O ralo da riqueza do Brasil

A capa do Jornal do Brasil de hoje vale por mil palestras de economistas sobre as dificuldades da economia brasileira.

R$ 41 bilhões, em seis meses, são um escândalo em um país avassalado pela crise econômica, que está cortando serviços públicos, benefícios a idosos e deficientes, remédios e o que mais se possa imaginar.

Não, não são negócios saudáveis, onde se ganha o justo, mas resultado da extorsão que se faz sobre as pessoas físicas, em juros e tarifas despropositadas.

Os bancos públicos, especialmente Banco do Brasil e Caixa, não funcionam mais como “travas” às taxas cobradas pela banca privada, mas associam-se a elas no papel de agiotas.

O resultado, na linha de baixo, é óbvio: um mar de inadimplentes, a caminho de serem excluídos de tudo.

Semana passada, um agência volante da Light, no Largo do Machado, no Rio, recebia gente que não tem como honrar as contas de luz. Oferecia parcelamento em até 60 vezes, mediante uma “entrada” e juros. Necessário, mas inócuo, porque quem não tem dinheiro para pagar a luz não terá de onde tirar para pagá-la e mais a “prestação” do “atrasado”.

O negócio da concessionária, claro, é pegar “o que der”.

Enquanto isso, divertem a classe média apontando os garotos das favelas os maiores ladrões do Brasil.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

17 respostas

  1. Ainda bem que Moro deixou os Bancos fora da Lava-Jato… que nobre atitude!!!

    1-Temos todo um Sistema Financeiro voltado para o enriquecimento de meia dúzia de bancos.

    2-Não satisfeitos com isso… os bacanas ainda se envolvem em todo tipo de corrupção financeira, pois não há corrupção sem participação dos bancos. Ninguém envia 23 milhões para Suíça via Sedex.

    3-Além de se beneficiarem de um sistema podre e de toda a corrupção nacional… esses “espertões” ainda surram em nossa cara diariamente que são favoráveis ao “liberalismo”, que 90% da população é vagabunda e não produtiva.

    No fim, ainda tem juízes e procuradores para fingir que não viram a corrupção dos bancos… porque será??? Fizeram isso de graça???

    1. Não nos esqueçamos da Zelotes, que tem sob seu guarda-chuva casos de fraude fiscal no CARF da receita, onde bancos graúdos sonegaram milhões (ou seriam bilhões) ao erário… Enquanto isso, o delegadinho “responsável” anda “ocupadíssimo” correndo atrás de um contrato de trezentinhos mil do Lulinha

  2. É AÍ NO SISTEMA FINANCEIRO QUE ESTÃO OS DONOS DO PODER,NÃO SÓ AQUI,NO MUNDO INTEIRO.
    É por isso e outras razões que os pts ,nunca foram um partido de esquerda ,também na época do Lula eles ganharam RIOS DE DINHEIRO ,a Dilma tentou uma suave redução desses ganhos pornográficos ,mas nada que fosse de enfrentamento com os “capomafias” financeiros.Esse é um dos motivos da miséria dos pagadores de impostos brasileiros , tem que manter uma corja de vagabundos ,de castas e de agiotas .Militares ,juízes ,igrejas,bancos ,políticos ,isenções de todo tipo aos empresários e por aí vai.
    Desconheço se algúm candidato tem se referido a esta ferida ,a maior ,que afeta a maldita (para o povo)e abençoada ( para os bancos)dívida pública.
    Por que os pts nunca fizeram a “famosa” auditoría da dívida ????????????

    1. É uma questão séria a ser analisada! Tbm me pergunto: o que impediu os governos trabalhistas de auditarem a dívida mentirosa que pagamos!!??

      1. Pense em “Reforma Política”. Em qual “Reforma Política” você pensou? A favorável ao povo, defendida pelo PT? Ou aquela do Congresso de Cunha, do Congresso que promoveu o impeachment de Dilma, visando a excluir ainda mais o povo das decisões?

        Agora pense novamente na “Auditoria da Dívida”. Imagine uma “Auditoria da Dívida” levada a cabo por membros do Congresso de Cunha ou seus designados.

        Isto explica, a grosso modo, “o que impediu” a realização da auditoria.

        Até onde eu sei, se ela fosse feita com o quadro disponível, o resultado seria ainda mais favorável aos bancos e prejudicial ao Estado e ao povo.

        Assim como o legislativo está contaminado, o judiciário está podre, o executivo foi tomado de assalto por uma gangue de vândalos… do mesmo modo, a entidade que realizaria a auditoria faria um trabalho tão imundo quanto o MPF e seus procuradores fascistas.

        Isto foi o que me informaram, quando eu estava com a mesma dúvida que vocês. Também não sei maiores detalhes.

  3. Enquanto o Povão trabalhador superlota o Bando de Dados do SPC, a galera do rentismo e da especulação, banqueiros à frente, suga e surfa na acumulação da renda nacional. O sistema financeiro brasileiro é um caso sui generis no mundo, lucra na ida, lucra na volta, ou seja, na crise ou na bonança.
    #SanguessugasDaNaçao

    1. E ainda vão lucrar ainda no pós-morte, porque Dória planeja privatizar os cemitérios (e todos da direita farão o mesmo). Não teremos sossego nem depois de mortos! Canalhas!

  4. Em meio ao tsunami mundial, iniciado, claro! nos estados unidos , o Presidente LULÃO, mandou que tanto a Caixa, quanto o Banco do Brasil baixassem suas taxas de juros ( isso quando o tal de “mercado” exigia juros mais altos para se protegerem)…resultado , o Presidente LULÃO, transformou o Tsunami mundial em marolinha, e o Brasil cresceu em sua economia, em seu PIB como nunca, levando o Brasil a ser sexta economia mundial…éramos chamados para as reuniões dos países mais ricos, e distribuímos renda, o Brasil foi tirado do mapa da fome e era respeitado por todos lá fora como jamais o foi antes…e o Presidente dizia aos pregadores do cáos :
    ” Isso não passa de uma marolinha…”, E sobre o tal de “mercado” dizia : ” me apresenta prá esse tal de mercado , que eu ainda não o conheço…”. Volta logo Presidente LULÃO, prá acabar com essa pouca vergonha que nos obriga a ficar prostado a esse tal de mercado que não nem mesmo a coragem de mostrar a cara…
    É 13 !!! É TREZE !!!!! É LULA !!!! LULÃO !!!!
    É PT !!!!

  5. Brasil, paraíso dos banqueiros. Incrível mesmo como a maior parte da população sequer se atenta que os maiores vilões da pátria são os donos dos bancos.

  6. Muito triste e vergonhoso!! Precisamos do BB e Caixa novamente a serviço do Brasil e todos os brasileiros!

  7. Melhor coisa é não por dinheiro em banco… melhor trabalhar com dinheiro vivo… o que sustenta essa classe é os “juros” os “inadimplentes”… e também as pessoas que costumam “arriscar” ou “investir” pegando o “emprestado” para “pagar depois”… O mal é justamente esse o dito “juro” porque o cidadão (maioria não tem muita noção financeira a longo prazo) fica refém do sistema e acaba virando ciclo que nunca acaba… Enquanto bancos lucram e especulam as custas da “tragédia” alheia… o povão passa cada vez mais a ficar apertado financeiramente.

  8. Por isso os bancos apoiaram o golpe: seus lucros triplicaram. Quanto mais crise, mais os bancos lucram.

  9. Absolutamente nada a estranhar no país que tem a segunda gasolina mais cara do planeta, a quinta energia elétrica mais cara do planeta, tarifas telefônicas absurdas, custos insanos de transporte público, tarifas postais ao nível de países de primeiro mundo (mas sem a mesma qualidade do serviço) , sem falar em dezenas (ou serão centenas?) de outras coisas que pesam assustadoramente no bolso e na vida dos brasileiros. Até quando, meu Deus? Até quando, meu Deus, continuaremos passivos, sendo extorquidos pelo Estado, para a manutençao da boa e fácil vida das castas de privilegiados? Até quando, meu Deus??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.