Fernandes e a “missão impossível” de Bolsonaro

Tinha acabado de escrever o post anterior, sobre a armadilha a que Rodrigo Maia atrai Jair Bolsonaro, instigando-o a sair em defesa da reforma da Previdência nas redes sociais (reparem como Paulo Guedes, esperto, anda calado em público) quando li o artigo de Maria Cristina Fernandes, sempre aguda, no Valor.

É o mais impiedoso e veraz texto que, nos últimos tempos, li sobre as limitações da tão festejada capacidade do ex-capitão em matéria de comunicação de massa. Não, não nego que ela exista, mas estárestrita, como foi na campanha, à repetição radical de chavões do “senso comum”, a tudo o que não demande convencimento, mas simples açulamentos contra o “inimigo”: o esquerdista, o gay, o va-ga-bun-do, o político, o corrupto…

Nenhum discurso que não o de ódio sai bem da boca de Bolsonaro.

Trancrevo um trecho do artigo de Fernandes, na íntegra aqui, para assinantes do Valor.

O presidente da Câmara dos Deputados, principal avalista das expectativas em relação à reforma da Previdência, já devolveu Mateus para quem o pariu. Se ele, Rodrigo Maia, cuida dos deputados, é Jair Bolsonaro quem tem a responsabilidade de convencer os eleitores de que a reforma a ser votada é boa para o país. Sem isso, não haverá maioria a favor no Congresso.

A cobrança para que presidente da República reencarne o garoto-propaganda da campanha eleitoral desafia suas habilidades de comunicador. Até hoje, o titular do Palácio do Planalto foi pedra. No PT, na corrupção, na violência. No papel de vidraça, o presidente decepciona. Monocórdico no tom e enfadonho nas ênfases, perde o elã diante de um teleprompter. É incapaz de demonstrar indignação frente à injustiça dos privilégios previdenciários com a mesma ênfase com a qual chama todos os petistas de ladrões. Comparado com intérpretes de libras que se postam ao seu lado, o presidente dos pronunciamentos é uma múmia falante. Não levanta as  sobrancelhas para armar que quem ganha mais contribuirá com mais e nem sequer esboça um sorriso para dizer àqueles que vão pagar a conta que o futuro prometido é um país com mais empregos.

O presidente da República só parece se sentir à vontade quando encarna o defensor de ditaduras e algoz dos
esquerdistas, aquele que ensinou tudo ao seu trio de filhos. Com seus trejeitos habituais, apertando os lábios,
prendendo a língua e mostrando os dentes num discurso improvisado esta semana, pareceu mais à vontade chamando Alfredo Stroessner de estadista e homem de visão do que explicando aos brasileiros porque o país só sai do buraco se todo mundo trabalhar mais.

Se Bolsonaro não parece convincente em falar daquilo que a reforma tem de bom, que dirá em dobrar os eleitores em relação àquilo que ela tem de ruim. 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. E muito PIOR,que os discursos fascistoides,do “DESGOVERNO ATUAL”,são a quantidade de IDIOTAS,eleitores diversos,que não tomam conhecimento de nada,além de suas PAIXÕES TEMPORÁRIAS,e que nem sabem nada,além do que tem,diante dos NARIZES,estes,os NARIZES,sempre prontos a atribuir OS FEDORES PRÓPRIOS,aos outros.Cá pra nós,POVINHO DE MERDA!

  2. Depois que até bolsa de valores caiu por causa do discurso dele, não tem mais como sorrir. Ou pede para sair ou será tirado depois de mais umas seções de humilhação

  3. O artigo da Sra. Fernandes é de deixar estarrecido. Ela mostra a incompetência total do Bozo em exprimir idéias, e com razão, mas sua frustração é porque ele não consegue dar um novo 171 no povo.
    Vejam suas fases:
    ” nem sequer esboça um sorriso para dizer àqueles que vão pagar a conta que o futuro prometido é um país com mais empregos”.
    ” porque o país só sai do buraco se todo mundo trabalhar mais”.
    Quem foi que disse que se o cara morrer trabalhando vai salvar o país? Trabalhando onde? Se não há salário, não há consumo e não emprego. Só haverá emprego com investimento público, e não torrando o patrimônio da nação.
    A velha elite continua tentando empurrar para cima do povo a não satisfação de sua ganância.

  4. O BOLSOBOSTA é um monte de BOSTA !
    O filho da puta acabou, praticamente, com a fiscalização do IBAMA. Por consequência, o próprio órgão .
    É um grandessíssimo pulha DESCARADO !

  5. Só tem uma solução, interna ele, calado é um gênio. Foi assim nas eleições, na crise de Brumadinho, quando pensa e abre a boca é uma calamidade. Internem o mico para ele parecer um mito. Kkkkkkkk

  6. Rodrigo Maia O Esperto e os politicos do congresso, sabem muito bem que não existe lealdade no clã Bolsonaro (prestaram bastante atenção no que aconteceu com o Bebiano).Vai daí, que não pretendem facilitar a vida do governo a troco de nada. O governo que se vire pra empurrar a Reforma da Previdencia goela abaixo da opinião pública………não vai ser fácil.

  7. Ela acredita MESMO que a destruição da Previdência trará algo de bom para os 99% do Brasil?
    Ela parece bem inteligente para acreditar nesse conto de vigário.

  8. Gostaria que os colegas aqui m ajudassem, fora da pauta, ouço de uma amiga que a esquerda é só mimimi , que qualquer pensamento conservador é rechaçado, como ela não aceita n tentar ler artigos do dcm tijolaco etc, alguém tem alguma sugestão de artigos mais digamos de centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *