanho dos reservatórios.

A dúvida virou a certeza de que o pré-sal é a maior jazida de petróleo encontrada no século 21 e que abriu caminho para o Brasil ter uma produção compatível com o tamanho de sua economia e livrou o país do fantasma da iminente exaustão dos depósitos da Bacia de Campos, explorada há 40 anos e, então, responsável por mais de 80% da produção nacional de petróleo.

(…)foi uma decisão corajosa, mas não foi uma decisão irresponsavelmente corajosa. Ela foi baseada em toda a nossa experiência de estudos geológicos nas bacias sedimentares brasileiras. Muita gente que disse que a Petrobras teve sorte ao achar o pré-sal. Não houve sorte alguma. Foi resultado de um projeto científico e técnico de perfuração, envolvendo tecnologia de ponta e conhecimento de fronteira. A descoberta do pré-sal foi produto, também, da decisão do governo Lula de libertar a empresa dos grilhões da bacia de Campos. Essa descoberta deu ao Brasil a condição que faltava para projetarmos o desenvolvimento nacional para todo o século XXI.

Estrella rejeita a ideia de que a exploração do pré-sal com reservas para a Petrobras tenha representado uma política isolacionista:

O marco regulatório do pré-sal, que acabou sendo derrubado pelo projeto do (José) Serra no ano passado, previa a participação da Petrobras em pelo menos 30% das explorações. Ou seja, abria espaço para a participação de empresas de capital estrangeiro em até 70%. Não houve nenhuma decisão isolacionista. Mas isso não bastou. A espionagem rolou solta, contra a Petrobras e contra a própria presidente Dilma Rousseff. Além disso, três meses depois de anunciarmos a descoberta do pré-sal, os Estados Unidos decidiram reativar a Quarta Frota no Atlântico Sul. Parece-me inegável que houve interferência externa no golpe que ocorreu no Brasil. No caso específico da Petrobras, representantes de empresas petrolíferas estrangeiras atuaram de forma desavergonhada no Congresso Nacional, numa verdadeira ofensa à cidadania brasileira. Desculpe-me a expressão, mas o Brasil está sendo transformado numa verdadeira casa de tolerância para capitais estrangeiros.

O “pai do pré-sal” diz que ” o próximo governo tem que se comprometer com a anulação pura e simples desses atos e partir para o confronto”.

Não há o que negociar. Gilberto Bercovici, professor de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo, disse que os beneficiários desses atos não são compradores, mas sim receptadores de roubo. Eles precisam ser enquadrados como receptadores. Estamos lidando com crimes lesa-pátria e com uma ditadura civil.

A elite empresarial brasileira, tola, prefere outra postura, servil, e não entende que está sendo roubada dela própria a oportunidade de ser sócia do desenvolvimento de um grande país. Prefere ser assecla subalterna de um projeto colonial falido no mundo inteiro.

Nota: O Tijolaço publicou mais desta história incrível, que não pareceu apetitosa à grande imprensa: Libra foi leiloada por R$ 250 mil no Governo FHC 

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

19 respostas

  1. Muito triste. Um país que abre mão da soberania. Que se recusa a se tornar uma grande potencia, por pura ganancia e elitismo. Vamos todos acabar perdendo, mais cedo ou mais tarde. Lamentável
    .

  2. Lula ou o candidato que ele eleger simplesmente terá que recuperar toda a riqueza do Brasil que as aves de rapina estão roubando. Volta Lula, e junto contigo traga a nossa coração valente Dilma. Queremos nosso país de volta.

  3. EMIR SADER EXPÕE PARCIALIDADE EM PROCESSO DE LULA E BOMBA NAS REDES

    Tweet do sociólogo e colunista do 247 Emir Sader viralizou nas redes sociais ao questionar a parcialidade do TRF-4 sobre o julgamento do recurso contra a condenação do ex-presidente Lula; “O revisor do processo do Lula leu 250 mil páginas em 6 dias. Isto e’, ele leu 2 mil páginas por hora, sem dormir, durante 6 dias”, disse Emir; até o momento, a 8ª Turma do TRF4 julgou 23 apelações da Lava-Jato e nenhuma delas foi julgada tão rápido

    18 DE DEZEMBRO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.revistaforum.com.br/segundatela/2017/12/18/frase-de-emir-sader-bomba-nas-redes-ao-expor-parcialidade-em-processo-de-lula/

    1. … Por que os portais do *PiMG não estão noticiando a violência brutal infligida aos argentinos nas ruas contra a ‘Reforma da Providência (sic) da Morte’ de lá?
      *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista), Globo Organizações MafioCriminosas à frente!

      1. O Canal CN5 ainda transmite noticias. Havia protestos durante a noite.
        Neste momento estão estão tentando derrubar o canal CN5, minutos atrás havia
        mais de 30 mil assistindo, agora derrubaram para menos de 10 mil

      2. Não publicam porque não querem que o povo daqui acorde também.
        O golpe do mercado financeiro é para escravizar os países do Sul. É uma guerra declarada e desigual que tem o intuito de massacrar qualquer resistência. Teremos um 2018 pesado, muito pesado.

        1. … Muito obrigado pela confirmação:
          era justamente o que este matuto velho estava pensando!

          ***

          Teremos um 2018 pesado, muito pesado

          E bota pesado nisso!

    1. Honestos e honestas trabalhadores(as) do bem do Brasil, lutemos como os nossos irmãos e irmãs argentinos(as)!
      Lutemos como os negros de Detroit – década de 1960

      ***

      Detroit – Traililer do filme de Kathryn Bigelow com John Boyega – 2017

      https://www.youtube.com/watch?v=LHaUc9BmR-0

      NOTA:
      em ‘Detroit’ também ficam expostas as vísceras putrefatas da Justiça e da Polícia!…

  4. A MÍDIA BRASILEIRA NÃO MOSTRARÁ,MAS RECOMENDO OLHAR AS IMAGENS E VIDEOS QUE MOSTRAM A DIGNIDADE DE UM POVO QUE NÃO QUER SER SOMETIDO , ESCRAVIZADO,ESTUPRADO E REAGE.
    ME REFIRO AOS PROTESTOS EM BUENOS AIRES CONTRA A REFORMA PREVIDENCIÁRIA DO FANTOCHE AMERICANO QUE OS COXINHAS E A JUVENTUDE ANALFABETA POLÍTICA NA ARGENTINA, ESCOLHEU.

  5. O povo brasileiro está abandonado pelo STF, pelo MPF, pela PF e pelas forças armadas constitucionais! Nada a fazer! Apenas engolir seco e tentar descobrir onde está amarrada sua égua.

  6. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando:

    Grande Estrella ! * ! * ! * ! * ! * Um brasileiro valoroso e de muitas qualidades (positivas).

    A “grande” mídia é composta de sabujo$$ sujo$$ e sabuja$$ suja$$ a serviço de ianque$$ e de $$ioni$$mo de capital e$$peculativo interna[$$]cional e outras máfia$$ (como a má-$$onaria, com dois c(h)ifrõe$$, de é$$e-é$$e neofa$$cinazi$$ta) de canalha$$ direitista$$…

    . PARA A ENÉSIMA PATIFARIA DA DIREITA :
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressismo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus/suas inimigos/as nem parecem ser tão espertos/as assim.

    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA :
    . Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    . Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    . Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    . Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    . Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)

    . E MAIS :
    . Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção
    . O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo
    . O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria
    . Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!
    . A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres
    . O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora
    .:.
    :: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013, [consultado em 01-10-2016].
    .:.
    Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
    U m homem simples como as coisas boas da vida
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira
    I magem perfeita do homem de si senhor
    O humano defensor de humana lira

    L uz de nossa gente, lutador incansável
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro

    D igno e sincero, fraterno e muito humano
    A migo do povo, honesto e sempre lhano

    S eja o meu/nosso canto para te louvar
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
    V itória da melhor sorte no número treze
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    .:.::.:.
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
    .:.
    .:.
    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV

    : Diga “NãO” à Rede Goebbels
    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    Globo

    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO
    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
    .
    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
    . …………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )
    .:.
    Se você não for cuidadoso / cuidadosa
    .
    “Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
    . …………………..………………………………. ( Malcolm X )
    .:.
    ( En la lucha de clases )
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas

    Piedras
    Noches
    Poemas
    . ……………………………………….( Paulo Leminski )
    .:.
    ( Não é a beleza )
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    . …………………………………………….( Salamah Mussa )
    .:.
    A existência precede a essência.
    . …………………………………………….( Jean-Paul Sartre )
    .:.
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já perderam DE QUATRO nas últimas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  7. ADIANTANDO O EXPEDIENTE DA TERÇA :
    Dilma é uma jumenta ?
    Pelo tamanho da tabaca da sua mãe, tenho certeza que a jumenta é ela.
    Lula é ladrão ?
    Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
    Sua mãe? Sua mulherzinha e você vão dar muito cu esse final de semana? Sua mãe também gosta da PUTARIA? Ela gosta do surubão ?
    Acho que você, sua mulherzinha e a puta da sua mãe tem um tesão enrustido pelo Lula. Ou é a puta da sua mulherzinha?
    Você, Capiau Venha Chupar Meu Pau e o Kawarinha começaram o troca-troca ? Cadê a outra vagabunda? Quem vai chupar quem dessa vez ?
    Como você repete seus comentários de MERDA até a exaustão , só lhe responderei com este texto, com pouquíssimas modificações . Na medida em que você for escrevendo seus comentários de MERDA, Eu vou modificando os meus.
    A diferença entre eu e você, é que voce, ganha pra disseminar MERDA . Eu faço por puro PRAZER .
    NÃO PRECISO TER PRESSA. TENHO TODO TEMPO DO MUNDO.
    VAGABUNDINHA.
    Kkkkk
    Kkkk
    Kkk

    Kawarinha/Lula/Qualquer Porra
    ADIANTANDO O EXPEDIENTE DA TERÇA:
    Não adianta fazer gracinhas. Você tá fodida bonequinha Barbie.
    Não tente mudar seu discursinho de MERDA. FILHO DA PUTA.
    Nem mude seu nome de CORNO.
    Cadê as outras vadias ? Você chupa a Arnestinha ou o contrário? Ou é o Capiau Venha Chupar Meu Pau?
    Você, sua mãe e a mulherzinha vão dar muito CU esse final de semana ? Sua mãe ou sua mulherzinha gostam do surubão?Você e sua mãe têm vontade de foder com o Lulão? Sua mulherzinha também. Ele têm setenta anos, mas ainda traça vocês todas.
    Só vou lhe responder com esse texto ou vou modificando à medida que você for escrevendo seus comentários de MERDA!
    Vagabunda !
    Chuparina !
    Otária !
    Kkkkk
    Kkkk
    Kkk
    Kk
    K

    CAPIAU VENHA CHUPAR MEU PAU
    ADIANTANDO O EXPEDIENTE DA TERÇA:
    Se fazendo de engraçadinha , né vadia ? Então vou mudar sua definição: você é igual à hiena, come BOSTA e dá CU. Assim como toda sua família .
    E aí, você, sua mãe e mulherzinha, vão dar muito cu nesse final de semana ?
    Você não se cansa cachorra vadia?
    Começaram o troca-troca de novo? Você, a Arnestinha e a Kawarinha? Quem chupa quem?
    Capiau Venha Chupar Meu Pau é o mais CHUPARINO.
    NÃO peça arrego vagabunda !
    Entendeu agora o que eu quis dizer “não importa o assunto” ?
    Vocês podem comentar sobre Deus , Jesus, Madre Tereza de Calcutá, etc.
    Só vou responder vocês com meu repertório de obscenidades !
    Não é nem 10% do que sei.
    Aguentem firmes PEDERASTAS !
    KKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.