Fernando Henrique diz que “Fora FHC” era golpismo. E “Fora Dilma”, não é?

 

bomdia1

Fernando Henrique pregou, publicamente, a renúncia de Dilma Roussef.

 

Não disse, certamente por modéstia, que a Presidenta amarga índices de popularidade tão pequenos quanto os que ele próprio teve, no segundo mandato.

 

Índices que, no caso dele, não  podem ser explicados por toda a campanha de mídia contrária que ela tem. FHC nem mesmo teve sequer um juizinho a persegui-lo, pois a história da compra da reeleição e dos favores da privatização são coisas de “blogueiros sujos” que, como o cordeirinho da fábula, nem existiam àquela época mas, como o pobre bichinho, estavam turvando a água do lobo.

 

Portanto, nada mais justo que aplicar a ele os conceitos que ele próprio usou em relação a si mesmo.

 

Vejam o trecho que reproduzo abaixo da entrevista que FHC deu para Míriam Leitão e para Franklin Martins numa edição do  Bom Dia Brasil de agosto de 1999.

 

Se “Fora FHC” é golpismo, não é golpismo o “Fora Dilma” ao qual ele faz coro?

 

Se ser contra mais impostos, como a CPMF, é ser jurássico, que nome merece o PSDB?

 

Na entrevista – íntegra aqui – o pregador da renúncia de Dilma diz que desejar que o presidente eleito renuncie “mina a democracia”.

 

Depois do “esqueçam o escrevi”, FHC bem merece ser lembrado pelo “esqueçam o que esqueci”.

 

Ainda que ele preferisse o “esqueçam o que eu fiz”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. Ainda que fosse um caso de Alzheimer, mereceria apenas atenção e cuidados médicos. Esqueçamos essa coisa de uma vez, afinal de contas, ele já pediu isso há tempos.

    1. Alzheimer é esquecer que a fracassada Marcha dos Mil de 1999 que bradava FORA FHC foi liderada pelo PT.
      Por que Brito não faz um paralelo e posta o que o LULA achava do Impeachment de FHC e da CPMF em 1999?!
      Política sem memória é só para os tolos.

      1. Não posso responder por Fernando Brito. Porém, posso lhe dizer que sua argumentação só demonstra o jogo de soma zero. O que você acusa no PT é exatamente o que o post acusa em FHC, logo, ambos fazem e desfazem de suas palavras em contextos históricos diferentes. Dessa forma, fica claro que não há superioridade na postura atual do PSDB e de FHC. O que de fato há, e que a mídia e o PSDB gostam de esconder, é muita hipocrisia no que se refere à política no Brasil. Política não é profissão de fé, nem credo; ideias e propostas podem mudar e intercambiar num ambiente político saudável, o que não é o caso do Brasil. Outro grande problema é que o PSDB conta com o apoio irrestrito da mídia empresarial, o que significa acesso desigual à produção do discurso, de maneira que tudo que algum petista fale será usado contra ele, o que não acontece com o PSDB. Você já imaginou se a mídia tivesse apoiado essa tal marcha que você cita, como apoia hoje a marcha da direita? Essa é GRANDE diferença! A mídia jamais apoiará marchas da esquerda, por isso qualquer Fora FHC não tem a menor comparação com o massacre midiático feito ao PT e ao governo Dilma. Gente insatisfeita com governo é a coisa mais normal do mundo; anormal e criminoso é a mídia empresarial tomar partido, como o faz agora. Aliás, agora não, que a Folha está acostumada a apoiar golpes de direita e a Globo é herança do golpe.

        1. Interessante é que você alega ‘protecionismo’ da mídia para com o FHC mas todas mazelas atribuídas a ele foram propaladas pela própria mídia.
          Acho anacrônico e disparatado comparar o 1999 com 2015. Só pode ser desespero de causa.
          O PT bradou o Fora Sarney, o Fora Collor, o Fora FHC e conseguiu capitalizar com essa lambança chegando ao poder.
          Mas de todos esses Foras nenhum supera as condições políticas, econômicas, jurídicas e morais do que um Fora Dilma.
          Condições essas que não foram ‘inventadas’ pela mídia nem oposição.
          Mesmo porque o oposição é pífia, não se atribuir a ela um traço sequer desse desgaste Lula-dilma-Pt.
          Mesmo porque a mídia se quisesse ja teria derrubado esse governo com tantas fartas infrações apontadas pelas instituições, chegando a ser conivente com essa bandalheira. Só na sua cabeça a imprensa vai ser contra o poder vigente.O governo Lula-Dilma dura há treze anos mas a imprensa é a favor justamente o grupo que ficou fora do poder?! Acorda…
          PT-Lula-Dilma são autofágicos, não precisam de inimigos externos. Buscaram o poder pelo poder, se perderam na ganância e no farasaísmo . Se no seu mundo cabe governantes desse naipe então continue defendendo a escória.

          1. O argumento “poder pelo poder” não cola, tenta outro.

            Dezenas de milhões de famílias fora da miséria extrema (mais que a população do Canadá), desemprego despencou, juros diminuiram, Brasil sai do mapa mundial da fome, virou 7ª Economia Mundial, deixou de pedir pro FMI (inclusive emprestou), cria Banco Mundial Alternativo (BRICS), importa e exporta tecnologia, fabricações de navios agora feitos aqui no Nordeste, duplicação da BR101 (sul) com pontes, viadutos e túneis.

            Contra fatos não há argumentos.

            Concluindo: é Lula 2018 e pronto.

      2. Klaus, teve duas marchas, uma em Brasília em 1997, quase 100 mil pessoas basicamente do MST e outra de várias entidades e partidos para colher assinaturas para CPI da privatização da Telebrás, contra a privatização da Petrobras e por improbidade administrativa de FHC. O PT não apoiou o “fora fhc”/impeachment (o Brizola sim). Dirceu foi contra, Lula também. Tarso Genro apoiava, mas não a cúpula do PT. Portanto, bem diferente de hoje, quando o PSDB embarca nessa. Aliás, pensando bem, Brizola estava certo como sempre, deveríamos ter tirado o FHC antes de ele vender os bens da pátria por vinténs. http://www.correiocidadania.com.br/antigo/ed127/politica.htm

        1. Re, na verdade o PT recuou de última hora ao perceber que não haveria minímo sucesso no FORA FHC achando melhor o difamá-lo noite e dia como faz até hoje, o que é totalmente sem sentido, pois FHC não é candidato há nada por mais de 15 anos.
          Mas que insuflou, sem dúvidas.
          A começar pelo uso do MST como bucha de canhão.
          Na própria Câmara dos Deputados entraram com quatro pedidos de impeachment contra FHC, dois de Milton Temer, um de José Genoíno e outro de Orlando Fantazzini.
          Há vários vídeos de Lula pregando a queda de FHC, é só acessar ou Brito postar aqui pra um debate honesto e imparcial.
          Não só o petismo pediu a cabeça de FHC como a de Sarney e Collor (hoje aliados e conselheiros).
          Não dá para apagar a história ao sabor das conveniências do presente.
          E só para arrematar:
          se houve alguma coisa errada nas privatizações porque Lula e Dilma não desfizeram de nenhuma delas?

          1. Porque, eu não sei. Mas você está assumindo que não houve nada errado nas privatizações? Ao menos por curiosidade, porque não dá uma lidinha nos livros O Príncipe da Privataria e Privataria Tucana?

  2. O sorriso deste indivíduo é de escárnio contra o sofrimento de milhões e milhões de desempregados e de uma classe média em acelerada proletarização durante o seu desgoverno entreguista. Um desgoverno praticamente blindado pela midia canalha, onde muitos e muitos pais de familua foram levados ao suicidio por perderem quase tudo que juntaram ao longo de anos, com sacrificios, tendo os banqueiros a tomarem até as roupas da grande maioria excluida. A saúde pública então era o pior dos lixos e filas de até 15 mil pessoas para uma vaga de emprego de lixeiro, por concurso no Rio. Este individuo precisa viver 100 anos para experimentar, todos os dias, o fruto podre e mal cheiroso da sua inveja incurável.

  3. O que ele não sabe é que havia uma erro de digitação. O correto era “FORCA FHC”, aproveitando que ele gosta tanto da França. Pena que 14 de julho já passou.

  4. Esse nojento devia se calar, o melhor que ele teria a fazer, tão corrupto quantos os outros, não merece sequer ser lembrado, fez um plano que nem ele soube administrar, passou o governo no lixo, com inflação e desemprego em alta, se ficasse por mais tempo venderia o País inteiro. Macaco não olha pro rabo!

  5. Esse ai nao sabe nem os filhos que fez!
    Ridícula criatura que deveria estar preso pelos fatos relatados COM DOCUMENTOS na sua biografia “A privataria tucana”

  6. O “fora fhc” foi um episódio curtinho. Zé Dirceu foi contra, Lula também. Por um momento, dado que a ideia foi do Tarso Genro, a coisa pegou, mas logo foi superada. Não houve estardalhaço na mídia e a oposição não embarcou. Muito tonto esse FHC.

  7. CPMF era o único imposto que os ricos não tinham como sonegar, pois incidia diretamente sobre a fonte. Precisamente por isso fizeram uma enorme campanha midiática para justificar a sua extinção. Não é, portanto, apenas um imposto a mais. Da mesma forma que não o seria o imposto sobre grandes fortunas (que está previsto na Constituição, mas ainda não regulamentado – por interesse dos ricos, naturalmente).

  8. Como diz o LULA CONTA AÍ fhc PARA O SEU NETO COMO FOI QUE VOCÊ CONSEGUIU SE REELEGER. PARA DE FALAR EM ÉTICA QUE ISSO VOCÊ NÃO CONHECE.

  9. Esse cara só pode ser um panaca. O Fora FHC, foi feito de forma espontânea por algumas pessoas aqui e ali, que estavam vendo o Brasil quebrar,uma,duas, três vezes, e empresas nacionais sendo desmanteladas,doadas ,vendidas e esfaceladas.
    Nunca foi feito com data marcada em todas as capitas, nunca foi noticiado ou destacado por nenhuma mídia ,que na época era cega,surda e muda e cúmplice da patifaria contra o país. Nunca foi patrocinado ,divulgado ou apoiado por imprensa,,presidentes de câmaras, juízes,procuradores ou Polícia Federal.
    O Fora Dilma, ao contrário,é um movimento de conspiração contra a nação ,apoiado e organizado por todas as forças conservadoras, reacionárias e extremistas,unidas unicamente pelo ódio,ignorância e despeito, que são citadas acima.
    Só o oportunista e maquiavélico FHC, faz de conta que não sabe.

  10. Quer que a Dilma renuncie – é muito cara de pau, continua fazendo mal para o país como sempre fez. A aprovação do seu governo chegou a 8%. Devíamos mesmo ter tirado o dito cujo antes dele vender a Vale, parte da Petrobrás e tudo o mais.

  11. Olá Brito, sou admiradora dos seus escritos, também Brizolista. Só não entendo como você perde tempo escrevendo sobre essa criatura, fhc, e ainda coloca foto dela. Desanimador. Parece a globo, vive dando espaço para pessoas inúteis, que já deixaram de ser.

  12. Olha, só rindo mesmo! Minha mãe tem 100 anos e, garanto, se lesse o que o ex-presidente que ela sempre desprezou disse, diria “continua o mesmo, esse menino idiota e pretensioso, não aprendeu nada com a vida!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *