Falta voto. Se a pressão da rua aumentar, degola da previdência não sai

 

maniprev

O Governo venceu na terceirização, mas a vitória ofereceu uma visão de perda de poder que é tão evidente que nem a mídia deixa de reconhecer.

Não apenas pelo baixo número de  votos que teve o projeto, imposto goela abaixo da Câmara por Rodrigo Maia, cumprindo a orientação de Temer de que era preciso sinalizar poder.

Deu, mas “deu ruim”, como se diz na  gíria.

188 votos contrários não são pouca coisa para quem, com 205 (ou até menos, se contadas ausências e abstenções) barra uma emenda à Constituição como será necessário fazer.

E os 231 que Temer e Maia obtiveram são muito pouco para quem vai precisar de 308 se quiser cortar o pescoço dos direitos previdenciários  dos trabalhadores.

O resultado, no mínimo atrasou a votação da Previdência. Quanto mais tarde, mais perto da eleição e quanto mais perto das eleições, menos chance terá.

É pouco crível que o governo tenha ganho os votos que esperava com a exclusão dos servidores estaduais e municipais da reforma, sob o argumento de que são “categorias organizadas” e, por isso, estariam pressionando os deputados que, agora estariam livres para votar com o Governo.

Ora, se são categorias organizadas e informadas sabem que, no mínimo, o corte de direitos para servidores federais e para trabalhadores em geral só abre caminho para que governadores e prefeitos desesperados pelas dificuldades financeiros lhes façam o mesmo, invocando a isonomia e o “fim dos privilégios” que se tornariam as regras antigas.

A manobra para “jogar a batata quente” para longe de Brasília pode, até, tirar votos fiéis a governadores e prefeitos que não querem ouvir, diante dos pedidos de auxílio ao Governo Federal , a sugestão de que façam a sua reforma previdenciária local, se querem a ajuda.

Os próximos dias vão mostrar que a mobilização contra a reforma da Previdência não vai diminuir, mas ampliar-se.

Quando se percebe o medo e a fraqueza do adversário, que muitos criam invencível nesta incrível miséria nacional a que nos levaram, o avanço é a consequência natural.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Concordo com o João Penha a votação da terceirização, vai acabar com a previdência. Como um trabalhador ganhando uma miséria, sem férias, sem 13, sem estabilidade, que pode ser substituído a qualquer momento por um mais barato ainda contribuirá para previdência, sendo que o empregador não fará? Na verdade voltamos a escravidão, mas o trabalhador deve se dar por satisfeito de não ir para o pelourinho por um serviço mal feito.
    É incrível que o nosso povo não tenha percebido a tragédia que se abateu nesse país com o fim da CLT. É insuportável ter que ouvir da mídia que a aprovação da terceirização, vai trazer muitos benefícios ao trabalhador, pois aumentará a chances de emprego. Quem sabe eles perguntem aos nossos dignos varredores de ruas o que eles pensam sobre as condições de trabalho a que são submetidos e se estão felizes com as empresas que os empregam. Será esse o destino do nosso povo em especial os jovens?

    1. Esta fórmula neoliberal foi fincada à força bruta no México ainda na passagem dos anos 80 para 90. Acabaram com o país. Liquidaram com a arte e a cultura mexicana. Liquidaram com a vida campesina no México, que ficou esvaziada para que seu povo fosse às cidades trabalhar como escravos com salários de fome nas fábricas americanas. O narcotráfico tomou conta de todo o país de maneira incontrolável. Hoje o México tem um salário mínimo que é metade do salário mínimo do Brasil. Os cidadãos não têm mais toda a segurança social que um dia a melhor constituição das Américas lhes proporcionou. O México tem de importar o próprio milho que alimenta sua mal alimentada população, já que o campo foi esvaziado. Todos os cidadãos vivem da esperança de que um dia possam se libertar do neoliberalismo por eleições que sejam realmente livres, sem as fraudes eleitorais que alguns dizem que se tornaram escancaradas. As ameaças de Trump, de isolar o México dos EUA e punir as fábricas que não retornem ao país, são recebidas pelos mexicanos como bênçãos de esperança e de liberdade.

    2. A votação da terceirização foi a pior desgraça para os trabalhadores nos ultimos 100 anos.

      CUT, Apeosp e PT, peço-lhes que elaborem uma lista dos que votaram a favor desta lei que penaliza os trabalhadores, para que possamos distribuir em todos os cantos do Brasil, nas vesperas das eleições de 2018. Vamos ficar de olho…

      Não podemos reeleger esses senadores e deputados golpistas e traidores.

  2. Do 247:
    “A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), que representa cerca de 4 mil juízes do Trabalho, lamenta a aprovação pela Câmara do projeto que libera a terceirização irrestrita em todos os setores do Brasil; a entidade ressalta que o texto “não trata de matéria de interesse da população” e “contribuirá apenas para o empobrecimento do país e de seus trabalhadores”, ao “instituir como regra a precarização nas relações laborais”, “agravar o quadro em que hoje se encontram aproximadamente 12 milhões de trabalhadores terceirizados” e aumenta fatores como “rotatividade” e “acidentes de trabalho”; “A aprovação da proposta, induvidosamente, colide com os compromissos de proteção à cidadania, à dignidade da pessoa humana e aos valores sociais do trabalho previsto no artº 1º da Constituição Federal”, protestam os juízes, que apelam a Michel Temer para que vete o texto”

    1. Não tenham a menor dúvida os senhores magistrados da Justiça do Trabalho: Está na agenda golpista a extinção radical da própria própria Justiça do Trabalho. Toda uma fórmula institucional de economia mista e de garantias trabalhistas que fizeram do Brasil um país de grande sucesso, com o acelerado progresso econômico e social verificado em algumas fases notáveis de sua existência, serão dizimados por este golpe de estado que empoderou gente não eleita e gente corrupta levada pelo cabresto da ameaça de cadeia, todos eles sem compromisso algum com a Nação e com o povo brasileiros.

  3. E ainda querem empurrar pelos fundos do TRABALHADOR o dória presidente 2018 !!!

    É o fim de uma nação , sem dúvida !!!!

    Enquanto não começarmos a moer os coxinhas nada vai começar a mudar…..

  4. Se a proposta for “moer” os coxinhas canalhas que apoiam a elite escravagista o melhor caminho será pelo uso das “armas” a única solução que respeitam…

  5. desgraçados! agora criam suas empresinhas para amparar os vagabundos e estes vão trabalhar na saúde, educação e etc. acabaram com o serviço público? é só olhar: vários processos seletivos nas prefeituras e não concursos. estavam esperando este passo. reformar a previdência? agora nem precisa mais.

  6. Nem se preocupem, com os coxinhas, essa terceirização, vai pegar a todos e não é por ser coxinha que terão contrato de trabalho diferenciados. Nos supermercados os trabalhadores estão com regime de segunda a domingo (inclusive) com 12 h por dia, ganhando abaixo do salário mínimo, e um ano depois são mandados embora, sem qualquer direito. Vamos ver se vestem a camisa da seleção e levam balão de fora Dilma.

  7. Golpe parlamentar tirando uma presidenta eleita, 54 milhões de votos jogados no lixo, assume um vice traíra e incompetente (que o PT aceitou), fim da CLT, da Previdência, terceirização, precarização do trabalho, grandes empresas de engenharia destruídas pela Lava Jato e empresas exportadoras de carne destruídas pela PF espetaculosa, procurador geral acusando ministro do STF de “disenteria verbal e decrepitude moral”, ministério de Temer virando um valhacouto de bandidos, Alexandre d Morais no STF. É pessoal. Estamos mal. Se Deus é brasileiro, aproveitou o desmando, se aposentou e foi viajar.

  8. A reforma da Previdência não sai??? MAS NEM PRECISA SAIR MAIS! Em uma tacada só os GOLPISTAS acabaram com a CLT e com a Previdência, já que sem carteira assinada, a seguridade social não se sustenta!
    Mas temos que admitir uma coisa: OS CARAS SÃO FODAS! Quer ver?:
    – Primeiro, destitui-se uma presidenta que não cometeu crime algum, jogando no RALO 54 milhões de votos; COM A CONIVÊNCIA DO STF;
    – Depois, Nomeia-se para os Ministérios, BANDIDOS da pior espécie que ELA estava, mal ou bem, impedindo de roubarem (vide o gato angorá);
    – Em seguida, indica-se pro STF um parceirão, tucanalha do PCC. Nada de republicanismo idiota – isso é coisa de “petralha”;
    – Distribui-se dinheiro aos baldes, para a mídia bandida anti-nacional e anti-trabalhador!
    – Antes disso, a republiqueta de Curitiba e a PF Aecista já haviam detonado a Petrobrás e a indústria naval, e agora tb, a cadeia produtiva da carne. E nada acontece aos responsáveis;
    – E agora, destrói-se a CLT e por tabela, a Previdência! Fazendo o Brasil retroceder à era PRÉ-VARGAS!
    – E tudo isso com a conivência DAS BESTAS de verde e amarelo, os “indignados” com a corrupissaum (a do PT, bem entendido)!
    Assim, só me resta concordar com o colega aí de cima que disse que EM NENHUM LUGAR DO MUNDO TEM UM POVO TÃO COVARDE E MESQUINHO (e burro, eu acrescentaria).

  9. Agora é barrar a reforma da previdência, derrotar os golpistas
    A terceirização a gente vê mais na frente
    E a PEC 241/55 não sobrevive a lógica dinâmica da sociedade. Tudo tem o seu tempo determinado… (o ódio cega). A vida é surpreendente e sempre algo favorável acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *