Gadelha: Aécio é quem mais perde com Marina candidata.

perde

Meu bom amigo Hayle Gadelha,  publicitário e especialista em marketing eleitoral, em seu blog, publica uma análise bastante serena e inteligente do que pode ser a migração dos votos com a mudança do cenário eleitoral.

Insisto que qualquer grande mudança imediata nos números só representará duas coisas: o desejo de produzir uma “virada” num quadro eleitoral que se apresentava muito estável e os compreensíveis efeitos da comoção e do espetáculo de mídia em torno do acidente.

Gadelha também observa os efeitos da “comoção” em sua análise e só não o reconhece quem a produz com objetivos eleitorais.

Vale a pena acompanhar seu raciocínio.

Quem perde mais – Aécio ou o Não-Voto?

 Hayle Gadelha
Na última pesquisa Ibope, agora em agosto, Dilma tinha 38% e a soma dos outros candidatos também era 38%. O Não-Voto (eleitores que não têm intenção de votar em qualquer que seja o candidato) tinha, portanto, 24% (no primeiro turno de 2010, o Não-Voto foi 8,64%). No histórico, desde junho, Dilma estava absolutamente estável, enquanto os outros candidatos perdiam 4 pontos para o Não-Voto. Aécio crescia, mas sem conseguir tirar nem de Dilma nem do Não-Voto. Com a saída repentina – e lamentável para política brasileira – de Eduardo Campos, a interrogação é a melhor resposta. Mas não custa imaginar.

Marina certamente será a candidata do PSB. Até aqui, os seus antigos votos, aqueles quase 17,66% dos votos (considerando o total do comparecimento) que ela teve em 2010, estavam indo mais para o Não-Voto do que para Eduardo Campos. Alguns talvez tenham migrado para Everaldo. Outros para Aécio. Com a sua candidatura, ela poderá conquistar alguma coisinha do que seria para Eduardo, outra coisinha do que seria de Everaldo, mais um pouquinho de Aécio e boa parte do Não-Voto. Ainda assim, o segundo turno não estará garantido.

Dilma com certeza crescerá ainda mais no Nordeste e também crescerá naquele Não-Voto que simplesmente estava dando tempo ao tempo para votar sem risco de errar. É bom lembrar que, hoje, Dilma de certa forma está em situação melhor do que no primeiro turno de 2010. As pesquisas indicam que ela tem 50% dos votos válidos, contra 46,91% que teve há quatro anos. Se considerarmos o total do eleitorado que compareceu, no primeiro turno de 2010 ela teve 42,85% e hoje já tem 38% – ou seja, uma diferença bem pequena, facilmente superável com a televisão.

A situação de Aécio é mais complicada. Com a provável subida de Marina, ele poderá perder, como lembra meu amigo Fábio, o chamado voto útil, daquele eleitor que poderia deixar de lado tanto o Eduardo Campos quanto o Não-Voto para tentar eleger Aécio. O item “comoção”, pode até inverter isso, conduzindo o voto útil para Marina. Mas acredito que no final o eleitor vai preferir o certo ao duvidoso, preferindo Dilma a ter que arriscar na inexperiência administrativa de Marina.

No frigir dos ovos, tanto Aécio quanto o Não-Voto é que serão os grandes perdedores.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

39 respostas

    1. Imaginem que o Datafolha venha com a seguinte pesquisa:
      Dilma = 36%
      Maria = 24%
      Aécio = 18%
      gente, o Aécio vai se borrar todo!

      1. Nesse caso, Ivo, nem o mercado, nem o PSB, “deixarão” que ela seja candidata. Não interessa se o irmão ou a viúva queiram. Na verdade, mesmo se o risco da “Bagrina” ir ao segundo turno for menor, havendo risco, eles “riscam” ela. O agronegócio e as grandes empreiteiras, com tantas obras de infraestrutura planejadas ou em andamento, não vão correr risco com uma dona que se preocupa mais com o bem estar de bagres e pererecas que das pessoas e pode paralisar a produção.

  1. Nesse período após a morte do candidato Eduardo Campos, só vejo palpites precipitados, sem nenhuma base lógica. Até as pesquisas globope e datafalha ganhara foros de verdades incontestáveis. As reações do povo não são imediatas, muito menos ditadas de cima para baixo. Os palpiteiros podem até acertar em alguma coisa, mas porque são palpites aleatórios.

  2. Senhores e Senhoras, Boa Noite, Eu também voto na Dilma mas temos que convencer os indecisos “na boa” e por a cara para bater, pois a direita está muita agressiva mas sem argumentos e sem senso do ridículo, até parece que esqueceram o que foi os anos fhc, vejo isto no meu emprego o pessoal que tem menos de 25 anos não conheceram recessão, desemprego, juros altissimos, carestia, FMI e outras coisas ruins, e falam que são contra tudo que está ai, mas não tem argumentos, temos que lembrar o que é bom para mídia não é bom para o Povo, pois é através do PIG que eles sem informam, que é informação pra lá de viciada.

    1. Que coisa mais nojenta! Cidadãos de quinta, com o pais à beira do abismo temos que aturar um bando de mercenários declarar voto à coveira. É triste, constatar a falta de compromissos com o país.

    2. Se o país hoje não tem juros altíssimos (com a SELIC acima de 8,5), não tem inflação (com preços variando da noite para o dia nos supermercados), não tem desemprego (por que precisa tanto de bolsa-família então?), FMI (estamos dando dinheiro para CUBA enquanto nossos hospitais e escolas estão sucateados)…

      Em que país você está vivendo, meu filho? No Brasil eu garanto que não é, pois aqui está acontecendo tudo isso e muito mais, só os cegos imbecis partidários que não enxergam isso.

      É preciso acabar com a merda de partidarismo político no Brasil, porque quem se fode no final das contas é só quem trabalha nessa porra.

  3. Vou votar em FULANO, porque SECRANO morreu!!
    Será que meu país é assim tão idiota!
    Decerto que os espiritas continuarão a votar
    em Eduardo Campos então, que fará um governo
    póstumo…
    Me ajudem..

  4. Dilma no primeiro turno. Eduardo Campos era o candidato “tipo” novo. Marina é a candidata “tipo” recauchutada. Eduardo Campos ainda se confundia com Lula pro público do Nordeste. Marina não os terá, pois se afastou de Lula a mais tempo. Marina de hoje é menor que a Marina de ontem. Será um vareio de Lula e Dilma sobre os outros no Nordeste.
    Marina foi forte no Rio de Janeiro, aonde Aécio ainda é fraco, e ficará mais fraco com Marina, que terá os votos os votos dos “globais do Leblon” – Zona Sul e adjacências da cidade do Rio de Janeiro. E Marina é boa no Acre, mas é muito pouco – com todo respeito ao Acre. Marina não é confiável para o voto no campo – só os usineiros irão contra Dilma (e o PT) por conta da política justa de preços da Petrobras.
    Pra mim, nem a presença de Marina está assegurada na sucessão de Eduardo Campos. Não nos devemos esquecer que ela estava órfã de partido e foi acolhida – a contragosto de muitos – no PSB. E ficou órfã de novo, só que dentro do PSB. E todo partido político no Brasil é uma federação de partidos com caciques locais. E o PSB – ou melhor, Eduardo Campos – rompeu com o PT em razão do projeto pessoal de Eduardo Campos. Os caciques locais do PSB – em especial do Nordeste – vão precisar de Lula. Instinto de sobrevivência. O PSB no Nordeste fica menor sem Eduardo Campos, pois ele poderia cacifar as candidaturas locais na região de origem dele. Lula naturalmente ocupa esse lugar. Haverá um racha no PSB. Um salve-se quem puder nos Estados. E devemos lembrar que Roberto Amaral – tio de Eduardo Campos e Presidente do PSB – costurou um improvável acordo com o PT no Rio de Janeiro. Talvez o PSB tenha uma volta às origens pra se autopreservar, sem um candidato à Presidência. É o mais provável.
    E mais, estaremos no próximo domingo a 7 semanas do pleito – 49 dias. A definição do candidato será até a outra sexta-feira próxima, com a propaganda de rádio e TV no ar. E o material de campanha – cartazes, folders, filmes, áudios – já feito com a imagem e a voz de Eduardo Campos. Isso custa dinheiro na campanha e a grana do financiamento está curto – o Itaú e a Natura vão ter de por dinheiro. Com todo respeito, ninguém vota em morto.
    O tempo urge mesmo. Pois uma campanha requer preparo prévio de material gráfico, áudio visual e para internet. Requer logística. Com viagens, encontros, debates – inclusive alguns já ocorrerão. E dinheiro. E esse dinheiro poderia ir para os Governadores, Senadores, Deputados, que já estão com campanha na rua. Esse pragmatismo senhores será levado em conta. Sem esquecer que Marina é Rede.
    Quanto à comoção, creio que é a comoção de um acidente aéreo – qualquer acidente aéreo é uma tragédia. É discutível que haja essa comoção nacional. Não há “plantão do povo” de fronte ao IML em São Paulo, nem no local aonde caiu o avião – nada como um John Lenon, um Airton Senna. Teremos essa comoção sim em Pernambuco – e cá entre nós, passado o sepultamento, fica Lula como homem que é filho de Pernambuco, mas não há em São Paulo. E a eleição será daqui a mais de 50 dias. Tudo é esquecido numa semana no Brasil, num mês e meio então…
    Bem, vamos ao PIG. O PIG quis forçar a barra e ficou agora sem graça perante a reação inadequada – sendo generoso – em colocar o bloco de Marina na rua pelo PSB com o corpo de Eduardo Campos ainda sendo procurado. Isso pegou mal diante dos familiares – e perante a classe política – em luto vitimados pela queda do avião.
    Em suma, Marina é a tábua de salvação do PIG. Pra mim, o grande perdedor com a falecimento de Eduardo Campos é o PIG.

    1. Marina não herda o PSB.

      O acordo entre Eduardo e Marina era um acordo de interesses.

      Um queria projeção nacional e a outra manter-se viva no cenário político após o fracasso de sua rede.

      Morto Eduardo, morre também a aliança.

      Sem Eduardo, o PSB torna-se apenas uma escada para Marina.

      Gize-se que o PSB tem sido aliado de Dilma nos últimos anos, não de Marina.

      O PSB deve voltar-se ao seu projeto de partido, já que sem Eduardo não há projeto de Presidência da República.

      Marina é Rede e seu projeto pessoal,

      O PSB é um partido histórico com projeto prórpio.

      Marina não será a candidata do PSB.

  5. A Record News (canal de TV) do Bispo Bilionário Edir, está em franca campanha contra Dilma. Há pouco assisti no Jornal da RN, apresentado pelo Heródoto (aquele que ainda não se recuperou do trauma pé-bundal dos Tucanos na EX-TV CULTURA) a satisfação com que ele entrevistava e dava corda à um “Urubú” atirando o Brasil no caos econômico e administrativo. No disparate e a cara de pau (digna de tucano) que os empresários não apostavam mais no Brasil, que o campo vai de mal a pior que a taxa selic de 11% é insuportável (35 % na época FHC é que de certo era boa) e por aí vai,assim até as eleições o Brasil quebra.
    O país nunca teve tanto investimento em infra-estrutura, quanto na era PT! O Campo bate record de safra e exportação de grãos e carnes, ano após ano. A agricultura familiar nunca viu tanto incentivo do governo. Nunca o povo Brasileiro voou como agora, aliás nunca tinha voado, só uma elite que achava que avião era só pra político e socialite. Uma Universidade Federal criada por ano, já são 12 novas no País. PRONATEC bombando, PROUNI, 100 mil alunos estudando no exterior. No máximo 5% a taxa de desemprego, ano após ano o País bate record na produção de carros, motos, linha branca, móveis e utilidades domésticas, etc…Ah… um record os “profetas do caos” não mencionaram, foi o da SONEGAÇÃO de IMPOSTOS…Porque será né??? Talvez pela Inauguração do “Templo do Rei Salomão”, ou talvez porque a Globobo também foge do Leão, como o “Diabo foge da Cruz”. Pelo tanto de URUBÚS,
    que a Mídia Golpista está criando, qualquer dia vai atrapalhar o tráfego aéreo no Brasil, ou teremos aviões caindo com Urubú na Turbina!

    1. É típico do Barbeiro levar a sério os entrevistados que nem mereceriam um segundo de tempo na televisão. Este senhor referido, ao espinafrar o governo Dilma como se estivesse por culpa dele vivendo no inferno, também falou com ar de revolta que ninguém vai investir no campo com a insegurança proporcionada pelo novo código florestal. Ora, o código já foi assimilado com tranquilidade por todos no campo, grandes e pequenos. Ele é, de fato, protótipo da ultra-direita raivosa que confunde com frequência pontos de vista pessoais com aquilo que acha que deveria ser pensado por todos. E o Barbeiro passa a impressão de cumplicidade, em levar a sério um entrevistado como esse. Mas a favor do Barbeiro, temos que ver que às vezes ele leva para entrevistar as pessoas certas, e também estimula o aprofundamento de seus pontos de vista.

      1. Concordo em partes, caro Tomás. Ocorre que, já na noite da Tragédia com o Eduardo, o Urubú Barbedo, na entrevista pressionava nitidamente o Ricardo Kotscho, para que este opinasse sobre o “inevitável” 2º turno das eleições, provocado com a possível entrada da Blablarina na disputa. Ao que Kotscho, elegante e respeitosamente, recusou-se a fazer o jogo do Heródoto Barbedo, pronunciando apenas as palavras da viúva do Eduardo:-“não estava no script”. Então, é por estas e outras que cada vez mais o Sr. H. Barbedo, passa a integrar a “equipe do PIG”. É que na nossa mídia, a “casa” é que faz o artista e não o contrário.

  6. Aos que querem que o Brasil se de mal,difamando a Petrobrás e torcendo contra a Dilma, uma triste notícia- A Petrobras informou ao mercado nesta quarta-feira (14/08/2014) que a perfuração do poço nomeado como Apollonia comprovou a extensão da descoberta na área de Júpiter, onde a empresa disse ter encontrado “grande” reserva de petróleo, gás e condensado, no pré-sal da Bacia de Santos. O poço, registrado como 3-BRSA-1246-RJS (3-RJS-732), é o quarto perfurado na área de Júpiter, situado a 296 km do litoral do Rio de Janeiro e as previsões se superam.Os Urubus estão se dando mal em seus agouros e o Brasil apesar dos pesares vai ao encontro de uma nação digna para seus filhos.

    1. Esses fdp estão se dando é muito bem! Tão com as carteiras abarrotadas de ações da Petrobras. Esse papo de crises e prejuízos na “quase estatal” é só pra assustar alguns desinformados que vão correr pra vender as suas próprias ações. Adivinha pra quem? Isso mesmo pros tais “urubus”, mano.

  7. As especulações do PiG e o “show” mórbido em torno de um acidente ( sobretudo da Globo ) lamentável em todos os aspectos só demonstra o quão movediço é o terreno que Eduardo Campos trilhou seus últimos passos com uma candidatura que nitidamente apenas favorecia ao MERCADO e a direita mais radical, peçonhenta e traiçoeira que há no Brasil. Agora esta mesma direita, este mesmo PiG e este mesmo MERCADO tentam içar Marina Silva a condição de escada para garantir ao seu projeto ( que encontra sua marionete em Aécio ) uma chance de levar a disputa eleitoral a um sangrento segundo turno.
    Marina com sua postura de vestal deverá confrontar-se com a verdade e assim desnudar suas verdadeiras intenções e sobretudo a quem serve, esperemos portanto o cair do véu.
    Sem dúvida perdeu a nação um filho notável, que inexplicavelmente deixou-se sugar até o último suspiro, infelizmente !

  8. atn. marqueteiros:
    roteirinho simples: Gente o brasil melhorou demais e cresceu demais de 2000 para cá (e dar dois, tres exemplos com numeros).Mas é como voce estar com o filho ou ver a sobrinho todo o dia: vc nem ver acontecer.
    So quando chega o cumpadre ou a amiga após seis meses vai dizer:” Puxa mas como está grande,crescido e bonito”
    Simplicidade, nao compliquem.

  9. Fernando, eu consultei OSWALD DE SOUZA, MATEMÁTICO do CANSÁSTICO da GROBO, sobre essa operação complicada de subtração. O cara me respondeu com muita segurança que 0 (ZERO) – (MENOS) 0 (ZERO) é = 0 (ZERO). Logo, ARROCHO – BLÁBLÁ = 00

  10. Só há uma falha nesta análise. Será que Marina gostaria de correr o risco de disputar e perder a segunda eleição consecutiva ou pela circunstância ela se verá obrigada a colocar-se como a candidata? Na verdade ela parece que tinha um acordo tácito com o Eduardo de ser sua sucessora em caso de vitória dele, ou em caso de derrota, o que seria mais provável ela se candidataria em 2018. Acho a situação de Marina bem complicada! Mas como quem não arrisca não petisca…

  11. O TSE precisa parar com a propaganda antecipada em torno do substituto de Campos. Fingindo especular sobre cenários futuros, o PIG e os corneteiros do mercado massacram ainda mais a imagem da presidenta Dilma e pintam Marina como uma política capaz de revolucionar o país.
    Meus caros, tenho a impressão de que essa propaganda antecipada esteja sendo feita para justificar as futuras pesquisas forjadas com o objetivo de provocar um segundo turno.
    Sigo acreditando que Dilma e Lula no horário eleitoral darão, pelo menos, mais oito pontos e o primeiro turno definirá a reeleição da atual presidenta.
    Todo o resto é apenas devaneio da direita raivosa.

    1. “Fingindo especular sobre cenários futuros, o PIG e os corneteiros do mercado massacram ainda mais a imagem da presidenta Dilma e pintam Marina como uma política capaz de revolucionar o país.”
      Como Marina irá revolucionar o país, se ela se quer conseguiu montar seu partido?

  12. COMO BRASILEIRO E PAI DE FAMÍLIA, LAMENTO PROFUNDAMENTE O DESAPARECIMENTO TRÁGICO DO DOUTOR EDUARDO CAMPOS, POIS EM VIDA, NUM HIPOTÉTICO SEGUNDO TURNO, VOTARIA AOS “BRAÇOS” DE LULA PELA AMIZADE PESSOAL QUE OS UNIA.

  13. Rei morto, rei posto.
    Num sistema de reinados e ou castas o (P)IG já lançou o novo (futuro) candidato, ou seja, o filho de Eduardo Campos de apenas 20 anos.

  14. No entendimento de qualquer ser humano pensante, o Ministro Dias Tofolli foi claro quando disse que o horário eleitoral gratuito só poderia ser adiado mediante consenso. Mas as viúvas do FHC como a Folha e a midia midiatica deste páis querem tirar proveito para favorecero atraso e o revanchismo pro eles representados. Estão se aproveitando de uam tragédia para tirar dividendos políticos. É o fim. DILMA DE NOVO, JÁ!

  15. Eu sinceramente não consigo entender porque a Dilma tem uma rejeição tao grande. A mulher nunca fletou com o mal feitos, colocou inclusive vários ministros para andar,ao primeiro vestígio de safadeza, esta complementando vários obras de infra -estrutura deixadas pelo |Lula e aumentando ainda mais com outras obras de grande interesse nacional. Esta praticamente reequipando as formas armadas, comprando armamentos, navios, aviões e equipamentos de segurança. A área da Educação nunca esteve tao bem servida de investimentos, é só ver todos os programas voltados à educação, só não enxerga quem não quer. Na área da saudê, iremos investir 10 % do nosso PIB nessa área, valor esse que somente mais 3 ou 4 países fazem. O nosso IDH vem se elevando dia a dia, mostrando que as politicas estão completamente dentro do previsto. Acho que nunca tivemos uma presidente que fez tanto por esse país nos últimos 30 anos , como a Dilma.

    1. Simples: Já viu o manchetômetro da UERJ? A cada 3 notícias positivas da Dilma, nossa imprensa (PIG) divulga (ou forja) 86 notícias negativas. Ou seja, porrada todo dia e num universo de 2000 pessoas (pesquisa eleitoral) é comum o maior número de pessoas que só se informam através da Globo (entre as novelas)…

  16. JÂNIO, com sua vassourinha, varreria a corrupção do País; Collor, o MAarajá de Alagoas, era o grande CAÇADOR DE MARAJÁS; Bláblárina será vendida como ?!? A UNGIDA, a ESCOLHIDA por ‘jeová’ para salvar o ‘breZeew’ do PT ?!?! PELAMOR … Será que alguém acha que o povo pode ser tão imbecil, assim !?!?

    “ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÉ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! ******* “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  17. “Marina Silva é uma estranha no ninho do PSB. Aceitou ser vice de E.Campos para ficar no palco destilando seu ódio contra o PT, Dilma e Lula pois ela esperava ter o apoio deste último para chegar à presidência, mas como a escolhida pelo Luiz Inácio foi Dilma, ela deixou o PT. Quem diria que uma ex-petista seria a salvação da direita para um 2. turno? Ela terá que se enquadrar ao que o PSB decidir, pois o tempo que ela terá na televisão será do partido, não dela. E historicamente o PSB sempre foi mais próximo do PT. E Marina já deixou claro que quando registrar o seu partido Rede, dará uma banana para o PSB”.

  18. As instituições precisam mudar radicalmente,
    vejam
    Um incêndio foi registrado em um lote vago na noite dessa segunda-feira (11) e atingiu um galpão da Prefeitura de Cláudio, que fica ao lado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas ficaram confinadas em um cômodo de aproximadamente 9 m² no segundo andar.

    As chamas destruíram uma sala onde ficavam arquivos, computadores, materiais de escritório e tecidos. Apesar disso, ninguém ficou ferido.

    Segundo a corporação, o fogo foi controlado antes da chegada dos bombeiros com a ajuda de um caminhão-pipa da Prefeitura e moradores vizinhos ao prédio. Ainda de acordo com os bombeiros, foi realizado o rescaldo no local e não foram registrados danos na estrutura da edificação.

  19. E é porque o Aébrio suspendeu sua campanha por 3 dias, eu tenho quase certeza que os envolvidos com a droga e o aéciporto são quem forjaram o incendio criminoso.

  20. Comoção nacional.
    Novamente a maioria dos brasileiros experimentou uma nova comoção nacional pela morte de um político. Vejam como a morte de Eduardo campos trouxe grande comoção e junto com ela um aumento considerável de intenção de votos para Marina Silva, a qual passou de vice, agora candidata a presidente.
    Todos se lembram de Tancredo Neves, aquele que com sua morte causou grande comoção nacional, naquele momento Tancredo para o povo comovido, seria o melhor presidente que o Brasil teria em toda sua história. Deixem esta comoção tola de lado, pois Tancredo era um político comum, como tantos outros que infestam o congresso nacional, ele seria apenas mais um presidente a deixar o povo como sempre decepcionado.
    Portanto não se empolgue com Marina Silva, ela é também farinha do mesmo saco, ainda com a agravante de ter sido militante petista. Deixem a comoção de lado e continue a analisar os candidatos de uma maneira coerente e com bom senso, para que não cometam erros na hora de votar. O Brasil precisa de voto consciente e não de voto contaminado com forte emoção.
    Paulo Luiz Mendonça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *