Fernando Henrique Cardoso caiu na besteira de fazer um post, no Facebook, manifestando algum pesar pela morte de Fidel Castro.
Reconhece os avanços de Cuba na inclusão do povo, mas tem a cantilena de sempre de que “sua morte, marca o fim de um ciclo, no qual, há que se dizer que, se Cuba conseguiu ampliar a inclusão social,não teve o mesmo sucesso para assegurar a tolerância política e as liberdades democráticas”.
Não impressiona.
Mas impressiona a reação dos seguidores do ex-presidente, dos filhos do que o PSDB se tornou.
São quase 1800 comentários e o nível de agressividade beira o linchamento, em 99% dos casos.
Assemelham-se a uma legião de zumbis que, se pudessem, vilipendiariam o corpo de Fidel e, de quebra, surrariam o próprio FHC como a Judas num Sábado de Aleluia.
Sabem, sobre Cuba, os clichês dos sites de direita que o tucanato inflou e ajudou.
É um pouco do retrato do que se tornaram ele, Fernando Henrique, e o seu partido.
O mesmo acontece no Facebook de Aécio Neves, que toca a flauta da hipocrisia no mesmo diapasão de seu chefe.
Ambos foram os insufladores do ódio, da intolerância, do desrespeito que não reclamem que agora vá até o vilipêndio aos mortos.
Rapinantes, que até frente à crise do Geddel apresentam-se para bicar as carnes do Governo.
Uma escória pior que a escória que os apóia, porque tem completa consciência daquilo a que se presta.
Criaram corvos, que lhes bicam os olhos.
O filho do PSDB, o filho de Fernando Henrique não é Aécio Neves.
É Jair Bolsonaro.
Este, você nem precisará fazer exame de DNA.
19 respostas
No Brasil houve inclusao e tolerancia politica e nao valeu de nada. Deram um golpe vergonhoso por nao existir, aqui, um Fidel.
Assino embaixo.
Caio Figueiredo (do post), apesar de ser mais um iludido, que pensa que aquela porcaria, criou alguma coisa, foi até bem. Aliás, trata-se da maior fraude eleitoral que se tem notícia. Como um EX ministro (que nada fez) (figura decorativa) (sabe nada de economia) (não acreditem em mim, mas, da boca no próprio Itamar no Youtube), pode chancelar uma nota de REAL em 1º de Julho (1994), tendo saído do governo em março (1994)? Sei que neste país tem trouxa pra tudo, mas isto até hoje, eu não digeri!
Abraço,
Tijolaço.
Fidel Castro Ruiz foi o único, o ÚNICO, líder mundial a mandar soldados para lutar contra tropas do regime do apartheid da África do Sul, tropas que queriam invadir Angola pois Angola dava suporte aos guerrilheiros negros.
Fidel mandou lutar contra o racismo 70.000 mil cubanos por vez, 500 mil (meio milhão!) de soldados ao todo.
Foi o ÚNICO a combater o racismo na bala, não na conversinha fiada. O único a ajudar Nelson Mandela na cadeia e a ele se eleger presidente.
O ÚNICO! Não ganhou dinheiro para isso, não ganhou sequer fama (quem sabe dessa história? Poucos…), não ganhou “Nobel da Paz”, não ganhou nada…
Fez porque tinha CARÁTER.
CARÁTER!
A batalha mais longa do continente africano desde a Segunda Guerra Mundial: Batalha de Cuito Cuanavale (quem não conhecer, procure no Google…)…
Batalha decisiva para a independência de Angola e, ao mesmo tempo, decisiva para os guerrilheiros do Congresso Africano, partido marxista de Mandela, terem um santuário onde se salvar, sobreviver e municiar.
Sou afrodescendente, sinto muito, podem dizer QUALQUER COISA sobre/contra Fidel, mas EU tenho vergonha na cara:
Não há como não ser fã de Fidel Castro Ruiz. Fidel “siempre”!!!
Francisco.
Neste momento de imenso pesar, quando apaga-se um FAROL em meio ao lamaçal da história, junto-me a você nessa bela exortação.
FIDEL não foi apenas LÍDER, não apenas AGIGANTOU uma pequena ilha caribenha, conhecida pelo epiteto de “prostíbulo do Caribe” antes da REVOLUÇÃO de 1959, pois tudo isso se perpetuará, CUBA nunca mais será pequena assim como FIDEL jamais será olvidado, apesar dos celerados, das folhas, de frias e marinhos, prostitutas do Brasil.
FIDEL é LUZ, LUZ FRATERNA para os POVOS do planeta, LUZ imperecível, para negros e brancos.
Bela lembrança do combate constante e a bala , quando necessário, pela igualdade plena entre os homens, diferença basilar entre o capitalismo, que usa as balas para segregar, humilhar, espoliar e escravizar os POVOS.
Há pouco o que escrever que já não o tenham feito homens do porte de Frei Betto , LULA, Papa Francisco e outros gigantes.
FIDEL SEMPRE ! Hasta la victória siempre, CUBA LIBRE !!!!!!
Fidel foi um gênio, trocou vagabundos cubano por maquinas agrícolas para desenvolver a sua agricultura. Os americanos sabem o que tipo de gente receberam.
Quem é FHC golpista para falar em “liberdades democráticas”?
Apoiado e apoiador do PIG, a imprensa mais anti-democrática do mundo, que publica mentiras, sabendo que são mentiras e deixa de publicar verdades, apenas para enganar a população. Golpista! Golpista! Golpista!
Comprador da reeleição, entregador do patrimônio nacional, traidor da Pátria, vem falar em democracia?
E se não bastasse, foi ele quem botou o juiz mais partidário da história da humanidade, Gilmar Mendes, no STF. Se o réu é do PT, a decisão é uma. Se o réu é do PSDB, para situações idênticas, a decisão é o oposto. E ele ainda explica e funamenta na lei, na maior cara de pau.
FHC nao passa de um cinico mosoquista escroto. e um senil velhaco.lugarzinho dele ta muito bem guardado na historia.ne FIDEL?
Eu só queria descobrir qual é a empreiteira que paga para algum idiota escrever coluna de jornal para o mega delatado na Lava the Jato e derrotado nas eleições de 2014 no primeiro e no segundo turno Aécio Neves.
O cara de pau falando sobre Cuba é o fim do mundo mesmo.
Será que é Monsueto da Consultoria quem escreve essas abobrinhas para Aécio ou seria os ex colunistas Veja o tal Carlos Cachoeira ou o Demóstenes Torres ou seria o prestigiado e renomado intelectual Marcelo Rezende do canal da nação dos 318 e do congresso para o sucesso?
Pode ser também Darteina,José Serra,Irineu, Boris Casoy, Roberto Freire,Gilmar the Mendes ou o empresário do falido canal de tv e que não tem audiência Marcelo de Carvalho.
Enfim,para quem não sabe são todos professores e com passagem por Harvard,Unicamp,Ufrj e Uerj,por exemplo,e membros da academia brasileira de bestas.
Darteina já escreveu 74 livros e só perde para Afanázio Jazadji,que ele tenta imitar,que já escreveu 83 livros,sendo que o último clássico de Darteina foi o livro-Como deixar meu trezoitão brilhando como os dos cara da Rota,véio.
Discurso imperdível de Requião sobre a PEC DA MALDADE:
https://youtu.be/JN01ggoZKy0
EFeaHGagaCê…presidente escolhido pelo congresso? Aí de República das bananas o país vira o quê? Um imenso bananal global? Vem meteoro! Vem apocalipse!!!!
Eles estão colhendo o que plantaram. Agora aguenta.
E ainda tem anta que vem aqui vociferar que o Fidel roubou bilhões. Vivem fora da realidade, só “sabem” o que o PIG lhes informa. Será que eles sabem que o Fidel sofreu 637 tentativas de assassinato patrocinada pelos americanos e que até um charuto explosivo foi tentado?
Frases de Fidel:
Hoje milhões de crianças dormirão na rua, nenhuma delas é cubana.
Chega já dessa ilusão de que os problemas do mundo podem ser resolvidos com armas nucleares! As bombas poderão até matar os famintos, os enfermos e os ignorantes, mas não podem matar a fome, as enfermidades e a ignorância.
Os homens passam, os povos ficam; os homens passam, as idéias ficam.
Vá em paz, Comandante.
The Jet Wash, by Moro judge. Beautiful name, no? Sponsorship: USA. Endorsement: STF.
PQP! (essa não precisa traduzir).
Falando em Bolsonaro, ele daria um ótimo presidente… da República Bananeira das Araucárias. Algo como colocar uma vaca revoltada numa loja de cristais. Fico imaginando como seria um discurso dele na ONU. Mais ou menos assim:
“Olhem aqui seus fdp, tem negro, gay e lésbica demais nesse recinto. Segurança, ponham todos prá fora. Desinfetem esse ambiente”.
Me lembrou de In The Flesh, do Pink Floyd.
https://www.youtube.com/watch?v=wACXIwkmo_I&feature=youtu.be&t=150
É aí Ernesto, FHC elogiando Fidel? Fala aí
A figura mais proeminente das Américas, em TODAS as épocas. Um dos maiores homens que já nasceu !!! Feliz o povo que tem uma luz dessa a seguir. Já nós…
Brilhante, Vicente. Era tudo o que eu gostaria de dizer. “Comprador de reeleicao” e surrupiados de mérito alheio: o sacerdote catequista do Plano Real foi Rubens Ricúpero, misteriosamente defenestrado no famigerado episódio da parabólica da Globosta (coincidência, não?).