FHC: despeito, vilania e carapuça

A vaidade e a vilania fazem com que Fernando Henrique Cardoso perca, além do pudor, também as qualidades que deveria conservar como sociólogo.

No fundo, o que motivou a escrever o artigo que publica hoje no “Financial Times” foi o fato de que, em texto publicado por Lula no The New York Times o petista ter afirmado que, ao final do Governo FHC “o  Brasil estava em crise” e parecia que a esperança de que poderíamos “desfrutar dos padrões de vida confortáveis ​​de nossos colegas na Europa ou em outras democracias ocidentais parecia estar desaparecendo”.

Carapuça enfiada até o pescoço, Fernando Henrique parte para dizer que “não é verdade” que esteja havendo um processo de perseguição política contra Lula.

Poucos dias depois de uma decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, ele vai na contramão do que passou a entender a comunidade internacional, onde ainda se acha um “astro”.

Até como acadêmico é um fracasso, por trata do processo (e do impeachment de Dilma) como se fosse algo isolado, descolado dos movimentos das forças políticas, como se os acontecimentos históricos fossem eventos casuais, meros acasos que gerariam efeitos e não efeitos que se geraram das tensões políticas.

Não falta muito para dizer que Getúlio Vargas se matou porque tinha uma personalidade depressiva.

Fernando Henrique foi tratado por Lula (e também por Dilma) com dignidade.

Aos 87 anos, poderia se poupar do vexame de escrever um artigo sobre a situação brasileira onde se omite de tocar num fato evidente: que é no mínimo dramático que aquele que é notoriamente a maior liderança política do país estar detido numa cela e ameaçado de não disputar a eleição, outro lapso imperdoável para alguém que se julga o “príncipe da sociologia”.

A idade, no ser humano, tem estes efeitos antípodas: a uns, sublima ódios e rancores; a outros, reduzem-no a isto.

FHC não é vinho, é vinagre.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

52 respostas

  1. O que esperar de fhc (com c de CANALHA) ?Ele é o ícone “pensante” da turma dos tucanalhas .

  2. E quem ainda se surpreende com esses atributos negativos de FHC, o “príncipe da privataria”? O despeito e a vilania de FHC têm origem noutros vícios capitais desse pseudo-intelectual: a inveja, o ressentimento e o ódio, estes dois últimos conseqüência da primeira. O também octogenário Mino carta já descreveu, muito bem e mais de uma vez, a inveja de FHC em relação a Lula.

    Ao verme moral FHC serão destinadas as páginas mais negativas da História Política e Social Brasileira. Lula, juntamente com Vargas, mas muito mais do que este, é e será lembrado como grande estadista, pois nascido do povo, retirante que subverteu toda e qualquer ordem e prognóstico fatalista de insucesso, num país que teve mais de três séculos de escravidão e que a ela retorna a passos largos, no pós-golpe 2016.

  3. E por falar no vagabundo &$ corrupto DEMoTucano ‘FHC Brasif’… Três mulheres, quatro contando com a cantora Alcione, que envergonham o gênero feminino!
    E a raça humana!
    Deprimente o bacanal!
    É o que não deixamos de reiterar: o pior da luta contra a direita fascista é o fato de esta gentalha não ter o mínimo [o mínimo!] de vergonha na cara!
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Cármen Lúcia, Raquel Dodge e Grace Mendonça cantam ‘Não deixe o samba morrer’ com ALCIONE!
    https://www.youtube.com/watch?v=6sRKYRvShI8

    1. Quer desaparecer da vida artística, Alcione? Basta ser desprezada pela nata da cultura nacional para que isso aconteça. Veja o exemplo do Simonal.

    2. Caro Mecias, gosto muito dos seus comentários, também sou de esquerda, mas acho que você exagerou um pouco dessa vez, as mulheres citadas, Carmem Lúcia, Raquel Dódige e Grace Mendonsa organizaram um seminário para discutir o expaço da mulher na atmosfera pública e para denunciar a violência contra a mulher que depois do golpe aumentou muito. O que fazem em separado, na vida pública, de ter negado o abeas corpus a Lula, no caso de Carmem, de pedir a impugnação da candidatura do líder das pesquisas por Dódige e de ocupar a AGU no governo Temer, são escolhas delas que alguns julgarão erradas e outros não, mas temos que respeitar as escolhas delas e saber que são mulheres e que claro desejam combater o machismo.

      1. Tiago, você vai me desculpar, mas eu concordo com o Messias neste ponto. Embora há quem diga que o feminismo possa estar em qualquer vertente política, para mim, feminismo e ideologia de direita são incompatíveis. Não há como defender a equidade entre gêneros sem defender a equidade de forma geral.
        Quanto às organizadoras do evento se “preocuparem” com a violência contra a mulher, elas queriam o quê? Depois de incitarem a derrubada da primeira presidenta do País e, após isso, se omitirem (para dizer o mínimo) sobre as violações de direitos humanos do regime Temer (as quais atingem especialmente a mulheres e crianças), não vão ser eventos “bonitinhos” que vão contribuir para a luta das mulheres e de todos nós.

        1. Um pouco de bom humor e acidez não faz mal algum.

          Música do Lingua de Trapo – Coquetel beneficente

          Profundamente preocupadas com o menor carente
          As senhoras abastadas promoveram um coquetel beneficente
          Nada a rigor, tudo simples e modesto
          Vestiu-se Clodovil, Laurent, Dior
          E o tal “coq” foi um sucesso

          Presente de A a Z desfilaram pelo flat da supimpa anfitriã
          E por incrível que possa parecer
          O problema do pivete foi lembrado en passant

          E entre uma e outra contribuição tão decisiva
          Tome Chivas, tome Chivas
          E entre uma e outra contribuição tão decisiva
          Tome Chivas, tome Chivas

          Com a sensação do dever cumprido
          E estando resolvido o destino da criança infeliz
          Rumaram todas para um merecido descanso em Paris
          No mesmo dia, sorry periferia, foram todas a Paris…

          Presente de A a Z desfilaram pelo flat da supimpa anfitriã
          E por incrível que possa parecer
          O problema do pivete foi lembrado en passant

          E entre uma e outra contribuição tão decisiva
          Tome Chivas, tome Chivas
          E entre uma e outra contribuição tão decisiva
          Tome Chivas, tome Chivas

          Com a sensação do dever cumprido
          E estando resolvido o destino da criança infeliz
          Rumaram todas para um merecido descanso em Paris
          No mesmo dia, sorry periferia, foram todas a Paris…
          No mesmo dia, sorry periferia, foram todas a Paris…

          aquela cena das mulheres empoderadas do governo golpista celebrando que o “samba não pode morrer” me lembrou essa inesquecível música do lingua.

      2. Prezado Tiago, são hediondos e, portanto, imperdoáveis os crimes cometidos por estas mulheres que integram o regime mimiSHELL!
        As mulheres de bem – e que são a ampla maioria – devem se envergonhar destas “madames”!
        É só ver: enquanto elas sambam descaradamente na cara do honesto povo, 7 irmãos e irmãs nossos estão morrendo em greve de fome, reivindicando que o STFede apenas cumpra a Constituição.

  4. O pior é que com sua declaração de que “o próximo governo será provisório”, este ex-faxineiro da Sourbonne assume que já está planejando um novo golpe porque seu candidato só ganha se o jogo for roubado, MUITO roubado!

  5. Pessoal, a candidatura de Lula sera’ impugnada, SEM DUVIDA. Vamos disseminar o nome de Haddad como curador do projeto de Lula e natural substituto do mesmo, o mais rapido possivel.

  6. Basta verificar as visitas frequentes do Brasil tucano (fhc) ao FMI, em busca de socorro para que não entasse em colapso literalmente, isso depois de terem entregado tudo e mais um pouco ao “mercado”….sem contar a disparada final do preço do dólar no final do seu desgoverno….tucanos, bahhh!! fhc, bahhh!!
    É 13 !!!! É LULA !!!! É 13 printo e ponto !!!!

  7. FHC se tornou um sociólogo não lido, um político esquecido e um homem perdido. O tempo foi cruel com eles. Espero que pelo menos os netos e os filhos o amem. A história da sociedade brasileira, comco tempo, preferirá Itamar Franco a ele. E perto de Lula, FHC se tornou uma figura pequena demais. Para um doutor, deve doer muito.

    1. É que somos obedientes, ele pediu para que esquecêssemos o que tinha escrito e nós, além de esquecermos o conteúdo dos seus livros esquecemos dele, tbm. #LulaLivre! #LulaInocente! #LulaPresidente! ????????????

  8. Fracassado, escroto, um vagabundo que NUNCA ensinou nada de bom a ninguém. E continua a destilar inveja, ódio e estupidez através de sua boca pornográfica. VTMNC!!

  9. FHC é um moleque.
    Tem sociedades com a Odebrecht em projetos agropecuários, tem um filho multimilionário nos EUA que enriqueceu no escândalo da festa dos 500 anos…Junto com os filhos é quase tão rico quanto a família Sarney e vive apontando o dedo para pessoas honestas como Lula e Dilma.
    Pior que ele somente a grande mídia que o protege e o acoberta sistematicamente…Pior que a mídia?….Quem o aplaude!

    1. e morrem. Após a morte de um vizinho meu, um latifundiário canalha, provou-se que vaso ruim também quebra

  10. Imaginem os mundos e fundos que os tucanalhas remexeram, de inveja, para abrir espaço num jornal americano com o único intuito de TENTAR rebater o artigo de Lula no New York Times…
    Esse Lula!Kkk

  11. A inveja do Lula não permite a esse senhor, que os brasileiros fazem questão de esquecer, dizer algo sincero. Tudo o que fala tem um tom de ressentimento daquele que fou o que ele queria/quer ser. Agora então que a UN proclamou a defesa de Lula, o sujeito teve a chance de destilar a sua raiva latente. É um velhaco de cinco costados.

  12. Ele não consegue sobreviver com a vergonha de ser menor do que Lula. Tudo, menos isso. Um infeliz!

    1. Ser menor do que Lula nao é vergonha para ninguém porque Lula e um gigante.
      FHC é menor do que um microbio!

  13. O FRUTO APODRECE ANTES DA ÁRVORE…. O PSDB ACABA AGORA EM OUTUBRO…
    NA GRANDE BONDADE UNIVERSAL, O PAI FERNANDO HENRIQUECIDO CARDOSO PODERÁ AGARRAR UMA ALÇA DO CAIXÃO!
    ESPANTOSA JUSTIÇA DO DESTINO…
    ESTAR VIVO PARA VER FHC ENTERRAR O PSDB… NÃO TEM PREÇO!

    1. Sergio, O Preço que estamos Pagando é Incomensurável… i) Eles Anularam os nossos 54,5 Milhões de Votos. ii) Eles Cassaram a Presidência á Dilma. III) Eles Aniquilaram a Democracia. iv) Eles Criaram o Regime Nazi-Fascista. v) Eles Perseguiram Covarde, Traiçoeira e Criminosamente (LAWFARE), ao Presidente LULA. vi) Eles “Julgaram” CONDENARAM Sem Provas, ao LULA. vii) Eles Prenderam o Presidente LULA. viii) Eles Liquidaram com os Investimentos em Áreas Sociais (por 20 anos). ix) Eles Destruíram a CLT e Acabaram com a Defesa dos Direitos Trabalhistas. x) Eles…
      O FIM do PSDB, do PMDB, do DEM, do PP, do F#C, do M0R0, do @éc10, do T3M3R, do CUN#4, da GL080, da F0L34, [email protected], V3J4, 48RIL, QUANTOé, a “Maga Patailógica do STF, todo o desqualificado PGR, o STJ, o CNJ, o TSE, o TRF4, a PF, …, etc… …E, mais um Montão Gigante de B0$T4, que se analisarmos bem, não PAGAM não Valem, não Merecem, a INJUSTIÇA que estamos Sofrendo…

    2. A compulsória exclusão desse partido de vilões, não nos devolve um milésimo do que perdemos material e moralmente.
      Pena que a sua finitude não se dê com o desaparecimento coletivo dos seus artífices e seguidores .

  14. Adivinhe qual a região do país que está cheia de agitadores treinados sabe Deus onde, para tentar fomentar o ódio bairrista e o caos social na fronteira de um certo país, com vistas a criar ambiente favorável para futuras ações bélicas. Quem adivinhar ganha um roupão incendiado. Se não é isso, o que explica a ausência governamental na região? Não com soldados, evidente estupidez, mas com assistentes sociais de alto nível e sociólogos, com médicos e hospitais de emergência, com equipes de crise do Ministério do Interior? Êpa, não há mais Ministério do Interior?

  15. Esse pulha, que em seus 8 nefandos anos de governança (4 dos quais ilegalmente comprados), foi quem institucionalizou a corrupção nos órgãos públicos deste pobre país.
    Homem de mau caráter, vaidoso, mentiroso, invejoso, hipócrita, nem sua própria família confiava nele — procurem na Internet o que o seu tio, o general Felicíssimo Cardoso, disse a seu respeito; mas os canalhas também envelhecem e se tornam velhos acanalhados; é o que estamos comprovando com esse velho ridículo, cuja inveja do Lula o faz ter orgasmos de canalhice, e sair por aí, cagando na sabedoria.
    Gostei do fecho de seu artigo, excelente comparação, Fernando: “FHC não é vinho, é vinagre”, eu só acrescentaria: vinagre de péssima qualidade!

  16. Ninguém muda com a idade, só (se) refina. Para o bem ou para o mal. O FHC – desde sempre – é o exemplo do refinamento da maldade. Cretino e calhorda, pois.

  17. É complicado. Até as iniciais lembram coisa tóxica,FHC
    Do mesmo modo não há como resistir a associação Alkimin Dead.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *